placardpt
    Sporting vence FC Porto

    FC Porto erra, Sporting aproveita e segue em frente na Taça

    2014/10/18 18:52

    O Sporting está na próxima ronda da Taça de Portugal, depois de vencer o FC Porto por 3x1 no estádio do Dragão. Erros defensivos dos portistas ditam eliminação da prova rainha do futebol português. Marcano, na própria baliza, Nani e Carrillo marcaram os tentos dos leões. Jackson fez o golo dos portistas e falhou um penálti.

    Ainda havia pessoas a sentarem-se nas bancadas bem compostas do estádio do Dragão e já o Sporting ameaçava: Nani rematou cruzado e acertou no poste direito da baliza guardada por Andrés Fernández, hoje titular na equipa do FC Porto.

    Era ainda impercetível a tática das duas equipas mas cumpria-se o que Marco Silva havia assumido na projeção da partida: entrar forte e tentar surpreender o FC Porto.

    À semelhança do que aconteceu em Alvalade há poucas semanas, para o campeonato, o jogo começou de forma intensa, mas com ameaças dos dois lados, ainda que o futebol apresentado pelos leões fosse mais consistente, com os vários setores a funcionarem melhor do que os dos portistas.

    Adrián López foi dos piores em campo na primeira parte ©Catarina Morais
    Quintero, aposta inicial de Lopetegui, demorava a entrar no jogo e o meio-campo dos azuis e brancos ressentia-se perante a pouca assertividade do colombiano na direita do ataque, apresentando dificuldades a segurar a bola, que os dragões tanto gostam de ter. Isto, provavelmente, por não jogar no meio, onde é melhor e, também, por Herrera estar uns furos abaixo do esperado.

    No ataque, Adrián López não conseguia desenvencilhar-se das marcações e falhava no papel de coadjuvante de Jackson Martínez. Lopetegui pedia mais jogo exterior, pelas alas, mas o Sporting surgia bem nos processos defensivos, abdicando do ataque nos momentos de transição e apenas deixando Montero mais adiantado no terreno.

    Nani tinha liberdade em campo e movimentava-se a seu bel prazer, e os portistas deixavam o internacional português jogar e fazer jogar, entendendo-se quase sempre bem com João Mário. 

    Jonathan Silva festeja o cruzamento que Marcano transformou num golo do Sporting ©Catarina Morais
    Apesar de surgir com alguma superioridade, o FC Porto foi cometendo erros atrás de erros, quer no meio-campo, quer daí para trás, e os leões aproveitaram bem. Primeiro Marcano, num amor com amor se paga, marcando na própria baliza, numa espécie de retribuição ao auto-golo marcado por Naby Sarr em Alvalade e que deu o empate aos dragões.

    O golo teve o condão de despertar os portistas, sobretudo Quintero, que fez um passe magistral para o golo de classe de Jackson Martínez, quatro minutos depois de os leões se terem colocado em vantagem.

    Para lá do futebol jogado, das táticas e estratégias várias, havia um lado psicológico no jogo que pesava a favor dos leões: os níveis de confiança dos azuis e brancos, com intranquilidades várias na defesa, a darem margem ao Sporting. Casemiro provou-o, ao colocar a bola à mercê de Nani para um grande golo. O Sporting saía em vantagem para o intervalo e com justiça.

    Mexidas ajudam mas...

    A provar isto mesmo surgiu o xadrez dos treinadores ao intervalo. Marco Silva não mexeu uma pedra, o Sporting jogava bem entre linhas, aparecia nas costas dos portistas, trocava a bola com mais do que facilidade. Lopetegui lançou Tello e Rúben Neves, sacrificando Óliver Torres e Casemiro. A velocidade no ataque mudou e logo depois os portistas, graças a Jackson, ganham uma grande penalidade que o próprio colombiano falha... ou Patrício defende. O que é certo é que o Cha Cha Cha podia ter feito melhor.

    Nani, com um belo golo, fez o segundo do Sporting ©Catarina Morais
    Mais do mesmo, Marco Silva refrescava o ataque, trocando Montero por Slimani e Capel por Carrillo, e a toada continuava, com os dragões melhores mas inconsequentes. Lopetegui jogou a última cartada com Brahimi, já o Dragão o pedia há muito, e a assobiadela para Adrián López, quando o espanhol saiu das quatro linhas, provou que a sua titularidade foi uma aposta errada.

    Já a fechar, tudo tão fácil: FC Porto a ver jogar, Maicon a marcar ao de leve e Carrillo a fazer o terceiro, fechando as contas. Como uma mola, e a 7 minutos dos 90, muitos adeptos portistas abandonaram o estádio, descontentes com a prestação da equipa. Chegaram a haver lenços brancos nas bancadas.

    Quintero
    Entrou mal, provavelmente por não jogar no meio, onde é melhor. Acabou por se encontrar no jogo e tornou-se num dos melhores dos dragões. Saiu nos instantes finais para receber assistência, claramente em dificuldades, mas conseguiu terminar a partida dentro das quatro linhas
    No segundo round entre leões e dragões esta temporada, volta a levar a melhor Marco Silva e o seu Sporting, com pragmatismo, união e muita concentração. Ganhou quem falhou menos, já que o equilíbrio foi bastante evidente, apesar dos dois golos de diferença.

    U Sábado, 18 Outubro 2014 - 17:00
    Estádio do Dragão
    Jorge Sousa
    1-3
    Iván Marcano 31' (p.b.)
    Jackson Martínez 35'
    Nani 39'
    André Carrillo 83'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Fase3ª Eliminatória

    Fotografias(60)

    FC Porto v Sporting Taça de Portugal 3E 2014/15
    FC Porto v Sporting Taça de Portugal 3E 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    rjar8
    2014-10-20 03h13m por Nonnenmacher
    Em relação ao teu comentário nem adianta tecer grandes comentários, então o que escreves sobre o Rúben é de top. Só uma coisa, o flop espanhol do Porto não é nenhum Adrien, é Adrian. Quando se tenta fazer pseudo piadas convém saber os nomes para não fazer asneira.
    RJAR8
    2014-10-20 03h02m por VarelaShow
    Ai nos é que somos doentes ? Oh rapaz, acorda para a vida, ganharam o jogo pq o porto cometeu erros, simples. Mas vocês ainda vão vir ao dragao outra vez, nunca ouviste que quem ri por último, ri melhor ? No fim falamos.
    Quanto ao Nick, tens algum problema ? É que se tiveres , só te digo que o Varela tem mais competições europeias no currículo do que o teu clube. E mais títulos que o teu "grande presidente" . Looool.
    Coitaditos, quando ganhares alguma coisa na europa...ler comentário completo »
    RJ
    No fundo. .
    2014-10-19 22h23m por RJAR8
    Como é normal os portistas sentem-se injustiçados mesmo não terem nenhuma razão para tal. E ao ler aqui alguns comentários deu-me uma enorme vontade de rir. O Sporting ganhou devido as erros do porto? Ridículo!
    O porto foi melhor que o Sporting? Ridículo!
    Os três golos do Sporting não foram dos mesmos, foram sim dos erros dos "craques" do porto!
    Isto é um doença que paira pelas vossas cabeças, que só vêm azul à frente!
    Mas bem, relativamente ao jogo, supremacia...ler comentário completo »
    enfim
    2014-10-19 22h03m por VarelaShow
    Não consigo perceber o que vai na cabeça do Lopetegui, todos os jogos mexe na equipa, gostava de saber porque.
    Adorava que o Vítor Pereira voltasse ao Porto, ele com esta equipa fazia maravilhas .
    Quanto ao jogo , resultado justo ? Não me parece, Sporting melhor ? Não me parece.
    Como é que vocês que nem uma jogada em condições fizeram num golo, querem ser justos vencedores? 3 GOLOS OFERECIDOS

    Lopetegui tem um trabalho muito difícil pela frente, e tem que deixar as suas teimosias de lado, se não vai ter muitos problemas.
    estou perdido
    2014-10-19 20h30m por puntzkapuntz
    a cena da selecção baralhou-me. . . o fcp não ganha há 5 jogos? Isto é certo?

    Sendo ou não, este é o plantel mais caro da sua história? (desde 1906 entenda-se) É mm assim?
    É difícil de entender. . .
    2014-10-19 18h18m por jfreitas
    . . . a esperança que muitos adeptos do FCP ainda demonstram no técnico e na equipa. . . eu, que já anda cá há uns anitos, sei que quando as coisas começam a correr mal no início. . . correm sempre mal no fim. . . Tanta ingenuidade mete pena. . .
    _A
    portista78
    2014-10-19 13h52m por _Anger_
    n sou do sporting
    AM
    Seleção
    2014-10-19 13h27m por amaromorais
    . . . e depois disto o adrien continuará no banco da seleção. força adrien enquanto continuares num momento de forma soberbo vais continuar a ter lugar no banco da seleção do jorge mendes
    _Anger_
    2014-10-19 12h20m por portista78
    Há que dar mérito ao sporting, quanto mais não baste, foi ao Dragão vencer, agora dizer que fizeram um jogão, ou então como outros falam mais abaixo, massacraram, enxovalharam, ou que pouco faltou para golearem, salve seja, abram os olhinhos porque assim vão ter muitos dissabores pro resto da época garantidamente.
    Deem-se por contentes por terem aproveitado as falhas do FCP, foram eficazes isso sim, alienando ao facto de terem ainda a sorte do jogo, porque a realidade é que p...ler comentário completo »
    FI
    1oFCP
    2014-10-19 12h11m por filipeO
    Ter uma perna no ar não infringe as regras ou leis de jogo. É a maneira como este a tem no ar. Se colocares a perna/pé com as chuteiras contra um jogador ou de modo a puder antingir um jogador ai sim, vai contra as leis. Mas repara como o Paulo se prepara para chutar? um movimento de baixo para cima com o "peito" do pé, sem nunca levantar de forma ilegal a perna/pé/chuteiras. E há ainda mais, quando ele inicia esse movimento ele está sozinho. . o Herrera chega depois disparado vindo qua...ler comentário completo »
    _A
    pelo titulo da noticia
    2014-10-19 12h10m por _Anger_
    parece que o sporting ganhou por mero acaso. . .

    Grande jogatana do sporting, grande vitória
    Resumindo
    2014-10-19 12h10m por portista78
    Bastava o FCP ter entrado com:

    Andrés Fernández
    Danilo
    Maicon r
    Marcano
    José Ángel
    Rúben Neves
    Quintero
    Herrera

    Óliver
    Jackson Martínez
    Tello

    E com jogadores como Quaresma, Brahimi, Aboubakar para entrar durante o jogo, ainda por cima jogando em casa, tinha sido um jogo muito mais eficaz garantidamente, e basta ver que mesmo com esses erros todos, se não fosse o auto golo e o pênalti falhado tínhamos feito outro jogo, e podíamos até ter ganho sem grandes problemas.
    FI
    1oFCP
    2014-10-19 12h00m por filipeO
    Mas tu deves estar a gozar?
    E se veres em video? vês claramente que o Paulo está a olhar para a bola, bola que está a cair sobre ele enquanto ele se prepara para a pontapear e ai vem o Herrera de fora da área a grande velocidade. Ele até pode cabecear primeiro mas isso não esconde o facto de ter sido ele a chocar com o Paulo e não o contrario, a perna do Paulo já está no ar quando o Herrera chega.
    Se tiver de explicar outra vez enfim. . desisto de ti. .
    Tentares prova...ler comentário completo »
    1oFCP
    2014-10-19 11h56m por portista78
    Tens razão, e depois já vamos no 3 ou 4 jogo em que chega ao intervalo e faz 2 substituições forçadas porque o onze inicial não está funcionando (Ruben Neves e Tello é para serem titulares), queimando a partida 2 entradas que poderiam ser utilizadas para outro s fins, como refrescar jogadores, para não acontecer situações com a de quintero, que agora parece estar lesionado, ou para fazer entrar jogadores como Quaresma, Aboubakar e Brahimi neste jogo em concreto(porque é outro jogador para fazer parte do onze inicial)
    Não venham com tretas
    2014-10-19 11h46m por portista78
    Os sportinguistas podem estar muito satisfeitos e tem razão para o estar, passaram a eliminatória e tiraram do caminho um dos seus principais concorrentes, mas não foram superiores como tanto querem fazer transparecer, muito menos enxovalharam ou dominaram, acima de tudo cumpriram os seus 50% de possibilidades para ganhar este jogo, nada mais.

    O FCP só tem de se culpar a si e nada mais, mesmo que tenham havido erros de arbitragem não é desculpa, porque temos melhores jogad...ler comentário completo »
    FI
    FC Porto vs Sporting
    2014-10-19 11h42m por filipeO
    Mérito do Sporting pela vitória, equipa mais sólida, coesa e principalmente um grande meio-campo. Os golos foram por falhas do porto? sim, mas falhas que o sporting as forçou.
    A verdade é que o porto nunca conseguiu ser superior, até na segunda parte nos minutos 65-80 em que teve mais posse de bola viu-se que era o sporting a baixar as linhas e a organizar um bloco defensivo, o que resultou numa posse de bola maior para o fcp mas nunca deu frutos.
    Não vou nem quero denegrir...ler comentário completo »
    PO
    1oFCP
    2014-10-19 11h40m por portista___7
    Não vamos entrar por ai, nao podemos agora a fazer de coitadinhos, como os nossos adversarios da 2 circular, vir a terreiro ano apos ano queixarem-se das arbitragens nos jogos do Porto, pq eles nao tinham classe nem equipas para se baterem conosco. Ontem o Sporting foi melhor mereceu ganhar, e ate por mais. A verdade é que o problema esta no clube
    no treinador com esta porcaria da rotatividade, num jogo destes tem que jogar os melhores, nao joga o melhor central o melhor defesa es...ler comentário completo »
    PO
    SCP_lfx
    2014-10-19 11h32m por portista___7
    Coitadinhos são vocês gatinhos, que ja nao ganham um campeonato á anos e a vossa triste sina qd perdem a culpa é sempre da arbitragem, do sistema, esquecendo que nas ultimas decadas o FC Porto tem planteis de nivel superior basta ver onde alguns em que clubes jogam ou jogaram. Mas havia algum sistema que derrotasse alguma equipa de Mourinho ou de Vilas Boas. Anos e anos a fio o Sporting tem dado tiros nos pés, e agora que tem uma equipa mais equilibrada, o vosso discurso esta a mudar, e ainda bem ja chega de tanto choradinho. . .
    SC
    Portistas
    2014-10-19 11h23m por SCP_lfx
    Gostarem de levar bailinho?.

    Então não iam espetar 3 ao Sporting na vossa própria casa? Coitadinhos. . e mesmo com um penalty inventado não conseguiram. . . Bem tentava o arbitro prejudicar o Sporting, mas o nosso domínio demonstrou que a corrupção não é o suficiente para debater com o Sporting ou o Benfica. E mais uma vez provamos que o €€€ não ganha títulos, mas sim com o esforço e garra é que se ganha titulos


    Este Porto é tão fraco que na Luz é capaz de levar chapa 5 LOL
    PO
    Uma Vergonha
    2014-10-19 11h18m por portista___7
    Este treinador é um nojo, a rotatividade so existe, pq ele tem de colocar os jogadores que ele pediu para vir jogar no FC Porto. Uma vassourada nesta espanholada toda, desta invasao castelhana so se aproveita Oliver e Telho, temos no plantel jogadores muito melhores que estao a ser encostados por este Basco de 5ª categoria. Temos o melhor plantel dos 3 grandes e a pior equipa, futebol
    triste enfadonho, a jogar para tras e para os lados. Paulo Fonseca e Vitor Pereira com muito men...ler comentário completo »
    petitor
    2014-10-19 11h11m por Ghost_rider
    Sofreram da arbitragem. . epa. . o lopetgui nao falou dos árbitros desta vez tinha de vir um discípulo dele. .

    o 1º golo do scp está fora de jogo?? em que planeta??

    fala la do penalty do porto que podia ter dado o empate que provem de fora de jogo claro. . isso sim. . viu-se as manhas do pinto a funcionar. . tiveram azar que o grande patricio chega para o vosso melhor batedor de penaltis!

    alem da rotatividade estar a ser mal feita. . pk nao basta s...ler comentário completo »
    força porto
    2014-10-19 10h57m por petitor
    Antes de mais dar os parabéns ao Sporting, com um jogador como Nani levou o Sporting para um patamar superior, João Mario e Willson também muito bons, falta um grande central. Do Jogo e do meu clube tenho a dizer que na primeira parte tivemos o azar da arbitragem, primeiro golo do sporting fora de jogo, penalty sobre Herrera e fora de jogo a adrian quando ficava na cara do golo. De resto equipe muito mal montada, nem é a rotatividade, Alex Sandro não jogou na selecção poderia ter jogado...ler comentário completo »
    LI
    Caminho certo
    2014-10-19 10h49m por LIONSEUL2011
    Gostei muito de ver este sporting, personalizado e confiante! O grande problema do Porto parece ser o treinador, casmurro e sem coerência. . . com 12 jogadores nas selecções (contra 17!!! do sporting), quem é que coloca em campo? os dois que mais sofreram com as viagens e minutos jogados(Quintero e Jackson), deve ser a tal rotação. . . . e aqui deixo um alerta, este treinador tem 3 anos de contrato!
    2pac
    2014-10-19 10h30m por vmmrato via mobile
    E so rir com estes comentarios ahah

    O porto ganha champions na boa kkk
    Ganha ao barca

    Q ignorante por amor de deus kkkk
    Já para não. .
    2014-10-19 07h54m por Ghost_rider via mobile
    Já nem falo do scp ter 7 portugueses em campo e Fcp nem um. . . do orçamento ridículo do porto nada realista com actualidade nacional. . e o orçamento realista do scp. . já para não falar da grande massa associativa do scp que esteve no dragao, já para não falar que o SCP teve os mm erros defensivos que o porto e já para n falar que o porto volta a ganhar um lance de golo proveniente de fora de jogo e mm assim o grande patrício faz uma defesa digna do melhorGR em Portugal e quiçá da Europa. Já...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    reportagem
    Falámos com antigos jogadores da 1ª Divisão
    É estreita e inegável, a relação entre o futebol e o 25 de abril. O desporto do povo, tão procurado hoje como nos dias em que a verdadeira liberdade era uma ...