placardpt
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      2020/12/19
      E1
      "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

      A defesa do título de Campeão de Inverno começou com a vitória frente ao Estoril, por 3-1. Em boa verdade, o percurso da Taça da Liga já tinha sido iniciado com a realização das primeiras oito jornadas da liga e a classificação que daí resultou. Foi neste contexto que o SC Braga, segundo classificado na jornada atrás mencionada, recebeu o Estoril, que lidera a segunda liga portuguesa.

      O jogo da Pedreira foi bem disputado, havendo períodos de incerteza no marcador, em especial naqueles minutos que se seguiram ao golo estorilista, que colocou a diferença mínima no placard. Pode dizer-se que o SC Braga soube estar nos diferentes momentos do jogo e que venceu de uma forma justa, como o próprio adversário reconheceu. Como fator mais relevante deste jogo fica o facto de Paulinho ter marcado os três golos da equipa, justificando por isso que a bola do jogo fosse consigo para casa. Com este hat-trick o internacional português passou a ser o melhor marcador da equipa, em todas as competições. Os “canarinhos” mostraram em Braga porque lideram e porque são um dos candidatos mais fortes à subida de divisão, factos que justificam os meus parabéns pela postura ousada que tiveram em campo.

      O desenho da Taça da Liga é bastante discutível e privilegia as equipas mais fortes. Do ponto de vista de promoção da competição entende-se que, estando as quatro melhores equipas da atualidade, ela se torne mais apelativa. Longe vão os tempos em que os clubes colocavam em plano secundário, ou mesmo terciário, a Taça da Liga, como se verificou, por exemplo, na última edição, que coroou os Gverreiros do Minho como vencedores.

      O caminho continua em Leiria, com a realização da final four entre 16 e 23 de janeiro próximo, que contará com a presença de SC Braga, Sporting, Benfica e FC Porto. Antes, porém, existe o sorteio, já nesta segunda-feira, que definirá o alinhamento das meias finais da competição. Ainda é demasiado cedo para se pensar nesta fase final, uma vez que antes existem diversos jogos para realizar e ir em busca das vitórias. Mas acredito que esta competição, decidida num curto espaço de tempo, mereça o carinho do clube e da equipa.

      Uma referência para o sorteio da Taça de Portugal, que ditou a visita do Torreense à Pedreira nos oitavos de final da competição. Será, por certo, um jogo que ficará nas memórias dos jogadores da equipa de Torres Vedras, há muito arredados dos grandes palcos, e que têm aqui um jogo diferenciado dos encontros da série F do Campeonato de Portugal. Nesta competição, caso elimine, como eu espero o Torreense, o SC Braga recebe nos quartos de final o vencedor do jogo Moreirense vs Santa Clara, pelo que o sorteio permite acalentar esperanças de chegar às meias finais. Nesse jogo que antecede a final, o vencedor do “percurso do SC Braga” cruza com o vencedor do “percurso do FC Porto”, mesmo que isto em nada signifique que sejam bracarenses e portistas nessa fase decisiva.

      O mercado de inverno está aí à porta, pelo que tendo o SC Braga, pelo menos, uma lacuna evidente no plantel originada pela lesão de Moura, espero que o mercado de inverno permita reequilibrar o plantel, com a contratação cirúrgica de um ou dois jogadores. Isto será muito importante para enfrentar a feroz competição do SC Braga nos primeiros dois meses do próximo ano, fruto da presença, sempre desejada, em todas as competições, dando ao treinador a possibilidade de realizar uma gestão equilibrada dos seus atletas, evitando a sobrecarga de algum deles, que por vezes tem consequências indesejadas.

      Bom Natal a todos.



      Comentários (1)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      LA
      defesa do titulo?
      2020-12-19 19h43m por lagesgr
      Ok nada de mal! Mas. . . que doente!!!
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      O SC Braga terminou a pré-época, mostrando estar pronto para a disputa da Supertaça, ou, dito de outra forma, estar super pronto para iniciar oficialmente a época 2021/...
      25-07-2021 12:36
      O SC Braga teve um percurso limpo até chegar à final, na Euro Winners Cup, de futebol de praia. A final começou antes da hora, uma vez que uma decisão precipitada e ...
      18-07-2021 16:28
      O SC Braga continua a preparação planeada para esta pré-época. O objetivo é bem claro e passa por estar na final da Supertaça, em Aveiro, no último ...
      11-07-2021 12:09
      Opinião
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      Livres Sem Barreira
      Márcio Madeira
      Aquele passe de letra
      Bruno Pinto