betclicpt
      X
      O Caldeirão
      Rodrigo Correia
      2020/09/22
      E0
      “O Caldeirão” é uma coluna de opinião onde serão “cozinhados” temas relativos ao futebol português, tentando descentralizar o foco dos mesmos três clubes. Os “ingredientes” deste espaço serão, naturalmente, verde-rubros, apresentando contudo imparcialidade e respeito por todos os outros emblemas.

      Após uma pré-temporada mais curta que o habitual, a 1ª liga de futebol regressou este fim de semana aos estádios nacionais. Tendo em conta os plantéis atuais e o histórico dos últimos anos, teremos dois grandes candidatos ao título, Porto e Benfica, seguidos de perto por Sp. Braga e Sporting. Acredito que para os restantes lugares europeus será uma luta muito interessante entre Rio Ave, Vitória, Famalicão e Boavista, havendo uma grande curiosidade para saber se a equipa sensação da época passada conseguirá manter o mesmo registo, tendo em conta as grandes mudanças que está a ter no seu plantel. Já o Boavista, está a aproveitar o investimento externo para fortalecer o seu grupo de trabalho com elementos muito cotados, pelo que veremos se Vasco Seabra terá a capacidade para formar um coletivo.

      Quanto ao meu Marítimo, aquilo que eu ambiciono é que façamos um campeonato tranquilo, sem sobressaltos, de modo a garantir rapidamente a manutenção.

      Tenho a convicção que temos um plantel equilibrado, talvez dos mais competitivos dos últimos anos, mas não concordo quando a direção tem um discurso (demasiado) ambicioso, assumindo o sonho de chegar à Europa. Infelizmente, não nos podemos comparar a qualquer dos clubes acima mencionados em termos de qualidade da equipa, havendo ainda outros que têm ficado à nossa frente nos últimos anos. Há que ser realista. Os sócios já não se deixam enganar.

      Os verde-rubros perderam na primeira jornada contra o Santa Clara, nos Açores. O resultado acaba por ser justo, apesar do domínio inicial e de grandes defesas do guarda-redes local. O jogo tem 90 minutos e, no geral, os açorianos foram superiores, aproveitando as duas ocasiões para faturar.

      Depois de uma época lastimável, e com a contratação de reforços com (um bom) currículo, é sempre de estranhar que não sejam utilizados jogadores novos no onze inicial. Não são do agrado do treinador? Será para mostrar confiança nos jogadores que transitam de 2019/2020? Certo é que alguns mostraram anteriormente não ter a qualidade necessária para ser titular no Marítimo, continuando, contudo, a merecer a confiança do treinador. Custa dizê-lo, no entanto, jogadores como Fábio China ou Edgar Costa não podem ser titulares; a garra não chega.

      É fundamental amealhar o maior número de pontos na fase inicial do campeonato para que a tranquilidade possa reinar no leão do Almirante Reis. Todos temos noção que a qualidade do futebol praticado não será a mais apelativa (atendendo ao historial de Lito Vidigal) mas, sendo um treinador pragmático que privilegia o rigor defensivo, podemos sempre pensar em repetir as épocas nas quais Daniel Ramos era o nosso treinador e que apresentava um processo de jogo muito semelhante.



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      Fez-se história! O maior das ilhas venceu no Dragão (ou Antas) pela primeira vez para o campeonato, num relvado inclinado, o que realça ainda mais a justiça do ...
      06-10-2020 15:30E1
      Podemos finalmente suspirar de alívio por termos garantido matematicamente a manutenção na 1a liga. Para desilusão de muitas pessoas, os maiores das ilhas vão ...
      10-07-2020 20:29E1
      Oito finais. São exatamente oito finais que nos separam de uma hecatombe, no caso de descida de divisão, ou de um profundo alívio, se nos conseguirmos salvar. Confesso que ...
      12-06-2020 15:28E2
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      A Coluna é do Silva
      Paulo Silva
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel