placardpt
    FC Porto vence Marítimo

    FC Porto vence Marítimo, Rúben Neves faz história

    2014/08/15 21:44

    O FC Porto venceu o Marítimo por 2x0 no arranque do campeonato, num triunfo justo e com alguns pormenores de qualidade, sobretudo no primeiro tempo. Rúben Neves marcou o primeiro e abrilhantou ainda mais uma noite já de si histórica: o médio é o titular mais jovem de sempre a estrear-se a marcar pelos dragões.

    Naquele que foi o primeiro jogo oficial do FC Porto esta temporada, houve uma mescla nas escolhas de Julen Lopetegui, entre os recém-chegados e os que já na época passada rodavam no Dragão. Martins Indi, Óliver Torres, Rúben Neves e Yacine Brahimi foram as novidades entre os titulares azuis e brancos, com especial destaque para o jovem português que, com 17 anos, se tornou no mais jovem atleta a representar o FC Porto no campeonato. Como se o marco não chegasse, o médio marcou um golo, o primeiro da partida.

    Julen Lopetegui afirmou em conferência de imprensa que pretendia um FC Porto que desse esperança aos adeptos, que, no fundo, encantasse em campo com o futebol praticado. Os primeiros 15 minutos cumpriram esse desígnio na perfeição: qualidade e critério no passe, muito acerto e boa ligação entre os setores, faziam esquecer que este era o primeiro jogo a sério da época.

    ©Catarina Morais
    Foi precisamente nesse período de mais intensidade que o FC Porto chegou ao golo, na sequência de um pontapé de canto na esquerda. Rúben Neves surgiu sem marcação e aproveitou a sobra, rematando cruzado, de pé direito, colocando os dragões em vantagem. O menino fez dupla história esta noite.

    Apesar do domínio, os dragões foram baixando o ritmo sendo Brahimi o mais inconformado em campo. O FC Porto apostava na posse e na circulação de bola, guardava-a, impedindo qualquer construção maritimista, mas não criou muitos mais lances que pudessem ter dado golo.

    Do Marítimo pouco se via. Só à passagem da meia hora chegou à baliza contrária com perigo. Edgar Costa surgiu em velocidade pela esquerda e, apenas com Fabiano pela frente, optou por lateralizar para a entrada de Fransérgio. Alex Sandro, mais rápido, surgiu para o corte, de cabeça. Ficou a ideia de que se o avançado tivesse atacado a baliza, poderia ter feito golo.

    Segundo tempo pior

    Se na primeira parte houve momentos em que a qualidade fez esquecer que este era o arranque da temporada, no segundo tempo o rendimento do FC Porto desceu e, consecutivamente, os insulares começaram a crescer no jogo.

    A equipa de Leonel Pontes começou a pressionar mais alto, os dragões não conseguiam colocar a bola no chão – que Lopetegui tanto gosta – e sair em ataque corrido. O Marítimo ia dando conta do recado em termos defensivos mas não chegava à baliza defendida por Fabiano.

    Tirando dois lances de perigo, ambos protagonizados por Jackson Martínez, não houve oportunidades de golo dignas desse nome no segundo tempo, exceção feita ao tento que surgiu já na compensação, precisamente saído dos pés do colombiano, que fechou a contagem.

    Com o jogo controlado o FC Porto, provavelmente já a pensar no desafio com o Lille, na próxima quarta-feira, no play-off da Liga dos Campeões, baixou o ritmo e jogou com o cronómetro, guardando os três pontos e mantendo a tradição de vencer na estreia do campeonato: a última derrota dos dragões na primeira jornada da Liga foi em Alvalade, em 2001/02.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Fotografias

    FC Porto v Marítimo Primeira Liga J1 2014/2015
    FC Porto v Marítimo Primeira Liga J1 2014/2015

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    porto
    2014-08-17 10h47m por maravilha10
    Uma coisa a melhorar urgentemente é a linha defensiva, muito espaço nas costas dos centrais e visto que os laterais atacam muito torna-se perigoso e o maritimo podia ter feito um golo assim. De resto, herrera o ponto fraco do jogo, tem de haver uma definição de quem pega na bola para construir e isso andou muito alternado com o oliver sendo o oliver muito forte no ultimo passe, variaçao de flancos e desequilibrios. Outra coisa, quaresma dá um toque a menos e afina o remate e Lopetegui def...ler comentário completo »
    jamesnunez95
    2014-08-16 18h11m por Nonnenmacher
    Bom reforço para a equipa B do Porto.
    ULTIMA HORA!!!!!!!!!!!
    2014-08-16 18h08m por jamesnunez95
    Porto interessado em hugo campagnaro, central de 34 anos do inter!!!!
    EX
    Adidash
    2014-08-16 17h13m por Exterminador_Divinal
    também acho que ofensivamente o porto melhorou em relação à pré época. só vi foi algum individualismo em alguns lances
    fcp
    2014-08-16 15h38m por carlosfcpfan
    boa vitoria do fcp!
    Os melhores em campo
    2014-08-16 14h26m por MOF_Porto via mobile
    Melhor em campo para mim foi Oliver! Mesmo eu preferindo que jogasse o Tello no lugar dele passando o Brahimi para o meio. Mas Oliver fez tudo bem tenho que reconhecer. Com ele a equipa ganha circulação de bola, passe e variação de jogo excelentes. Falta-lhe no entanto objectividade, ou seja fazer jogadas para jogo e não apenas jogar bonito, não sei se me entendem. . Com Herrera e Brahimi no meio penso que o Porto ganha objectividade e golo. Depois de Oliver escolho Ruben Neves pelo impo...ler comentário completo »
    jogo banal e algumas mariquices.
    2014-08-16 09h11m por RajaCasablanca
    Não houve surpresa. . . alguns rasgos mas tudo um pouco fraquinho. Nem o maritimo agitou o jogo.

    A cena ridícula é o porto fazer aqueles pontapes de baliza colocando a bola lateralmente, saindo a jogar desde a sua área. Aquilo serve exactamente pra quê?

    O lille não fez muito melhor mas é equipa que nao sofre muitos golos portanto também está lançada a eliminatoria.

    O quaresma devia sair da equipa, só atrapalha, já não é jogador para o campeo...ler comentário completo »
    só quero dizer uma coisa. . . .
    2014-08-16 08h32m por JM_8
    Já estamos em primeiro . . . . . lol
    Porto-Maritimo
    2014-08-16 06h41m por DoLB1
    Uma boa Partida com um justo vencedor! O Porto foi superior ao Maritimo a maior parte do Jogo, com mais enfase na primeira parte em que praticou e teve as melhores oportunidades de golo.

    No entanto acho que o maritimo não jogou assim tao mal, aliás os golos do Porto nascem de Ressaltos, de resto pareceu uma equipa bastante organizada, faltando alguma clarificação no ultimo Terço do terreno. É claro que é o primeiro jogo e é cedo para se tirar conclusões mas o Maritimo parece...ler comentário completo »
    JU
    Ruben Neves
    2014-08-16 05h55m por justKids
    Boa noite. Apesar de ser benquista e toda a gente saber a rivalidade que o FCP tem com o Benfica, vim aqui dar os parabéns ao puto Rúben Neves. Apesar de ser de um rival desejo-lhe o maior sucesso e que se torne num grande craque, pois não é qualquer míudo que com 17 anos consegue jogar assim no Porto. Já agr parabéns ao treinador por não ter medo de apostar num miúdo de 17 anos( os Ultimos que me lembro foram o C. Ronaldo e Bruma?). De facto sou de favor da ideia de que se um jogador com ...ler comentário completo »
    TH
    Ruben Neves
    2014-08-16 05h42m por TheKargaa
    Boa aposta do Lopetegui, é bom para o futebol português.
    Fc Porto
    2014-08-16 02h18m por M-Filipe7 via mobile
    Para uma equipa com 3 titulares , 3 suplentes e 1 junior chegados ao plantel a dias tenho que dizer que fiquei bastante satisfeito com o rendimento da equipa , falta apenas ser mais rapida a chehada ao ataque . .
    Destaques : Ruben Neves , 17 anos , Wouah , jogador que nao sentiu a pressao de um jogo a serio , nao teve medo de deixar a sua posiçao para subir no campo , marcou 1 golo passes de qualidade , fechou junto da defesa quando foi necessario . . . Puto Maravilha . . .
    ler comentário completo »
    F. c. porto
    2014-08-16 01h14m por tripeiro12
    Bom jogo, melhor na primeira parte sem dúvida. Ainda é preciso afinar a máquina. . espero é que esta esteja pronta para os jogos com o Lille. . Já não me lembro de ver o Porto com tantas opções de qualidade, tanto no banco como no 11 titular. .
    Agora com a vinda do clasie ainda melhor. .
    Espero que voltemos a ser campeões, porque jogadores temos pra isso! falta saber é se como equipa vai funcionar ao longo da época. . FORÇA PORTO!!!
    BelieveInTheBIT W
    2014-08-16 00h37m por Nonnenmacher
    Ya, já não vinha cá desde a final do campeonato do Mundo, mas agora regresso para uma época que espero que seja de muitas alegrias :p
    RO
    . . .
    2014-08-16 00h31m por rodri_gol
    Júlio César em Lisboa

    Chegou com o Kiavash Joorabchian, o Giuliano Bertoluci e o Amer Ali Kohansal.
    DR
    Porto-Marítimo
    2014-08-16 00h26m por dragoN1893
    Gostei do jogo, que foi jogado a bom ritmo, a posse de bola tão aclamada por Lopetegui foi um facto no jogo a percentagem de posse de bola a nosso favor foi 'ridícula', a ideia da reposição de bola do 'redes' ser feita sempre de forma curta, agradou-me, mas tem que ser ainda muito trabalhada (não percebi os assobios dos adeptos, até o emplastro percebia que estas reposições de bola vão ser uma constante e faz parte da ideia de jogo que Lopetegui quer implementar). Gostei das trocas de bol...ler comentário completo »
    zyAmado
    2014-08-16 00h26m por RicardoJRPereira
    O quê?

    Viste o jogo?
    ZY
    Quaresma
    2014-08-16 00h17m por zyAmado
    Mostrou o porque de nunca ser uma aposta regular na seleção,
    A sua obçessao em mostrar serviço torna-o muito egoísta, (as vezes da ideia que pra ele , mostrar serviço plica marcar golo). mas nem tudo foi negativo , já ajuda mais defensivamente
    insignia da liga. . .
    2014-08-16 00h12m por Nidio_ss
    Alguem reparou que o jogo de hoje as equipas jogaram sem insignia da liga estampada nas camisolas(normalmente estao na parte superior da manga)? Alguem pode me dizer porque?
    ZY
    fomos justos vencedores
    2014-08-16 00h11m por zyAmado
    Mas tirando o golo de Jackson, os dois verdadeiros lances de perigo pertenceu ao marítimo

    Rubem neves uma boa exibição no que diz respeito a construção de jogo, já não posso dizer o mesmo na recuperação da bola, clntudo , é uma excelente oposta, mas pela forma como jogamos vamos estar muitas vezes expostos a contra ataque. dai o meu aprovamento á chegada de Classie.

    Quaresma, mostrou o pornunca
    AD
    Fabiano
    2014-08-16 00h04m por Adepto
    O Fabiano tem de ser mais trabalhado a nível de pés. ok que ainda estamos na 1 jornada, as coisas ainda nao saírem como desejado, mas muito lento a repor a bola, tem de ler mais o jogo, e o porto a jogar com um bloco alto, ele tem de sair mais da sua zona e saber ler mais as jogadas
    AD
    Labyada
    2014-08-16 00h01m por Adepto
    Casemiro que fez ??
    Labyada
    2014-08-15 23h50m por Nonnenmacher
    Hoje fiquei a saber que o Labyad existe no género feminino. Obrigado por essa partilha que encheu a minha noite de alegria.
    LA
    FCP1980
    2014-08-15 23h48m por Labyada
    Obrigado ! sou fanatico pelo Sporting mas aprecio ver os rivais a jogar, principalmente para ver reforços como brahimi, casemiro e tello. SL
    LA
    AHAH COPIA DE ALVALADE
    2014-08-15 23h40m por Labyada
    QUE BONITO !! Tudo o que ouvia do estadio do dragõe era de alvalade , desde canticos ate ao speaker !! só mostra o quanto respeito tem pelo SCP ! o speaker entao foi uma gargalhada, so nao tem é a mesma energia qu3e o de alvalade !
    jogos históricos
    U Sexta, 15 Agosto 2014 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Carlos Xistra
    2-0
    Rúben Neves 11'
    Jackson Martínez 90'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10