placardpt
          2022/06/18
          «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

          * Chefe de Redação

          Estratégia. Poder de antecipação. Empatia. Gestão de expetativas. Ambição europeia.

          Em pouco mais de 24 horas, a SAD do FC Porto rasgou o manual de boas práticas empresariais e incomodou o universo azul e branco com as vendas de Vitinha e Fábio Vieira.

          Dececionantes para o comum portista, naturalmente, mas também absolutamente necessárias e expectáveis, em face das desesperadas necessidades de tesouraria provocadas por anos e anos de opções desastradas.

          Vamos a elas.

          1 – Em outubro de 2015 – para não ir mais atrás -, o responsável pela área financeira da SAD respondeu-me a uma questão que versava a ausência de um main sponsor nas camisolas principais. Fernando Gomes afastava a preocupação, falava em «invejável saúde financeira» e garantia que o clube deixara de ter necessidade de «fazer cedências por pouco».

          Tudo isto foi afirmado publicamente, na apresentação do Relatório e Contas da época 2014/15.

          O cenário era, de facto, interessante. Resultado líquido positivo (19,3 milhões) e capitais próprios satisfatórios (83 milhões), apesar de um passivo global galopante (276 milhões).

          2 – Um ano depois, outubro de 2016, o tom mudara. O mesmo responsável comprometia-se, de resto, a diminuir a massa salarial para os exercícios seguintes.

          Fernando Gomes afirmava pretender baixar até outubro de 2019 o budget anual com salários para 55 milhões de euros – urgia, portanto, diminuir esse item em 20 milhões de euros e a SAD tinha três anos para fazê-lo.

          3 – Em Outubro de 2019, a SAD não só falhara olimpicamente todos os objetivos publicitados como piorara drasticamente todos os dados importantes nas contas oficiais.

          . Passivo global: subida de 276 para 409 milhões
          . Capitais próprios: descida de 83 milhões para 34,8 milhões... negativos
          . Resultado líquido geral: quebra de 19,3 milhões para 9,4 milhões
          . Massa salarial (lembram-se?): salto de 75 milhões para 91 milhões

          Portanto, a SAD falha todos os alvos financeiros a que se propõe e a consequência é... nenhuma. Explicação: a entrada de Sérgio Conceição e o regresso regular à conquista de títulos permite camuflar praticamente tudo. Mas um cadáver maquilhado não deixa de ser um cadáver.

          Imagem retirada do R&C de outubro de 2019 ©FC Porto, SAD

          4 – O famoso contrato milionário com a Altice. 457 milhões de euros, uma brutalidade que permitiria – dizia-se no Dragão – gerir de outra forma as expetativas desportivas.

          Ora, do bolo total, o FC Porto já antecipou o recebimento de mais de 150 milhões. Por necessidades de tesouraria, claro.

          5 – As saídas a custo zero de Brahimi, Herrera e Marega, as recompras por valores absurdos de Ivan Marcano e Galeno.

          6 – Avancemos até ao Relatório e Contas anual mais recente, o de outubro de 2021.

          Perante tantas operações de cosmética e vendas mais ou menos bem conseguidas, seria de esperar uma melhoria significativa dos resultados operacionais. Até porque, nunca é de mais recordar, o presidente Pinto da Costa teve a votação mais baixa de sempre nas últimas eleições presidenciais.

          Vamos, então, a esses números:

          . Passivo global: subida para 526 milhões (mais 74 milhões do que em 2020)
          . Capitais próprios: 118 milhões negativos
          . Resultado líquido geral: lucro de 33,4 milhões (explicado pela boa Liga dos Campeões)
          . Massa salarial (lembram-se?): 92,3 milhões (era de 82,9 em 2020)

          É este o cenário dramático das contas azuis e brancas. É ele a única explicação para a espatafúrdia venda de Luis Díaz - 45+15 milhões são uma ilusão, pois descontando as taxas, taxinhas e comissões entrarão pouco mais de 30 milhões nos cofres portistas – e é ele que ratifica estas saídas apressadas de Fábio Vieira e Vitinha.

          Podemos falar de tudo e mais alguma coisa. Valiam mais dez milhões? Valiam menos cinco? Não é essa a discussão que me interessa, mas sim esta espiral louca de números negativos em que o clube está mergulhado.

          Escrevi-o em janeiro e repito-o agora, já com os troféus do campeonato e da Taça de Portugal no Museu do Dragão: é um milagre de Sérgio Conceição que em junho de 2022 o FC Porto seja a máquina mais competitiva do futebol português.

          A estratégia da SAD tem contribuido zero para esses sucessos desportivos.



          Comentários (42)
          Gostaria de comentar? Basta registar-se!
          motivo:
          LM
          Tiger1974
          2022-06-26 21h23m por lmanuel
          É precisamente isso que lhe disse. Vamos aguardar, serenamente, pelos resultados. Bolas, que outro clube neste país merece mais paciência dos adeptos?
          Já agora, a linha de tendência, pode ser perfeitamente aferida olhando para os relatórios ano a ano (em vez da habilidade de comparar apenas 2015 com 2021). Há fases claras quando se faz essa análise. A degradação foi grande até 2017 e depois veio a obrigação de se entrar na linha e as coisas começaram a ir na direcção certa. . . ...ler comentário completo »
          Imanuel
          2022-06-25 14h07m por tiger1974
          Se acredita que nao ha tendencia, aguarde-se pelos resultados completos do ano.
          LM
          Tiger1974
          2022-06-24 16h57m por lmanuel
          O pior cego é o que não quer ver. . .
          Desconte os 10 milhões e desconte também a acumulação de 3 meses de salários do período anterior na massa salarial dos 12 meses que terminam a junho de 2021.
          Veja quantp dá a conta (esta é das fáceis). Depois diga lá onde é que está a tão propalada tendência?
          Enfim. . . por aqui só há disto. . .
          LM
          Tiger1974
          2022-06-24 16h53m por lmanuel
          Divergir o discurso ajuda a disfarçar e até a conseguir a tão ambicionada aparente "razão"
          Mas, o ponto de que isto tem sido uma gestão financeira ruinosa ignora que as melhorias vinham a acontecer progressivamente (porque se se quiser fazer um ajuste drástico p clube passa a lutar pelo 5to lugar) já há bastante tempo.
          Quanto à pandemia, é óbvio que retirou receitas. Deixou de haver bilheteira, deixou de haver receitas de tv, deixou de haver muita coisa, apenas se mantiveram...ler comentário completo »
          FC Porto
          2022-06-24 13h07m por Italo_Calvino
          A lição está bem estudada, não fossem já 40 os anos de sucessos, e a garantia dada pelo mais longevo e titulado dos presidentes, Pinto da Costa não deixa margem para dúvidas: “Enquanto muitos se distraem a enterrar-nos, vamos trabalhando para conseguir daqui a um ano o que conseguimos ainda há um mês.
          O Pedro Jorge da Cunha que se dedique a ver as contas daqueles que vendem e compram caro e já ganharam tudo antes das competições arrancarem, mas no finalzinho, népias, porque no FC ...ler comentário completo »
          Imanuel
          2022-06-23 21h05m por tiger1974
          Ja nem vou falar que os problemas financeiros nao começaram com a pandemia.
          Muito antes da pandemia ja estava sancionado pelo fair-play financeiro da UEFA, e, na minha opiniao, a pandemia ate "safou" o Porto de ver as sançoes agravadas, porque coincidiu com o ano que o Porto falhou a ida a LC.
          Se nao tivesse havido a pandemia e a "suspensao" da aplicaçao dos criterios pela UEFA, e tendo ficado fora da LC. . . ui, entao é que ia ser bonito.
          Portanto, como ve, foi ...ler comentário completo »
          Imanuel
          2022-06-23 21h00m por tiger1974
          E como referi, tendo ido buscar o R&C do 1 sem da epoca que terminou, para fazer projecçao, tambem, para a totalidade da epoca, dado que foram bicampeoes, e obviamente dara origem a premios.
          Nao é populismo quando se mostra uma tendencia, mesmo descontando os 10 milhoes de premios.
          LM
          Tiger1974
          2022-06-21 18h28m por lmanuel
          É populista a comparação que se faz das massas salariais em 2016 e 2021 sem referir a especificidade da massa salarial do ano que termina em junho de 2021 de qualquer clube de futebol e ainda mais no caso do Porto (que teve prémios pagos em Agosto de 2020 e que enta nessas contas).
          É populismo e demagogia classificar a trajetória financeira do Porto da forma que foi feita, ignorando os impactos da pandemia.
          É muito fácil cuspir críticas ao vento. Mais difícil é apresentar solu...ler comentário completo »
          Imanuel
          2022-06-20 19h21m por tiger1974
          Já que se deu a tanto trabalho, podia ter feito projecções para o final da época, considerando as menores receitas da LC, e o aumento dos custos com o pessoal novamente por via dos prémios pela conquista do campeonato e desta vez também da taça.
          O orçamento para época que terminou já previa vendas/mais-valias (não me lembro de qual deles) de 70 a 100 milhões.
          Portanto, onde está o populismo do artigo de opinião?
          LM
          Demagogia
          2022-06-20 12h04m por lmanuel
          Quis ir verificar estes dados, bem como outros igualmente publicamente disponíveis.
          Eis o que me parece:
          - parece-me que isto é uma crónica populista, dirigida, com alguns números a servir de máscara de análise cuidada
          - os números a que o comentador alude são do RC de Junho de 2021 (não contém a venda de Luis Diaz, por exemplo)
          - são também números que refletem uma realidade pós-pandemia em que os clubes estiveram com forte redução de receitas (bilheteira, publ...ler comentário completo »
          Porto
          2022-06-19 19h43m por robbiefowler9
          Quem salva mesmo o Porto é o Sérgio Conceição e a sua mentalidade vencedora, e os Super Dragões por outros motivos
          Porto
          2022-06-19 19h42m por robbiefowler9
          E ainda é enxovalhado Villas Boas por se querer candidatar e limpar o Porto deste garrote auto infligido pelos interesses que guiam os dirigentes do Porto a lesar o clube com esta gestão financeira desastrosa
          Porto
          2022-06-19 19h41m por robbiefowler9
          Explica muita coisa estas contas financeiras; é muito dinheiro para sustentar a claque, empresários, dirigentes, negócios pouco claros, salários absurdos e contratações para as comissões, o que depois gera um ciclo vicioso de campeonato, segundo lugar, campeonato, segundo lugar, porque precisam de ir longe na Champions e descartam quase na totalidade as outras competições incluindo o título nacional (18/19, 20/21), e quando vão para o campeonato (17/18, 19/20, e 21/22), não consegu...ler comentário completo »
          É penoso.
          2022-06-19 18h55m por HOMESCOUT
          Os adeptos portistas estão cansados, saturados. O Pinto da Costa já não faz bem ao clube. O Porto está à deriva. Está refém de muitos interesses cruzados. Pinto da Costa já não diz coisa com coisa. Dizer que recusou 60M € por Evanilson, ou é grande mentira, ou pior é gestão danosa. Porque não renovaram com Vitinha e Vieira? O dinheiro da venda de Luís Diaz? Porque venderam vitinha por 40M € em vez de bater a cláusula? É cansativo ver tanta situação duvidosa.
          O ataque de Pinto d...ler comentário completo »
          Diretor Financeiro? Quem?
          2022-06-19 17h18m por EspecialistaDaBola
          É verdade que, até hoje, ninguém explicou devidamente o enorme apagão que a dívida de outros clubes sofreu por parte de alguns Bancos. E se isso é verdade que distorce a competição, a verdade é que o desastre que são as contas do FC Porto são inexplicáveis.

          É inexplicável como é que um empresário (Jorge Mendes, ou qualquer outro) recebe comissões do FC Porto por negócios que se fazem (ou deveriam fazer) pela cláusula de rescisão. Eu preciso de um intermediário quando eu pr...ler comentário completo »
          DR
          a Banca(~~nós~~) resolve!
          2022-06-19 11h00m por Dragon_attack
          Sinceramente, estas contas negativas até podem ser propositadas!

          Basicamen te estão a copiar o modus operandi alfacinha, os clubes rivais mergulham as contas financeiras em saldos negativos, mais tardem aparecem os perdões fiscais e bancários e a situação fica resolvida por mais uns tempos. . .
          Por esta perspetiva, encontra-se alguma lógica. . . . . . para quê andar com as contas em dia, se os rivais não precisam de o fazer!!!?

          Os dinheiros públicos ...ler comentário completo »
          Ilustrativo
          2022-06-19 01h10m por TheColorBlue
          A decepção é de tal forma que nem tenho energia para comentar muito mais.

          Mas é bom ver que os cartilheiros nisto não comentam. O meu Porto infelizmente, do ponto de vista financeiro é uma casa a arder e muitos sócios têm muita culpa. PDC já não devia lá estar desde o último mandato.
          E ao invés de limpar um pouco a borrada que por lá já ia desde as últimas eleições, ainda tapou mais o sol com a peneira, enterrando ainda mais o clube.

          O que mais me re...ler comentário completo »
          BRRIC
          2022-06-19 00h44m por tiger1974
          Tentou ser engraçado e falhou!!!
          Na verdade tiveram custo para o Porto, a amortizaçao do ultimo ano de contrato.
          BRRIC
          2022-06-19 00h42m por tiger1974
          Lol. . . o covid vai servir de desculpa ate quando.
          Mas admitindo que é o covid, é melhor irem dizer à UEFA, porque colocou o Porto contra a parede, ou regulariza as dividas ate final de janeiro 2022 ou é excluido das competiçoes europeias, e o Porto tentou obter o melhor preço possivel pelo Diaz e antes do fecho da janela de transferencia para o problema nao ser . . . gigantesco!!!
          BR
          Custo zero
          2022-06-19 00h40m por BRRIC
          "5 – As saídas a custo zero de Brahimi, Herrera e Marega, "

          Tenho a certeza que foram saídas a receita zero, ou rendimento zero, ou proveito zero que é mais adequado. Estamos a falar de influxos nas saídas de jogadores.
          Custo maior que zero só se o clube tivesse que pagar para se ver livre do jogador! . . . e ainda bem que não temos isso no FCP
          BR
          Será que
          2022-06-19 00h32m por BRRIC
          O factor Covid não teve importância nos últimos 2 anos? Devem pensar que é um clube de Lisboa pois estando enrascados sempre são salvos por bancos, donativos generosos ou operações coração. No Porto NÃO HÁ PETRÓLEO! Temos sempre que fazer pela vida, mas não esquecemos as pessoas pois são essas que fazem o clube e a cidade e se refletem em títulos.
          Assinado,
          Dobradinha 21/22
          PalancaFCP
          2022-06-19 00h21m por tiger1974
          Ok, já percebi, refere-se a não gastar massa salarial com jogador A para usar no jogador B. Erro meu na intepretação.
          Problema: continuava a ser preciso contratar 1 central, e para ter alguma qualidade custa dinheiro, para não dizer muito.
          Mais, o Mbemba quer 3 milhões de euros limpos.
          Este tipo de exigência levanta um problema, o resto do plantel que depois também quer ver os contratos revistos.
          Os poucos jogadores jovens que ganham pouco são os da formaçã...ler comentário completo »
          tiger1974
          2022-06-18 23h19m por PalancaFCP
          Dito por si: "(. . . ) porque renovar antes significa aumentar ainda mais a massa salarial que já é enorme. "

          Ao que eu respondi: "(. . . )
          Poderíamos perfeitamente renovar com Vitinha, Mbemba. . . se não comprassemos Marcano, Galeno". Atenção, aqui falei em "renovar", isto é, salário. Comprar jogadores aumenta, consequentemente, a "massa salarial".

          Refutou dizendo: "Esse é que o problema do adepto, confundir dinheiro para contratar, com dinhe...ler comentário completo »
          R_
          Tudo dito
          2022-06-18 22h30m por R_Pinto
          Excelente artigo. . . Um belo retrato do Fernando Gomes como gestor. . . Foi por isso que foi corrido da Galp, foi um péssimo ministro e endividou a CM Porto até ao limite. No FCP destruiu o brilhante trabalho do outro Fernando Gomes e do Angelino Ferreira. Obviamente que o Pinto da Costa tem culpa por permitir tudo isto. . .
          Pin neste Artigo SFF
          2022-06-18 22h21m por DingyPT
          Podem dizer e falar o que quiserem, mas contra factos não há argumentos.

          Comparem as noticias da saida de Fabio Vieira e Vitinha com esta. Ambas com centenas de comentários, este artigo, onde se explica FACTUALMENTE o que se passa pela SAD tem uns meros 17 comentários (18 com o meu);

          Da mesma forma que o Governo que temos é espelho da sociedade portuguesa, a SAD que o FCP tem é nada mais que um espelho dos seus sócios (e dos não adeptos).

          Por u...ler comentário completo »
          12
          OPINIÕES DO MESMO AUTOR
          * Chefe de Redação Tendo a simpatizar com Frederico Varandas em algumas das suas demandas. Na coragem demonstrada para enfrentar o poder instalado das claques, por exemplo, mas ...
          31-05-2022 17:57E28
          * Chefe de Redação Não sei se viram Fight Club, um dos melhores filmes dos anos 90. Não? Eu ajudo. [spoiler alert] A trama segue a personagem interpretada por ...
          25-05-2022 13:01E8
          * Chefe de Redação Tenho uma novidade para vos dar. No tetracampeonato do Benfica, no título de Ruben Amorim com o Sporting, nos três títulos de Sérgio ...
          09-05-2022 13:36E11
          Opinião
          O sítio dos Gverreiros
          António Costa
          A preto e branco
          Luís Cirilo Carvalho
          Dirigismo
          Jorge Delgado
          O sítio dos Gverreiros
          António Costa
          O Melhor dos Jogos
          Carlos Daniel