placardpt
      Helena Costa explica razões

      Helena Costa: «Nada foi súbito e inesperado»

      2014/06/24 16:49

      Helena Costa, treinadora que deixou o Clermont Foot, emitiu um comunicado a explicar as razões pelas quais abandonou o comando técnico dos gauleses, acusando-os de amadorismo, nomeadamente, entre outros factos, por ficar a par das contratações através da secretária do clube.

      «Venho por este meio comunicar que a minha saída do Clermont Foot se deve a um conjunto de acontecimentos que qualquer treinador não admitiria, uma vez que revelaram total falta de respeito, bem como total amadorismo. Considero inadmissível a uma estrutura do futebol profissional, que o/a treinador(a) tome conhecimento da contratação de jogadores novos pela secretária do clube, através de uma listagem de jogadores que realizariam os testes médicos no primeiro dia de atividades. Mais amador se torna quando o diretor desportivo não respondeu aos e-mails, ou enviou qualquer mensagem durante cinco dias da semana anterior ao início dos trabalhos, quando todos os dias foi por mim questionado através de e-mail. A informação que obtive pela secretária foi enviada 24 horas antes da informação enviada pelo diretor desportivo (o qual se encontrava de férias)», lê-se no comunicado da treinadora, que garante manter total confiança nas suas capacidades.

      «Nada foi por isso súbito e inesperado, decorreu sim de uma série de episódios ao longo do tempo. Continuo a sentir a mesma confiança no meu trabalho que sentia quando aceitei enfrentar a posição de treinadora do Clermont Foot. Sinto-me preparada! Reitero ainda que se sentisse medo, continuaria ainda como treinadora do Clermont Foot 63 neste momento».

      Comunicado de Helena Costa:

      «Venho por este meio comunicar que a minha saída do Clermont-Foot se deve a um conjunto de acontecimentos que qualquer treinador não admitiria, uma vez que revelaram total falta de respeito, bem como total amadorismo.

      Considero inadmissível a uma estrutura do futebol profissional, que o/a treinador(a) tome conhecimento da contratação de jogadores novos pela secretária do Clube , através de uma listagem de jogadores que realizariam os testes médicos no primeiro dia de actividades. Mais amador se torna, quando o Director Desportivo, não respondeu aos e-mails, ou enviou qualquer mensagem durante cinco dias da semana anterior ao inicio dos trabalhos, quando todos os dias foi por mim questionado através de e-mail. A informação que obtive pela secretária foi enviada 24 horas antes da informação enviada pelo Director Desportivo (o qual se encontrava de férias).

      Após tal facto, por e-mail, informei o Sr Director Desportivo que já teria tido conhecimento das referidas contratações, através da secretária do clube, tendo ainda reafirmado o meu desacordo perante algumas delas. Solicitei os dados em falta, tendo o mesmo respondido, entre outras coisas, por exemplo: "Tu me fatigues avec ton mails, (...) "je ne suis pas ton executant", (...) je ne suis pas a ta disposition". Sempre foi afirmado pelo Sr Presidente que todos os assuntos relativos à equipa seriam exclusivamente tratados com o Sr. Olivier Chavagnon, Director Desportivo.

      Considerei igualmente grave o facto de ter sido informada pela última vez acerca dos jogos amigáveis prováveis, ainda sujeitos a confirmação, no dia 5/06/2014 por e-mail. Uma vez que estavam sujeitos a confirmação, apesar de ter sido constantemente por mim questionado sobre os mesmos, o referido Director Desportivo nunca respondeu, inclusivamente até ao dia do início dos trabalhos (ontem, dia 23/06/2014).

      Era suposto existir um jogo amigável no dia 28/06/2014, pelo que como é compreensível a ausência destes factos interferiu directamente com a planificação do trabalho a realizar, o qual é da minha inteira responsabilidade e competência. Foi, por essa razão, comprometido.

      Para além de anular uma reunião com o staff técnico marcada para sábado, dia 21/06/2014, por falta de informações, no Domingo dia 22/06/2014 não estava igualmente no poder das necessárias informações, para planear (embora já tardiamente) toda a semana de trabalho e comunicá-la na reunião com o staff técnico que decorreu às 19h. Confirmo por isso que todo o trabalho foi comprometido, mesmo a apenas umas horas do começo da época desportiva, sendo que a imagem transmitida ao Staff técnico, não correspondeu ao profissionalismo a que sempre me pautei e pautarei.

      Perante tantos factos, solicitei ao Presidente, Sr Claude Michy, uma reunião no sábado dia 22/06/2014, no qual não só transmiti o que se passava, as informações que me faltavam, bem como a urgência das mesmas para planificar o trabalho. Revelei ao Sr Claude Michy, que após a forma como o Director desportivo, Sr. Olivier Chavagnon, revelou displicência e falta de profissionalismo, com interferência directa no meu trabalho, bem como teria tornado tudo numa má relação profissional devido à sua rude resposta, não pretendia trabalhar directamente com o mesmo, nem que houvesse envolvência deste no trabalho da equipa, uma vez que não havia confiança. Nesse momento revelei ao Sr Presidente, que poderia até abdicar do meu cargo, se pretendesse que o Director Desportivo continuasse ligado à equipa.

      Consciente de tudo o presidente afirmou que interviria no dia seguinte presencialmente, perante o Sr Olivier Chavagnon, antes da reuniao marcada para o dia seguinte, para as 19h, concordando que não só o trabalho não estaria a ser feito, como teria sido apenas enviada uma resposta rude. Por razões que desconheço, durante um dia e meio, o Sr Presidente teve o telemóvel desligado e não me comunicou absolutamente nada relativo à sua decisão, no que diz respeito ao papel futuro do Director Desportivo. Foram várias as tentativas de contacto telefónico, bem como as sms enviadas para que houvesse comunicação.

      Ontem, dia 23/06/2014 fui a primeira pessoa a chegar ao clube, às 6h45, na esperança de um diálogo com o Sr. Presidente. O mesmo não me contactou, não tendo comparecido ao pequeno almoço/apresentação que decorreu às 7.30h.
      Solicitei, por isso, a um funcionário do Clube um telefone alternativo para o contactar, tendo-lhe comunicado nessa altura o meu desagrado pela falta de comunicação aquando de uma situação grave, por não me ter sido comunicado a sua decisão relativamente ao papel do Director Desportivo, bem como pelo facto de no dia anterior ter sido posta em confronto directo junto de todo o staff, com o Director Desportivo, sem que me tivesse comunicado uma decisão.

      Não me apresentei aos jogadores, pelo que o presidente convocou uma reunião na qual para além de mim, esteve também presente o Sr Director Desportivo, um Administrador do Clube, e os meus empresários.

      Após algum debate, o Sr Director Desportivo reconheceu que errou na forma como falou, como não me informou de factos essenciais ao trabalho técnico e perante uma não definição do presidente referente ao seu papel, informei toda a gente que me queria demitir, decisão que não retrocedi desde então, mesmo que tenha havido mais diálogo.

      Sempre disse publicamente, ao longo deste projecto, que era treinadora , exigente comigo e com os que me rodeiam, que queria confiança e frontalidade, acima de quaisquer outras qualidades. Continuo a seguir os meus princípios, defendendo a minha posição e a classe dos treinadores, no que à competência e comprometimento do trabalho diz respeito.

      Apenas escrevi este comunicado após ter lido declarações do Sr Presidente (com quem sempre tive as melhores relações), declarações essas que não estão de acordo com o que os meus empresários, eu e supostamente o clube decidimos expôr na conferência de imprensa, para o bem do Clube e do Sr Presidente, que teve coragem de apostar em mim. Acedi a fazê-lo por reconhecimento da sua coragem e desafio que enfrentou, não esperando por isso ler o que li depois. Lamento o volte-face.

      Nada foi por isso súbito e inesperado, decorreu sim de uma série de episódios ao longo do tempo. Continuo a sentir a mesma confiança no meu trabalho que sentia quando aceitei enfrentar a posição de treinadora do Clermont Foot. Sinto-me preparada! Reitero ainda que se sentisse medo, continuaria ainda como treinadora do Clermont Foot 63 neste momento.

      Helena Costa»

      Comentários (17)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      o que eu acho estúpido. . .
      2014-06-25 10h49m por fitz
      . . . é a insistência dela com os e-mails assim e os e-mails assado. mas é assim que se tratam as coisas? por email???
      PO
      Lol
      2014-06-25 09h55m por porc0_corrupsson
      Alguem que diga a esta senhora que foi para um clube de divisões secundárias onde reina a falta de profissionalismo não está na 1ªliga francesa
      PO
      Helena Costa
      2014-06-24 20h08m por portistaferrenho2
      Isto é para verem que nem sempre os treinadores, são responsaveis pelo fraco desempenho das suas equipas, porque quando não existe estabilidade dentro do clube, o treinador fica com o trabalho condicionado.
      Boa atitude
      2014-06-24 19h59m por 200lbs
      Vendo pelo comunicado parece uma pessoa com excelentes princípios, com uma atitude de não desculpabilizar as tretas desses senhores (da tanga). . .

      É isso Helena, és um exemplo. Boa sorte!
      KA
      Helena Costa
      2014-06-24 19h30m por Karloz7
      Para seleccionadora de Portugal (equipa masculina) ;) !!
      É assim mesmo!
      2014-06-24 19h22m por scorpionlisb
      Parabéns pela postura que teve Helena!
      Deu-se ao respeito!
      -B
      Blaugrana__10
      2014-06-24 18h06m por -BenficaCampeaoNN
      Não me parece que neste caso a culpa seja da Helena, acho que está na cara que isto foi um golpe de Marketing do Clermont Foot e que prepararam a época a lixarem-se para ela e o valor que dão ao trabalho dela é de 0! Uma jogada de muito, muito baixo nível de quem como homem não vale nada e que se limitou a aproveitar de uma Mulher para nesse sentido tirar proveito para o clube pois colocou-o nas primeiras páginas de jornais em todo o Mundo. . . homem com um H bem pequeno.
      PO
      ou seja. . . .
      2014-06-24 18h00m por portistaferrenho2
      Ela demitiu-se porque o diretor desportivo, estava a preparar a epoca, (contratações e jogos), sem a consultar??????
      CO
      eznihilofcpbm
      2014-06-24 17h50m por corosiv
      já tens internet aí na idade média?
      Helena Costa
      2014-06-24 17h44m por zlatan_ibrahimovic via mobile
      isto são críticas profundas ao clube !
      eznihilofcpbm
      2014-06-24 17h10m por mariokeep
      És é machista lool , deves viver na Arábia Saudita praí ou então tens a mentalidade de lá , mano ;D
      10
      Andaram a denegri-la
      2014-06-24 17h10m por 100clube
      O seu trabalho fala por ela (e muitos, como o CELTIC fala mesmo) e não eram estes chauvinistas que iriam fazer dela PARVA.

      Aqui, no 00, houve MUITOS a mostrarem o que SÃO.

      Tanto, mas tanto, a provocaram que ela teria que emitir o comunicado. PARA MIM É POUCO! Agiria legalmente contra eles, nomeadamente o presidente, que fartou-se de a gozar pelas costas (o que deve ter levado a esta posição dela, que considero demasiado suave).

      Discordo de...ler comentário completo »
      NI
      Helena Costa
      2014-06-24 17h02m por nico_gaitan20 via mobile
      MUITO BEM HELENA. O diretor desportivo ficou com azia de ver uma mulher a mandar
      MA
      Clermont Foot vs. Helena Costa
      2014-06-24 17h02m por Mastermind
      Acho ridícula a atitude dos responsáveis deste clube da Ligue 2. . . Não sei se por machismo, ou mesmo falta de profissionalismo ou consideração, é absolutamente incorreto tratar assim seja quem for!
      Só vem acentuar mais o facto da contratação de Helena Costa como treinadora de futebol do clube ser uma jogada de marketing. . .

      Em todo o caso, realço a excelente atitude de Helena Costa em todo o processo (concordo com os informalismos do utilizador cmche)! Mais oportunidades hão de aparecer para mostrar todo o seu valor.
      SE
      . .
      2014-06-24 17h00m por SergioFcp19
      Legítimo
      CM
      Helena Costa
      2014-06-24 16h57m por cmche
      Com esta atitude revela ter um par de tomates que muitos homens não têm, pois não deixa que sejam outros a escolher os jogadores com quem vai trabalhar (topas Paulo Bento?)
      PI
      Clermont
      2014-06-24 16h55m por pion45
      Se essas são as razões para ter saído então acho que já se sabe quem vai ser o próximo treinador. . . afinal de contas ela foi contratada para ser treinadora da equipa e não pau mandado do director desportivo. .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga BETCLIC
      com video
      Comandante do Rio Ave falou do processo da equipa
      Luís Freire elogiou a forma como a sua equipa tentou jogar em Alvalade, frente ao Sporting, mas admitiu que ainda há aspetos a melhorar, usando a identidade leonina como exemplo.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      NE
      Nevoa_Purpura 26-09-2023, 01:35
      TheGlutaminator9 26-09-2023, 01:21
      NE
      Nevoa_Purpura 26-09-2023, 01:10
      Lazyfox 26-09-2023, 00:15
      grove_street 26-09-2023, 00:10
      filipecarvalho7 26-09-2023, 00:06
      Triper 26-09-2023, 00:02
      CA
      CarlaGloria 25-09-2023, 23:48
      RSoares66 25-09-2023, 23:44
      Triper 25-09-2023, 23:41
      RB88 25-09-2023, 23:39
      f1950 25-09-2023, 23:13
      Maxaqueen 25-09-2023, 23:11
      666_on_tour 25-09-2023, 23:11
      666_on_tour 25-09-2023, 23:09
      PO
      portonaotemdono 25-09-2023, 22:46