placardpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2022/09/18
      E0
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      O SC Braga brindou os seus adeptos com mais uma grande noite internacional, demonstrando que na atualidade possui um nível europeu que orgulha a Legião do Minho.

      Depois de se ter estreado na fase de grupos da Liga Europa com uma inédita vitória na Suécia, os arsenalistas receberam um visitante proveniente da Alemanha, de onde surgem sempre adversários complicados.

      A Pedreira engalanou-se, com as bancadas a receberem muitos adeptos, em resposta ao apelo de Artur Jorge e ao desempenho da equipa na atual temporada, para receber o Union de Berlim, que no momento do jogo liderava a liga alemã, o que atestava bem o elevado grau de dificuldade do encontro. A liderança da Bundesliga elevava o representante alemão para um estatuto inesperado e tornava ainda maior a tarefa dos bracarenses de tentarem vencer o jogo.

      O SC Braga fez uma primeira parte abaixo do que esperavam os seus adeptos e a equipa soube sofrer, falhando uma grande oportunidade mesmo antes do intervalo, o que não se recomenda em jogos de elevado grau de dificuldade, como este era claramente. A segunda parte foi diferente, para melhor do ponto de vista brácaro, e essa melhoria tornou-se mais notória depois de André Horta ter sido lançado no encontro, ele que descansou parcialmente, depois de ter ficado na condição de suplente pela primeira vez esta época.

      O encontro caminhava para o seu fim quando, já dentro do último quarto de hora, o único golo apareceu, com interferência direta dos suplentes utilizados Iuri e André Horta na sua construção, para uma finalização de Vitinha, que levou à loucura as bancadas onde os adeptos também tiveram mais uma prestação meritória no apoio à sua equipa. Estava definido o resultado e garantida a liderança do grupo, a par de um surpreendente Union St. Gilloise (Bélgica). Este triunfo assentou na competência defensiva da equipa, aliada à capacidade de sofrimento e à eficácia de ter concretizada uma das escassas oportunidades de golo do jogo, onde a geometria futebolística de Al Musrati marcou presença e Paulo Oliveira foi uma agradável surpresa.

      Depois de concluída a segunda jornada, o SC Braga é a única equipa sem sofrer golos na atual edição da Liga Europa, o que avalia positivamente a sua evolução a nível defensivo, contrariando os receios de muitos braguistas no início oficial da temporada. Obviamente que existe muita coisa para melhorar, mas os sinais europeus são interessantes, com o objetivo de ficar em primeiro lugar a estar bem vivo, tornando, por isso, importante a dupla jornada que se segue, frente aos belgas.

      O Capitão Ricardo Horta fez anos no dia quinze, recebendo duas prendas agradáveis, sendo uma o triunfo obtido pela equipa e a outra a convocatória de Fernando Santos, que mantém, com justiça, a confiança no jogador, contrariando as inúmeras teorias surgidas ao longo dos últimos tempos, em que várias pessoas ultrapassaram os limites do razoável no que escreviam ou diziam.

      Hoje há novo jogo na Pedreira, com a visita do Vizela a sublinhar o regresso à liga portuguesa. Esta partida ganha uma importância acrescida depois de alguns resultados já registados na atual jornada. Espero que os adeptos marquem presença em força e qualidade, ajudando a equipa a consolidar a sua posição na tabela classificativa, antes da paragem para o tempo das seleções, onde vários atletas arsenalistas vão representar as equipas nacionais, numa demonstração da qualidade do plantel bracarense, que Artur Jorge tem trabalhado com competência, preparando um caminho que se antevê longo e exigente.



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      O SC Braga retomou as competições oficiais no Dragão, onde um FC Porto ferido esperava a retoma dos trilhos da vitória e os arsenalistas queriam dar continuidade à ...
      02-10-2022 10:17
      O futebol de competição de clubes deu lugar aos jogos das seleções. Alguns países agendaram encontros particulares, ao passo que outros tinham jogos inseridos nas ...
      25-09-2022 11:28E1
      A atual temporada tem tido um início, em Braga, de acordo com as melhores expetativas, mas também acima das que a maioria, porventura, detinha. Esta ideia teve confirmação ...
      11-09-2022 10:02E1
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho