placardpt
          Campo Pelado
          Pedro Jorge da Cunha
          2023/05/24
          «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

          * Chefe de Redação

          Andamos a brincar com o fogo. Multiplicam-se movimentos que fazem da xenofobia a principal bandeira. Bolsominions saídos do esgoto para o governo, trumpettes a agitarem bandeiras da América esclavagista, 400 mil portugueses a votarem no mais populista e demagogo dos partidos, e achamos ser tudo aceitável num mundo que se quer democrático e recetivo à diferença. 

          Os energúmenos sentem-se, finalmente, representados politicamente. Os criminosos saem da escuridão e vestem fato e gravata, dispostos a acolher ideologias de ódio, supremacistas caucasianos, verdadeiros estupores. São eles os percussores deste fogo que corta sociedades a meio, separa famílias, levanta pedras e dá voz a quem deveria ser socialmente silenciado. 

          A Vinifobia que se vive em Espanha mais não é do que a consequência primária de tudo a que acima me refiro. Esta gente que insulta, que ataca, que pretende diminuir, fá-lo porque já se sente representada nos círculos de decisão política, amparada nesse circuito de MAGA'S e outros que tais. 

          Vinícius JR. é um rapaz feliz em campo, por vezes um artista provocador, e está a ser vítima destes dias perigosos. Brasileiro, negro, bem sucedido, um alvo fácil para esta quadrilha do insulto racista. A diferença, finalmente, é que o avançado do Real Madrid foi capaz de identificar os agressores verbais. E esse ódio teve finalmente cara, olhar, expressão. 

          Um nojo. Em forma de gente. 

          Sempre houve imbecis nos campos de futebol. Ingenuamente, ao longo de duas décadas e pouco a jogá-lo nos escalões inferiores da AF Porto, aceitei e normalizei o ataque de colegas e adversários apenas pela cor da pele. O 'preto' era o grito mais berrado pela estupidez da bancada. Insuportável, a esta distância de maior maturidade e outro conhecimento.

          Ninguém reagia, ninguém mandava calar os anormais. O resultado está aí e é muito feio. Pobre mundo. 

          Como combater este suplício?

          Antes de mais, punir e prender a escumalha; depois, exercer o direito de voto com rigor, fazer orelhas moucas aos falsos profetas do moralismo disfarçado de demónios e fantasmas - de preferência, ilegalizar no Tribunal Constitucional quem deve ser ilegalizado; finalmente, educar, educar, educar, ensinar que todo o ser humano é feito de coração e cabeça, independentemente do credo e da cor da pele. 

          O racismo não é normal, não é aceitável, não é tolerável. Que o caso-Vinícius Jr. abra os olhos a quem tem de abrir. 

          Pelos nossos filhos. 



          Comentários (14)
          Gostaria de comentar? Basta registar-se!
          motivo:
          MiguelRodrigues SCP
          2023-05-30 13h37m por redlegion
          É um bom exemplo da banalização do mal dos dias atuais. Vivemos numa era em que alguns confundem ser frontal com ser uma besta e as pessoas perderam a vergonha.
          Racismo. . .
          2023-05-29 23h24m por Asdrubal_Felisberto
          Lembro-me de no antigo estádio da Luz se praticar racismo seletivo, idolatrar o nosso Neno e fazerem o som dos macacos quando o guarda redes dos outros era da etnia do Neno, lembro-me do Renato ser presenteado com uma banana, pegou nela e comeu-a ao mesmo tempo que se ria, autentico Boss, sem choramingar. . . no futebol todos os intervenientes são chamados de tudo, o Calado bem se lembra, os árbitros nem se fala, algumas pessoas vão ao futebol só para extravasar o fel, muitos de fato e...ler comentário completo »
          Curioso
          2023-05-29 20h34m por fervedor
          afinal aqui fala-se de política. Melhor, do bem e do mal.

          Melhor ainda, de energúmenos e iluminados, que atacam os primeiros regurgitando o ódio que tanto nojo lhes causa, travestido de virtude.

          Ao menos recicla, mas faça um favor à causa e fique-se pelo comentário futebolístico mais consentâneo com a sua craveira mental.
          Se dúvidas existissem
          2023-05-29 12h54m por MiguelRodriguesSCP
          Pronto e com este artigo ficamos a descobrir que o zerozero é um antro de nazi-fascistas. Obrigado Pedro 👏🏻
          WA
          Nojo em forma de crónica
          2023-05-29 01h11m por Wader
          Sou um apoiante da liberdade de expressão e jamais permitirei que pessoas como você queiram praticar censura invertida, uma censura politicamente correcta, uma alternativa ao lápis azul, um lápis vermelho mais auto-legitimado, cheio de autoridade moral auto-atribuída.

          Tenho um estilo alternativo e toda a vida tenho lidado com desrespeito, muito mais do que esse senhor que joga futebol e que faz parte de uma classe protegida com direito a protecção publica por chefes de redac...ler comentário completo »
          TI
          Que nojo de crónica
          2023-05-25 21h47m por Tikiman
          Tão baixo é usar um caso de racismo no desporto para atacar facções políticas.
          Como se o racismo fosse exclusivo da direita, ou da extrema. Do bolsonaro, do trump ou do chega.

          Não é honesto querer combater o fenómeno, catalogando e pondo em caixas quem o exerce.
          Só mesmo quem tem uma agenda ou está a soldo de manipuladores de marionetas pode escrever tal prosa.

          Não é virando-nos uns contra os outros que se acaba com o racismo - aliás ainda o fo...ler comentário completo »
          Kurika e Boblawblob
          2023-05-24 23h18m por Besteirense
          Ao primeiro, podes ver a questão de outro ponto de vista: se, nos dias que correm, ainda existe racismo, se calhar é porque não há solução para acabar com ele. Aqui depende se preferes ver o copo meio cheio (já se evoluiu muito desde a Idade Média) ou meio vazio (não se conseguiu evoluir tanto como se gostaria). Além disso, eu não referi que todos deveriam pensar da mesma forma que eu. O gasto argumento do "se todos pensassem como [eu]" é falacioso porque pegaste só no ponto que te conve...ler comentário completo »
          Besteirense
          2023-05-24 21h26m por Boblawblob
          Niilismo portanto.
          besteirense
          2023-05-24 19h41m por Kurika
          Pois, é exatamente isso que muita gente - sobretudo pessoas ligadas à extrema-direita - querem que aconteça: que ninguém se chateie com nada e deixem passar tudo.
          É o terreno perfeito para o surgimento de ditaduras. Ninguém se chateia até ser tarde de mais.

          Se toda a gente pensasse como tu, ainda tínhamos escravatura, servidão, zero direitos para trabalhadores, etc. . . Ou seja, ainda vivíamos na Idade Média.
          (E sim também acho que o autor exagera um bocado, mas que é um tema preocupante, é)
          Weltanschauung
          2023-05-24 16h23m por Besteirense
          Um dos significados da vida, que é feita de escolhas, é alcançar um estado em que nada chateia, nada preocupa. Vinicius, que escolheu ofender-se e dar valor a insultos, acabou irritado com o episódio (dentro e fora do campo); o autor desta crónica, que escolheu dar mediatismo a um caso de racismo em vez de escrever outra qualquer coisa sobre futebol, a julgar pelo "tom" das suas palavras, também se irritou com caso; eu, que escolhi vir comentar esse artigo, nem por isso.

          ler comentário completo »
          Zoot
          2023-05-24 16h00m por Boblawblob
          Porque nao existe civilidade. Porque somos egocêntricos. Porque pimenta no ** dos outros é refresco. Porque não existe um conceito de nação. Porque os fins justificam os meios. Mas mais flagrante é porque não há consequências para os "nossos" actos. Somos o país do "laisser faire, laisser passer. O país da impunidade.
          ZootAllures
          2023-05-24 15h42m por cmtcosta
          Alhos e bugalhos.
          ZootAllures
          2023-05-24 15h03m por Elle
          Que credibilidade tem a esquerda ou direita em Portugal e no mundo? Nenhuma. Pessoas que falam de política como se de futebol se tratasse também não tem muita.
          Tudo muito lindo
          2023-05-24 14h56m por ZootAllures
          Mas:

          e falando de Portugal, quando tem como diz 400 mil portugueses cheganos, já se perguntou qual o o motivo? Talvez pelo facto de há 40 anos serem sempre os mesmos a governar, e os mesmos a corromper a sociedade?

          Que credibilidade tem um Medina para ser ministro? Até mesmo um António Costa a primeiro ministro? Que credibilidade tem um deputado da oposição de nome Sérgio Azevedo? Qual a credibilidade de um João Galamba?

          O presidente da Republica m...ler comentário completo »
          OPINIÕES DO MESMO AUTOR
          * Chefe de Redação O café estava barulhento, a fumegar cafeína de cimbalinos e galões. O empregado, de imaculada camisa branca, fazia as vezes de ...
          06-06-2023 13:41E4
          * Chefe de Redação As imagens da Casa do Benfica em Paredes impressionam. Milhares de fiéis benfiquistas, longe do Estádio da Luz e de uma cidade que pouco ou nada lhes dirá, a partilharem a ...
          29-05-2023 19:06E14
          * Chefe de Redação Eram quase seis da tarde no Rio de Janeiro. Toca o telemóvel, surge o nome no visor. Bebeto «Pedro, li a sua mensagem para conversarmos. Vem ...
          12-05-2023 12:46E1
          Opinião
          Campo Pelado
          Pedro Jorge da Cunha
          Oitava Arte
          Álvaro Costa
          O sítio dos Gverreiros
          António Costa
          Vénia ao 3º Anel
          Filipe Inglês
          A preto e branco
          Luís Cirilo Carvalho
          Campo Pelado
          Pedro Jorge da Cunha