Prognóstico Portugal x Luxemburgo 12/10/21

11/10/2021

Depois de “folgar” durante o fim-de-semana, a seleção volta á ação em jogos oficiais para receber o Luxemburgo em jogo da 6ª jornada do Grupo A de apuramento para o Mundial 2022.

Portugal não pode ceder depois da vitória dos sérvios

As equipas chegam a este jogo em posições muitos distintas no apuramento para o Mundial do Qatar. Portugal perdeu “á condição” o 1ª lugar para a Sérvia, depois de a Sérvia ter ido ao Luxemburgo vencer por 1-0. A seleção das quinas não tem por isso qualquer margem de manobra, isto se não quiser perder passar pelo play off de acesso.

Aos luxemburgueses resta apenas cumprir calendário, já que com apenas 6 pontos, a distância de 7 para Portugal tira a equipa da luta pela qualificação.

Visitantes só provaram a vitória uma vez em 18 jogos

Este será o 19ª encontro entre Portugal e Luxemburgo, naquele que é sem dúvida um dos confrontos diretos mais desequilibrados da história das seleções. Em 18 jogos, o Luxemburgo conseguiu somar apenas uma vitória, frente a 16 de Portugal.

Em casa, a seleção lusa nunca chegou sequer a sofrer qualquer golo frente ao Luxemburgo, mas sofreu na última partida em solo luxemburguês, num jogo que terminou com o resultado de 3-1. Não prevemos outro resultado que não seja uma vitória portuguesa, num Estádio do Algarve que promete estar lotado.

Portugal – Resultado depende da pontaria lusa

Desde o afastamento do Euro 2020 diante da Bélgica – nos oitavos-de-final – que a seleção de Fernando Santos não mais voltou a conhecer o sabor da derrota. A equipa portuguesa vem de uma senda de 4 triunfos consecutivos, sendo que dois deles foram de carácter particular, ambos frente ao Qatar. No Grupo A, Portugal vem de uma vitória por 2-1 frente á Irlanda, e por 3-0 frente ao Azerbaijão. No passo dia 9 os lusos receberam o Qatar e venceram também com 3 golos sem resposta, num encontro em que a bola apenas rolou no meio-campo defensivo do Qatar. O Luxemburgo não tem argumentos para se bater de frente com a seleção de Ronaldo e companhia, pelo que prevemos um jogo de apenas um só sentido, em que apenas a capacidade de definição portuguesa poderá ditar o placard final.

Luxemburgo – Objetivo é o de sofrer o menos possível

O único ponto positivo a apontar a esta seleção do Luxemburgo é sem dúvida a sua organização tática. Já não é tão fácil marcar golos ao Luxemburgo como em tempos se tornou moda. Nesta fase de apuramento, a equipa luxemburguesa já somou duas vitórias – frente á Irlanda e Azerbaijão – e sofreu 9 golos, o que para uma seleção que estava habituada a sofrer mais de 3 golos por jogo, é algo positivo. Ainda que a organização defensiva seja uma mais-valia, de nada ou pouco serve se não existir competência na frente, e neste caso, não existe. Apenas 5 golos marcados em 5 jogos. O Luxemburgo entra em campo no Estádio do Algarve na máxima força, e prevemos naturalmente que a equipa se reduza apenas a processos defensivos, tentando criar oportunidades em contra-ataque e em bolas paradas, já que em “jogo jogado” não tem qualquer hipótese frente a Portugal.

Palpite Portugal x Luxemburgo – Portugal Handicap -3

Se a seleção portuguesa entrar em campo com a mesma vontade com que entrou no particular frente ao Qatar, acreditamos numa goleada das antigas no Estádio do Algarve. É verdade que o Luxemburgo perdeu apenas por 1-0 frente á Sérvia, mas também é verdade que a Sérvia, não é Portugal.

Prognóstico
Portugal Handicap -3