placardpt
    FC Porto empata em Kiev

    Aboubakar merecia mais...

    Se, no início da partida, se perguntasse a Lopetegui ou a qualquer adepto se um 2x2 em Kiev era um mau resultado, certamente que a resposta era «não». Só que, pela forma como os dragões se comportaram, acabou por ficar um certo sentimento de injustiça, num grande jogo de Aboubakar.

    Alta pressão

    Lopetegui na bancada
    O treinador espanhol cumpriu o jogo de suspensão e foi Rui Barros a figura no banco.
    A primeira parte foi, do ponto de vista da intensidade, muito interessante. Duas equipas apostadas em pressionar alto e não esperando para ver construção de jogo do lado contrário. Duas equipas bem definidas quanto ao que queriam do jogo e a forma de o abordar.

    Um dos pontos decisivos foi o lado esquerdo da defesa portista. Marcano cumpriu castigo e Martins Indi ocupou a sua vaga, alinhando entre Maicon e o lateral Layún, também ele a apanhar as rotinas da equipa. Aí esteve o fator de desequilíbrio na equipa de Lopetegui, que desde a bancada viu o surgimento do golo ucraniano por esse lado.

    Valeu que a reação foi imediata. Também desse lado, mas na vertente ofensiva, Layún foi perfeito a deixar um adversário por terra e a meter a bola na cabeça de Aboubakar. Um golo que, a avaliar pelo fio de jogo a seguir, significou uma mudança de domínio, com os dragões a ganharem a confiança perfeita para assumirem o jogo, o que não estava a acontecer de forma continuada até então.

    É verdade que, outra vez na esquerda, houve demasiado espaço concedido a Garmash, que deu a Casillas a fotografia da noite. Mas, com exceção a esse momento, os dragões tiveram o controlo do jogo. O Dynamo não teve o pulmão do início do desafio e viu-se obrigado a baixar linhas. Cada vez mais, e falando já da segunda parte, os azuis e brancos eram os mandões do jogo.

    Tello voltou a não entrar bem
    O espanhol foi a primeira aposta de Lopetegui, só que não esteve ao seu melhor nível.
    Ainda assim, nem tudo era perfeito. Faltava profundidade à equipa e um verdadeiro transportador de jogo. Por isso, a entrada de Tello para a saída de Herrera e o recuo de André André foram nesse sentido. Uma opção que pareceu correta por Lopetegui, mas que foi quebrada pelas substituições do Dynamo logo em seguida.

    Vantagem desperdiçada

    Quando o jogo voltou a estar equilibrado, eis que Aboubakar (quem mais?) encontrou espaço na área para o tiro que parecia ser o da vitória. Parecia, mas não foi. O FC Porto foi incapaz de manter a bola controlada longe da sua baliza, acusou alguma ansiedade e permitiu que os ucranianos (que também tiveram o seu mérito), chegassem ao empate, num lance enrolado e de difícil análise.

    Um empate que, ainda assim, foi positivo para os dragões nas contas do grupo.

