placardpt
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      2021/04/27
      A Coluna é do Silva é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado por Paulo Silva, um dos podcasters responsáveis por “A Culpa é do Cavani”, o podcast de referência do universo portista.

      1- Um jornalista ser agredido é inaceitável. Aliás, alguém ser agredido é inaceitável, essa é que é essa. Um jornalista, jogadores de futebol num centro de estágios, um polícia em pleno relvado, toda a violência é inaceitável e deve ser pronta e exemplarmente punida. Enquanto portista, não me revejo neste tipo de comportamento e espero que os seus autores sejam prontamente banidos da esfera do meu clube. Se fosse benfiquista, pensaria o mesmo de, sei lá, Paulo Gonçalves. Mas já sabemos que uns nada têm a ver com os clubes onde exercem cargos e outros estão umbilicalmente ligados a clubes onde não têm cargo algum. Remunerados todos, disso não restem dúvidas.

      O que é triste é esta gentinha obrigar-me a começar a crónica por este assunto, dando palha aos burros que vão usá-lo à saciedade para fazer esquecer outras agressões que ocorreram ontem no mesmo local. À verdade desportiva, para começar.

      2- O FCP jogou mal em Moreira de Cónegos. A melhor parte do nosso futebol foi quando o treinador desatou a mandar gente para dentro do campo, com aquele ar de “olha, façam o melhor que puderem e lixem-se para a tática”. Vai-se a ver, resulta.

      Acontece que não há uma regra no futebol que diga que as equipas que jogam mal não podem ganhar. Se houvesse, o Benfica estava a meio da tabela, por exemplo. Também não há uma regra que impeça uma equipa de marcar golos depois da hora, mesmo que o seu futebol deixe muito a desejar. Se houvesse, o Sporting estava atrás do Benfica. A meio da tabela. As equipas que metem nervos de jogarem mal cumprem, não obstante, os requisitos suficientes para que sejam assinalados penalties a seu favor. Imaginem que anulam um golo por 10 centímetros e depois assinalam uma falta que é 10 centímetros dentro da área. Falta, penalty não. É de pôr um treinador e um diretor desportivo a insultar metade dos media no camarote de imprensa em Braga, não vos parece?

      3- Alguns anos – ia dizer muitos, mas depois apeteceu-me ser jovem – de bola têm-me conduzido a uma conclusão cada vez mais clara: quanto melhor o FCP jogar, menos prejudicado é. Sim, eu tenho palas azuis e não são do Restelo, por isso escrevo “menos prejudicado” e não “beneficiado”. Se fosse adepto do Moreirense, para usar um exemplo fresco, diria mesmo “beneficiado”, como os restantes ditos grandes. Esses que agridem jogadores no treino, policias no relvado e jornalistas no estádio. Quando o FCP joga mal, aí sim, vale a pena dar o empurrãozinho, reavivar essa regra não escrita que diz que o VAR serve para validar o gamanço descarado e aumentar a probabilidade de o FCP perder.

      A época ainda não acabou e ser campeão será mais épico do que ganhar em Braga com 10, mas a única maneira de isso ser - ainda que remotamente - possível, é o Porto jogar melhor, muito melhor do que isto. Porque aí eles não se sentirão tentados – ou encomendados? – a dar o toquezinho que nos desequilibre. Aí eles vão-se lembrar do critério, essa coisa que hoje determina que mão na área do Guimarães, era o moço que estava a cair e não podia desfazer-se do braço; mão do Pepe é amarelo, ele que desmonte o braço se vai cair, olha que caraças; defesa espetacular do central a remate do Xico, é bola na mão; toque de braço, enquanto rodopia no ar, de um defesa do B SAD, penalty claríssimo, depois da hora, que dá golo e pontos. Olha, afinal parece que se pode!



      Comentários (17)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CA
      Coitadinhos
      2021-05-05 23h50m por caustica
      Estes adeptos do Porto vivem mesmo numa ilusão criada há muito e que ganhou raízes, sendo agora a sua Verdade, sem perceberem a dimensão dessa mesma (des)ilusão. Quando perdem ou algo de negativo envolve o clube, não há vez que assumam as coisas como são. Ou um dirigente de outro clube fez o mesmo (mas pior), ficaram 2 ou 3 penalties por marcar ( no rival x foram marcados até os que não existiam), estão a jogar mal (mas se alguém merece ser campeão é o FCP). . . enfim, tanto se podia e...ler comentário completo »
      A verdade custa. . .
      2021-05-03 03h49m por champions2004
      Nem defendo tanto a questão dos critérios, porque também não me pronuncio quando sou beneficiado.
      O Sporting será o justo campeão, contra todas as minhas expetativas. Estarei cá no final para dar os parabéns, porque não me cai nada e o reconhecimento é de homem.
      Agora, vejo que há muita virgem ofendida quanto ao texto que não diz mentira nenhuma relativamente aos acontecimentos extra futebol.
      Querem fazer do Sérgio Conceição Pitt bull e do Porto uns uns insurretos. ...ler comentário completo »
      Nada de novo
      2021-05-01 02h42m por TheColorBlue
      As agressões foram repudiadas. Ponto. Que mais pretendem?

      Simplesmente houve mais tópicos para falar e bem. Percebo. . . incomoda, pois claro. A verdade incomoda a muita gente neste país.

      Mas é o que temos, é os mitos do critério largo e critério estreito (gostava que alguém me remetesse para as leis de jogo que falam em critério largo e estreito), é os mitos da interpretação do árbitro, etc.
      Pouco ou nada importa que regras se mudem, removam ou ...ler comentário completo »
      DM
      Enfim. . .
      2021-04-29 17h57m por DMT
      Não levem a mal, mas acho que o zerozero deveria arranjar pessoas mais imparciais para as suas crónicas ou pelo menos lerem o que estes senhores escrevem e pensarem "Eh pah, se calhar isto não é o tipo de crónicas que queremos no nosso site se o queremos manter com um bom ambiente" e mandarem refazer, não seria uma "ditadura" mas sim seleção de boa informação e qualidade jornalística. Não falo apenas desta mas de muitas outras que já li.
      Gosto de imparcialidade e de falar de futebol ...ler comentário completo »
      RA
      Indignados
      2021-04-29 08h35m por RATEL
      Ninguem vos obrigou a ler. . . mas dá pra ver que vos incomoda o que foi escrito
      JD
      Crónica
      2021-04-28 17h40m por JDABM
      Simplesmente ridícula. Parabéns ao zerozero e ao autor pelo conteúdo publicado, espetacular, super imparcial, cheia de classe, noção, e nada fanática.
      Este aqui
      2021-04-28 15h57m por Romagnoli___30
      Nem sabe como tem uma crónica no Zerozero.
      Só pode ser por favor ou anda a pagar porque a nível de conteúdo é zero e nem vale a pena ler.
      10
      Crónica
      2021-04-28 15h55m por 10Valdo
      É só ridícula, até começa bem a condenar a agressão ao jornalista, também se assim não fosse. . .
      O problema é que começa tudo a descarrilhar com o decorrer do texto. É absurdo haver um treinador, não muito longe dos 50 anos, ex-jogador de futebol ( que são ensinados a controlar as emoções, ou seja, a não serem impulsivos e voláteis) a ter estas figuras. Já são 4, 5 ou 6 expulsões numa só época de futebol, não há palavras para descrever o quão anormal e absurdo isto é. E depoi...ler comentário completo »
      R_
      que crónica fanática
      2021-04-28 00h01m por R_Pinto
      Esta crónica é tudo o que não é suposto estas crónicas do zerozero serem. . . começa logo mal a tentar arranjar manobras de distração sobre a agressão e fazendo comparações com outros clubes. . . é o típico fanatismo. . . se é contra agressões, é contra agressões PONTO FINAL. é como aqueles que dizem "eu não sou racista, mas. . . " quando vem o "mas" está tudo estragado.
      Zerozero ponderem bem se é isto que querem para as vossas crónicas. . . é mesmo lamentável. . .
      rravv
      2021-04-27 23h39m por Pedro3KSCP
      Continuo a achar que a maior parte dos erros são incompetência dos arbitros mas claro que há situações em que penso que há intenção de prejudicar, no meu caso o Sporting, aquele amarelo ao Palhinha é incompreensível, a taça da liga perdida pro benfica com a bola a ir ao peito do Pedro Silva, aquele jogo do limpinho limpinho, o jogo das mãos do Pizzi e do Nelson Semedo etc etc e esta suspeição aos arbitros existe devido a casos como o apito dourado e já agora do Paulo Pereira Cristovão para ...ler comentário completo »
      Pedro3KSCP
      2021-04-27 23h01m por rravv
      Caro Pedro, só me estás a dar razão. no teu comentário referes várias situações semelhantes com consequências diferentes. o que estamos habituados a chamar dualidade de critérios. Mas é essa dualidade de critérios que mata o futebol. Concordo contigo que o autor do texto não deveria ter falado de alcochete ms isso foi uma alfinetada ao jornalismo tuga.
      O SC até podia levar 100 jogos. isso que interessa? quem lhe paga é que tem de se preocupar com isso. O SC é castigo? é? então par...ler comentário completo »
      Enfim
      2021-04-27 21h26m por ReturnoftheEagle
      Isto é de um baixo nível que não pertence num bom site como o zerozero. Concordo com o santossantos, dar palco a este tipo de gente é uma autêntica vergonha.
      Rravv
      2021-04-27 21h25m por Pedro3KSCP
      Qual a necessidade de falar de alcochete e do policia que entrou em campo num jogo do benfica? Esse adepto não podia ter repudiado a situação e pronto. . .
      Quantos jogos de castigo ja levou o Conceição? E ha maneiras de se estar no futebol, o Conceição ja quase andou à porrada ja afirmou ter sido roubado, fica aziado e não vai as conferências de imprensa, pega se com treinadores ca dentro e la fora, não ha desculpa possivel nem comparação com outro qualquer no entanto digo já que o R...ler comentário completo »
      Pedro3KSCP
      2021-04-27 18h24m por rravv
      Para começar e para que não restem duvidas sou portista. A cronica tem todo o sentido caro Pedro. E sabe proquê? porque o manual é o mesmo (as leis do jogo) mas depois cada arbitro interpreta à sua maneira de acordo com o clube que está a arbitrar. A agressão é vergonhosa. então puna-se o agressor. O Pedro Pinho. Qual é o problema? ele é um cidadão e deve ser responsabilizado pelo que fez. Os mil penalties que temos a favor é porque relamente são penalties. e pelos vistos já deveriam ser...ler comentário completo »
      SA
      Zerozero
      2021-04-27 18h06m por santossantos
      Não têm vergonha de dar palco a fanáticos que só servem para incitar ao ódio entre adeptos?

      E não me refiro apenas a este autor, embora este texto seja dos piores. O que ganham com isto? Mais uns cêntimos?

      Tenham o mínimo de responsabilidade social enquanto órgão de comunicação, não são um blog qualquer.
      Hahahahah
      2021-04-27 16h19m por F0nslayer
      Mas que grande melão que aí vai.

      As melhoras
      Enfim
      2021-04-27 16h02m por Pedro3KSCP
      Mais uma crônica sem sentido do tipico adepto fanático que pra justificar a agressão vem falar de outros casos, estas crónicas dos adeptos são cada vez piores e deste senhor é sempre a mm coisa, fale mas é da atitude do banco do Porto a começar pelo treinador que ja mete nojo, fale nos 1000 penalties que têm a favor queria ver se por esta altura tivessem apenas 1, fale dos 100000000000 saltos pra piscina dos jogadores do Porto, fale da reação do city e do chelsea depois de jogar com o porto...ler comentário completo »
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      A expulsão de Mehdi Taremi no jogo de Madrid foi uma espécie de chuva dourada celestial sobre os paineleiros cá do burgo. Era vê-los a banharem-se deliciados, à ...
      11-09-2022 20:24E5
      Não por acaso, decorre há meses uma campanha, bem urdida e melhor orquestrada, tendo por fim fazer de Mehdi Taremi um jogador menor. De facto, o iraniano já foi de ouro ...
      20-08-2022 10:07E3
      Apesar das várias vezes que o presidente falou nas malvadas cláusulas, nas múltiplas declarações em que se tem desdobrado (se não soubéssemos ...
      17-07-2022 17:51E14
      Opinião
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa