Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

FeirensePortugal
PortugalMarítimo
GalatasarayTurquia
PortugalFC Porto
BenficaPortugal
GréciaAEK
Joga Bonito
Laurindo Filho
2018/12/07 10:17
E7
“Joga Bonito” é uma coluna de opinião de um treinador-jornalista que acredita ser possível apresentar um futebol bem mais atractivo, apaixonante e entusiasmante do que aquele que se vê habitualmente em Portugal. E pasme-se, com o mesmo objectivo presente na cabeça de todos os treinadores, adeptos e restantes agentes desportivos nacionais: ganhar!

E se, de repente, um jogador de uma equipa que luta para não descer de divisão em Portugal fosse transferido para o mais competitivo e emocionante campeonato de futebol do mundo por cerca de 20 milhões de euros? Um jogador internacional pelo seu país, que há mais de um ano passeia a sua classe e encanta todos aqueles que ainda ousam sonhar com futebol de qualidade em Portugal. Parece pouco provável, não? 

Ainda por cima se tivermos em conta que os treinadores portugueses são considerados os melhores do mundo por grande parte dos portugueses. Presunção e água benta cada um toma a que quer, claro está, mas não seria crível que um país que exporta treinadores com tanto conhecimento pudesse deixar passar em claro um talento como este. Como o talento de Nakajima. Pois não?

Sejamos sinceros: Shoya Nakajima foi uma das grandes revelações da Liga NOS em 2017-2018. O virtuosismo, o repentismo, a imaginação, a criatividade e o talento de Nakajima foram uma constante ao longo de toda a época passada, como o comprovam os 10 golos em 33 jogos realizados no seu ano de estreia em Portugal. Números interessantes para os amantes da estatística, mas a verdade é que Nakajima está muito para além dos números.

O mago japonês é arte em movimento. É definição, é critério, é imprevisibilidade, é inteligência, enfim, é talento puro. Em espaços longos ou em espaços mais reduzidos, Shoya parece ter sempre a solução mais indicada para os problemas que surgem no seu caminho. E tanto talento merecia outra atenção por parte das equipas que dominam o futebol nacional.

Alguém duvida que o prodígio japonês teria lugar nos plantéis de Sporting, Porto, Benfica ou Braga? Que a sua qualidade técnica e que a sua visão de jogo seriam uma mais-valia para qualquer um dos modelos de jogo aplicados por qualquer uma dessas equipas?

E se o argumento principal para a não contratação do jogador do Portimonense forem os 20 milhões de euros de investimento, meus amigos, deixem-me que vos diga que isso não pode ser desculpa. O talento e a qualidade não têm preço. Caros são os Michael Thomas, os Julian Kmets e os Ivica Kraljs desta vida, “pérolas” contratadas por Benfica, Sporting e Porto algures na década de 90.

Contudo, mesmo depois de um bom ano de estreia em Portugal, Nakajima voltou a iniciar mais uma época em Portimão, levando já 5 golos em 11 jogos. Dados ainda mais interessantes do que os obtidos em 2017-2018, principalmente se atentarmos ao número de golos já marcados: metade com um terço dos jogos disputados.

Mas nem mesmo isso parece ser suficiente para que, em Portugal, os “grandes” do nosso futebol decidam apostar no talento japonês. Felizmente existem treinadores atentos ao que se passa em Portimão e, ao que parece, Shoya vai ingressar no Wolverhampton da Premier League, clube orientado por Nuno Espírito Santo.

Numa liga em que proliferam os jogadores de qualidade duvidosa, em que os jogos não têm tempo útil de jogo satisfatório, em que a criatividade, a inteligência e o talento estão em segundo plano quando comparados com o correr muito, o “bater muito” e a intensidade, como é possível deixarem “fugir” alguém tão brilhante como Nakajima? De facto, parece que anda tudo a dormir em Portugal...



Comentários (7)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Shoya
2018-12-10 05h13m por Dickens
Honestamente penso que 20M está fora de questão para os clubes portugueses (exceptuando talvez o Benfica) mas se houve oportunidade de o "sacar" por um preço mais baixo tenho que concordar com o Sr Laurindo Filho: andaram a dormir.
O Nakajima é a meu ver o maior desequilibrador do campeonato a seguir a Brahimi, Corona (estes em pura técnica/magia) e Rafa Silva (este em velocidade).
Acredito que por menos de 20M se encontram jogadores equivalentes na América do Sul que não são co...ler comentário completo »
Laurindo Filho
2018-12-07 15h02m por felixxsofia
Laurindo Filho peço desculpa mas tu é que deves estar a dormir.
No ano passado no Portimonense destacaram-se 2 jogadores: Nakajima e Paulinho.
O Porto investiu 5M€ no Paulinho e foi o k se viu. Agora ia investir 20M€?
RR
Laurindo Filho
2018-12-07 14h10m por rravv
Com todo o respeito, o Sr. Laurindo Filho virou um iluminado. Também viu a luz como o LFV. Obviamente que é a sua opinião e eu respeito mas permita-me discordar em dois pontos e que fazem toda a diferença. Dizer que o Nakajima tinha lugar nos 4 clubes que referiu é dar um passo maior que a perna. E dizer que ninguém notou a qualidade dele ainda é pior. Claro que os clubes não andam a dormir. Toda a gente reparou no Nakajima. A questão é: os 4 clubes precisam dele? ele vale o dinheiro qu...ler comentário completo »
HA
Anda tudo a dormir. . .
2018-12-07 12h00m por Harakiri
Quer dizer nao sei se é bem assim.
Acho que ninguém duvida que tanto o SLB, FCP e SCP ou ate mesmo o Braga tenham tentado adquirir o jogador.
O jogador foi um investimento da Sad do Portimonense, investimento esse que passava pela valorização de um ativo em solo europeu para posteriromente obter o máximo de lucro possivel.
Onde esta o dinheiro? Em Portugal?
Obviamente que os responsaveis da sad aguardaram com expetativa a possivel venda para o exterior.
...ler comentário completo »
DA
Talento
2018-12-07 11h47m por david2391
Só talento a sair de Portugal, assim a liga não evolui não. Destes 20M espero pelo menos que aproveitem para evoluir como clube. E que não sejam daqueles milhões que evaporam não sei para onde.
Nakajima
2018-12-07 11h46m por rayman
Neste momento já é muito caro para os "grandes", se bem que o Benfica já chegou a valores elevados quando comprou o Rafa. Só vejo mesmo um negocio com o Porto devido às relações entre os dois clubes.
Saudades de o ir buscar para o Vitoria por 3M no FM e depois vende lo por 20M. É caso para dizer, "só mesmo na Playstation".
SO
Nakajima
2018-12-07 11h36m por SoccerNinja
Também não percebo. A qualidade dele salta à vista. Era logo comprá-lo na primeiro mercado de Inverno. O FC Porto foi buscar o Paulinho. Devia ter comprado logo o Nakajima. Vendiam o Brahimi por bom dinheiro e tinha substituto à altura.
OPINIõES DO MESMO AUTOR
Dizem que todos os treinadores necessitam de tempo para que os seus novos jogadores percebam, assimilem, interiorizem e executem as suas ideias. É um pensamento comum perante os ...
30-11-2018 17:32E1
Opinião
Arte do Apito
João R. Veríssimo
Joga Bonito
Laurindo Filho
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
Na Minha Secreta Área
Luís Rocha Rodrigues
Arte do Apito
João R. Veríssimo