placardpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2021/03/27
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      Algumas tradições em Portugal nunca mudam e no futebol isso é uma realidade triste. No artigo anterior eu tinha feito um pedido de isenção para a arbitragem que o benfiquista João Pinheiro iria fazer na Pedreira, mas estando num dos lados o seu clube do coração esse pedido caiu num vazio profundo.

      A forma como o árbitro conduziu o SC Braga vs Benfica foi absolutamente lamentável e isso ficou bem demonstrado no penálti revertido, de modo feliz, pelo VAR, por fora-de-jogo, que assim evitou que um erro crasso favorecesse a equipa da capital. Mas João Pinheiro haveria de se redimir, perto do intervalo, expulsando Fransérgio, de uma forma que se lamenta, cuja consciência desse erro grave levou o árbitro a desviar o olhar enquanto expulsava o jogador bracarense. A expulsão criava o desequilíbrio que teimava em persistir, mesmo que se tivesse registado uma ligeira supremacia benfiquista até àquele momento. O resto da história já se conhece e o jogo de elevada importância, desportiva e financeira, tombaria para o Benfica, com naturalidade de quem joga sempre com mais gente em campo.

      Uma nota para o descaramento que levou o árbitro a receber algumas camisolas do seu clube, como prémio do contributo que deu para decidir o jogo. Só faltou receber o prémio da SportTV, mas qualquer dia alguém se deverá lembrar de uma coisa assim.

      As incidências infelizes do jogo deixaram o balneário bracarense triste e revoltado, o que não espanta. Afinal, lutar de modo honesto com aqueles que possuem, à partida, condições superiores torna-se num combate desigual.

      A revolta arsenalista surgiu na sala de imprensa, pela voz do presidente António Salvador, que aguarda agora pacientemente a multa ou o castigo correspondente. Mas fez bem em falar e mostrar a revolta que ia no espírito dos jogadores, pois quem não se sente, não é filho de boa gente, e em Braga mora uma equipa de bem.

      Noutro patamar, relativo ao jogo anterior em Famalicão, na imprensa desportiva e generalista, que envolveu jornais e, especialmente, televisões, foi construída uma narrativa baseada numa falsidade de acusação de um penálti supostamente inventado sobre Ricardo Horta. A SportTV e o Conselho de Arbitragem bem viram a chafurda que ia na praça pública, mas não fizeram qualquer esforço para mostrar alguma imagem que validasse a decisão do árbitro e do VAR nesse lance. Aquele suposto benefício era o maior escândalo do século, pois importava criar condições para uma arbitragem a condizer no jogo SC Braga vs Benfica, tal como se veio a verificar.

      Estranha e tardiamente, surgiram em público imagens do referido lance sobre Ricardo Horta, que mostraram claramente que afinal houve mesmo falta, que justificava o castigo máximo. Perante este novo facto, da publicitação das novas imagens, houve quem tivesse a hombridade de se retratar em público, ainda que alguns energúmenos da nossa praça continuem convencidos de que nada se alterou.

      O diretor de comunicação do SC Braga, Alexandre Carvalho, tem à perna um processo disciplinar, movido pelo Conselho de Disciplina, devido a algumas declarações, que “ofenderam” os agentes virgens da arbitragem. Talvez seja hora de eu escrever com moderação, sob pena de um destes dias também ver movido um processo qualquer, de foro disciplinar. Ou talvez não, afinal quem fala a verdade não merece castigo.

      A hora é de união de toda a Legião, desde os adeptos até aos jogadores, de modo a preparar as novas e difíceis batalhas que se apresentam até final da época, pois quem pensa que já viu o pior que se prepare, pois um sistema lamacento como o português não dá tréguas aos intrusos abusadores.



