placardpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2022/08/06
      E0
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      O organismo que tutela o futebol profissional português pretende implementar, na época que se está a iniciar, medidas que sejam o começo de mudanças tidas como prementes. Os árbitros, em reunião de trabalho que incluiu também treinadores e jogadores, receberam indicações para diminuir a “batota” durante o jogo, inúmeras vezes observada sob forma de simulação de lesões, assistências injustificadas aos guarda-redes, reposições de bola muito demoradas que aparentam que o jogo já terminou, agressões ou faltas que comprovadamente não existiram, que em conjunto contribuem para um baixo registo do tempo útil de jogo em Portugal, que por vezes roça o ridículo.

      Na falta de mudanças profundas que tornem o futebol num espetáculo mais atrativo, porque quem comanda mundialmente a modalidade é avesso a grandes alterações, as ideias acima referidas parecem positivas, no sentido de melhorar o jogo dentro das quatro linhas, porque fora delas também há muito a fazer, mas isso fica para outra altura.

      Os árbitros portugueses têm pela frente, em cada jogo, um conjunto de “inimigos” que trabalham ao longo da semana as melhores formas de os enganar e prejudicar os seus trabalhos.  É preciso mudar as mentalidades lusas, de modo que os jogadores e treinadores, cuja postura nos jogos em relação à arbitragem pode dar um contributo importante, percebam que o futebol que lhes dá sustento carece de melhorias efetivas. 

      O futebol é um jogo coletivo e precisa, com urgência, de reforçar essa característica, aumentando os índices de honestidade na postura dos jogadores em campo, em vez de tentar enganar os árbitros cuja missão é, desde logo, bastante complicada.

      As indicações dadas aos árbitros, que foram tornadas públicas, devem agora ser consequentes na prática, numa altura em que a liga portuguesa dá os seus primeiros passos nesta nova temporada. Ficarei atento e tentarei fazer alguma monitorização sobre a operacionalização dessas medidas anunciadas.

      O SC Braga começa a sua participação na liga portuguesa na Pedreira, onde recebe este domingo o Sporting. Aliás, o calendário inicial bracarense não foi nada afortunado no sorteio se atendermos à indefinição provocada pelo facto de o mercado continuar aberto até ao fim deste querido mês de agosto, que para os diversos treinadores se transforma em vários momentos de receios de perder algumas peças importantes, o que lhes proporciona algumas noites mal dormidas e outras com alguns pesadelos.

      As coisas estão definidas assim e os arsenalistas medirão forças contra um leão que surge em Braga órfão do seu guarda-redes que, no passado, foi inúmeras vezes um abono de família garantido pelas suas elevadas prestações. Mas quando o jogo se iniciar ninguém quererá saber de eventuais ausências e o pensamento dos jogadores apenas se direciona para a forma de tentar chegar ao sucesso em campo, algo que deverá ser presenciado por vários milhares de adeptos afetos às duas equipas, com natural predomínio para os da casa. 

      O jogo frente ao Sporting promove alguns regressos a Braga, na maioria indesejados, e inicia a era de Artur Jorge que sabe bem que a fasquia está elevada e o desafio que tem pela frente vai requerer muito trabalho, dedicação e competência, porque a sua paixão de braguista é indubitável. Os Gverreiros do Minho fizeram uma pré-época bastante positiva, com a obtenção de seis vitórias em sete jogos realizados, mas isso de nada vale para a competição. Assim, pede-se que a equipa seja capaz de dar sequência às boas indicações dadas no passado recente, mas agora com os jogos a valerem pontos, que construirão, passo a passo, um caminho que se deseja em Braga como sendo de sucesso. 

      Boa sorte, SC Braga.



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      Os trabalhos de preparação da nova época desportiva do SC Braga decorrem em passo acelerado, rumo a uma boa estreia oficial e a uma entrada positiva na ...
      24-07-2022 14:29
      O tempo do futebol em Portugal é de pré-época. Os clubes trabalham arduamente, debaixo de temperaturas muito altas, de modo a conseguirem a melhor preparação ...
      10-07-2022 16:34
      O futebol português caminha alegremente rumo ao abismo, sem que as autoridades competentes se importem com isso. Parece mais fácil assobiar para o lado e fazer de conta que tudo ...
      26-06-2022 09:23
      Opinião
      19:45
      Duarte Monteiro
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa