Prognóstico Atlético Madrid x AC Milan 24/11/21

23/11/2021

Com tudo ainda em aberto no Grupo B, Atlético Madrid e AC Milan defrontam-se no Wanda Metropolitano em jogo da 5ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Futuro do Grupo B pode não ficar definido neste jogo

A única certeza que existe neste grupo que foi por muitos considerado o mais forte da prova, é a de que o Liverpool irá marcar presença nos oitavos de final. Na luta mais acessa pelo 2º posto estão Atlético Madrid e FC Porto, mas caso o AC Milan vença em Madrid, e o FC Porto perca em Anfield Road, até mesmo os italianos podem passar á próxima fase.

A importância deste jogo está nos números e nenhuma equipa parte em vantagem, já que o encontro entre Liverpool e FC Porto se disputa á mesma hora. Por isso, apenas a vitória interessa a ambos os lados, o que faz antever um jogo frenético que tanto podem terminar com vários golos, como numa guerra tática.

Ausências que marcam a diferença

Atlético Madrid e AC Milan são duas equipas que embora tenham individualmente, jogadores muito diferentes, adotam um estilo de jogo muito idêntico. Embora no papel o 3-4-3 do Atlético seja diferente do 4-3-3 do AC Milan, em várias situações de jogo, os esquemas complementam-se. As dificuldades para ambos os treinadores vêm agregadas a isso mesmo.

Do lado do Atlético Madrid, a ausência por lesão do lateral ingles Trippier, retira a profundidade ofensiva ao lado direito, e do lado do AC Milan, a ausência de Calabria, retira a mesma profundidade ao mesmo corredor. Sem eles, ambos os técnicos perdem ímpeto ofensivo pelas alas, o que nos faz acreditar que a luta deste jogo será no meio campo.

Atlético Madrid – Simeone obrigado a mudar ADN colchonera

Diego Simeone optou por rodar um pouco a equipa na receção ao Osasuna na última jornada da La Liga, tendo em vista esta receção ao AC Milan. Essa arrojada opção quase que saia pela culatra do treinador argentino, que se viu obrigado a alterar a disposição da sua equipa no campo, e sem rotinas aplicadas a um 4-4-2 genérico, apenas conseguiu desembaraçar o nulo no resultado aos 87 minutos com um golo do central brasileiro Felipe.

O Atlético Madrid passa por um período de mudanças, embora as mesmas não sejam visíveis aos olhos dos menos atentos. Se outrora o Atlético era uma equipa conhecida pela solidez defensiva, hoje em dia isso já não acontece. A chegada de Luiz Suarez e Antoine Griezmann obrigaram Simeone a alterar a sua postura em campo para tirar mais partido desses dois avançados, e se a nível ofensivo tem dado frutos, a nível defensivo, tem sido uma tragédia.

AC Milan – Tudo ou nada para os italianos

Neste prognóstico já referimos a importância que Calabria tem nos processos ofensivos da equipa italiana. Ora sem o lateral ausente por lesão, o AC Milan visitou o terreno da Fiorentina, e tal como também já referimos que possa acontecer em Madrid, viu-se obrigado a alojar no meio campo, a maior parte das suas investidas ofensivas.

Na partida frente aos Viola, o AC Milan atacou por dentro em 40% das suas investidas. Foi suficiente para marcar 2 golos, mas não foi suficiente para evitar os 3 da Fiorentina. O AC Milan é uma equipa competente a nível ofensivo, muito porque Piolli dá liberdade aos avançados para criarem nas zonas onde são mais mortifores.

Rafael Leão é o caso perfeito disso. O portugues é extremamente influente no ataque rossoneri, e aparece muitas vezes na zona de finalização. Quem está de pé quente é Ibrahimovic, mas mesmo com 2 golos marcados á Fiorentina, deverá ser Olivier Giroud a entrar de início frente ao Atlético.

Palpite Atlético Madrid x AC Milan – Empate ou AC Milan

A defesa do Atlético contra o ataque do AC Milan, será a maior disputa durante os 90 minutos. Acreditamos que os visitantes irão querer ter as rédeas do jogo, e que o Atlético regresse a velhos hábitos de deixar jogar o adversário. É por essa razão que acreditamos num bom resultado dos visitantes.

Prognóstico
Empate ou AC Milan