    U Quarta, 16 Setembro 2015 - 19:45
    Olimpiyskyi National Sports Complex
    Felix Brych
    2-2
    Oleg Gusev 20'
    Vitaliy Buyalskyy 89'
    Vincent Aboubakar 23' 82'
    Olimpiyskyi National Sports Complex
    Lotação70 050
    Medidas105x68
    Inauguração1923
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo GJornada 1
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Dynamo Kyiv
    Oleg Gusev marca!
    23´
    GOLO FC Porto
    Vincent Aboubakar marca!
    65´
    FC Porto
    Cristian Tello por Héctor Herrera
    67´
    Dynamo Kyiv
    Vitaliy Buyalskyy por Oleg Gusev
    71´
    Dynamo Kyiv
    Younès Belhanda por Derlis González
    78´
    FC Porto
    Jesús Corona por Yacine Brahimi
    82´
    GOLO FC Porto
    Vincent Aboubakar marca!
    87´
    Dynamo Kyiv
    Artem Kravets por Miguel Veloso
    89´
    GOLO Dynamo Kyiv
    Vitaliy Buyalskyy marca!
    90´
    +2
    FC Porto
    Pablo Osvaldo por Vincent Aboubakar
    A Chave
    Minuto 45: O FC Porto, com o jogo empatado, já mandava, só que uma desatenção defensiva deu espaço para Garmash rematar após cruzamento pela direita. A bola bateu no solo, subiu e obrigou Casillas a uma espantosa defesa que manteve a igualdade ao intervalo.
    O Árbitro
    Arbitragem rigorosa de um árbitro experiente. No golo do empate, fica a dúvida em relação à posição de Garmash, que não toca na bola, mas parece iludir os jogadores portistas.
    O Melhor
    Aboubakar
    Que grande jogo de Aboubakar. Incansável nas ações sem bola e mortífero quando a teve, o camaronês é cada vez mais uma garantia de golos. Mostrou, uma vez mais, ser um grande finalizador.
    O Pior
    Herrera
    Veio motivado da seleção, mas foi para o banco em Arouca. Desta vez, foi chamado para a titularidade, mas pareceu perdido em preocupações defensivas (marcações e compensações) e acabou por não ser o catalisador que a equipa precisava. Não está na sua melhor forma.
    Forma
    Dynamo Kyiv
    2015/2016
    10J
    7V
    2E
    1D
    22-6G
    FC Porto
    2015/2016
    5J
    3V
    2E
    0D
    11-4G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto continua sem perder na Ucrânia (7J 3V 4E)
    4.º empate consecutivo do FC Porto na Ucrânia (2E Shakhtar Donetsk e 2E Dynamo Kyiv)
    Na época passada FC Porto chegou ao empate nos últimos minutos na Ucrânia (E2-2 Shakhtar) desta vez deixou fugir a vitória (E2-2 Dynamo)
    Vincent Aboubakar imita Jackson Martínez e fez um bis na Ucrânia (E2-2 Shakhtar 14/15)
    A última vez que o FC Porto começou a Champions com empate fora VENCEU a competição (E1-1 Partizan 2003/04)
    Nas últimas 4 edições que FC Porto iniciou com empate (03/04, 04/05, 06/07 e 07/08) os azuis e brancos PASSARAM SEMPRE
    FC Porto marca (fora) há 6 jogos consecutivos. Está a 1 jogo de igualar o melhor registo de há 6 anos (série terminada V 0-3 Atl. Madrid)
    FC Porto sofre golos fora de casa há 4 jogos consecutivos, este é o pior registo Julen Lopetegui no FC Porto (3x)
    Vincent Aboubakar foi o 8.º jogador africano (1.º camaronês) que precisou menos jogos para fazer um bis na Champions
    FC Porto já não deixava fugir uma vitória nos últimos minutos (89 ou +) há 7 anos e 6 meses! (E 2-2 Est. Amadora - Liga 2007/08)
    Rúben Neves (18 anos 6 meses) torna-se no jogador + jovem português a completar 10 jogos na UEFA, destronou Moutinho (18 anos 11 meses)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Resultado que se aceita
    2015-09-17 11h42m por Talmeida89
    O Porto foi muito eficaz nas oportunidades que teve, e esteve bem a nível ofensivo. Não atacou muito mas fê-lo sempre com critério e clareza. A nossa defesa (não só os defesas) esteve mal, não só no segundo mas principalmente no primeiro golo em que se põe a jeito com um 3 para 3 que (por desorganização) acaba num 2 para 1 com o Gusev solto para capitalizar.

    Lembrando que se os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos, deve ser este último aspecto a ser focado no...ler comentário completo »
    esqueci. . .
    2015-09-17 11h37m por Jbribeiro
    Layun, já foi melhorzito depois de crítica infundadas e injustas no primeiro jogo. . .

    grande pormenor antes do centro para o primeiro golo do FCP.

    FC Porto
    2015-09-17 11h09m por FCPFAO
    Penso que o FC Porto fez um resultado positivo. Fizemos uma excelente segunda parte. O golo do empate parece irregular pq o jogador que está em fora de jogo faz simulação com o corpo e engana quer o Casillas quer o André André. . Mas os centrais estavam os dois a dormir. Não vale a pena lamentar agora nem reclamar. Caiu mto mal o golo a 4 minutos do fim . Vamos a ver como jogamos agora contra o Chelsea mas com esta defesa não me cheira. Para domingo espero uma vitória, mas temos que jogar mto melhor.
    Resultado "justo"
    2015-09-17 11h01m por Jbribeiro
    Eu acho que o resultado acaba por ser justo, apesar de, na minha humilde opinião o segundo golo há de facto fora de jogo. De posição? ele faz um primeiro movimento pois ia atacar a bola, mas depois "arrependeu-se". Esse movimento pode de facto estar na origem de alguma indefinição. . . no entanto, e como se dizem nas escolas de futebol, enquanto o arbitro não apitar, é jogar! Culpa do Casillas? por favor. . . espero que nenhum portista diga isso ou parecemos o Real!

