placardpt
      Real vs Barcelona

      Real vs Barcelona: Uma rivalidade sem par

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      A rivalidade entre estes dois clubes é bem mais que uma simples rivalidade futebolística, é uma rivalidade cultural que engradece o futebol espanhol e a própria Espanha

      De um lado está Madrid, cabeça do reino, imperial, centralista, situada no centro da Península; do outro lado Barcelona, capital da Catalunha, orgulhosa, rebelde, com uma história e identidade cultural impar, motor económico de Espanha.

      qDi Stefano e Figo serão os dois jogadores que mais contribuíram para rivalidade e ressentimento dos barcelonistas em relação aos madridistas
      A rivalidade entre os dois cresceu durante o século XX, naquele que foi o século mais sangrento da história espanhola. Um período de lutas e divisões que ainda hoje marcam a actualidade política de nuestros hermanos.

      Em Madrid, o clube assume orgulhosamente o epíteto de Real e a coroa no emblema, por outro lado o Barcelona nunca escondeu as suas raízes e simpatias republicanas, além de ser a principal bandeira do independentismo.

      O símbolo maior do nacionalismo catalão foi fundado por estrangeiros (mas não castelhanos!), enquanto por sua vez o Real Madrid teve como fundador e primeiro Presidente um catalão natural de Barcelona, em curiosa inversão de papéis.

      O Real teve um Presidente que lutou na Guerra Civil ao lado dos nacionalistas, e participou na conquista da cidade de Barcelona, enquanto os catalães tiveram um presidente republicano fuzilado pelos nacionalistas no mesmo conflito.

      Se o Real teve Puskas o Barça teve Kubala. Se Di Stéfano vestiu a camisola merengue, Diego Armando Maradona vestiu de azul grená. Di Stefano e Figo serão os dois jogadores que mais contribuíram para rivalidade e ressentimento dos barcelonistas em relação aos madridistas.

      O primeiro foi “desviado” para Madrid com uma mãozinha do poder franquista quando já tinha tudo acertado com os catalães; o segundo mudou de clube a troco de um colossal contrato em Madrid, deixando a afición barcelonista órfã do seu ídolo e em profundo estado de raiva.

      Talvez nenhum jogo tenha visto tantos e tão bons jogadores em campo: Cruijff, Zidane, Puskas, Figo, Lineker, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Raúl, Butragueño, Xavi, Laudrup, Stoichkov, Di Stéfano, Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo, preenchem uma lista de estrelas impar. Este é o custo da rivalidade entre merengues e culés. Cada um tem de ter sempre melhores jogadores que o outro. O resto do mundo agradece...

      Ver Slideshow
      Comentários (3)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Rivalidade vem de longe. . .
      2017-03-01 12h47m por TatianoRalph
      Aguardando mais historias.
      Imagem FIFA
      2011-12-03 23h39m por alexxixcouto
      Copiada do FIFA
      JP
      Muito mais que um jogo de futebol
      2011-10-26 01h34m por jpfp
      Um jogo de interesses políticos, culturais, sociais. . .

      Um fenómeno a estudar ao pormenor. . .
      Tópicos Relacionados
      OUTROS CADERNOS DO MESMO TEMA
      Real Madrid vs Barcelona
      Real Madrid vs Barcelona
      TEXTO TAMBÉM DISPONÍVEL EM...
      História