betclicpt
      X
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      2021/02/22
      "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto
      São 3 da manhã e não consigo dormir. Dou voltas e mais voltas à cama, penso em mil e uma coisas e o sono não vem. Não é só o Benfica que me tem dado insónias, mas também. Como se explica isto? Como é que o facto de uma bola não ter passado uma linha branca num relvado a 300 kms de distância tem este efeito em mim? Se chegasse um extraterrestre e me perguntasse se sou um ser racional, que coragem teria eu neste momento para lhe dizer "sim, sou". Não sou. É nestas alturas que mais entendo as pessoas religiosas. Causa-me tanto espanto a fé, por definição a crença em algo do qual não existe prova e no entanto não acredito em Deus, mas acredito no Benfica. E amo o Benfica.
       
      Mas vou até mais longe. Tal como Deus, o que é o Benfica? A sério, o que é? É o Presidente? São os jogadores? Mas eu não amo essas pessoas (e nem falo destes, falo dos que houveram e existirão). É o estádio? Mas o estádio não é o Benfica. É o estádio do Benfica. São os adeptos? Não, os adeptos são os adeptos do Benfica. Não são o Benfica. O Benfica é uma entidade abstrata. Então eu amo uma entidade abstrata. De uma forma inexplicável, ao ponto de ocupar uma parte significativa da minha vida. Dizia o Nick Hornby, o escriba da Bíblia de qualquer adepto de futebol (o fantástico Fever Pitch) que muitas vezes quando lhe perguntavam "em que estás a pensar" ele tinha que disfarçar. Que não podia admitir que era no Arsenal pois se respondesse sempre a verdade iriam achar que ele era um maluquinho. Porque ele passava demasiadas horas do dia a pensar no seu clube. Eu também já fui assim...já tive mais vergonha em assumir esta paixão. Ou doença, vá. Em criança não contava que chorava quando o Benfica perdia. Ou seria incapaz até há alguns anos de admitir que provavelmente sei dizer todos os resultados do Benfica nos últimos 30 e tal anos. E no entanto agora admito: se me perguntarem quanto ficou o Farense-Benfica em 86/87 eu sei que ficou 2-0. Ou que em 98/99 perdemos 1-0 com um golo do Hassan no último minuto. Que da última vez que lá tínhamos ido tinhamos ganho 2-0, com golos do Miguel e do Simão (primeiro golo deste ao serviço do Glorioso!). E no entanto se me perguntam o que jantei ontem, tenho imensas dificuldades em responder. Contudo agora já admito. Sou o que sou, gosto do que gosto. E é do Benfica que eu gosto.
       
      Mas então o que se faz quando se tem esta paixão e o seu clube está de rastos? O que tantas vezes é uma benção (e que ninguém tenha dúvidas: amar um clube, amar o futebol é uma experiência incrivelmente gratificante: o Benfica permitiu-me conhecer amigos para a vida, viagens inesquecíveis, sensações maravilhosas. Festejar um golo é uma criancice impagável. Não há dinheiro que compre todas estas vivências que o futebol permite) agora torna-se num martírio. Porque o melhor antídoto seria retirar importância, pensar noutras coisas (aquelas coisas que nos dizem a nós fanáticos e tanto nos irrita: "é só um jogo", "eles é que o ganham", "são 22 homens a correr atrás de uma bola") e eu juro que tento fazer isso. Há família, há amigos, há trabalho, há entretenimentos, há que distrair a cabeça. Enganar o coração. E eu sou especialista nesse engano à alma. Mas mesmo assim custa. E o output desta frustração vem de duas maneiras: tristeza e raiva. A tristeza direcciono à tal entidade abstrata. Que é como se fosse um membro da minha família. E eu vejo esse membro, que está comigo desde criança e que estará comigo até aos finais dos meus dias, deprimido. E isso deixa-me triste e com vontade de o ir reconfortar. Mas depois surge a raiva para o lado não abstrato da entidade. Jogadores. Treinador. Estrutura. Presidente. A esses vem a raiva. Uma raiva que também é algo de abstrata, diga-se. Eu não desejo mal nenhum dessas pessoas, se as visse na rua provavelmente nem as abordaria, muito menos mostraria a minha raiva. Mas é raiva que sinto. Se isto fosse um casamento do qual me pudesse soltar, agora seria a altura de avançar para o divórcio. Mas não posso. Não está do meu lado. Desistir da entidade abstrata não é opção e os não abstratos continuam agarrados ao lugar. São eles que se podem divorciar, eu nada posso fazer. Aliás! O que sou eu para o Benfica? O Benfica nem sabe que eu existo. Era uma pequena cabeça lá em cima no 4º anel a contribuir com 0,0001% do volume decibal que entrava nos ouvidos dos jogadores e que talvez os fizesse correr 0,0001% mais. Sou um número num cartão de sócio, sou uma quota que entra na conta bancária do clube, sou mais um a resmungar nas redes sociais. Pouco há que possa fazer. E isso mais aumenta a frustração. E a tristeza. Com o meu Benfica. Que esteve comigo em criança. Que está comigo em adulto. Que estará comigo na velhice, se Deusébio permitir. Porque lá está, do Benfica não se desiste. Porque ele está dentro de mim.

      "E é amar-te, assim, perdidamente
      E é seres alma, e sangue, e vida em mim
      E dizê-lo cantando a toda a gente."
       


      Comentários (13)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      JC
      Primeiros e Segundos
      2021-02-28 12h14m por JCCortez
      Benfica primeiro, mas em segundo, não me custa confessar que sou um grande fã da Polícia Judiciária e do Ministério Publico, pois Vieira não sairá do Benfica, a não ser algemado, no meio de 2 polícias. A Oposição que existe, devia ser mais interventiva e lamento o silêncio de Noronha Lopes. Buzinões e tarjas com ameaças de morte? Uma são coisas de crianças, outra não me admirava nada que fossem Vieiristas a tê-lo feito para na comunicação propagandista o dono vir dizer que "não o assust...ler comentário completo »
      Por isso é que não temos a hegemonia
      2021-02-23 21h23m por ricardojsa17
      Por todos estes comentários está visto porque não temos a hegemonia .
      Basta as coisas correrem mal querem logo que tudo vá embora, nem sei a quem se refere pois está lá muita gente que percebe de futebol , as listas opostas essas sim tinham pouca gente que percebe se de futebol .
      Todos estes anos de grande luta, levantou o clube , nunca ganhávamos nada , e agora podemos disser que temos ganho bastante nos últimos 10 anos , sim eu sei que podíamos ter ganho mais mas se não f...ler comentário completo »
      Excelente texto
      2021-02-23 20h18m por OrgulhoBenfiquista
      O Benfica é nosso e garanto que um dia nos iremos libertar este Benfica que neste momento está refém de gente criminosa que não percebe nada de futebol e que não sente o clube.

      Estão lá a mamar do bom quando nem sequer são benfiquistas de gema.
      Está na altura de colocar benfiquistas no Benfica e retirar de lá as sanguessugas agarradas ao poder.

      Aquele comunicado lançado por essa gente foi uma afronta, um verdadeiro comunicado digno de uma Coreia do Nort...ler comentário completo »
      Vieirista não , Benfiquista !!
      2021-02-23 16h25m por ricardojsa17
      Eu tenho a minha opinião , têm de respeita la , nas eleições fui votar , ganhou quem está lá agora , daqui a 4 anos haverão novas eleições e aí veremos quem serão os candidatos , neste momento está Vieira e será ele a calar os críticos e a entregar de bandeja a presidência ao Grande Rui Costa.
      Aqui não há chorões que vão para o o correio da manhã comentar , esses Isaías , malheiros, Mendonças , etc estão todos aparecer , parecemos o Sporting do Varandas .
      Claques ou ade...ler comentário completo »
      NU
      O Benfica pós Vieira
      2021-02-23 15h54m por nunomareco
      Olá Filipe! Belíssimo texto! Mas permita-me acrescentar que o Benfica de hoje está completamente destruído nos seus valores e honra. Vejam-se os casos na justiça, a falta de competitividade, a falta de garra! O orgulho Benfiquista carregado pelos adeptos, está a ser destruído diariamente por dirigentes, treinadores e jogadores. Os jogadores não conhecem o clube, não sabem o que representa para os verdadeiros Benfiquistas. São homens sem espinha dorsal, que apenas vêm € à sua frente. Mu...ler comentário completo »
      Resposta a culpa é sempre do Vieira
      2021-02-23 15h04m por Red-Falcon
      Já cá faltava um Vieirista. . . pior que isso, é teres memória seletiva. . . então no primeiro ano o Jesus ganhou campeonato e taça da liga e tu dizes que não ganhou nada. . . depois pedes às claques que apareçam para apoiar a equipa. . . lol. . . as claques que o teu presidente diz que não existem? quando ganhas as claques só fazem m***a e deviamos tirar os apoios todos. . . quando estamos como estamos já devem aparecer. . . não sou ingrato do Vieira. . . mas já chega. . não estamos n...ler comentário completo »
      VI
      Ui
      2021-02-23 13h46m por vivofutbol
      Parece que a Vieirada decidiu sair da toca e vir comentar o texto do Filipe. . . Mais curioso é ver um Vieirista agradecer por um texto destes. . . Parece que o regime deve estar mesmo para cair, ou algum santo para cair na igreja Vieirista. How ironic!!
      A culpa é sempre do Vieira
      2021-02-23 09h15m por ricardojsa17
      Percebo algumas coisas do que diz mas não entendo a sua obsessão por Vieira , como você também sou sócio do Benfica e sei ver que sem Vieira seríamos um Sporting ou pior .
      Isto era o normal antes de Vieira , ele veio e mudou muita coisa , não entendo como as pessoas são ingratas e quem existe com melhores condições , não serão de certeza as listas adversárias que foram a eleições .
      Entenda que Vieira viu que errou no ano que podia ter sido o Penta e este ano fez de tudo para ...ler comentário completo »
      FR
      Vénia ao 3. º Anel
      2021-02-22 19h08m por Fragha
      Obrigado, Filipe.

      Ia acrescentar mais umas palavras, mas o rravv já o fez por mim.
      LO
      Palavras
      2021-02-22 15h25m por LourencoWOKEN
      Faltam palavras para definir o que se passa no Benfica. Já se disse tudo e mais alguma coisa, mas nada muda. Eu quero "O Glorioso Benfica", não quero "Este Benfiquinha". Só isso.
      Bonita ode.
      2021-02-22 15h16m por keyser_soze
      Belo texto, Filipe Inglês. Dá uma dimensão (quase) mística a algo que nos últimos tempos tem desaparecido: a beleza do desporto futebol e gostar verdadeiramente de um clube.
      Esquecer por um bocado os ódios irracionais, a componente empresa/clube e os empresários obscuros; a pouca entrega e amor à camisola, que agora é mais ao euro e ao petro-dólar, entre outras coisas que diminuem e adulteram essa dimensão agora quase anacrónica.

      S. L.
      RR
      O Benfica não é abstrato
      2021-02-22 15h05m por rravv
      Caro FIlipe, percebo as suas palavras mas o Benfica não é abstrato. O Benfica é uma instituição. Mas quem faz as instituiçóes são as pessoas. O Benfica é o somatório de todos os jogadores, treinadores, presidentes, funcionarios e adeptos que fizeram a sua história. É a soma das pessoas reais ao longo da história que criaram "essa entidade suprema" a que chama abstrato. É a instituição que une as pessoas e quanto maior for essa união maior será a força e preponderància do nome Benfica. ...ler comentário completo »
      VI
      Filipe Inglês
      2021-02-22 13h33m por vivofutbol
      Magnífico caro Filipe Inglês. Revejo-me totalmente nestas palavras. Saudações encarnadas.
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      "Se estivesse aqui um demagogo qualquer, queria era investir para apresentar uma super equipa [nas eleições], mas imagine que aquilo não resultava, a queda era grande....
      02-02-2021 16:24E30
      "Discordamos do carácter decisivo que alguns atribuem ao jogo, pois haverá ainda muito por disputar na Liga NOS" - Newsletter do Benfica O pré-clássico ...
      17-01-2021 14:41E4
      Os sinais estavam todos lá. Uma política desportiva mercantilista que nos últimos anos priorizou vendas em vez de sucesso. Uma estrutura sem sensibilidade para o futebol que ...
      24-12-2020 19:38E26
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês