O FC Basel nasceu depois de Roland Geldner colocar um anúncio num jornal de Basileia a 12 de novembro de 1893. O objetivo do anúncio era encontrar um grupo de interessados em fundar um clube de futebol. O encontro estava marcado para às 8:15 da quarta-feira seguinte no Restaurante Schuhmachern-Zunft.
O encontro seria um sucesso e Geldner seria eleito o primeiro presidente daquele grupo de onze homens que esteve presente no histórico momento. A 15 de novembro de 1893 nascia o Fussball Club Basel, que desde a primeira hora teve o azul e vermelho como cores.
O primeiro jogo seria dias depois (26 de novembro), com duas equipas do clube a defrontarem-se. O primeiro jogo contra um adversário externo seria duas semanas mais tarde. O FCB bateu uma equipa da escola de ginástica local.
Um dos seus primeiros capitães, Hans Gamper, seria o fundador do FC Barcelona. Para a Catalunha levou o vermelho e azul das cores do clube de Basileia, assim como a sua sigla (FCB). Curiosamente, o primeiro passo para a fundação do Barça seria um anúncio em que Gamper procurava interessados em fundar um clube de futebol na Cidade Condal.
Primeiros anos
O Basel só competiu no campeonato suíço em 1897-98, passando a ser uma presença constante na prova, mesmo sem grande sucesso, vivendo à sombra das outras potências futebolísticas helvéticas.
O primeiro sucesso do clube azul-e-vermelho só chegaria em 1932-33, quando os rotblau venceram em Zurique o Grasshoppers por 4x3, numa das mais épicas finais da Taça Helvética.
Durante a década de 30 o FCB passou por uma despromoção, só voltando a regressar ao primeiro escalão na década de 40. Em 1941-42 encontra novamente o Grasshopper na final da Taça, que perde por 3x2. A segunda vitória na competição só chegaria em 1946-47.
Primeira era de sucesso
The club FC Basel was started by an advertisement which appeared on 12 November 1893 in the Basler national newspaper requesting that a football team be formed and that anyone who wished to join should meet up the following Wednesday at 8:15 in the restaurant Schuhmachern-Zunft. The advert had been placed by Roland Geldner, who was later elected as first President. Eleven men attended the meeting, these being: Emil Abderhalden, Max Born, Josef Ebinger, Max Geldner, Wilhelm Glaser, Jean Grieder, Ferdinand Isler, Wilhelm Oser, Lucien Schmoll, Richard Strub und John Tollmann. Therefore Fussball Club Basel was founded on 15 November 1893. The club colors from the first day on were red and blue.
FC Basel's first game was on 26 November 1893 against itself, an internal match between two ad hoc formed FCB teams against each other. Two weeks later FCB had their first official appearance, in a game against a team formed by students from the high school gymnastic club. FCB won 2–0. In the early days, the clubs team played only friendly matches, for example the local derby against BSC Old Boys (founded as FC Old Boys Basel in 1894) and also against Grasshopper Club Zurich (founded in 1886). One of the early club captains was Hans Gamper, who later founded FC Barcelona in Spain.
Basel did not compete in the first (unofficial) Swiss football championship which was held 1897–1898. However, they did contest in the second Serie A championship which was organized by the Swiss Football Association. The series A was divided into three regional groups, East, Central (with FCB) and West. The winner of each group qualified for the finals. Basel did not qualify for the finals and did not compete in the championship the following year, but have not failed since then. FC Basel did not have much of an early footballing success; it took them 40 years to win their first trophy.A Taça voltaria a ser conquistada pelo FCB em 1946-47.
O primeiro título de campeão chegaria em 1952-53. O goleador Josef Hügi era estrela principal da equipa orientada por René Bader.
Seria preciso esperar mais dez anos para se assistir a mais uma conquista do clube, a Taça, novamente ganha na final ao rival Grasshoppers.
Contudo a era do Basel estava quase a chegar. Em 1966-67, a equipa liderada por Helmut Benthaus, que contava com René Hasler, Ottmar Hitzfeld e Karl Odermatt chegaria a uma história dobradinha que era o pontapé de saída para uma nova era na história do clube.
Contudo, essa época de sucesso chegaria ao fim depois da saída de cena de Benthaus em 1982. Nas épocas seguintes o clube paulatinamente perdeu competitividade, acabando por cair ao segundo escalão em 1988.
Regresso e hegemonia
O retorno ao primeiro escalão chegaria em 1994. Em 2001 era inaugurado o St. Jakob Park, construído em cima do velhinho estádio que fora palco do mundial de 1954.
A época de 2001-02 tornou-se histórica, com o clube a conquistar a segunda dobradinha do seu palmarés. Na época seguinte os rotblau tornaram-se o primeiro clube suíço a chegar à fase de grupos da Champions.
Após décadas atrás dos rivais de Zurique como o Grasshoppers e Zurich, ou de Genebra como o Servette ou ainda como o Young Boys, o Basel tornou-se no novo século a principal potência helvética, chamando a si uma hegemonia sem par na história do futebol local.
Esse domínio ficou bem patente através dos oito títulos de campeão helvético conquistados entre 2009 e 2017 - ao qual juntou três taças da Suíça - e foi apenas interrompido com o resurgimento em cena do Young Boys, que chegou de rompante a essa luta e sagrou-se campeão todas as épocas entre 2017 e 2021.
A reação do Basel à perda da hegemonia não foi particularmente má, uma vez que a equipa se manteve competitiva e continuou sempre no pódio, terminando quatro vezes como vice e uma vez em terceiro. Também conseguiu conquistar uma Taça (2019), chegar aos quartos de final da Liga Europa (2020), mantendo-se como a mais competitiva das equipas suíças nas competições europeias.
A quebra só chegou em 2022/23. Foi curiosamente a época em que igualou o recorde europeu de clubes helvéticos com uma meia-final na segunda ediçao da Conference League, mas a nível doméstico a formação de Basileia terminou em quinto - pior só recuando a 1997/98 - e mesmo na temporada seguinte, sem competições europeias, conseguiu dar a volta a essas dificuldades.