placardpt
      Dynamo Kyiv vence FC Porto

      O perto ficou mais longe

      2015/11/24 21:35
      José Bragança
      O que parecia simples e perto de conseguir (apuramento) não o foi, pelo menos para já. O FC Porto até entrou bem, apostado em vencer mas, aos poucos, foi perdendo o controlo em campo e viu o Dynamo Kyiv sair com a vitória do Estádio do Dragão, por duas bolas a zero. 

      Frente a uma equipa de futebol muito físico e musculado, cedo o FC Porto tentou dizer ao que ia. Atacando com critério e com ideias bem claras, assentes na circulação em posse e procurando o jogo exterior (Maxi e Layún muito subidos no terreno), os dragões tiveram a seu cargo as despesas do encontro.

      Tello titular
      Lopetegui colocou Tello e Brahimi nas laterais, enquanto que Danilo Pereira, Rúben Neves e Imbula formaram o triângulo de meio-campo.
      Brahimi tentou dar rapidez no seu flanco, enquanto que Tello foi tentando "tabelinhas" com Maxi. Porém, os ucranianos, numa estratégia de contenção, iam conseguindo fechar os caminhos para a baliza de Shovkovskiy.

      Aquela frieza
      Dragões começaram melhor mas os ucranianos, aos poucos, foram crescendo e com contra-ataques venenosos ameaçaram as redes de Casillas, tendo mesmo marcado.
      Lopetegui, que foi pedindo calma e bola no chão aos seus jogadores, viu o Dynamo Kyiv crescer e levar perigo às redes de Iker Casillas. Denys Garmash viu os postes negarem-lhe o golo (na recarga Júnior Moraes falhou de baliza aberta), numa altura em que o FC Porto tinha perdido o controlo do jogo; e o Dynamo ia ameaçando.

      #FCPxDYN: São agora 5 os jogadores do FCP sempre titulares na UCL: Casillas, Maxi, Indi, R. Neves e Aboubakar. #playmaker

      — playmaker stats (@playmaker_PT) 24 novembro 2015

      Ameaçaram e marcaram mesmo. Aos 35', Andriy Yarmolenko bateu Casillas, num penálti a castigar uma falta de Imbula sobre Rybalka. O FC Porto pagava caro o facto de ter perdido o domínio no terreno.

      Assobios
      Depois de sofrer o segundo golo, Lopetegui tirou Brahimi e Imbula que foram muito assobiados pela plateia do Dragão.
      Os dragões foram a perder para os balneários e regressaram com muita vontade de levar a cabo a reviravolta (pelo menos mostraram isso nos primeiros minutos do segundo tempo). Mas não chegava querer. Era preciso fazer por isso. E os pupilos de Lopetegui lidaram mal com a estratégia dos ucranianos. Perderam muitas bolas e viram o Dynamo ampliar a vantagem. Aos 64', Derlis González marcou, num lance em que Casillas não fica bem na fotografia. O espanhol deu uma palmada na bola mas esta foi para o fundo das suas redes. 

      Competente e consistente, o Dynamo Kyiv "amarrou bem" o FC Porto na sua teia e os jogadores da Invicta ouviram das boas por parte dos adeptos. A equipa dos dragões entrou numa fase de descrença e restou ao Dynamo gerir os vários momentos. É verdade que a sorte também não quis nada com os azuis e brancos e agora tudo se vai decidir na última jornada, em Londres, frente ao Chelsea.

      U Terça, 24 Novembro 2015 - 19:45
      Estádio do Dragão
      Velasco Carballo
      0-2
      Andriy Yarmolenko 35' (g.p.)
      Derlis González 64'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo GJornada 5
      VIDEOS
      Lances Capitais
      35´
      GOLO Dynamo Kyiv
      Andriy Yarmolenko (Dynamo Kyiv) marca de grande penalidade!
      46´
      FC Porto
      André André por Maxi Pereira
      64´
      GOLO Dynamo Kyiv
      Derlis González marca!
      67´
      FC Porto
      Pablo Osvaldo por Yacine Brahimi
      67´
      FC Porto
      Jesús Corona por Giannelli Imbula
      78´
      Dynamo Kyiv
      Younès Belhanda por Derlis González
      84´
      Dynamo Kyiv
      Vitaliy Buyalskyy por Serhiy Sydorchuk
      A Chave
      Minuto 79' Quando a bola foi ao poste da baliza ucranianos, os portistas ficaram com a certeza de que hoje não era o dia deles. Um golo naquela altura tinha colocado os dragões na luta pelo resultado neste jogo.
      O Árbitro
      Arbitragem difícil para Carlos Velasco Carballo. O espanhol teve uma ou outra decisão que não agradou à plateia do Estádio do Dragão que foi assobiando constantemente as decisões do árbitro. Na grande penalidade a favor dos ucranianos, pareceu uma decisão correta. Foi imprudente Imbula.
      O Melhor
      Yarmolenko
      Esticou o jogo da sua equipa, ajudou a defender, quando foi necessário, e até marcou. É craque e esta noite provou isso mesmo.
      O Pior
      Imbula
      Prendeu muito jogo e demorou muitas vezes a decidir. O FC Porto precisava de maior rapidez de execução a meio-campo e Imbula não foi capaz de dar isso neste encontro.
      Forma
      FC Porto
      2015/2016
      15J
      11V
      4E
      0D
      31-8G
      Dynamo Kyiv
      2015/2016
      22J
      16V
      3E
      3D
      47-11G
      Sabia que...by playmaker stats
      2 vitórias fora da equipa ucraniana na fase de grupos da UCL: não o conseguia desde 1997/98.
      6.º jogo consecutivo fora de casa a marcar na UCL por parte do Dynamo Kyiv.
      Derrota 0x2 em casa na UEFA: maior derrota caseira do FCP desde 2003/04 (1x3 com o Real Madrid).
      Os portistas interrompem uma série de 22 jogos sempre a marcar na UEFA.
      FCP fica em branco na UCL pela 1.ª vez desde que Lopetegui é o treinador da equipa.
      Nas competições europeias, o FCP não perdia em casa há 12 jogos.
      FCP volta a perder em casa (todas as competições) 22 jogos depois da última derrota, frente ao SLB.
      Ao 16.º jogo, a 1.ª derrota da época do FC Porto.

      Fotografias(43)

      Comentários (96)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      iSmurf
      2015-11-25 13h37m por mikescm
      Espero que não festejes nenhum então, se ganharmos visto que já tens isso como uma certeza.

      Podemos ter feito outros jogos maus, mas nenhum merecemos perder mais que este.

      A tua solução é então mandar o treinador embora agora? Só para saber. . .
      BmvE
      2015-11-25 13h33m por mikescm
      Lol, és realmente um hino à inteligência. . . Estás numa notícia do Porto a comentar o facto dos portistas falarem no SLB? Cospes para o ar e queixas-te que está a chover realmente. . . .
      Já só faltava mesmo a conversa do café com leite. . . . Não tens também uma derrota para ir chorar, deste fim de semana por acaso?
      porto_sempre11
      2015-11-25 13h29m por mikescm
      Não acho que se deva ser benevolente, nem acomodado. Acho que se deve ser critico e que se deve efectivamente ficar chateado com este resultado e ainda mais com a exibição.
      Mas também acho que há limites, e a razão de ser dos adeptos é apoiar a equipa nos bons. . e maus momentos. Não é passar o jogo a assobiar os próprios jogadores em casa. Não é levantar lenços brancos em Novembro! ainda com os objectivos todos intactos. Não é pôr em causa toda uma estrutura com passado recente ...ler comentário completo »
      BmvE
      2015-11-25 13h19m por porto_sempre11
      Olha a mania da perseguição. . .

      Mencionei o slb e scp como alternativas para perderem o vosso tempo de paleio

      Chamar glorioso a um clube em que os únicos anos de glória foram os de 60 e ainda por cima carregados por um jogador que foi hipócritra para com o próprio clube é de facto um motivo de grande orgulho. . . . . .

      Não tires as lapas, voces estao bem todos juntos ;)
      mikescm
      2015-11-25 13h18m por Talmeida89
      Apoiado!
      Eu
      2015-11-25 12h57m por porto_sempre11
      por exemplo nasci com um Porto que foi penta, depois tetra, ainda fomos buscar um tri e tivemos um bi pelo meio. . . . . isso para nós é o que chamamos normal em Portugal lol

      Após isto queres o que ? Benevolencia nas derrotas ?
      mikescm
      2015-11-25 12h51m por porto_sempre11
      Opa isso da massa associativa não há nada a fazer, foram 30 anos habituados a ganhar. . . os jogadores e treinadores vão, mas os adeptos ficam. . .

      E
      2015-11-25 12h46m por porto_sempre11
      não é com a primeira derrota da época que vamos abaixo, o caminho é sempre a evoluir e no próximo jogo vamos estar melhores!

      Agora gosto é de frisar o facto destes abutres sonharem com um desaire do FCP para que no dia seguinte possam "desabafar" e dizer o que tanto lhes dá prazer

      Não chega a podridão do slb e a comédia do scp ??
      flopotegui
      2015-11-25 12h43m por mikescm
      Lool, mandar embora o presidente? Mas está tudo louco? Internacionalmente reconhecido como um dos melhores presidentes desportivos do mundo, e merece ir embora "porque as pessoas tem memoria curta" depois de perdermos um jogo da Champions?

      É o que eu digo, está tudo louco. Não são só os jogadores, o treinador, etc. é mesmo a massa associativa que já não é "à Porto".
      Lamentar
      2015-11-25 12h38m por mikescm
      Agora só resta levantar a cabeça e ir fazer o melhor possível a Standford Bridge. Não esquecer que o Kiev também tem que ganhar, algo que está a ser dado como adquirido. Caso não sigamos na Champions temos que tentar ganhar a Liga Europa, com este plantel.

      Quanto aos que já pedem a cabeça do treinador, por um! jogo mau conseguido - vocês pensam sequer? Que bem traria a equipa despedir o treinador agora, após um mau jogo? Não foi o mesmo que foi enaltecido por ganhar ao Chel...ler comentário completo »
      Porto
      2015-11-25 12h38m por porto_sempre11
      Somos os melhores de Portugal, este ano se depender de nós, Porto, seremos Campeões e atrás ficam os milhões de frustrados. . . . o resto é m***a
      Miserável
      2015-11-25 12h29m por mikescm
      Exibição realmente miserável do FCP. Pior jogo da era Lopetegui, sem dúvida. O Porto não só perdeu, como mereceu perder e teve "sorte" em não ser por mais!

      Com culpas no cartório, Lopetegui não pode ser o único a culpar-se neste desaire. Ao contrário do que muitos dizem, Lopetegui não "inventou" para este jogo - o meio campo foi idêntico ao que defrontou o Chelsea no dragão - mas teve uma má abordagem ao mesmo. A intenção seria ter um meio campo de contenção que conseguiss...ler comentário completo »
      Caro flopotegui
      2015-11-25 12h08m por Dragao_Vermelho
      Jorge Nuno Pinto da Costa, nunca sairá pela porta pequena do clube. Por tudo o que já ofereceu ao Porto jamais sairá por outra porta que não seja a principal de passadeira estendida.
      Ele tem a admiração dos seus adeptos e o respeito dos adversários, vê-se nos cânticos dos estádios.

      Vê-lo sair será um alívio!
      petitor
      2015-11-25 12h06m por 1oFCP
      Imbula e Danilo sim. . . com um nº10 a frente. . .

      . . . como não metem nenhum nº10, só com André André a fazer de 10 quando a equipa tem a bola. . .

      . . . nenhuma outra solução serve, pois Danilo é nº6 e Imbula é box-to-box, mas mais defensivo que Herrera, logo a frente destes tem de jogar um médio mais ofensivo, pois não são estes que alimentarão o ataque e apoiarão o ponta-de-lança.
      Noite gélida no dragão…
      2015-11-25 11h35m por Dragao_Vermelho
      De facto um jogo para nunca mais esquecer, pelo menos para poder tirar as devidas ilações. É verdade que o adversário nem parecia o mesmo com que o FCP disputou a 1ª jornada da champions, aquele foi muito mais macio e premiável, e somente os erros (mais uma vez) da defensiva portista e tão bem encabeçados pelo seu guarda-redes, permitiram aos ucranianos empatarem.
      Ontem, e desde o primeiro segundo do jogo, antevia-se uma noite muito difícil para o FCP… Os primeiros indícios eram ...ler comentário completo »
      RO
      este porto. . .
      2015-11-25 11h29m por Rocha95
      joga 0.
      FC Porto
      2015-11-25 11h27m por FCPFAO
      E pronto, está feito por este ano na champions. . .
      FORÇA PORTO
      2015-11-25 11h27m por petitor
      Já sei que muitos vao criticar mas o problema foi jogador com 3 jogadores defensivos no meio campo, Danilo joga sozinho ali, a frente tem de ser um Moutinho e um Andre, no caso nao temos Moutinho tinha de ser Evandro ou Herrera ou Sergio Oliveira e Andre com Danilo. Ou entao o duplo pivot com Imbula e Ruben Neves com Andre Andre no caso.
      Resumindo Danilo e Imbula nao por favor, Danilo e Ruben dá mas Ruben não e um 8.

      ou Danilo, Andre e Evandro
      ou Imbula Ruben...ler comentário completo »
      Enfim
      2015-11-25 10h38m por tripeiro12 via mobile
      Rumo à liga europa. Vergonhosa a atitude do Porto. Ao menos agora os adeptos não vão dizer que o Porto só joga bem na champions. Atitude miserável de quem já estava à espera que as coisas ficassem resolvidas com o empate.
      Espero que o Porto faça das tropas coração e vença o Chelsea.
      Basta de desculpas. . .
      2015-11-25 10h36m por marioalex
      Basta do beneficio da duvida a este treinador e de tempo para trabalhar.
      Se tem milhões para jogadores também tem dinheiro para ir buscar o André Vilas Boas e mante-lo no F. C. Porto por muitos anos, pois é um excelente treinador e é da casa e um grande Portista, e de certeza que hoje está muito mais incomodado e revoltado com esta derrota tal como eu e toda a nação portista do que o nosso atual treinador, que vergonha!
      Mau demais
      2015-11-25 09h15m por Talmeida89
      Lopetegui tem culpa. Das duas uma, ou joga em 4-3-3 e põe o motor André a mexer a equipa no meio campo (ofensivo) ou joga num 4-4-2 a cair para 4-3-3 com André a fazer uma ala no ataque (mais defensivo, resultou contra o Chelsea e Kiev fora). Agora uma mistura das duas só podia dar asneira! Demorou uma parte para acertar com isto (e meter André ao intervalo. . . )

      No arranque da segunda parte começámos bem, mas o meio campo (Imbula principalmente) perdia bolas no meio campo...ler comentário completo »
      Lopetegui não serve para o FCP
      2015-11-25 08h42m por 1oFCP
      Numa primeira época, dá-se uma desculpa, até porque era a primeira experiência a sério como treinador de equipa (tinha histórico de Selecções). . .

      . . . mas vejo que continua igual. Tem boas ideias de jogo. . . mas como acontecia com Jesualdo Ferreira, nos jogos decisivos mostra-se SEMPRE fraco.

      A equipa joga desorganizada. . . e com medo, não só do adversário como também do jogo. . .
      . . . os laterais deixam de subir ao ataque, os alas deixam d...ler comentário completo »
      BL
      Flopotegui, não consigo discordar. . .
      2015-11-25 02h57m por BlueLord
      sinceramente, pensava que ele este ano não iria inventar tanto. . . para ganhar, não era preciso ser muito bom, era só preciso manter aquilo que ele era nos últimos 2/3 do campeonato passado, não era grande coisa, mas dava para ganhar com este plantel. . . mas o homem, não cansa de nos espantar, nesta altura do campeonato, ano passado, já se sabia que o meio campo era Oliver, Casemiro e Herrera. . . este ano, ninguém sabe. . . o que sabemos, é que Danilo e Neves são diferentes ma...ler comentário completo »
      BL
      Este Casillas sempre foi tão fraquinho
      2015-11-25 02h34m por BlueLord
      Há umas semanas, escrevi um artigo, a dizer exactamente isso, depois, dele nos ter lixado o apuramento para os oitavos de final, não só neste jogo, mas também e principalmente, no jogo em Kiev. . . não resisto a fazer este "I told you so". . . artigo feito há algumas semanas.

      http://www. maisopiniao. com/um-certo-provincianismo-po rtugues-chamado-casillas/
      fim da linha
      2015-11-25 01h27m por slb_pride
      basicamente acabou a champions esta temporada para o porto. vão ser derrotados em londres e o dinamo ganha facilmente em casa ao maccabi. tripeiros, a liga europa está à vossa espera
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Basquetebol
      Destaque
      Entrevista exclusiva ao zerozero
      Esta madrugada, de quinta para sexta-feira, pode ser um dos dias mais importantes na história do basquetebol português. Neemias Queta tem tudo para se escolhido no draft e tornar-se no ...
      Jogos
      Liga dos Campeões
      Liga dos Campeões
      Jornada 5
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      azul_e_branco96cnls 29-07-2021, 10:56
      AcaroInformatico 29-07-2021, 10:51
      AcaroInformatico 29-07-2021, 10:50
      azul_e_branco96cnls 29-07-2021, 10:50
      petitor 29-07-2021, 10:41
      jorslb1 29-07-2021, 10:33
      jorslb1 29-07-2021, 10:32
      freskas 29-07-2021, 10:32
      ssilva3 29-07-2021, 10:29
      Ultras-__FCP 29-07-2021, 10:28
      azul_e_branco96cnls 29-07-2021, 10:23
      Ruben_Ferreira 29-07-2021, 10:22
      Ultras-__FCP 29-07-2021, 10:18
      alabama 29-07-2021, 10:11
      MA
      marante96 29-07-2021, 10:10
      xithombo 29-07-2021, 10:08