placardpt
    Catalães derrotam a Juventus

    Esta é a lógica: Barcelona campeão europeu!

    Manchester City, Paris SG, Bayern München, Juventus. Nomes grandes, não são? Tratam-se dos campeões dos principais campeonatos europeus de 2013/2014 (falta apenas o Atlético de Madrid). Todos entraram nesta Liga dos Campeões com esperanças. Todos caíram aos pés do Barcelona. O mais difícil ficou para o fim e dizer isso é elogiar a Juventus, que caiu de pé em Berlim.
     

    Uma Nuova Signora, um Barça fulminante

    No fim de uma cerimónia absolutamente esplêndida, debaixo de uma atmosfera de verão, por dentro de um ambiente fabuloso nas bancadas e com os 22 que mais mereceram lutar até ao fim pelo mais ambicionado troféu de clubes. Foi nesta envolvência que Cüneyt Çakir apitou. A final tinha o seu início.

    Um início estranho. Um arranque com a Juventus a tentar aquilo que já tinha feito no Bernabéu e contra o Borussia Dortmund. Definitivamente, esta Juve já não é aquela de outros anos, de cinismo puro. Ainda tem algum, não se pense o contrário, mas Conte e, agora, Allegri, têm dado um novo perfume a esta equipa.

    Rakitic abriu o ativo ©Getty / Shaun Botterill
    Foi um parágrafo gasto para elogiar a postura saudável dos italianos, que, sabendo que o favoritismo estava do outro lado, não se encolheram à tentação das linhas baixas. Só que, vamos lá, temos também que falar do Barcelona, porque este Barcelona... O lance do golo fala por si. Pura classe, categoria, magia. A reduzir em quatro minutos os tais elogios que se podiam fazer a uma Juve que caiu à primeira e que quase voltava a cair a seguir.

    O golo tranquilizou o Barcelona, talvez até um pouco demais. Iniesta estava ligado à corrente, mas Messi andava escondido e a defensiva procurava ser fiel aos seus princípios, numa saída constante com bola que várias vezes podia ter corrido mal.

    A Juventus queria serenar, mas Vidal não deixava. O chileno tem aquele sangue sul-americano e vai a tudo e todos, embora nem sempre da forma mais inteligente. Tentou explorar isso a equipa de Luis Enrique e valeu a condescendência do árbitro para que a emoção da final fosse preservada.

    Quanto a oportunidades, várias até ao intervalo, algumas em cada baliza, que parecia pequena para os remates deslocados. O intervalo faria bem.

    A sabedoria fez a diferença

    Inicialmente fê-lo para o Barcelona. Confiante, a equipa catalã chamava os italianos e depois aplicava-lhes o estilo que não vinha nos livros de Guardiola, mas que Luis Enrique sabe potenciar ao máximo, nunca perdendo a qualidade continuada de posse: a transição rápida.


    O golo de Suárez foi determinante ©Getty / Paul Gilham/REMOTE
    Com essa, o resultado podia ter ficado selado muito cedo no segundo tempo. Não ficou por Buffon foi grande, gigante a tirar o golo a Suárez. Golo que só aconteceria uns bons minutos depois, quebrando uma reação da Juventus que quase dava em marcador virado do avesso. 

    Morata marcou, numa recarga e numa altura em que a Juventus já estava a passar para o meio campo contrário. Foi o seu melhor período e não abrandou com o golo. Pelo contrário, acentuou-se e só não deu em mais porque, primeiro, Çakir fez vista grossa a uma grande penalidade, segundo, Messi acordou.

    Foi ele que abriu um caminho que estava remediado por uma defesa órfã do seu líder Chiellini. Foi ele que atirou para defesa incompleta de Buffon, no tal golo de Suárez.

    Depois disso, o Barcelona não cometeu o mesmo erro. Não adormeceu, não recuou e voltou a dispor de espaço para saídas rápidas. Estranhamente, não marcou, mas não foi preciso. A Juventus acusou muito o segundo golo e não teve cabeça (nem Marchisio, que rebentou) para ir mais além. Cabeça que existiu na equipa espanhola e no brasileiro Neymar, que fechou as contas em cima do apito final de Çakir.

    O Barcelona é campeão europeu. E a lógica era essa.
     

    U Sábado, 06 Junho 2015 - 19:45
    Olympiastadion Berlin
    Cuneyt Cakir
    1-3
    Álvaro Morata 55'
    Ivan Rakitić 4'
    Luis Suárez 68'
    Neymar Jr. 90'
    Olympiastadion Berlin
    Lotação76 243
    Medidas105x68
    Inauguração1936
    FaseFinal
    JornadaJornada 13

    Fotografias(39)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    JUVENTUS
    EMPATE
    BARCELONA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PI
    REDorDEAD
    2015-06-07 18h58m por Pirisca
    O problema é q neste país as pessoas nascem com a mentalidade de que o seu insucesso tem sempre uma causa externa, é a política do sacudir a água do capote, a culpa é sempre dos outros e eu nunca tenho responsabilidades no meu insucesso.

    O FCP no passado ganhava pouco pq não tinha um PdC, e o SLB passou a ganhar pouco pq deixou de ter "eusébios".

    Agora clubes q controlam as arbitragens sempre houve, há e continuará a haver e normalmente são os q têm mais suces...ler comentário completo »
    AZ
    Merecido e exagerado.
    2015-06-07 18h56m por Azulforte
    O triunfo do Barcelona é sem dúvida totalmente merecido devido à qualidade de jogo apresentada, contudo é relativamente exagerado dada a nobre e organizada postura da Juventus. Parabéns ao Barcelona.
    REDorDEAD
    2015-06-07 17h35m por mihaly_siska
    tu e que precisas de estudar porque tambem havia eleiçoes no tempo de salazar, eram viciadas, ja teras ouvido falar no general humberto delgado!!!
    em relaçao ao nosso presidente esta la com o voto dos socios, como esta o presidente do slb!!!
    por isso factos , sao factos desde que ha democracia quer fcbarcelona, quer fcporto sao os clubes mais vitoriosos dos seus paises!!!!
    PI
    mihaly_siska
    2015-06-07 17h17m por Pirisca
    Olha q o barça ganhar mais uma champions q o real é mesmo uma prova de que antes ganhava no tempo da ditadura e agora já n ganha, sim pq 5-4 é uma diferença esmagadora. . . . . LOL

    Em relação à nossa realidade tuga, lembra-te disso qd falarem em colinho e em manto protector, isto pq afinal após a ditadura o futebol foi purificado e acabaram-se as influencias fora do campo, e q eu saiba o colinho e o manto são do tempo da democracia, o tal tempo da verdade desportiva, q ou é ...ler comentário completo »
    e depois das ditaduras fascistas!!!
    2015-06-07 17h11m por mihaly_siska
    barça , 5-real, 4
    porto, 2-slb, 0
    eis a realidade nua e crua, com a democracia barça e porto libertaram se das amarras dos ditadores e tornaram se os melhores dos seus paises e dos melhores da europa!!!
    VISÇA AL BARÇA!!! VIVA O FCPORTO!!!
    Barcelona: 10 anos, 4 Ligas dos Campeões
    2015-06-07 14h53m por Artemis
    e 2 tripletes (campeonato, taça, liga dos campeões).

    E os outros a ver. . .
    AD
    Lunatic22
    2015-06-07 13h44m por Adepto
    "Se" não existe. .
    Se o BARÇA marca o penalty de uma mão num cruzamento na primeira parte. . .
    Barcelona
    2015-06-07 10h25m por boixos_nois via mobile
    Antes demais, quero dar os parabéns a Luis Enrique, nunca o critiquei mas é verdade que no início da época nunca acreditei, muito menos que fizesse o que fez, humilde, soube rodar a equipa, e o colocou o Barca numa equipa com vários estilos de jogo diferentes, nomeadamente um contra ataque poderoso e letal. Viu se que foi trabalho de casa, onde congratulo Luis Suarez que cada vez mais se afirma e sempre o defendi, Neymar e que jogador aos 23 anos, e o Vilão do costume, aquele que em ...ler comentário completo »
    FO
    200lbs
    2015-06-07 09h41m por FootballSpecialist
    Tu és pensas como eu.
    Mas o jogos do Real tem mais que se lhe digam tmb. Se jogassem como jogaram na primeira metade da época, eram eles que estavam a ser campeões da europa. Mas ainda bem que não aconteceu.
    A este ritmo o barça, não estou a dizer que para o ano consiga este feito mas daqui a dois pode conseguir novamente.

    E parem de dizer que o Ronaldo é encostador de bolas. Como um dos meus jogadores preferidos acho o que dizem ''uma bobagem''.
    FE
    PortoAves
    2015-06-07 02h36m por fer15
    Eu sei, referia-me ao facto de não serem das melhores ligas, mas sim eram campeões e acho que o APOEL revalidou o titulo, mas não tenho a certeza.

    Mais uma vez reafirmar o facto de que isto sim é uma verdadeira Champions, vão 5 e a continuar a este ritmo vamos ver onde paramos ( recorde do Gento não deve durar muito mais tempo)
    Messi
    2015-06-07 02h02m por 200lbs
    Eu acho que quem vem praqui falar (só) do Messi é porque não vê os jogos do Barcelona.

    Toda a gente sabe que o Messi é o melhor jogador do mundo neste momento, e com todo o mérito porque é realmente sobredotado com bola, mas quem realmente vê os jogos do Barcelona durante 90 minutos (não é os highlights) sabe que o Barcelona é uma *Equipa* completa, entrosada, com espírito de equipa, com jogadores adequados às posições e funções, onde cada um abdica do protagonismo em prol ...ler comentário completo »
    PE
    Pois
    2015-06-07 01h24m por Peckern
    Pena para a Juventus, é sempre bom ver um outsider desta final (visto que ainda está um patamar abaixo de BM, Barça e Real) dar luta e tentar ir contra o final previsivel. Bateram-se bem, e por isso mereceram o seu lugar, uma vez que ja tinham arrumado o Real nas meias.

    PS: o que era o penteado do Messi? O gajo joga que se farta, mas na moda já deu pra ver que não é o forte dele
    JO
    ERRO ZERO ZERO
    2015-06-07 01h06m por joaomauriciocarvalho
    Curiosidades: "Luis Enrique é o 2. º treinador a vencer a Champions pelo Barcelona, depois de Guardiola. "
    E o Rijkaard? Não conta?
    AL
    SÓ RINDO
    2015-06-07 00h23m por almir_ecv
    comparar Bale e Hazard com Neymar é burrice. Ney tem muitos mais títulos e gols que os dois juntos e parabéns barça
    FE
    Campeões!!! Triplete!!!
    2015-06-07 00h14m por fer15
    Cairam todos neste triplete, o campeão europeu e finalista do ano passado na liga, o campeão espanhol levou baile na Taça do rei e por fim, campeão inglês, Francês, Alemão e Italiano numa verdadeira caminhada de Champions, jogamos apenas contra campeões e das melhores ligas do mundo ( APOEL e Ajax foram a excepção) Messi e Neymar com 10 golos, nunca tinha acontecido dois do mesmo clube, e agora é festejar, descansar e começar a preparar os tres titulos que faltam para ganharmos de novo ...ler comentário completo »
    MI
    Justo
    2015-06-07 00h13m por mikal
    Vitória justicima do Barça, o jogo foi bom mas não foi muito espetacular. O Barcelona dominou a maior parte mas devido à falta de eficácia deixou a Juventus empatar num ressalto e fez tremer um bocado a equipa espanhola mas depois marcaram o 2º também num ressalto e desde daí foi so Barça.
    Curiosidade: já é o segundo ano consecutivo em que a Espanha limpa tudo no que toca a títulos europeus. Veremos se pró ano não é o mesmo disco. . .
    Marchisio
    2015-06-07 00h12m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Esteve mal na cobertura a Suárez no seu golo, mas ele foi "rato" e teve instinto de avançado para marcar a Buffon.
    O italiano fez um belo jogo, dele nasceu o golo do empate e muitas das jogadas da Juve.
    Penso que o menos bom de todos foi o Tévez.
    LI
    reforços
    2015-06-06 23h53m por LigaPortuguesaPT via mobile
    Pó Barcelona só precisa de reforçar meio campo só com 1 médio por causa da saída do Xavi de restos não há que inventar
    NU
    messi
    2015-06-06 23h48m por nu9 via mobile
    Respondendo a alguns comentarios, vejam de quem é o lance que vai resultar em assistencia para o 2 golo do barça, quando claramente a juventus estava por cima do jogo. Os melhores jogadores aparecem quando a equipa mais precisa e este foi o caso. Messi hoje nao fez um jogo por ai alem mas deixou a sua marca. Quanto ao melhor do jogo acredito que rakitic e iniesta estiveram sobervos. Agora quanto ao jogo em si, o barça demonstrou claramente que era superior e com muito bom futebol praticado
    DR
    Coroar
    2015-06-06 23h10m por dragoN1893
    De uma época fantástica do Barça!
    LI
    bola de ouro
    2015-06-06 23h08m por LigaPortuguesaPT via mobile
    Este ano merecia o Neymar ou o hazard só sei que no futuro vão ser estes dois na luta
    jogo
    2015-06-06 23h07m por Nonnenmacher
    Vitória justa do Barcelona mas pelo que a Juve fez, especialmente na 2º parte talvez o mais justo fosse o 1-2. Árbitro amigo do Vidal e Pogba, fizeram tantas faltas quando já tinham amarelo mas tudo bem, até se pode compreender. Ficou um penalti para cada equipa por marcar. Grandes jogo de Buffon, Iniesta, Rakitic, Neymar e Pique. Messi não esteve tão bem hoje e na 2ª parte pareceu-me tê-lo visto a mancar. Vamos ver como se apresentará na Copa América.

    Nota final para ...ler comentário completo »
    ZE
    zz
    2015-06-06 23h02m por Zeus via mobile
    Que crime por o marchisio no pior depois daquele promenor delicioso no golo da juve, acho que ouve piores como é o caso do vidal que só nao foi para a rua nos primos 20min pk o arbitro nao quis, pois ele justificou por mais que uma vez o segundo amarelo.
    CAMPEONES
    2015-06-06 23h01m por perseus_00
    VISCA EL BARCA
    ZE
    triplete!
    2015-06-06 22h59m por Zeus via mobile
    Grande vitória do barça! Fomos melhores e merecemos a quinta! Melhor em campo foi eleito o iniesta mas eu acho que foi o neymar, mereceu o golo depois de o terem anulado um (diga-se bem anulado).

    luis henrique por incrivel que pareça justificou completamente a sua contratação e vai com certeza continuar.

    por fim messi hoje acabou de ganhar a bola de ouro até pk quase de certeza que até ao fim do ano ainda ganha a supertaça de espanha, supertaça da europa e mundial de clubes!
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Após 133 internacionalizações
    Uma das caras da baliza sul-americana, vai retirar-se da seleção: Fernando Muslera anunciou, aos 37 anos, a renúncia à baliza do Uruguai.