betclicpt
      C
      Outubro 2020x
      zerozero
      Editorial
      Parabéns a todos os que fazem o zerozero

      A 21 de Outubro de 2003, o zerozero.pt ficou online. Este ano de 2020 está a ser profundamente atípico, mas chegamos a esta data de reflexão anual e sentimos que, 17 anos depois, o projeto está maior, mais robusto, chega a mais gente e... temos grandes novidades para breve.

      Quando, no ano passado, por esta data, avaliávamos o ano de 2019 e perspetivávamos 2020, não podíamos antever o que aí vinha. No início deste ano, o mundo parou. Susteve a respiração, tentou perceber o que lhe estava a acontecer... e parou. Tivemos todos que reaprender a viver. No zerozero, a nossa principal preocupação foi, logicamente, garantir a segurança de todos os colaboradores, mas sem nunca deixarmos de manter a chama e a motivação da equipa em alta - em alguns momentos mudámos agulhas e aproveitámos a "pausa" para completar históricos de várias competições , nomeadamente de Futsal, Brasileirão, Taça do Brasil, e tantas outras competições Nacionais e Internacionais. Escrevemos artigos históricos reforçando a nossa secção de Enciclopédia composta por biografias dos grande jogadores e equipas. Mas também foi desde casa que a equipa continuou a dar resposta a muito dos projetos em curso, dos quais podemos destacar:

      • Ainda antes do início da pandemia, produzimos o Match Book da Final da Taça da Liga, distribuído em algumas zonas do Municipal de Braga. Toda a informação concentrada num Programa de jogo que permite receber os adeptos numa forma diferente de abrir um evento marcante como uma Final de uma competição.

      • Continuámos a produzir os Media Kits estatísticos para todos os jogos de todas as competições organizadas pela Liga Portugal (Liga NOS, Liga Portugal 2 SABSEG e Allianz CUP). É um produto realizado pelo zerozero no âmbito da parceria com a Liga Portugal e que permite a todos os jornalistas e a todos os adeptos terem informação detalhada, agregada e histórica sobre os clubes e os jogadores intervenientes em cada jogo. Dados estatísticos das equipas e dos plantéis, assim como informação relativamente ao histórico de confrontos, à evolução dos resultados, dos calendários e outras curiosidades estatísticas associadas à partida.

      • Um dos projetos transversais a toda a estrutura e no qual investimos muita energia chegará às livrarias no próximo dia 30 de Outubro: o "Grande Livro do Futebol Português", um Anuário da autoria do zerozero, que reúne em livro a época desportiva de 2019/20. Esta coleção de anuários, que documentam a época do nosso futebol, tem assim uma nova edição, desta feita sobre uma das épocas mais atípicas de sempre, com campeões, mas também com interrupções e cancelamentos. Num livro com mais de 800 páginas a cores, os resultados, classificações e estatísticas do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, Masculino e Feminino, ficam documentados, naquele que é o único Anuário Oficial da FPF. Todos os anos, o zerozero publicará um anuário que visa preservar a História do jogo e dos seus intervenientes seja qual for a Divisão, Escalão ou Género das competições.

        O livro está em pré-venda na FNAC, Bertrand, Wook e principais livrarias nacionais.

      • Produzimos mais conteúdos, fazemos mais vídeo, criámos podcasts nomeados para os melhores do ano. Minuto Zero, 2ª à Terça, Zero à Esquerda, Está tudo Hóquei são os magazines semanais em vídeo consumidos por milhares de fieis leitores, os nossos especiais de informação nas redes sociais têm alcances de dezenas de milhares de pessoas, temos também casos de sucesso, como o Que é feito de ti, e ainda os nossos podcasts Sai a Jogar, Do Meu Lugar ou Afunda de 3 vão tendo cada vez mais público fiel - também neste capítulo, vêm aí novidades.

      • Acompanhamos mais competições do que no ano passado, temos mais estatísticas, apresentamos mais análises e comparações. Damos notas aos jogadores, permitindo assim aos leitores terem uma melhor ideia do como os nossos jornalistas vêem o jogo. Valorizamos a informação acima de tudo.

      • Reforçamos o nosso posicionamento enquanto fornecedores de muita da informação que é veiculada por outros órgãos de comunicação social. Como já referimos no passado, quem tem Vodafone como operador televisivo estará a consumir zerozero ao usar o Smart Replay ou quem vê SIC Notícias consome zerozero em muitos dos oráculos de informação desportiva.

      • Os projetos internacionais continuam o seu processo de crescimento: O projeto em língua inglesa do Playmaker é também um sucesso cada vez maior, sendo nesta nova época "oficial stats partner" de 13 clubes ingleses das primeiras 4 divisões nacionais. Mais de 14%, do grupo de 91 equipas, que militam na Premier League, Championship, Division One e Division Two.

        Ainda na órbita da internacionalização do zerozero, o domínio brasileiro, ogol.com.br, é já um projecto sólido, continuando em 2020 a bater recordes históricos de acessos e a ser amplamente utilizado e citado pela comunicação social brasileira, como a Globo, Espn, Fox Sports, Uol e sites oficiais dos grandes clubes do país.

        Na mesma linha de aumento de tráfego e interesse por parte dos leitores está o ceroacero.es, domínio espanhol. São cada vez mais os leitores de língua castelhana que nos visitam, que partilham os nossos conteúdos e que participam ativamente nos conteúdos produzidos.
         
      • Uma das áreas que mais temos apostado é na ligação às Universidades, nomeadamente na supervisão e acompanhamento de projetos que envolvem alunos e o desafio da sua inserção no mercado de trabalho. Com especial incidência nas áreas de Engenharia e Comunicação Social, são mais de 40 os alunos que anualmente participam em projetos zerozero. Uma espécie de Jornalismo Escola em que nos dá muito prazer participar, que sabemos que é valorizado por alunos e professores, e que nos permite acompanhar o presente e o futuro do país. E podemos dizer que estamos entusiasmados com esse mesmo futuro.

      Queríamos também anunciar um dos projetos a ser lançado em breve e que acreditamos que será uma ferramenta inovadora que permitirá que continuemos na linha de democratizar o acesso à informação. Vamos oferecer a toda a gente que esteja num estádio a possibilidade de registar as principais incidências de uma forma muito simples. Nos seus telemóveis, poderão fazer uma espécie de live para qualquer jogo de qualquer divisão, escalão ou género. Todos os jogos passam a poder ter o seu live e qualquer adepto poderá seguir o desenrolar do jogo da sua equipa. Falta pouco...

      Em paralelo com estes projetos que fomos destacando ao longo dos últimos parágrafos, há uma outra valência menos visível para os nossos leitores, mas que é fundamental para todos os que fisicamente trabalham no zerozero. Em 2020 expandimos as instalações, temos hoje melhores condições e muito em breve inauguraremos um novo estúdio de 50m2, que permitirá aos jornalistas produzir mais e melhores conteúdos. Acreditamos que poderemos continuar a fazer a diferença na Comunicação Social portuguesa.

      Terminando com o habitual agradecimento a quem diariamente nos consulta, prometemos continuar a tentar dar a melhor resposta aos desafios que a nossa comunidade, que ativamente participa e colabora com o zerozero, nos coloca diariamente. 

      21-10-2020 10:08E43