Prognóstico SL Benfica x Sporting 03/12/21

03/12/2021

Separados por apenas 1 ponto, SL Benfica e Sporting protagonizam esta sexta-feira o maior encontro da capital, incluído no calendário da ronda 13 da Liga Bwin.

Clássico com várias ausências de peso

O clássico da capital deixa frente-a-frente duas equipas que estão obrigadas a resolver problemas diferentes mas de grande importância para ambas. O Benfica terá que lidar com a ausência de Lucas Verissimo no eixo da defesa, e a escolha deverá cair sobre André Almeida. Habituado a ser o “tapa-buracos” dos encarnados, a polivalência do capitão benfiquista garante confiança a Jorge Jesus na sua aposta.

Já no lado dos leões, é a Covid-19 que trás consigo más noticias. O central uruguaio Sebastian Coates está infetado e não vai a jogo, e para piorar a situação defensiva dos leões, João Palhinha também não alinha devido a lesão muscular.

É Amorim quem mais dores de cabeça

No caso da equipa de Ruben Amorim, as ausências têm substitutos habituais, mas não podemos não considerar que as opções não entregam á equipa a mesma solidez. Para o eixo defensivo, Neto será sem dúvida a opção, a não ser que Amorim prefira a irreverencia de Gonçalo Inácio, mas tratando-se de um dérbi com o Benfica, é necessária experiencia, e essa Neto tem que sobra.

Para o meio campo tendo em conta a ausência de João Palhinha, Ugarte terá a sua estreia em grandes clássicos do futebol português. O médio sul-americano não tem o mesmo ímpeto e raça que Palhinha, mas tem visão de jogo e perícia suficiente para servir de construtor do meio campo leonino.

SL Benfica – Nunca o Benfica foi tão favorito com Amorim em Alvalade

Com a ausência de Lucas Verissimo até ao final da temporada devido a lesão, muito de falou sobre a “obrigação” do Benfica em investir no mercado de Janeiro para colmatar as “ferias forçadas” do brasileiro, mas ao que tudo indica, não será necessário. André Almeida é o nome que se fala para substituir o ex. Santos.

Habituado a ser o penso rápido da equipa encarnada, André Almeida encaixa quase na perfeição no esquema de 3 centrais de Jesus, mas apenas se tiver Otamendi e Verthongen como apoios diretos. Desta forma, abre-se uma vaga para o lado direito da defesa, que tanto pode ser ocupada por Gilberto, como por Valentino Lázaro.

O Benfica é favorito para vencer este jogo por duas razões – o seu adversário entra em campo sem peças vitais para o seu modelo de jogo, e vai jogar em casa, com um Estádio da Luz a fervilhar.

Sporting – Leões vão a jogo sem os maiores predadores

Mais de um ano se passou, e a Covid-19 volta a atrapalhar os trabalhos dos campeões nacionais. O vírus infetou apenas um jogador, mas estamos a falar nada mais, nada menos do que Coates – capitão e peça essencial nas manobras defensivas, e ofensivas do Sporting.

Sem o uruguaio, o Sporting perde poder aéreo, solidez defensiva, capacidade de choque com o adversário, e profundidade, pois o central é muitas vezes o autor de desmarcações a rasgar tanto para as linhas como para os atacantes mais avançados no terreno leonino.

Neto é a opção óbvia, tendo em vista a experiencia do português, mas ter Neto, não é a mesma coisa que ter Coates. João Palhinha vai á Luz mas apenas para ver o jogo das bancadas. Ugarte é o substituto, mas tal como no caso dos centrais, embora exista muita qualidade nas opções, Palhinha é certeza, e Ugarte é esperança.

Palpite SL Benfica x Sporting – Benfica Vence e Mais 2.5 Golos

As ausências nos leões são justifica de peso para a nossa sugestão de aposta. O Benfica está num bom momento de forma e mesmo sem Coates nem Palhinha, acreditamos que este jogo tem tudo para terminar com vários golos.

Prognóstico
Benfica Vence e Mais 2.5 Golos