placardpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2022/10/23
      E0
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      O SC Braga registou, na última semana, duas vitórias consecutivas, em competições diferentes. Já antes, na Bélgica, uma boa primeira parte parecia reencaminhar a equipa para a luta pelo maior objetivo de terminar em primeiro lugar a fase de grupos da Liga Europa, graças a uma performance distinta de Vitinha, mas um segundo tempo sonolento e desastroso permitiu a recuperação belga para um empate que nada fazia prever ao intervalo. Às vezes, colocar a bola redonda parece que estorva um pouco e isso notou-se.

      Em Felgueiras, para a Taça de Portugal, houve uma receção a preceito das suas gentes ao ilustre visitante, sob o comando de um inspirado speaker que mostrou que o futebol também pode ter essa face bonita de bem receber, sem retirar a rivalidade do relvado. Parabéns aos felgueirenses pela postura demonstrada, num jogo que terminou com o triunfo bracarense, que foi tão suado como desejado, por forma a elevar os índices de confiança dos jogadores. 

      O sorteio da Taça de Portugal, realizado durante a semana passada, ditou por capricho a realização de três jogos entre equipas minhotas. Assim, haverá, na próxima eliminatória, um SC Braga vs Moreirense, um Vitória SC vs Vizela FC e um Famalicão vs Dumiense. A equipa de Dume tem feito um percurso limpo na Taça e o próximo embate na prova rainha será de desfrutar, sem perder a ambição de tentar uma surpresa com amor de perdição. Quando aos brácaros, a visita do Moreirense permite ambicionar seguir em frente, apesar da campanha de excelência dos cónegos na segunda liga.

      O regresso à liga portuguesa aconteceu no Estoril, onde os ares costumam ser favoráveis aos arsenalistas. A vitória mostrou que a tradição, por vezes, ainda se mantém. Al Musrati deu vantagem no marcador e o resultado ficaria definido por Vitinha, num golo que é um hino ao futebol. Depois daquele momento de inspiração ouviram-se vozes, muitas vozes, provenientes de diversos quadrantes, a clamar pelo Gverreiro de Cavez na seleção, para o Mundial do Catar, que está cada vez mais próximo. Só não sei se o selecionador também estava incluído nessas vozes, mas em breve essa dúvida irá desaparecer, quando sair a convocatória definitiva, onde Ricardo Horta deverá estar, com toda a justiça.

      A vitória obtida contra os canarinhos encheu um pouco mais o balão da confiança da equipa, que parece apresentar sinais de retoma, neste ciclo de cinco jogos consecutivos fora da Pedreira. Este conjunto de encontros forasteiros, terá continuidade em Berlim, onde se espera que as bolas não sejam indigestas para os representantes lusos, e terminará em Barcelos, onde uma verdadeira legião deverá marcar presença no próximo domingo, para mostrar à equipa que esta nunca caminhará sozinha.

      Esta série de jogos longe da Pedreira tem corrido de feição, se retirarmos o segundo tempo na Bélgica, pelo que espero que em terras alemãs, na próxima quinta-feira, se possa ver um SC Braga próximo do seu melhor, para mostrar que os diversos percursos de sucesso europeu não têm acontecido por acaso. Contudo, na minha opinião, o foco maior deve estar a nível interno, pois o atual segundo lugar, partilhado com os dragões, permite que a equipa continue a sonhar em atingir o pódio no final da época. Os sinais dados recentemente são animadores e o percurso de excelência que a equipa viveu, até à fase negativa, dão confiança numa equipa de Gverreiros capazes de orgulhar o Minho com as suas conquistas.

      Que a bola continue a rolar, redondinha e sempre pronta a entrar nas balizas dos adversários, de modo a que os braguistas possam sorrir mais vezes do que aconteceu em tempos recentes.



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      O SC Braga não compete este fim de semana, porque o seu adversário, Sporting, jogou a final da Taça Liga em Leiria, que perdeu para o FC Porto. Os portistas, que nunca tinham ...
      29-01-2023 19:14
      A liga portuguesa, por vezes, percorre caminhos perigosos que podem conduzir ao abismo. Depois, é só dar um passo em frente. Este fim de semana voltou a ser paradigmático deste ...
      22-01-2023 11:37E9
      O SC Braga reentrou na “nova época”, pós-Mundial do Catar, de forma convincente. Os Gverreiros do Minho perderam para a Taça da Liga, em Alvalade, por números ...
      14-01-2023 14:38
      Opinião
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês