A Coluna é do Cavani
A Culpa é do Cavani
2019/12/03
E4
A Coluna é do Cavani é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado pelos podcasters responsáveis por “A Culpa é do Cavani”, o podcast de referência do universo portista. Publica-se à terça-feira, semana sim, semana não.


A única coisa que consumo com maior regularidade que jogos de futebol são séries de televisão. E cerveja. E maçãs, normalmente Fuji mas também se podem meter umas Granny Smith ao barulho. Ah e café, não pode faltar a minha droga quentinha. E barrinhas de cereais daquelas espartanas, puras, honestas, sem ácidos hialurónicos ou sementes de whatdafuck. E água das pedras (têéme). 
 
Começando a pensar no assunto, consumo bem mais que futebol de uma forma regular, mas as séries estão lá no cimo. E nos últimos tempos tenho andado coladíssimo numa série que começou no ano passado e que acabou de terminar a segunda temporada, chamada Succession. Como tenho a mania de só ver aquilo que eu quero ver porque "eu é que sei" e "a opinião de meia dúzia de idiotas úteis neste mundo bruto e socialmente normalizado interessa-me tanto como ver tinta a secar", apenas arranquei com isto há umas semanas. 
 
***SPOILER ALERT*** 
 
E devo dizer que é uma bela duma historieta, com personagens memoráveis, mordazes e oh-so-very-socio-ironico-fashionistas e uma premissa que pode ou não funcionar para todos, mas a base é esta: o dono e senhor de um dos maiores impérios de media mundiais, que lidera há décadas, está a ficar assim um bocado para o idoso e tem de começar a pensar em passar a tocha para a próxima geração. 
 
Seguem-se vinte episódios (até ao momento) de pancada familiar, lutas de interesses dos membros dos conselhos de administração e das diferentes perspectivas de cada um e do que teriam a ganhar em arrematar o poder, enquanto o povo se delicia a ver a implosão do império. 
 
Ora e sabem o que é mais interessante de tudo, para lá dos one-liners impecáveis e das desventuras televisionáveis? É perceber que o velhote afinal é o melhor deles todos. Sim, o mesmo que está todo roído com a idade e que muda de mulher ocasionalmente e que tem um filho que trabalha com ele mas que não se sabe muito bem porquê nem se tem sequer qualificações para o cargo e que se rodeia de bajuladores que podem ou não ter apenas os seus próprios interesses no futuro próximo e que eram capazes de vender meia mãe já fatiada para se empoleirarem lá no topo. 
 
Esse é o problema. O principal problema, sim. Todos os pretendentes são piores que o homem porque ninguém tem a sua força, autoridade e capacidade analítica e inteligência emocional. Por todas as fragilidades que mostra, pelas incapacidades de se adaptar a um mundo que muda à sua volta a uma velocidade que sabe não conseguir acompanhar, os sucedâneos são mais fracos, as posturas são turvas e mal diluídas, tudo soa a interesse próprio e cada vez menos se percebe o que raio é que A ou B de facto está a pensar, parecendo navegar em função das demandas do dia.
 
Tudo bastante ficcionado e dramatizado para agarrar o espectador numa era de peak TV. Algo parecido era impossível suceder para lá da sucessão na televisão. Mas um dia, não muito distante daquele que vivemos, talvez um dia a realidade ultrapasse a ficção.
 
Jorge Bertocchini


Comentários (4)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PortoDragao
2019-12-09 09h29m por C-Hawk
Ou se preferires, Pinto da Costa / outros candidatos a presidente / media em geral. Dá para usar o mesmo carimbo.
PortoDragao
2019-12-09 09h28m por C-Hawk
Pensa Varandas / outros candidatos a presidente /claques e adeptos. Não é assim tão inalcançável.
PO
Nao entendo
2019-12-05 09h19m por PortoDragao
O proposito desta cronica. Mas o autor la sabera, ate porque da a entender achar-se muito esperto.
Cavani
2019-12-04 21h32m por gremionarede
O GRÊMIO Porto Alegrense fará uma oferta a Cavani, nosso futuro artilheiro. Adeptos gremistas estão a gostar. GRÊMIO. Rumo à Tóquio, à Dubai. . . .
OPINIÕES DO MESMO AUTOR
Quando sentiu a parede fria nas costas, foi inundado por uma sensação de agora. Não, não é nada confuso, vocês conhecem o sentimento. O momento em que os ...
17-11-2019 19:25E5
Opinião
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
O sítio dos Gverreiros
António Costa
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
Hugo Martins