    Quant...ler comentário completo »
    força porto
    2015-09-17 09h50m por petitor
    Gostei do jogo podiamos ter ganho tivemos azar no fim mas fomos superiores no meu entendimento. Este ano apenas vejo um problema na equipe e o meio campo.
    O unico para mim indiscutivel e o Andre Andre a 8.
    6 - Danilo defende bem mas e algo trapalhao a sair a jogar.
    6 - Ruben sai bem mas defende pouco.
    Gostava de ver imbula a 6 mais rotinado
    POIS MERECIA. . .
    2015-09-17 02h11m por RodrigoFerreira
    Merecia ter levado o segundo amarelo naquela cotovelada ao jogador do Dynamo. . .
    Darth_Kenobi
    2015-09-17 01h06m por PalancaFCP via mobile
    Dizes não estar a avaliar, mas partes do pressuposto que o ZZ escreveu uma "estória". Agora se tens dúvidas dessa "estória", não tendo visto o jogo, eu ou outra pessoa qualquer poderá não contar uma "estória" melhor que a do ZZ e tu ficas na mesma. Portanto, aconselhei-te a vêr a reptição do jogo ou então fica-te pela estatística.
    Darth_Kenobi
    2015-09-17 00h44m por PalancaFCP via mobile
    É esse o problema da "estatística". Hoje em dia as pessoas acham que para avaliar um jogo não é necessário vê-lo. Basta esperar pelo fim e recorrer a "estatística" para vêr quem jogou melhor. Quem diz avaliar um jogo, diz avaliar quem é o melhor do Mundo. Faz-se recorrentemente o mesmo tipo de análise. A única solução para saberes se voncordas ou não com a análise do ZZ é veres o jogo e retirares as tuas ilações, sejam elas sensatas ou à predador.
    11 vs Benfica
    2015-09-17 00h03m por FCPorto_8916
    Casillas
    Maxi
    Maicon
    Marcano r
    Layún
    Rúben Neves
    Imbula
    André André
    Corona
    Brahimi
    Aboubakar

    Vitória do Porto por 2-0 marcam Aboubakar e Maxi
    Aboubakar e André André
    2015-09-17 00h02m por FCPorto_8916
    Já começa a ser complicado descrever estes 2 jogadores do FC Porto , a cada jogo que passa estao a mostrar toda a sua qualidade . André André o típico jogador de ADN que tantos os adeptos pediam , faz me lembrar o Joao Moutinho e acho que tem tudo para chegar a esse nível , jogar de uma intensidade enorme e de grande personalidade e acho que nao é só o nome que é a dobrar já que André André parece que está em todo o lado . Quanto ao Aboubakar nao é nada que me surpreende o que está a fazer ...ler comentário completo »
    PO
    no geral foi um bom jogo mas. . .
    2015-09-17 00h01m por porto2312
    No geral foi um bom jogo mas podiamos ter feito mais. .
    acho que lopetegui nao devia ter posto 4 medios porque assim a equipa perde profundidade, em vez disso apostava num meio campo com mais força e consistência com: danilo, ruben neves e andre andre.
    Também nao sei se o helton nao fazia melhor que o casillas, pois as vezes mostra alguma insegurança.
    outra coisa que nao foi perfeita foi o lado esquedo da defesa, tanto o indi como o layun. foi por que eles criaram pe...ler comentário completo »
    ZE
    no ano passado
    2015-09-16 23h54m por Zeus via mobile
    O porto teve um golo anulado em basileia em muito semelhante ao de hoje, mas lá está, o do porto foi anulado o de hoje valeu. . .
    ZE
    aquele golo fora de jogo -_-'
    2015-09-16 23h42m por Zeus via mobile
    Mereciamos mais, fizemos um jogo muito bom, domina-mos o dinamo em casa deles por isso creio que em nossa casa vamos lhes ganhar com maior ou menor dificuldade, como ja disse aqui e volto a dizer estou muito confiante para o jogo com o chelsea em casa, era excelente ganharmos 3 pontos ao chelsea.

    Em suma, é um ponto com sabor a pouco mas que é bom na msm e não interfere nas intenções do nosso objetivo que é passar de grupo!
    GreatOne
    2015-09-16 23h39m por 1oFCP
    meteste aí o video do lance. . . CONSELHO-TE A REVER O LANCE umas 10 ou 20x. . . até conseguires ver a realidade.
    GreatOne
    2015-09-16 23h28m por 1oFCP
    tu tens problemas. . . vês o que mais ninguém vê. . . primeiro era o jogador que dominou a bola com o braço e depois marcou o golo. . . agora foi o jogador que esticou o braço para a bola, metendo-a na baliza. . .

    . . . 2 versões, nenhuma delas foi o que aconteceu na realidade.
    Se é para comentar os lances que inventas. . . então fica a falar sozinho, pois apenas posso falar de lances que ocorreram.
    MO
    MelaoVermelho
    2015-09-16 23h20m por morim
    Jogar os 20 min finais??? lol

    Independentemente dos problemas persistentes, já disse inúmeras vezes o seguinte:

    Acredito piamente que vamos ser campeões esta época mas dificilmente terá grande mérito do Lopetegui.
    GreatOne
    2015-09-16 23h13m por 1oFCP
    tem razão sim senhor, lapso meu, atraso ao guarda-redes é livre indirecto. Para ficar correcto, tira da frase o "directo", fica só livre.

    e repito, «ó há 2 (DUAS) situações onde o árbitro analisa a intenção».
    morim
    2015-09-16 23h13m por MelaoVermelho
    sim jogamos , qd saiu o bahrimi entrou o danilo , ficou ruben e danilo duplo pivo , herrera a 10 a. andre na esquerda corona na direita vai la ver o jogo again q pelos visto n o viste
    brandt
    2015-09-16 23h11m por frm_FCP_00 via mobile
    Eu vou ser sincero eu acho que o maxi tem sido dos melhores. O maicon concordo que precisa de ir pro banco!

    O problema do Porto é que joga com muita passividade e quando perdemos a bola, o adversario vai jogar em rapido contra-ataque e deixa a equipa do Porto toda descompensada.
    MO
    MelaoVermelho
    2015-09-16 23h10m por morim
    Digo mal?? são só factos amigos. . . Joagmos neste sistema contra o Arouca?? epah. . .
    GreatOne
    2015-09-16 23h07m por brandt
    Sempre às ordens! Foi a minha interpretação do lance, não sei se é a correta porque não sei as regras a 100 por cento, mas que aquele jogador interferiu acho que não há duvidas!
    jorgegroj
    2015-09-16 23h05m por 1oFCP
    nop, foi mesmo isso que disse. . . é apenas uma questão de saber as leis de jogo. . .

    . . . quem não sabe ou não é sério diz que o golo foi mal validado, quem conhece as leis e é sério, diz a verdade, golo limpo. . .

    . . . em toda a lei do jogo, só há 2 (DUAS) situações onde o árbitro analisa a intenção para marcar ou não livre directo: i) atraso de bola ao guarda-redes; ii) contacto entre bola e mão.

    Bastava ver as imagens para perceber 2 ...ler comentário completo »
    morim
    2015-09-16 23h05m por MelaoVermelho
    já percebi só dizes mal aqui , o sistema táctico era 4-3-3 com o a. andre a extremo esquerdo e ficas a saber que em arouca marcamos 2 golos em 10 minutos exatamente com esse sistema .

    frm_FCP_00
    2015-09-16 23h04m por brandt
    Eu não sei se é a camisola do porto que o faz gordo, mas o maxi está muito mais gordo que a época passada, ahahah. Tem estado bem nos ultimos jogos, mas acho não o vi aquele guerreiro que estou habituado. Mas o Indi tem estado no banco, o Maicon estou mesmo farto dele, já desde a epoca passada que não o suporto ver jogar. . . Defesa deixa passar tudo, para eles está tudo nas calmas. . . Espero que isto seja uma lição para jogar em condições contra o benfas, mas sinceramente duvido. No dragão vai ser praí um empate 0-0 ou 1-1.
    MO
    ja agora
    2015-09-16 23h02m por morim
    O que me deixou mais [. . . ] o neste jogo foi sem duvida a invenção inicial.
    Que porra de sistema táctico que era isto? um 4. 2. 3. 1 ou 4. 4. 2? nem dava para perceber bem o que era isto.
    Eu entendo que temos médios a mais, mas nunca vou perceber a panca do Lopetegui em usar médios nas alas. . . Já no ano passado o Oliver sofreu muito desse mal.
    ---
    Tello continua um desastre, é um jogador tão caro que não justifica para ter no banco. . . Este empréstimo vai-nos ficar caro.
    Não é titular absoluto e quando joga pouco mostra.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...