placardpt
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      2022/07/27
      «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

      * Chefe de Redação 

      As letrinhas correm, de baixo para cima, o single da banda sonora puxa a lágrima, ficamos agarrados à cadeira. No escurinho do cinema, diria a boa doideira da Rita Lee.

      The End, sim, mas triste. Um final infeliz.

      Falemos de justiça, ou da falta dela. Pizzi não merecia sair assim, equipado com uma nota de rodapé e uma sensação de desinteresse oficial por parte do Benfica - e respetivos dirigentes e treinador.

      Pizzi foi fundamental no Benfica de Rui Vitória e de Bruno Lage, provavelmente o mais influente e decisivo no processo ofensivo. Não é uma exclamação hiperbólica e os números estão aqui para sustentar a opinião: 252 jogos, 80 golos, 69 assistências entre 2016 e 2021 – 360 jogos, 94 golos no total.

      O rapaz de Bragança roubou a cena, assaltou o palco, foi protagonista. Go ahead punk, make my day, Dirty Harry de pistola prateada em punho, a acertar no alvo e a soprar o fumo. Só mais um dia no escritório.

      Foi assim, tantas e tantas vezes para Pizzi. Não me lembro de um médio tão frio a finalizar, a passar a bola com classe à baliza contrária, a combinar de olhos fechados, por telepatia, com outros grandes, Jonas, Félix, até Seferovic.

      O dedo acusador grita «culpado!». Culpado de quê? De se ter levantado contra a vulgaridade de mais uma exibição no Dragão? Só quem não sabe o que é um balneário, 25 homens carregados por batimentos acelerados, pode achar desadequada essa tomada de posição.

      Pizzi, o hemisfério pensador de um Benfica tantas e tantas vezes descerebrado, o falso extremo que podia ser 10 e 8, regista e fantasista, o imaginador de passes perfeitos em florestas de pernas encarniçadas, um craque. Ponto final e parágrafo.

      Rocky Marciano – não confundir com o homónimo Balboa - dizia que não encontrava sentido em bailar a valsa com um tipo durante dez assaltos se podia derrubá-lo ao primeiro. Pizzi fez do relvado um rinque, fez do lema de Rocky o seu lema, mortífero e cirúrgico.

      O futebol moderno despiu-se de compadecimentos. O sentimento anda nú, nas ruas da amargura, a figura do herói popular perde a graça e o endeusamento de outros tempos, os nomes gritados nas mesas do café da manhã são outros.

      Pizzi foi grande no Benfica. Foi um gigante.

      Como é que o fizeram sair da Luz por uma porta tão pequena?  



      Comentários (10)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      AD
      Hilariante!
      2022-07-31 20h55m por Adaeternum
      Um dos melhores textos humorísticos que li nos últimos anos. Parabéns!
      ME
      Adeus ó vai-te embora
      2022-07-28 01h13m por metanoia73
      E ala que se faz tarde.
      Jogador preguiçoso, vulgar, presunçoso, só jogava e marcava contra os mija-na-escada, defendia mal, perdia bolas que provocavam jogadas de sobressalto para os seus colegas de equipa. . levou uma eternidade a saber marcar um canto em condições. . quando apanhava uma equipa a sério pela frente, desaparecia. . . enfim. Nunca foi consensual entre os adeptos, por estas e outras razões. Adeus pizélio. Boa sorte em Abu Dhabi. Vais precisar délia 😀
      PIZZI. . . "o mau da fita(?)"
      2022-07-27 18h09m por armandocravo
      Pizzi não merece os comentários negativos de alguns que por aqui opinam. Pizzi por tudo o que fez pelo Benfica, merece o respeito e a gratidão de todos os verdadeiros benfiquistas, por tudo aquilo que deu ao clube!. . .
      Concordo plenamente com o cronista!!!
      O tempo passa
      2022-07-27 15h56m por El-Mago-10
      E a mudança é inevitável. Muito aconteceu de negativo nos últimos 3 anos e jogadores como o Pizzi não estiveram à altura. Teve épocas incríveis, mas sempre foi um jogador que "só" fazia uma coisa bem (atacar) e quando as coisas corriam bem à equipa. Nunca teve intensidade, nunca se posicionou bem em campo, nunca se esforçou a defender (defendia com os olhos ou a sinalizar aos outros), a sua posição sempre foi confusa (extremo direito, 10, médio centro, segundo avançado) nunca foi solid...ler comentário completo »
      Discordâncias
      2022-07-27 14h26m por carlos_batuta
      Não acho que os benfiquistas acusem o Pizzi por causa do choque com Jorge Jesus.
      Muito antes disso já o acusavam - não faço ideia se com ou sem razão - de minar o balneário.
      Não só ao JJ, mas antes ao Rui Vitória e ao Bruno Lage.

      Não percebi a referência ao Rocky Marciano - não vejo o Pizzi como alguém que derrubar o adversário no primeiro assalto?
      RA
      Pizzi
      2022-07-27 14h12m por razga
      É verdade que foi um bom jogador durante algumas temporadas mas apenas um bom jogador, não foi um grande jogador como muitos pintam, como já disse várias vezes, se fosse assim tão bom não tinha ficado no Benfica tanto tempo. Muitos querem culpar o Benfica pela sua saída pela porta pequena, Pizzi deixou de ter pernas há 3 épocas mas sempre demonstrou achar que era a última bolacha do pacote, essa de ter razão ao revoltar-se no dragão eu não engulo, ele como capitão devia ser o primeiro a d...ler comentário completo »
      SC
      I tried so hard, and got so far. . .
      2022-07-27 13h36m por screwlogic
      . . . but in the end, it doesn't even matter. Parece-me adequado.
      Pizzi é que fez este final
      2022-07-27 12h47m por batuko
      O Pizzi sai por baixo, porque de cabeça é fraco, como o André Almeida, Grimaldo, Rafa, Luisão, Rui Pedro Brás, enquanto o Rui Costa não despachar estes todos, o Benfica vai continuar a dar problemas. Espero que o novo treinador do Benfica faça algo do Rafa.
      Pizzi
      2022-07-27 12h17m por robbiefowler9
      Foi de facto decisivo em muitas épocas no Benfica, mas penso que a situação dele e de muitos jogadores do núcleo duro do clube das últimas épocas é que ganharam demasiada importância a nível de balneário, tendo em conta a falta de perfil para por exemplo, ele e André Almeida serem os capitães de equipa, jogadores como Rafa e Grimaldo também terem influência a mais no Benfica, e com isto nos últimos 5 anos formou-se uma mentalidade interna muito comodista, que apenas foi momentaneamente int...ler comentário completo »
      MA
      Excelente
      2022-07-27 12h04m por manuelamaro
      Concordo em absoluto com tudo que foi escrito.
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      * Chefe de Redação É fácil memorizar a data: 23 de junho de 1984. Noite de São João, eu às cavalitas do meu pai, os dois no Jardim de ...
      10-08-2022 13:38E3
      * Chefe de Redação Francisco cresceu a seguir o pai para todo o lado. Milão, Roma, Liège, Salónica, o regresso a Portugal e a passagem por várias ...
      19-07-2022 17:42E5
      * Chefe de Redação  O sacrilégio é recitado instintivamente, verão após verão. O reforço chega de longe, normalmente da ...
      16-07-2022 19:30E3
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      19:45
      Duarte Monteiro
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha