Que equipas podem surpreender nos playoffs da NBA estando a perder por 3-1?

28/06/2022

Não foram muitas as vezes que nos playoffs da NBA vimos uma reviravolta após uma equipa estar a perder por 3-1. Mas, a verdade é que o feito já aconteceu 13 vezes e é possível que possa repetir-se nestes playoffs de 2022. Mas, quais serão as equipas capazes disso?

Juntamos nesta página as equipas que já conseguiram, a última em 2020, em prol de estarmos prontos para o que pode acontecer na edição deste ano. Venha daí!

O que nos diz a história dos playoffs da NBA

Em 1968, pela primeira vez, uma equipa conseguiu dar a volta à sua série de 1-3, recuperando para uns fantásticos 4-3. Falamos dos Celtics, quera deram a volta aos 76ers, numa edição de excelência que levou o NBA para outro nível.

Contudo, não foram caso único nos playoffs da NBA, como já dissemos. As reviravoltas mais recentes (duas) aconteceram com a mesma equipa, em 2020.

Primeiramente os Nuggets deram a volta para os 4-3 contra os Jazz e nas meias-finais dos playoffs voltaram a conseguir o mesmo feito, dando a volta de 1-3 para 4-3 desta feita frente aos Clippers.

Assim sendo, não é nada impossível e até tem vindo a ser cada vez mais frequente nos últimos anos, ao ter acontecido 13 vezes (as últimas 5 foram nos últimos 7 anos de competição!).

Eis a lista das 13 voltas inéditas:

  • 2020 Nuggets x Clippers
  • 2020 Nuggets x Jazz
  • 2016 Cavaliers x Warriors
  • 2016 Warriors x Thunder
  • 2015 Rockets x Clippers
  • 2006 Suns x Lakers
  • 2003 Pistons x Magic
  • 1997 Heat x Knicks
  • 1995 Rockets x Suns
  • 1981 Celtics x 76ers
  • 1979 Bullets x Spurs
  • 1970 Lakers x Suns
  • 1968 Celtics x 76ers.

Em suma, Celtics e Nuggets são as equipas que conquistaram mais reviravoltas, o que pode ser muito importante na análise aos próximos jogos dos playoffs da NBA.

O que pode acontecer nos playoffs de 2022

Os playoffs da NBA são jogados à melhor de quatro. E, por isso, abre sempre portas a um possível sétimo jogo, desde que haja luta para tal. Olhando para a história e para as atuais equipas na luta, destacamos a presença dos Celtics, não só por ser uma equipa de excelência, mas também porque pode abrir portas de oportunidade em caso de estarem a perder uma fase dos playoffs.

Ainda que não se tenham realizado sete jogos em todas as rondas dos playoffs da NBA, a verdade é que a luta começa a apertar em momentos mais cruciais e a bracket deste ano pode presenciar partidas fantásticas antes da grande final, o que abre a possibilidade de surgir a 14º reviravolta da história.

Que equipas podem ficar para a história na reviravolta

Atualmente os playoffs da NBA encontram-se nos quartos de final, onde várias equipas de grande nível disputam a eliminatória. Neste momento, os resultados ainda são muito “curtos”, mas abrem a janela de oportunidade para que se faça história. Afinal, estamos a presenciar os seguintes jogos:

  • Phoenix Suns x Mavericks Dallas
  • Memphis x Golden State
  • Miami Heat x 76ers
  • Celtics x Milwaukee

Ainda assim, equipas como os Celtics, 76ers, Suns e Memphis podem criar a janela de oportunidade para que se faça história, mesmo estando atualmente com as séries empatadas ou a vencerem. As equipas menos favoritas podem assim fazer parte de um momento histórico frente aos grandes, uma vez que tudo é possível nos playoffs da NBA.

É possível repetir-se a reviravolta dos 3-1 em 2022?

Olhando para a bracket dos playoffs da NBA deste ano, a verdade é que sim, é possível repetir-se a proeza de revirar a qualificação.

Este ano, como é habitual noutros, mas com mais destaque agora, as equipas estão bastante equilibradas e os jogos embora tenham sido de grande nível, apresentam uma diferença pontual pequena.

Assim, os jogos já realizados mostram que é muito fácil que haja equipas que possam impulsionar a volta do qualificador. Todavia, tal proeza torna-se mais provável a partir das meias-finais, onde só as melhores equipas e as mais eficazes se encontram no momento final.

Na verdade, Celtics, 76ers e Suns estão presentes na história da reviravolta e encontram-se na luta nos playoffs da NBA. Por isso, vale estar atento ao que acontece nos qualificadores destas equipas para perceber se em 2022 se poderá voltar a fazer história.

A estatística nega a probabilidade

Olhando ao fator estatística, a verdade é que 95,2% dos jogos das séries dos playoffs da NBA terminam em vitória para as equipas que alcançam o 3-1 e apenas 4,8% das equipas conseguem revirar o acontecimento. Porém, a probabilidade baixa não impede que tal feito se realize.

Na história do 1-3 e nas suas estatísticas podemos destacar que apenas 3 dos 13 momentos de reviravolta não ocorreram em fases finais. Isto demonstra que a probabilidade de o acontecimento se repetir é mais forte a partir da próxima fase, neste caso, a partir das finais das zonas (oeste e leste) e, também, na grande final dos playoffs da NBA.

Em suma, as reviravoltas aconteceram da seguinte forma:

  • 7 vezes na zona oeste
  • 5 vezes na zona leste
  • 1 vez na grande final da NBA

Olhando às probabilidades é percetível que o acontecimento pode ter lugar mais depressa na final da zona. No entanto, não nos podemos esquecer que na próxima fase dos playoffs da NBA podemos ver a história a repetir-se, principalmente porque vão estar presentes equipas de grande nível, mas muito equilibradas entre elas!

Ainda que seja um mercado raro e um pouco semelhante aos empates na NBA, quem procure mercados de apostas mais arriscados pode equacionar a possibilidade de fazer parte da história.