Segue o facebook do zerozero.pt. Notícias, Vídeos e Fotografias na sua rede social.

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PortugalPortugal
PolóniaPolónia
InglaterraInglaterra
CroáciaCroácia
EspanhaEspanha
Bósnia e HerzegovinaBósnia e Herzegovina
Benfica
Benfica x FC Porto DIRETO

Benfica x FC Porto: Rivais unidos pelos pontos num clássico com muita história

2014/01/12 01:55
Texto por Álvaro Gonçalves

Pela segunda temporada consecutiva, Benfica e FC Porto chegam à última jornada da primeira volta da Liga Zon Sagres igualados no primeiro lugar. No entanto, esta época contaram também com a companhia do Sporting, confirmando o equilíbrio e a disputa que se tem verificado ao longo da primeira metade do ano desportivo.

Este domingo, no Estádio da Luz, defrontam-se os clubes que no começo da temporada eram apontados como principais candidatos à conquista do título. Em igualdade pontual, nem Jorge Jesus, nem Paulo Fonseca quiseram afirmar que o clássico estava longe de ser decisivo, mas a verdade é que nas últimas temporadas os confrontos entre os dois rivais têm sido fundamentais na busca do campeão.

Nas últimas três épocas, mas especialmente nas últimas duas, os confrontos entre Benfica e FC Porto praticamente têm resolvido campeonatos. Em 2010/2011, os azuis e brancos, orientados por André Villas-Boas, confirmaram matematicamente a conquista do título no Estádio da Luz após vencerem por 2x1.

O Benfica chega motivado ao clássico após a goleada sobre o Gil Vicente ©Carlos Alberto Costa
Em 2011/2012, já sob o comando de Vítor Pereira, os dragões ganharam às águias por 3x2 e passaram para a frente do campeonato para nunca mais saírem de lá, recuperando em três jornadas consecutivas de uma desvantagem de cinco pontos.

Por fim, na temporada passada o campeonato foi praticamente resolvido não no Estádio da Luz, mas no Estádio do Dragão, onde o FC Porto, ainda comandado por Vítor Pereira, venceu por 2x1, graças a um golo de Kelvin aos 92 minutos após ter estado a perder por 0x1, e saltou para a frente da tabela classificativa para confirmar a conquista do tricampeonato na semana a seguir, em Paços de Ferreira.

Nestes três jogos em cima referidos, Jorge Jesus era o treinador do Benfica, sendo que a única vez que venceu o FC Porto para o campeonato foi na sua época de estreia na Luz, em 2009/2010, na qual os encarnados conquistaram o título. Nessa temporada, as águias venceram os dragões, treinados por Jesualdo Ferreira, por 1x0.

FC Porto melhor no total de jogos para a Liga, mas Benfica domina na Luz

Fazendo uma análise às 158 vezes que Benfica e FC Porto já se defrontaram para o campeonato, os azuis e brancos são quem somam o maior número de vitórias: 62 contra 53, tendo o empate permanecido no final dos 90 minutos por 43 vezes.

Contudo, se o filtro for apenas os jogos realizados em casa dos encarnados, tal como vai acontecer às 16 horas deste domingo, o Benfica tem os números a seu favor. Em 79 jogos, as águias venceram por 41 ocasiões, os dragões ganharam apenas 14 vezes, enquanto o empate foi o resultado verificado por 24 ocasiões.

A última vitória do Benfica no Estádio da Luz para o campeonato frente ao FC Porto foi em 2009/2010. Os da casa venceram por 1x0 e Javier Saviola, aos 23 minutos, foi o autor do único golo do jogo.

Kelvin foi decisivo na vitória do FC Porto sobre o Benfica no último confronto entre os rivais ©Catarina Morais
Por sua vez, mais recente é o último triunfo do FC Porto em casa do grande rival. Em 2011/2012, num jogo marcado pelo último golo dos azuis e brancos, apontado por Maicon em posição irregular, os forasteiros venceram por 2x3. Óscar Cardozo apontou os dois golos do Benfica, enquanto Hulk, James Rodríguez e Maicon marcaram os dos visitantes.

Por último, na época passada registou-se o último empate entre os dois rivais. Benfica e FC Porto empataram a dois golos, sendo que para os encarnados marcaram Nemanja Matic e Nico Gaitán e para os azuis e brancos foram Eliaquim Mangala e Jackson Martínez os marcadores de serviço.

José Águas é o máximo goleador em clássicos, Monteiro da Costa o melhor marcador dos dragões

José Águas, que em Portugal apenas fez carreira no Benfica, é ainda hoje o melhor marcador nos clássicos entre águias e dragões em jogos para o campeonato. O ex-avançado, falecido em 2000, marcou 17 golos em 22 jogos, tendo bisado por cinco vezes. Os primeiros tentos foram apontados a 8 de outubro de 1950, quando tinha 19 anos, num jogo que o FC Porto venceu por 5x2. O último, já com 31 anos, aconteceu a 1 de abril de 1962, num empate a uma bola.

Em segundo lugar na lista surge Eusébio, que faleceu há uma semana e por quem será cumprido um minuto de silêncio. O «pantera negra» ficou a um golo de igualar José Águas, tendo marcado 16 golos em 24 jogos entre os dois rivais. O primeiro golo foi marcado quando tinha 20 anos, a 18 de novembro de 1962, numa derrota do Benfica por 2x1. Já o último tento foi assinado a 10 de março de 1974, quando tinha 32 anos, em mais uma derrota por 2x1.

Ricardo Quaresma pode estrear-se contra o Benfica. Certo é que será suplente ©Catarina Morais
No terceiro lugar da lista surge mais um jogador que apenas vestiu a camisola do Benfica nos clássicos entre os grandes rivais do sul e norte de Portugal. Julinho, que curiosamente era natural da cidade do Porto, marcou 12 golos em 14 clássicos para o campeonato. Só no primeiro que disputou, a 7 de fevereiro de 1943, marcou cinco golos, na goleada de 12x2 ao FC Porto. O futebolista tinha 23 anos quando tal aconteceu e foi com 30 anos que apontou o último dos 12 tentos. A 2 de janeiro de 1950 apontou o golo do triunfo dos encarnados por 0x1.

No quarto posto surge Semilhas, ex-jogador do Benfica, com 11 golos em dez clássicos para o campeonato, e é na quinta posição que surge o primeiro goleador com a camisola do FC Porto. Trata-se de Monteiro da Costa, que apontou dez golos em 23 jogos e que partilha o quinto lugar com Espírito Santo, ex-futebolista do Benfica que marcou o mesmo número de tentos mas em 13 partidas e que ainda hoje é o jogador mais novo de sempre a marcar em jogos entre os dois rivais, algo que conseguiu com 17 anos.

Monteiro da Costa apontou os primeiros golos aos 22 anos, mais precisamente a 8 de agosto de 1950, bisando no triunfo por 5x2, no mesmo jogo em que José Águas se estreou a faturar. O último surgiu aos 29 anos, tendo apontado, de grande penalidade, o golo que deu a vitória ao FC Porto por 1x0, a 13 de outubro de 1957.

A título de curiosidade, Mário Jardel é o jogador estrangeiro com mais golos em clássicos para o campeonato (6), seguido de Slavko Kordnya (5) e Azumir Veríssimo (5). Todos eles pertenceram ao FC Porto, sendo que o estrangeiro que mais golos marcou nestes jogos com a camisola do Benfica foi Óscar Cardozo (4), que é um dos ausentes do clássico deste domingo devido a lesão.

Cardozo é o melhor marcador estrangeiro do Benfica em clássicos com o FC Porto ©Carlos Alberto Costa
Nené é o jogador com mais clássicos

No que diz respeito ao número de clássicos realizados, Nené, que vestiu a camisola do Benfica, é ainda hoje o jogador que mais vezes esteve em campo nestes encontros que param o país. No total, o ex-internacional português disputou 30 clássicos, tendo marcado sete golos.

No segundo lugar desta lista estão dois jogadores com 28 clássicos: Francisco Ferreira e Mário Coluna. O primeiro vestiu a camisola dos dois clubes e apontou dois golos, sendo que o segundo dedicou a carreira futebolística ao Benfica e nunca marcou qualquer golo contra o FC Porto.

No último lugar do pódio está Virgílio, ex-jogador do FC Porto, que participou em 27 clássicos e também nunca faturou.

Ainda no top 10 de futebolistas com mais presenças em clássicos entre Benfica e FC Porto estão João Pinto (FC Porto), com 26 jogos, Eusébio (Benfica), Barrigana (FC Porto), Humberto Coelho (Benfica), António Veloso (Benfica) e Vítor Baía (FC Porto), com 24.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FC PORTO
Fotografias
Benfica v FC Porto J15 Liga Zon Sagres 2013/14
Benfica v FC Porto J15 Liga Zon Sagres 2013/14
Comentários (24)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VF
Benfica
2014-01-12 13h50m por vfalc
A ver se não vai haver casos e que seja um bom jogo de futebol ah e que vença o Benfica pois
mrkwayne
2014-01-12 13h03m por Nonnenmacher
Aposto 100 euros em como o jornal O Jogo é mais credível do que os teus comentários a tentar difama-lo.
pf
2014-01-12 13h02m por Portista-Portugues via mobile
Alguem me pode dizer se o jogo passa na sport tv sff ?
convocados do slb
2014-01-12 12h26m por mihaly_siska
Lista de convocados:


Guarda- redes - Artur e Oblak;

Defesas - Jardel, Sílvio, Luisão, Garay, Maxi Pereira e Siqueira;

Médios - Djuricic, Matic, Fejsa, Enzo Pérez, Rúben Amorim, Gaitán e Sulejmani;

Avançados - Funes Mori, Rodrigo, Lima e Markovic
leao1994
2014-01-12 12h24m por LelloMarmello
Negocios do seculo tipo:

Derlei
Paulo Ferreira
Hilario
Bosingw a*

etc. . .

Os negócios só são bons quando os são para todas as partes, empresários, jogadores, clubes, presidentes, parasitas. . . etc. . .
PO
Bruma_Original
2014-01-12 11h53m por porc0_corrupsson
ou não percebes nada de ingles e nem ves as datas da noticia ou então andas ai muito brincalhão com o pessoal do zz
LE
A Bola
2014-01-12 11h32m por leao1994
Continua a fazer rir o pessoal, então alguem que perceba de futebol, seja realista e n fanática acredita que rodrigo ira po zenit por 35m!?

O rodrigo n vale nem 15 ou 20 m quanto mais 35 LOL, seriao o negócio do século!

O rodrigo actualmente n vale mais de 10 e mesmo assim. . . .


A desvalorização tem sido tremenda, o jogador n é o mesmo de outros tempos, n é titular aboluto no benfica e sai por estes valores astronómicos!?

Ou ...ler comentário completo »
GO
Não percebo
2014-01-12 11h09m por goncaspires
Porque é que quando se referem à vitória do Porto por 3-2 na Luz dizem que o golo do Maicon foi fora de jogo, mas quando se referem à itória por 1-0 do Benfica no 1ºano do Jesus já não dizem que o golo do Saviola foi fora de jogo. . .
PO
Benfica
2014-01-12 10h34m por porc0_corrupsson
o meu 11 para atacar os 3 pontos era:
Oblak
Andre Almeida
Luisão
Garay
Silvio
Matic
Enzo
Amo rim
Gaitan
Markovic
L ima
Prog
1-0
Lima
E espero que logo pelas 16h os nossos adeptos e do porto respeitem o minuto de silencio em honra do king e não façam vergonhas com o clube pequeno do outro lado a 2ªcircular.

E claro e que no fim não se fale em que os arbitros prejudicaram alguma equipa

Força Benfica
TR
Benfica
2014-01-12 10h31m por Tricker_FCP_back
Sem Cardozo não vão lá. . o Benfica se está sempre a perder com o Porto perderá sempre. . . que vergonha nacional.

Prognóstico:

Be nfica 0-7 FC Porto

Força Porto! Quero o onze habitual de sempre, o onze mais forte do campeonato.
MA
FORÇA FC PORTO
2014-01-12 10h23m por mangalafcp
11 inicial
helton
danilo
maicon
mangala
alex sandro
fernando
lucho
c. eduardo
varela
kelvin
nj. martinez

espero um jogo complicado como é óbvio , mas penso que o fc porto tem todas as condições para ser o grande vencedor !!!

aposto num 0 - 2 para o fc porto marca o jackson e o varela
NI
Matic
2014-01-12 10h02m por nico_gaitan20 via mobile
n percebo pq vocês o colocam no 11. N foi para estágio e n joga hoje, e mesmo q jogue jogará contrariado, por isso mais vale n jogar
VD
matic
2014-01-12 09h53m por vdef
recusou-se a ir para o estágio, está em duvida a sua presença hoje no clássico.
VI
2 jornais
2014-01-12 09h25m por vilas1976
se sao 2 jornais a publicar o mesmo . . . alguma coisa se passa !!!!
MR
ManiT
2014-01-12 09h19m por mrkwayne
por amor de deus, ojogo não e um jornal credivel. . . não se ve logo que e uma tentative de destabilizaçao?. . . vergonhoso, mas enfim
Bora BENFICA
2014-01-12 09h07m por puntzkapuntz
repetir este resultado:

http://www. zerozero. pt/jogo. php?id=5776

se não der, aposto num 2-1

Lima e Gaitán

e o árbitro que não roube

SLB!!!
VI
dérbi
2014-01-12 08h51m por vilas1976
gostava que perdessem os dois (lol) mas a nao ser possivel , que empatem
Matic
2014-01-12 07h56m por ManiT
Eu sou Portistas, mas no que raio o Matic está a pensar?

Na véspera de um jogo importantíssimo, recusa-se a jogar?

Claro que eu acho que era bom ele não jogar, era mais fácil para o Porto, mas esta atitude do Matic é de bradar aos céus.
Matic
2014-01-12 03h06m por Nonnenmacher
Estive a ver a capa do jornal O Jogo e A Bola e parece que a coisa está feia com o Matic, até escrevem que se recusa a jogar porque já tem acordo com o Chelsea, mas o LFV está a adiar o negócio. Não sei se são apenas notícias para destabilizar, o que é certo é que são logo 2 jornais a referir coisas idênticas.
RS
o meu prognostico e de 1-2
2014-01-12 02h41m por rsg4
penso que se paulo fonseca puser o melhor onze:helton, danilo, maicon, mangala, alex sandro, fernando, lucho, carlos eduardo, varela, kelvin e jackson o porto ira conseguir ganhar. . . veremos o que fara paulo fonseca mas espero bem que ja tenha percebido como a equipa funciona melhor, que jogue pra vitoria e nao mude so porque e o benfica(nisso gostava do vp, nao mudava a equipa consuante o adversario, tinha uma ideia de jogo e nao tremia nos jogos mais importantes), o porto tem de jogar pra ...ler comentário completo »
É "simples"
2014-01-12 02h05m por eduardextreme
Jogar com o último onze para o campeonato e dar tudo.
Fazendo isso é impossível perder.
SU
registo
2014-01-12 02h05m por SUPER-MAXI-PEREIRA14
Guarda o link desta notícia
Benfica-Porto
2014-01-12 01h58m por Nonnenmacher
Que seja um bom jogo, sem incidentes entre adeptos e que façam uma boa homenagem ao Eusébio. No fim que ganhe o Porto, se possível, se não um empate já é bom.

Coragem precisa-se, senhor Paulo Fonseca.
Está registado caro Maxi
2014-01-12 01h57m por Nonnenmacher
Aqui fica registado o que escreveste no Chat e me pediste para registar:

SUPER-MAXI-PE REIRA14: se o porto amanha ganhar, nunca mais venho ao ZZ.
jogos históricos
U Domingo, 12 Janeiro 2014 - 16:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Artur Soares Dias
2-0
Rodrigo Moreno 13'
Ezequiel Garay 53'
Tópicos Relacionados
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
A Roménia conseguiu este sábado um triunfo frente à Lituânia que lhe permite continuar até à última jornada na luta pela subida à Liga B da Liga ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
xithombo 18-11-2018, 05:43
SO
SoulPunisher 18-11-2018, 03:08
RI
Ricardo_Gomes 18-11-2018, 02:55
Vitaminas 18-11-2018, 02:02
ST
Staples 18-11-2018, 01:41
Pzero 18-11-2018, 01:39
CassaToupeiras 18-11-2018, 01:22
RM
rmsr 18-11-2018, 01:18
HA
Halibut 18-11-2018, 01:00
P0
P0P1 18-11-2018, 00:38
carlosfcpfan 18-11-2018, 00:37
DA
DA
dava 18-11-2018, 00:21
DA
dava 18-11-2018, 00:15
DA
dava 18-11-2018, 00:12
Portugues_Patriota 18-11-2018, 00:12