história
Clubes

Sporting

Texto por João Pedro Silveira
l0
E31
A história leonina vai muito além do futebol: Alfredo Trindade, Moniz Pereira, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Carlos Lisboa, António Livramento, Naide Gomes, Pedro Alves, Marco Chagas, Rui Silva, Ricardo Andorinho, João Benedito, Miguel Maia, Francis Obikwelu, Joaquim Agostinho... e tantos outros fazem da história do Sporting Clube de Portugal uma história de glória e prestígio.

Mas o futebol é e sempre foi o primeiro desporto no reino do leão. Começando em Francisco Stromp, passando pelos míticos cinco violinos, por Osvaldo Silva e Hilário e a maravilhosa equipa que venceu a Taça das Taças, continuando com Vítor Damas e Yazalde, Jordão, Manuel Fernandes ou António Oliveira, passando por Futre, Balacov, Figo, Pedro Barbosa, Schmeichel , Jardel e João Viera Pinto, terminando em Cristiano Ronaldo, Quaresma e Nani, o Sporting contou com alguns dos melhores jogadores que já pisaram um relvado em Portugal.

Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 16 vezes e vencedor de 7 Supertaças, além de uma Taça dos Vencedores das Taças, o Sporting apresenta um currículo que o transforma num dos grandes do futebol nacional, mas também um clube respeitado em toda a Europa e mundo fora.

Os leões gabam-se entre muitos feitos de serem os detentores da maior goleada de sempre numa competição europeia (16x1 ao Apoel Nicósia de Chipre), de terem a maior goleada da história do Campeonato Nacional (14x1 ao Leça) e de serem também os responsáveis pela vitória mais expressiva de sempre da Taça de Portugal (21x0 ao Mindelense).

Entre estes feitos «numéricos» contam-se ainda as maiores goleadas de sempre na Supertaça, Campeonato de Portugal e a maior vitória fora numa competição europeia (0x9) contra os islandeses do Akraness. Pela negativa destacam-se as humilhantes derrotas com o Bayern Munique, que deram ao Sporting o pouco desejado recorde da derrota pela maior diferença de golos na fase final da Liga dos Campeões. Mas não é só em relação aos recordes de golos que o Sporting fez história. Contra os rivais Porto e Benfica, o Sporting é o autor de goleadas de antologia (FC Porto 9x1, Benfica 7X1) e é também o clube que mais vezes venceu até hoje tanto na casa das águias como na dos dragões.

As origens...

qo Visconde de Alvalade, que prontamente cedeu o dinheiro ao seu neto (...) com o objectivo de se criar «um grande clube, tão grande como os maiores da Europa»
O rótulo de clube elitista que hoje em dia ainda está colado ao Sporting provém dos primórdios da história do clube e do futebol nacional. Não há dúvida alguma quanto ao código genético leonino revelar uma matriz aristocrática. O clube nasceu no seio da aristocracia lisboeta em círculos muito próximos da própria família real.

Foi um grupo de rapazes saído das melhores famílias que já tinham antes formado o SC Belas e mais tarde o Campo Grande Football Club que na Primavera de 1906 resolve fundar um novo clube, fartos que estavam do lado social e festivo dos piqueniques, bailes e beberetes em que a agremiação do Campo Grande se tinha especializado.

Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Visconde de Alvalade, primeiro presidente do Sporting Clube de Portugal
Em Abril desse ano, José deAlvalade dá o murro na mesa numa reunião do Campo Grande FC, abandonando o clube juntamente com mais 17 colegas e proferindo uma frase que ficou na história do clube de Alvalade: «Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube!»

O avô era Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o Visconde de Alvalade, que prontamente cedeu o dinheiro ao seu neto e aos dissidentes do Campo Grande com o objectivo de se criar "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa".

Tão entusiasta que era da ideia do neto, o Visconde de Alvalade aceitou ser o primeiro presidente do clube. Com o seu dinheiro e propriedades, o Sporting cedo se tornou num dos clubes mais importantes de Portugal. A 1 de Julho a assembleia geral acolheu uma sugestão de António Félix da Costa Júnior para que o nome do clube passasse a Sporting Clube de Portugal.

Em 1920 a data de 1 de Julho foi rectificada como a data oficial da fundação do Sporting, pois só nesse dia o clube assumiu o nome que ainda hoje detém. Tal facto serve como alfinetada para os sportinguistas picarem os rivais que acusam de antecipar a data da sua fundação.

Um leão rampante sobre um fundo verde foi a escolha dos fundadores do clube para emblema: o verde para representar a esperança no futuro, e o leão pela sua força e grandeza.

O equipamento era todo branco até 1908, ano em que a camisola ficou bipartida em duas partes iguais de verde e branco. Em 1915 foram adoptados os calções pretos, mas seria só em 1928 que o leão começaria a vestir as camisolas listadas. Chovia copiosamente a 10 de Outubro desse ano e o Sporting perdia ao intervalo com o Benfica. Na segunda parte os futebolistas voltaram ao campo com as camisolas com listas verde e brancas da secção de râguebi do clube, o Sporting deu a volta ao resultado e venceu, o resto é história...

Uma potência nacional

qO Sporting cresceu em berço de ouro mas desde cedo extravasou a classe de origem.
O Sporting cresceu em berço de ouro mas desde cedo extravasou a classe de origem. A equipa de futebol sempre foi o motor de crescimento do clube, mas terá sido o ciclismo nas Voltas a Portugal dos anos 30, no período áureo da rivalidade entre o leão Trindade e o Benfiquista Nicolau que levou a camisola dos leões (e a das águias também) pelo país fora.
Peyroteo, Albano, Travassos, Jesus Correia e Vasquez - «os cinco violinos» ©centenariosporting.com


Nos anos 40 e 50 com Peyroteo, Albano, Travassos, Jesus Correia e Vasquez - «os cinco violinos» - o Sporting cimentou a sua posição como clube português com mais títulos, situação que só seria alterada no tempo de Eusébio no Benfica. Conquistando sete títulos em oito épocas e conseguindo o primeiro tetracampeonato, recorde que só seria batido pelo FC Porto mais de 40 anos depois.

qEm 1955 por conta desse mesmo prestígio o Sporting é convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus em substituição do campeão Benfica
O prestígio leonino galgou fronteiras e Travassos foi o primeiro jogador português a ser convidado para uma selecção da Europa. Em 1955 por conta desse mesmo prestígio o Sporting é convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus em substituição do campeão Benfica.

Prestígio e glória europeia

São os leões que dão o pontapé de saída na competição num empate a 3-3 com o Partizan de Belgrado no Jamor, sendo Martins o autor do primeiro golo da história das competições europeias. É Ainda nesta década que o antigo José Alvalade é inaugurado num encontro contra os brasileiros do Vasco da Gama.

Fernando Mendes, António Capela e José Carlos exibem a Taça dos Vencedores das Taças, 1964 ©sporting.pt
Os anos 60 trazem o primeiro e único troféu europeu que o Sporting ostenta no seu palmarés. Em Antuérpia, um canto directo de Morais chegou para vencer os húngaros do MTK na finalíssima depois de um conjunto de peripécias. Jogos de desempate em terreno neutro, duas finais, uma goleada histórica sobre o Manchester United e um 16-1 para a eternidade.

Segue-se um período em que o Sporting no futebol vive um pouco à sombra dos feitos do velho rival, enquanto nas outras modalidades vai marcando posição como maior potência desportiva nacional. Yazalde e Damas no futebol, Joaquim Agostinho no Ciclismo, António Livramento e a equipa maravilha que ganhou tudo no Hóquei marcam esse período dourado.

qO Sporting está 18 anos sem vencer um campeonato, entre 1982 e 2000, conquistando pelo meio apenas uma Taça em 1995.
A década de 80 marca um período de declínio do futebol leonino, muito por culpa da ascensão do FC Porto. O Sporting está 18 anos sem vencer um campeonato, entre 1982 e 2000, conquistando pelo meio apenas uma Taça em 1995. Mas nas modalidades ditas amadoras, os leões marcam cartas e Carlos Lopes conquista a primeira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Século XXI

O último decénio do século marca uma nova aposta do Sporting na juventude. O Sporting vê a sua escola ganhar fama e renome internacional e em pouco tempo o clube vê evoluir no seu estádio jovens de elevado valor como Figo, Simão, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma...

Decididos a mudar o rumo do clube, um grupo de notáveis encabeçados por Pedro Santana Lopes “tomam as rédeas” do clube e fundam o chamado «Projecto Roquete». Funda-se a SAD e o Sporting prepara a construção de um novo estádio e de uma Academia.

Liedson, chegou a Alvalade em 2003/04, tornando-se rapidamente um ídolo da torcida leonina ©João Figueiredo
Em 2000 os leões quebram o longo jejum provocando uma onda verde e branca que percorre o país de norte a sul, provando a quem tinha dúvidas a real dimensão e implantação social do Sporting Clube de Portugal. O «triplete» de 2002 (Liga, Taça e Supertaça) foi o último grande sucesso leonino. Em 2005 chega à sua segunda final europeia, desta vez no próprio estádio, para perder 1x3 com o CSKA de Moscovo.

A conquista de duas Taças de Portugal e de duas Supertaças não contentaram os adeptos que desesperaram com os falhanços sucessivos na Liga. A primeira década do século viu ainda Figo e Ronaldo serem coroados os melhores jogadores do Mundo, o que tornou o Sporting no único clube do mundo a “criar” dois Bolas d´Ouro da FIFA.

A crise de identidade leonina agudizou-se no começo da segunda década do novo milénio. Após a presidência de José Eduardo Bettencourt não quebrar a onda de maus resultados, este deu lugar a Godinho Lopes, que acabaria afastado do clube pela vontade popular dos sócios que escolheram Bruno de Carvalho para presidente.

O Sporting ameaçou quebrar com o marasmo da sua história recente e a nova direcção dedicou-se a reestruturar o clube que se encontrava bem perto da insolvência. Desportivamente, o clube viveu a pior época da sua história, terminando num humilhante 7.º lugar.

Um ano depois, um segundo lugar ajudou a recuperar a autoestima dos adeptos, que viram em 2014/15 o clube regressar à Liga dos Campeões e voltar a vencer a Taça de Portugal, após uma final dramática com o Sp. Braga.

Hoje, mais de um século depois, a história do clube que nasceu do sonho de um neto e do seu avô honraria por certo a memória dos seus fundadores. O Sporting é um dos grandes clubes da Portugal e do Mundo. Vencedor de competições nacionais, internacionais em diversas modalidades, com filiais e casas de adeptos nos cinco continentes, com uma massa associativa fiel e numerosa, o futuro dos leões apresenta-se radioso, não fosse o verde a cor da esperança.

Comentários (31)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Poderiam adicionar
2018-07-01 15h47m por Darox
O facto do clube ter formado 10 dos 23 jogadores campeões europeus por Portugal, e recentemente a crise instaurada pelas rescisões e pelo Presidente Bruno de Carvalho.
leal69. . .
2017-01-12 22h41m por JESUISJJ
. . . lá estão vocês a inventar titulos.
nao sei mas. . .
2016-07-01 19h02m por leal69
Acho que se deviam incluir os campeonatos de portugal que são 4 ou seja 18 mais 4 dá 22 e já que contam para uns também devem contar para os outros. A historia não pode ser apagada!
Fica a sugestão!
Muito bom o texto e magnifica a historia do Sporting Clube de Portugal!
Sporting 2015/2016
2016-06-22 01h29m por valter_reis_99
Campeão Nacional de Natação
Campeão Nacional de Ténis de Mesa
Vencedor da Taça de Portugal de Ténis de Mesa
Vencedor da Taça da Liga de Tênis de Mesa
Campeão Nacional de Corta-Mato
Campeão Europeu de Atletismo
Supertaça Nacional de Hóquei
Campeão Nacional de Futsal
Vencedor da Taça da Liga de Futsal
Vencedor da Taça de Portugal de Futsal
Vencedor da Taça de Honra de Futsal
Vencedor da Supertaça Nacional de Futsal
Sporting O Melhor
2015-11-20 12h52m por Solid_Jobs
Melhor Clube Portugues para mim com uma Grande Historia e com a Melhor academia De Formar Jogadores em Portugal Força Sporting Sempre
LE
ZEROZERO
2015-07-01 12h18m por leoleoleo
um erro! o sporting ja venceu a taça de portugal por 16 vezes! e nao por 15 como indica o tema
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado pelas chamadas de atenção. O texto foi produzido em 2011 e não foi inteiramente atualizada para esta ocasião do 109º aniversário do clube. Iremos retificar imediatamente.
QW
Sporting!!!!
2015-07-01 12h14m por qwerSCP
amo-te gigante, sempre a cantar por ti!!!
CL
ERRO
2015-07-01 11h16m por classif1ed
SUPER ERRO, como é possível????
Terceiro parágrafo:

"Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 15 vezes e vencedor de 7 Supertaças. . . "

15 taças de Portugal????
Ponham ai a 16º que já lá faz 1 mês pah!! Logo já faz parte da história deste grande clube!
TU
Erro ZEROZERO
2015-07-01 11h08m por TutankSCP
São 16 Taças de Portugal e não 15. . .
JL
Obrigado Sporting!
2015-07-01 10h57m por JL76sporting
Parabéns Grande Sporting!
Já foste motivo de muitas lágrimas tanto de alegria como de Tristeza mas como sócio e adepto estarei sempre do teu lado porque ser do Sporting Clube de Portugal é ser diferente. Porque hoje estamos todos de parabéns e tenho pena de em 2000 não ter estado cá para festejar o titulo com a Família sportinguista e contigo mas acredita que fiz a festa na Alemanha pintamos a cidade de verde e branco, posso dizer que contigo partilho os melhor e piores momentos da min...ler comentário completo »
SPORTING!
2015-07-01 10h50m por moonstruck
É tão grande como os maiores da Europa, era um sonho que se tornou real durante estes 109 anos de história.

Orgulho-me de fazer parte como Socio desta grande família.
PA
Sporting CP
2015-07-01 10h25m por Pauloverde
Mais do que um clube, uma paixão!!!

Somos Sporting, Força Sporting!!!
O sonho realizou-se
2015-06-07 18h32m por moonstruck
O sonho realizou-se, o Sporting é um clube grande, tão grande como os maiores da Europa, e eu como sócio faço parte desta grade família que é o Sporting Clube de Portugal.
GI
Mais títulos
2014-01-13 09h27m por gilistabarcelos
Adorei este pequeno retrato da história do nosso grande Sporting!!
Todavia, também sei que a história faz-se de resultados finais e muitos desses resultados finais (campeonatos, taças, etc. ), foram-nos surripiados sem qualquer vergonha. Sportinguistas, o nosso palmarés vencedor seria muito maior, não fosse um certo "sistema" que existiu e ainda existe que nos "tirou" sem qualquer honra e verdade desportiva. Viva o Sporting!!!SL.
5*****
2013-12-14 14h49m por Scorpion1
Obrigado zero_zero!

You make my day!!!
DA
HISTORIA
2013-11-29 18h44m por DaniBoss
Que lindo ler esta história!! A História do meu Sporting!! AMO-TE SPORTING! Que mais histórias sejam feitas, e lidas pelos meus futuros netos.
IV
Orgulho leonino
2013-10-20 15h57m por ivofontes
Sporting até á morte. Tenho fé que nesta época vamos voltar aos títulos. Não estou em portugal mas quando voltar em dezembro vou ser um adepto assiduo. E espero ser ainda muito feliz no Alvaláxia XXI
SP
Sporting
2013-09-04 07h34m por sportingpaulo2001
É este ano que és campeão merecedor do título
Sporting
2013-08-17 19h00m por GreenLIONN
AMO-TE SPORTING
SP
Sporting
2013-07-17 08h44m por sporting1999
E ainda dizem que o Sporting é mau.


Sporting sempre
SE
Somos bons demais pra situacao que tamos
2013-06-24 11h08m por sergiomusga
O Sporting tem de utilizar jogadores mais experientes juntamente com alguns jovens
Unidos
2013-05-26 13h42m por 1906Sportinguista
Unidos o nosso clube vai voltar às glorias . Nós merecemos. Viva o Sporting !
O GRANDE SPORTING CP!
2013-05-21 22h08m por JOTAONE1
É sem duvida alguma o maior clube de Portugal, o clube que mais títulos tem no seu palmarés, apenas ultrapassado pelo Barcelona.
FP
Um dos melhores clubes do mundo!
2012-09-06 16h13m por fpanta10
Para todos os que "odeiam" o Sporting deixem-me que vos diga que o Sporting é o 2º clube com mais títulos de sempre! Só ultrapassado pelo Barcelona! Sim, porque o futebol não é tudo. . . Infelizmente, em Portugal só se apoia o futebol, mas ainda bem que nós sportinguistas podemo-nos orgulhar de ter tantos títulos nas mais diversas modalidades! Viva o melhor clube de Portugal e quiçá do mundo!!!
LE
aí tenho dúvidas. . .
2012-09-04 23h05m por leo60
@sportingebarcelona quando dizes ke o Sporting é o melhor clube português, não deixa dúvidas a ninguém!Só não vê quem não quer!o porto 2º, é óbvio!só tenho dúvidas, é na atribuição do 3º!Será ke o braga, já ultrapassou o benfica?. . . Aí tenho dúvidas!
12
Tópicos Relacionados
Equipa