Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
BenficaPortugal
PortugalV. Guimarães
CelticEscócia
EscóciaAberdeen
BolognaItália
ItáliaJuventus
história
Clubes

Tondela

2015/07/17 18:10
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
A tradição futebolística no Distrito de Viseu é antiga e remonta às primeiras décadas do século XX, mas a verdade é que durante muitos anos, com a pontual exceção do Académico de Viseu, que marcou presença no Campeonato Nacional nos anos 80, nenhum clube do distrito se destacou no panorama nacional.
 
Contudo, no novo milénio, esse papel coube a um clube que até então não captara a atenção do comum adepto do futebol nacional:o Clube Desportivo de Tondela.
 
Situado no coração da Região Dão-Lafões, Tondela é uma cidade em crescimento que há muitos anos aposta no desporto e que tem no seu principal clube um símbolo que muito orgulha a gente tondelense. 

Primeiros anos
 
Foi já no distante ano de 1933 que alguns dos mais apaixonados desportistas de Tondela juntaram forças para fundir os dois clubes que então existiam na terra: o Tondela Futebol Clube e o Operário Atlético Clube. 
 
 
Vai já longínquo o ano de 1933, quando as forças vivas de Tondela decidiram fazer da união bandeira e se procedeu à fusão dos dois grandes clubes de então na localidade.
 
Campeão de Viseu
 
Inscrito na AF de Viseu o CD Tondela começou a disputar as provas locais. Nesses anos o domínio do Campeonato de Viseu era monopólio dos «três grande clubes da Cidade de Viriato: o Académico, o Lusitano (de Vildemoinhos) e o Viseu e Benfica.
 
Em 1939/40, com o mundo a entrar em Guerra o futebol viseense também sofreu uma pequena revolução com o título do Campeonato a fugir para Mortágua, com o clube local a sagrar-se campeão. Mas a verdadeira revolução seria nas duas épocas seguintes, com o Tondela a cimentar a revolução dos pequeninos e sagrando-se bicampeão distrital.
 
O Viseu e Benfica e o Académico voltariam a retomar o monopólio dos títulos, mas o Tondela deixara o aviso...
 
Lento crescimento
 
A partir de 1947 o futebol nacional sofreu uma profunda reorganização e os principais clubes dos diversos distritos passaram a disputar a Segunda Divisão e anos mais tarde a Terceira Divisão. 
 
Nas décadas seguintes, e apesar do título distrital em 1950 o Tondela não conseguiu manter-se nos Campeonatos Nacionais, acabando por atravessar um longo período com despromoções e subidas nas provas da AF Viseu.

Com títulos da Segunda Divisão Distrital e da Primeira, o clube foi engrandecendo o seu palmarés. Mas seria só no fim dos anos 80 e durante os 90 que o clube passaria a marcar presença habitual nos campeonatos nacionais da Terceira e Segunda Divisão. A estreia numa campeonato organizado pela FPF seria em 1989 e o clube verde-amarelo tomou-lhe o gosto.
 
Segunda divisão, queda e renascimento

Cinco épocas depois o Tondela ascende pela primeira vez à Segunda Divisão B, o então terceiro escalão do futebol português, onde se manteria até em 1997. Mas o sucesso teria o seu preço e o clube não parecia estar preparado para estes voos, acabando por voltar aos distritais em 1999.
 
A sorte do clube começa a mudar com a chegada de um novo projeto do Presidente Gilberto Coimbra. Um ano após tomar posse do clube o novo presidente vê o CDT fazer uma inédita dobradinha e vencer a Primeira Divisão Distrital e a Taça da AF Viseu.
 
Após quatro épocas de crescimento, o clube conquista o título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão.

O caminho da profissionalização e o sucesso
 
Durante três épocas o Tondela "namora" sempre com a ideia de subida, acabando sempre nos primeiros lugares da classificação, mas a tão almejada promoção ao futebol profissional só chegou em 11/12, quando o CDT garante a subida à Segunda Liga, batendo o Varzim e o Fátima.
 
A história de sucesso continua nos anos seguintes com o clube assumindo-se com um clube ambicioso e de sucesso, exemplo para outros clubes do interior, confirmando o seu novo estatuto de clube revelação, conquistando a Segunda Liga em 2014/15 e garantindo uma inédita promoção à Primeira Liga. 
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
UD
Tondela
2015-07-21 15h58m por UDScampeao
Um verdadeiro exemplo de crescimento sustentado que permitiu a chegada do clube aos campeonatos profissionais e, nesta época, à Primeira Liga. Nos tempos que correm, isto não é nada fácil, e só posso dar os parabéns pela boa gestão do clube até ao momento. Rumo à manutenção, vamos Tondela :)
Tópicos Relacionados
Equipa