      Comentários (10)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      António Costa
      2021-04-06 11h11m por DragonKing
      Concordo com quase tudo o que escreveu. A minha discordância é no penalti em Famalicão, na minha opinião existe toque, no entanto o mesmo é procurado pelo Horta.
      No jogo com o Benfica, ficou logo demonstrado ao que o arbitro ia, ao assinalar penalti naquele lance. Seria o penalti mais ridículo que se veria até então.
      Na minha opinião, o ScB está a fazer uma ascensão cimentada até ao topo do futebol nacional, não deve é perder o foco ou a razão. Por vezes o Presidente perde-se nesse mesmo foco.
      LP
      Redlegion
      2021-03-28 14h20m por lpfcp
      Isso de passar uma insultar um clube é o pão nosso de cada dia na televisão, para além de que a SportTV nunca se pronuncia sobre nada e o CA também é raríssimo fazê-lo, por isso não foi de todo uma situação anormal, dentro do fraco e mesquinho contexto português claro. Muito menos é desculpa para escrever um artigo em que desce ao nível de quem está a criticar
      lpfcp
      2021-03-28 12h31m por redlegion
      O problema é que nesses canais passaram uma semana a insultar e a denegrir o Braga por causa do que se passou em Famalicão, sem direito a contraditório. Mais grave ainda foi o silêncio conivente da Sporttv e do Conselho de Arbitragem quando convidados a mostrar o porquê de o peanlty ter sido marcado.

      Também não concordo que as coisas sejam feitas assim, mas cada um usa as armas que tem.
      Pinho352
      2021-03-28 12h23m por redlegion
      Típico comentário de quem tem preconceitos com os adeptos do Braga e pensa conforme os chavões e frases feitas quem ganhou com o tempo e quem tem a mania de generalizar. Nem todos pensamos como António Costa e António Salvador
      VI
      AHAHAH
      2021-03-28 04h55m por Vilanova1
      Este Sr "comentador" não tem mesmo vergonha. Que triste figura. .
      PI
      António Costa
      2021-03-27 22h48m por Pinho352
      Isto é o típico discurso de adepto do Sp. Braga, que segue de forma cega o seu presidente, ora pois quando foram altamente prejudicados na 2ªmão da meia-final da taça, numa expulsão ridícula de Borja ninguém disse nada. E ainda na 1ªjornada no mesmo estádio, tivemos um golo limpo anulado que faria o 0-2 e 2 penaltis oferecidos ao FC Porto que permitiram a reviravolta no resultado.
      Mas, agora quando os adversários são Benfica e Sporting e o resultado é negativo, toca a apontar as c...ler comentário completo »
      LP
      Zerozero
      2021-03-27 22h26m por lpfcp
      Fazem bem em continuar a publicar estes artigos em que se recorre apenas ao insulto grátis e principalmente à especulação. . . A arbitragem pode e deve ser criticada, mas de uma forma séria, abordando e justificando erros concretos, e não da mesma forma que o fazem na CMTV ou na BTV.
      Ó Zz
      2021-03-27 22h26m por batenarede
      É para isto que convidam esta personagem?
      Vazio
      2021-03-27 18h48m por Acolito_Andrade
      Vazio foi o discurso do sr. António Salvador!
      António Costa
      2021-03-27 18h31m por armandocravo
      Eu até posso concordar com algumas passagens do teu artigo. Mas insinuares que a Sport TV é benfiquista, isso só pode passar pela cabeça de um demente!!!
      Tu não és o dono da verdade: O Benfica jogou mais e melhor enquanto 11 contra 11 e continuou a jogar mais e melhor, enquanto 11 contra 10. Por isso, mereceu vencer o jogo!. . .
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      Os dias vão passando, mas algumas tradições vão-se mantendo. Vem a este propósito o leque alargado de rumores da comunicação social sobre a ...
      10-04-2021 17:38E2
      Vai longo o tempo decorrido desde os primeiros sinais de alerta relativos à pandemia que assola o mundo inteiro. Parece muito tempo. Demasiado tempo até. O mundo virado do avesso e ...
      03-04-2021 17:49
      O futebol português caminha alegremente em direção ao abismo e as decisões, urgentes, tardam em aparecer, como ilustra bem a centralização dos direitos ...
      20-03-2021 14:14E12
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Joga Bonito
      Laurindo Filho
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa