placardpt
      2019/08/20
      O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

      O Golden Boy de 2016 já pouco – ou nada – brilha; o único ouro que Renato Sanches tem sido capaz de exibir nos últimos tempos é aquele que usa no corpo e ostenta nas redes sociais. O recurso a esta analogia, atenção, não é feito com a intenção de criticar o estilo de vida do jovem médio português, mas antes para ajudar a explicar o estado supérfluo e insignificante a que a sua carreira chegou. Por culpa própria.

      O campeão da Europa entrou numa espiral de autosabotagem da qual não está a conseguir sair – nem quer. Os exemplos sucedem-se, como na última sexta-feira. Estive em Munique no arranque da Bundesliga e assisti ‘in loco’ à forma como Renato Sanches está a lidar com a sua situação no Bayern; e, digo-vos, não é a melhor.

      Entrou aos 85 minutos, já visivelmente frustrado, e passou o tempo em campo a pedir desesperadamente a bola, mesmo que não a pudesse receber. Quando não a tinha, e com a equipa empatada, a postura corporal e a atitude em campo não enganavam: Renato não queria estar ali, ele não estava ali. Sem surpresa, assim que soou o apito final, o português desapareceu num ápice do relvado, enquanto os colegas agradeciam às bancadas.

      Uma falta de respeito, no mínimo. Uma enorme falta de consciência e capacidade para entender os momentos do futebol e, sobretudo, as oportunidades. Em vez de – do alto dos seus... 22 anos – tentar beber a experiência e a qualidade que o rodeiam (e é tanta), em vez de valorizar os minutos que vai tendo – umas vezes mais, outras menos – num dos maiores clubes do Mundo, Renato escolheu o caminho oposto.

      A cabeça controla-o, por completo. Convenceu-se que é melhor do que o tempo de jogo que tem tido e não aceita outra realidade. Pior, não é capaz de se adaptar e de evoluir dentro da realidade que tem, preferindo culpabilizar terceiros pela sua (aparente) estagnação. E digo aparente, apenas, porque não é um facto inevitável, isto se Renato soubesse retirar proveito do privilégio que é jogar no Bayern de Munique ainda tão jovem.

      Mas não. O português fixou-se na ideia de que todos lhe querem mal em Munique e está a asfixiar-se nela. Aquilo que fez, na sexta-feira, é apenas mais um prego no “caixão” da sua carreira. Criticar publicamente a direção por não o deixar sair, reclamar mais minutos de jogo quando, uma semana antes, tinha sido titular na Taça, não é o caminho. Foi multado, e um dia depois festeja o aniversário com pompa e circunstância, provando, infelizmente, que quando a cabeça não tem juízo...
       



      Comentários (27)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      FD
      Sant
      2019-08-31 11h06m por fds
      Concordadissimo !! Mas para ser sincero eu não quero ler mais nada deste homem com h pequeno . . .
      SA
      Já agora. . .
      2019-08-30 22h01m por sant
      seria interessante ver um artigo deste senhor sobre André Silva ou João Mário.
      FD
      Cheio de haters
      2019-08-26 19h09m por fds
      Não deixem este homem fazer mais comentários ou entrevistas ou lá o que quiserem chamar, ninguem se interessa por ele. E quem sabe quem é ele!??? Zerozero espero que ganhem mais coinciencia a quem deixam partilhar a sua opinião e da forma que foi, uma pagina completa para um idiota, que já por mais do que vez saiu se com as suas idiotices. Procurem realmente gente que perceba.
      Ps até eu posso ser um deles. Basta teres olhos na cara.
      ER
      Se esta previsão
      2019-08-24 04h19m por erwinsanchezfreking
      For como a que fez em Novembro do ano passado, de que o Benfica estava arrumado da luta pelo título e que não ter um substituto de qualidade para Rui Vitória era a sentença nas aspirações pela conquista do Campeonato. . .
      Talvez o Renato Sanches ainda dê muito que falar pela positiva na sua carreira.
      Aquilo que costuma prever costuma acontecer. . . ao contrário.
      FD
      Discordo totalmente deste Duarte M.
      2019-08-23 21h40m por fds
      Comentarios infelizes de uma pessoa infeliz. Ganha alguma felicidade na vida e deixa te de criticar quem procura sua felicidade.
      Discordo
      2019-08-23 19h48m por nextstep
      Discordo totalmente deste comentário. Renato sanches errou efectivamente. mas foi na escolha do clube para sair do Benfica. E quem o pode criticar? Afinal não escolheu um clube mau! Escolheu foi um mau clube para o futebol dele. E logo na pior altura. Escolheu um clube que quer jogar á Guardiola com um treinador que não percebe disso paravina e jogadores que do tempo do Guardiola só restam uns poucos. E Renato é a antitese do estilo Guardiola. Pedir a Renato para andar a passo e passar pa...ler comentário completo »
      RM
      Contrato
      2019-08-21 08h03m por rmds21
      Uma coisa acho que está praticamente defenida, se Renato este ano não se sentir satisfeito com a falta de oportunidades durante a época, no próximo ano será o seu último de contrato e poderá assinar por qualquer clube em janeiro.
      Ainda irá bem a tempo de relançar a sua carreira, um jogador com 24 anos ainda é bastante jovem e terá tudo para poder voltar a fazer a diferença
      LE
      Renato
      2019-08-20 16h49m por LegendaryRedEagle
      Há casos muito piores que o Renato. . . . André Silva, Mangala, João Mário, Adrien Silva, Slimani
      Porto1985
      2019-08-20 15h02m por polnarado
      Rir só se for do porto 😂 😂
      Foreign
      2019-08-20 15h02m por Dom5
      O Renato é fraco, é ZERO a nível táctico, não se sabe posicionar em campo, corre muito mas corre mal. Não tem grande qualidade de passe, a única coisa é que tem força física, mas no geral é um jogador medíocre. Nem jogador para os 3 grandes de Portugal será.
      RA
      Porto 1985
      2019-08-20 14h57m por ra1620
      Estou 100% de acordo, mas não era a JM que me estava a referir.
      É ver os sites de hoje (20/8) da imprensa italiana e os comentarios dos adeptos.

      Cmps
      ra1620
      2019-08-20 14h42m por Porto1985
      não será antes Inter de Milão?
      suponho que esteja a falar de João Mário
      RA
      Milan
      2019-08-20 14h37m por ra1620
      Há 1 jogador luso mais caro e mais velho que o RS que ninguem quer comprar e pelo visto
      os italianos estão desesperados pq não o conseguem despachar.

      FO
      DOM 5. . .
      2019-08-20 14h19m por Foreigner
      A notícia é factual. De alguém que partilha o dia a dia do Renato. Que sabe que ele dá o litro nos treinos, que sabe que é um jogador que pode fazer a diferença. Renato foi, é e será sempre um jogador de enorme carácter. Já a sua opinião é baseada em quê para além de um anti benfiquismo primário?
      Foreigner
      2019-08-20 14h06m por Dom5
      Isso é defender o jogador? 😂
      É colega de equipa dele, isso foi uma maneira simpática de dizer que ele está a mais na equipa, que o Bayern tem e consegue bem melhores que ele
      FO
      Noticia de hoje do jornal Record. . .
      2019-08-20 14h00m por Foreigner
      Niklas Süle elogiou Renato Sanches, numa altura em que o internacional português está debaixo de fogo depois de ter voltado a pedir para sair, algo que lhe valeu uma multa. O central alemão disse compreender o desabafo e salientou a qualidade do médio.

      "Há muitos jogadores de classe mundial no Bayern, a competitividade é enorme, por isso ele deve compreender que o treinador não o coloca em campo. Não tem tido vida fácil aqui mas melhorou muito, várias vezes é o melhor nos ...ler comentário completo »
      MA
      Users vermelhos
      2019-08-20 13h58m por Marshmallow
      Lololol!! Quer dizer, o artolas é um produto do Seixal, logo o benfiquistão tem de o defender! Mas vocês querem atirar areia prós olhos dos outros, ou enganarem-se a si próprios? O gajo não trabalha, não agarra as oportunidades, já foi emprestado a uma equipa inglesa de segunda linha onde teria obrigação de fazer a diferença, deu Zero, anda nas redes sócias a exibir notas de euro, da festas de arromba no mesmo dia em que vem prós jornais dizer que está descontente, tem uma atitude de m....ler comentário completo »
      Libertem o Renato?
      2019-08-20 13h52m por CantKill-twice
      No momento em que essa nodoa assinou pelo Bayern, que eles tem mão na sua carreira, quer jogue quer não. Na verdade o problema e que disseram ao Sandes que era jogador so por dar umas cavalgadas na NOS
      polnarado
      2019-08-20 13h37m por Porto1985
      HAHAHAHAHAHAHA
      É melhor nem comentar, que absurdo
      RM
      Será? (C)
      2019-08-20 13h24m por rmds21
      O que falta e sempre faltou a qualquer treinador que passou pelo Bayern é um grande par "deles" para apostar em jogadores assim. Renato tem falhas, principalmente a nível tático, e o passe não é o seu ponto mais forte, mas daí a ter um Alcântara (imitação de pirlo mas 10x pior) a tirar-lhe o lugar também me deixaria irritado, Alcântara nunca vai passar daquilo, jogador lentíssimo, muito pouco físico e intenso para quem joga meio campo. Sim tem visão e passe acima da média e taticamente é...ler comentário completo »
      Coitado do R$. . .
      2019-08-20 13h14m por xithombo
      Para relançar a carreira deve voltar a Portugal, Onde teria protagonismo em qualquer equipa, Ele noga em qualquer dos grandes, Ele precisa jogar em equipa, Onde tem liberdade de açao e n andar amarrado a taticas rigorosas. Que libertem o rapaz.
      RM
      Será?
      2019-08-20 13h10m por rmds21
      Compreendo onde é que quer chegar, um miúdo, que acabou agora de fazer 22 anos, tem de esperar pelo momento e tal, mas será que Renato Sanches é o único culpado desta situação? O Renato ainda é bastante jovem, e ainda pode evoluir bastante, mas esta situação não ajuda em nada, nem ao Renato, nem ao Bayern. O Bayern teima em dizer que conta com Renato e que este será o futuro do Bayern, no entanto não lhe dá reais oportunidades, nem o cede a nenhum outro clube. Renato não evolui, e o...ler comentário completo »
      Renato Sanches
      2019-08-20 12h07m por Dom5
      Jogador super sobrevalorizado que na verdade é nuito fraco. Para além de pouca cabeça é um ZERO a nível táctico, anda sempre perdido em campo e não se sabe posicionar. O que o salva é ser forte fisicamente, mas não sabe usar isso a seu favor. Jogador mediano que nunca vai ter categoria para jogar num clube grande.
      Renato Sanches
      2019-08-20 11h33m por polnarado
      O problema não é a cabeça. O problema é ter saído do benfica demasiado cedo. Ele tem de voltar e VAI voltar a custo zero! É o clube que ele deseja e o clube que o quer.
      Aquilo que o bayern está a fazer é uma nojice. Eles sabem que quando voltar para o benfica, ele certamente irá voltar aos seus velhos tempos. Eles têm medo de um benfica forte na liga dos campeões. Eles têm medo de ver um jogador que custou 35 milhões de euros a singrar noutro clube. Libertem o renato sanches!
      Saida precoce
      2019-08-20 11h25m por leonsuper
      Pois é como eu sempre disse e pensava como ainda o penso hoje, que a sua saida do futebol portugues foi muito precoce, ainda para mais para uma das melhores 5 equipas da europa, que teria dificuldades, que seria dificil se impor, a escolha do clube nao foi a melhor e tambem sai muito cedo do futebol portugues, deveria ter ficado mais um ou dois anos ganhar outro tipo de maturidae e experiencia, agora esta a pagar por isso é o que aconte quando a ambiçao é demasiada ou entao quando os jove...ler comentário completo »
      12
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      Falhámos, mais uma vez. Não há vergonha na derrota; é parte natural dos capítulos da vida. Que fique esclarecido: não culpo, muito menos julgo, ...
      28-09-2022 09:45E8
      Está dado o pontapé de saída na Liga Portugal Bwin 2022/2023. Na 1.ª jornada do campeonato passaram pelas bancadas dos nove estádios que acolheram os jogos 138.923 ...
      09-08-2022 14:26E7
      Toni Kroos é um dos melhores médios de sempre. O alemão acabou de ganhar a sua quinta Liga dos Campeões e, por muitas voltas que se dê, ninguém lhe pode ...
      31-05-2022 15:32E4
      Opinião
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel