X
história

1938/39: O Primeiro Campeão

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Em 1938/39 a FPF chamou a si a organização da prova que se passou a denominar de Campeonato Nacional da Primeira Divisão. O Campeonato de Portugal deixou de existir, dando lugar à Taça de Portugal
O FC Porto, tal como fizera na primeira edição da Liga Portuguesa Experimental, conquistou o troféu, batendo leões e águias, que ficaram respetivamente a um e a dois pontos de distância.
Na cauda da tabela ficou o Casa Pia, que na sua única participação no primeiro escalão, conseguiu apenas uma vitória, perdendo os restantes 13 encontros.
Em 1938/39 a Federação Portuguesa de Futebol chamou a si a organização da prova que se passou a denominar de Campeonato Nacional da Primeira Divisão, disputada nos mesmos moldes que a Liga Experimental.

Tal como na Liga, oito equipas disputaram a primeira edição da prova: FC Porto, Sporting, Benfica, Belenenses, Académica, Barreirense, Académico do Porto e Casa Pia.

A reorganização do futebol nacional não se ficou por aqui: o Campeonato de Portugal deixou de existir, surgindo no seu lugar à Taça de Portugal, disputada nos mesmos moldes (eliminatórias) que o predecessor. A vitória sorriria à Académica de Coimbra que bateu o Benfica por 4x3.
 
Já no Campeonato Nacional, o FC Porto, tal como fizera na primeira edição da Liga Portuguesa Experimental, conquistou o troféu, batendo a concorrência de leões e águias, que ficaram respetivamente a um e a dois pontos de distância.
 
Na cauda da tabela ficou o Casa Pia, que na sua única participação no primeiro escalão, conseguiu apenas uma vitória, perdendo os restantes 13 encontros.
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...