Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
BenficaPortugal
PortugalV. Guimarães
CelticEscócia
EscóciaAberdeen
BolognaItália
ItáliaJuventus
história
Clubes

SL Elvas

2014/11/06 17:56
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Fundado em 1925 e extinto em 1947 para, juntamente com o Sporting Clube de Elvas, filial do Sporting, dar lugar ao nascimento do O Elvas Clube Alentejano de Desportos, o Sport Lisboa e Elvas, filial do Benfica, conta no palmarés com a conquista de dois Campeonatos de Portalegre, uma prova anual que teve início em 1911/1912 e que se prolongou até 1946/1947.

Primeira equipa do O Elvas após a fusão do SL Elvas com o SC Elvas
No entanto, foram as duas participações no principal escalão do futebol português que deram ao SL Elvas a maior projeção da sua história. Ambas aconteceram na década de 40 e nas duas os elvenses terminaram na nona posição.

Em 1945/1946, o SL Elvas amealhou 17 pontos e conseguiu a permanência, ficando à frente de Académica, Boavista e Oliveirense. Apesar de ter somado 13 derrotas em 22 jogos, oito vitórias e um empate foram suficientes para garantir a continuidade dos alentejanos entre a elite do futebol português

Na temporada seguinte o SL Elvas, com 20 pontos, voltou a terminar o campeonato no nono lugar, tendo conseguido deixar atrás de si as equipas da Académica, do Vitória de Setúbal, do Boavista, do Famalicão e da Sanjoanense.

Apesar da permanência o clube extinguiu-se em 1947 e, após a fusão com o outro embema da terra, o SC Elvas, deu vida ao O Elvas Clube Alentejano de Desportos, que no seu primeiro ano de vida teve a oportunidade de participar na primeira divisão, ocupando a vaga deixada em aberto com o desaparecimento de um dos seus antecessores, num ano marcado pela reformulação dos campeonatos nacionais, altura em que o acesso ao campeonato nacional deixou de ser através das ligas distritais e passou a haver subidas e descidas.

Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
Tópicos Relacionados
Equipa