placardpt
    C
    Outubro 2019x
    zerozero
    Editorial
    Parabéns a todos os que fazem o zerozero

    Foi numa terça-feira de 2003 que o zerozero.pt ficou online. 21 de Outubro de 2003. O dia não foi escolhido por ter algum significado, mas tornou-se especial. Todos os anos o 21 de Outubro passou a ser para todos nós, no zerozero, um dia diferente.

    Fieis à tradição de pararmos um pouco e pensarmos o que foi feito de novo nos últimos 365 dias do ano, há uma novidade que gostaríamos de dar: No último dia do mês vai ser lançado o "Grande Livro do Futebol Português", um Anuário da autoria do zerozero, que reúne em livro a época desportiva de 2018/19. Num livro, com mais de 800 páginas a cores, os resultados, classificações e estatísticas do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, Masculino e Feminino, ficam documentados, neste que é o primeiro Anuário Oficial da FPF, um facto que nos enche, naturalmente, de orgulho pela confiança que tão prestigiada instituição colocou no zerozero.

    É o primeiro de uma coleção de Anuários que todos os anos o zerozero publicará e que visam preservar a História do jogo e dos seus intervenientes.

    São mais de 12.000 jogadores, de todos os escalões, de todas as provas de âmbito nacional que estão presentes neste livro inédito e que acreditamos que pode marcar um momento importante no Futebol Português. O ano de todas as Seleções Nacionais, Masculinas e Femininas, tem também ampla cobertura, bem como as 22 Associações Distritais de Futebol com todos os seus Campeões a terem o merecido destaque.

    O livro está em pré-venda na FNAC, Bertrand, Wook e principais livrarias nacionais, numa edição que sairá para o público em 31 de Outubro.

    Na ligação directa às instituições que regulam e organizam o Futebol em Portugal há um outro momento que marcou este último ano: O zerozero e a Liga celebraram um acordo, no âmbito da análise de dados estatísticos de todas as competições organizadas pela Liga Portugal (Liga NOS, LigaPro e Allianz CUP).

    A face mais visível desta colaboração passa, para já, pela elaboração dos Media Kits oficiais das competições profissionais que passaram a ser "powered by zerozero". Este projeto compila uma série de dados estatísticos das equipas e dos plantéis, assim como informação relativamente ao histórico de confrontos, à evolução dos resultados, dos calendários e outras curiosidades estatísticas associadas a cada jogo. Este documento, de antevisão de todos os jogos da Liga NOS, LigaPro e Allianz CUP, é disponibilizado às Sociedades Desportivas, aos órgãos de comunicação social e a todos os adeptos.

    Centrando agora mais atenção nos conteúdos do site, quem navega regularmente no zerozero já reparou que demos início a uma nova etapa no que toca aos dados recolhidos e disponibilizados nas fichas de jogo. Novas estatísticas individuais de jogadores (remates, remates à baliza, passes, cortes, defesas dos guarda redes, entre outros dados) e estatísticas de jogo (cantos, foras de jogo, faltas, posse de bola e outro tipo de informações) para as principais competições, são uma novidade.

    Este novo conteúdo permite ao Playmaker Stats - projecto do grupo assente em estatísticas e curiosidades concisas, sucintas, muitas vezes durante o decurso das partidas - ter cada vez mais conteúdo interessante e diferenciador, suportando melhor o interesse de cada vez mais seguidores, quer no site do zerozero, quer nas contas Playmaker de Facebook e Twitter.

    O projecto em língua inglesa do Playmaker é também um sucesso cada vez maior, sendo nesta nova época "oficial stats partner" de 13 clubes ingleses das primeiras 4 divisões nacionais. Mais de 14%, do grupo de 91 equipas, que militam na Premier League, Championship, Division One e Division Two.

    Ainda na órbita da internacionalização do zerozero, o domínio brasileiro, ogol.com.br, é já um projecto sólido, batendo todos os meses recordes de tráfego, com perto de 10 milhões de páginas acedidas por mês e sendo hoje amplamente utilizado e citado pela comunicação social brasileira, com especial incidência pela da especialidade desportiva.

    Num caminho de crescimento está também o ceroacero.es, domínio espanhol, com o reforço de conteúdos editoriais a ter uma resposta muito interessante dos leitores que interagem e participam cada vez mais.

    Estamos em mais estádios, fazemos mais entrevistas, estamos cada vez mais próximos dos jogadores e treinadores. Estamos cada vez mais na génese de muita informação que é consumida noutros órgãos de comunicação. A título de curiosidade, quem tem Vodafone como operador televisivo estará a consumir zerozero ao usar o Smart Replay, quem lê o Público estará a consumir zerozero em várias peças, quem vê SIC Notícias consome zerozero em muitos dos oráculos de informação desportiva.

    Cada vez mais sólido está também a aposta nas outras modalidades com os respectivos sites a terem cada vez mais adesão. No início desta temporada incorporámos o site Futsal Global no zerozero Futsal, numa operação que claramente dá ainda mais músculo ao projeto. Um país que tem, a título de exemplo, Campeões Mundiais de Hóquei em Patins ou Campeões Europeus de Futsal, tem a necessidade de ser um país inclusivo, com projectos de media que dêem visibilidade a mais modalidades que não só o Futebol.

    2020 está aí à porta e teremos muitas novidades. Muitas delas no âmbito do projecto que nos empenhamos desde o início de documentação do jogo, de recuperação de histórico, de trabalharmos o passado, nomeadamente ao nível de resultados, classificação e fichas de jogo. Divisões inferiores, escalões jovens, campeonatos femininos e provas de modalidades como futsal, basquetebol, andebol, hóquei em patins ou voleibol. O processo é longo, mas a ambição é maior.

    Terminando com um agradecimento enorme a quem diariamente nos consulta, prometemos continuar de mãos dadas com a força inesgotável de toda a comunidade, que ativamente participa e colabora com o zerozero. São vocês que ajudam o zerozero a ser a maior Base de Dados de Futebol do mundo!

    21-10-2019 12:20E20