placardpt
      Liga Portuguesa 1975/76
      Grandes jogos

      FC Porto x Sporting: Numa noite de nevoeiro...

      Texto por João Silveira
      l0
      E0

      Quando Sporting e Porto se defrontaram à sétima jornada iam empatados em quinto lugar a um ponto de um quarteto composto por Benfica, Boavista, Belenenses e Braga.

      Era uma noite fria e de nevoeiro no Estádio das Antas, mas tal facto não impediu o Sporting de entrar a todo o gás e de cedo chegar aos 0x2 com golos de Chico e Manuel Fernandes. Contudo, o FC Porto reagiu e aos 18 minutos reduziu para 1x2. Até ao intervalo, o ritmo do jogo abrandou e não houve mais alterações no resultado.
       
      Na segunda parte, o nevoeiro adensou-se e a visibilidade era já bastante reduzida quando, aos 57 minutos, Gomes cabeceou para a baliza de Damas. O estádio susteve a respiração, Gomes leva as mãos à cabeça, o bandeirinha valida o golo, enquanto muitos jogadores e espectadores juravam que a bola tinha passado ao lado do poste e que tinha sido um apanha-bolas a colocá-la lá dentro.
       
      No relvado, os jogadores leoninos, confusos, protestavam com o árbitro Alder Dante que distribuía cartões amarelos pela equipa verde e branca. Vítor Damas ralhava com um apanha-bolas que estava escondido atrás do bandeirinha...
       
      Não havia nada a fazer, o juiz apontou para o centro do campo, o golo estava validado e foi atribuído a Fernando Gomes. Os sportinguistas não baixaram os braços e não perderam a cabeça. Baltasar, que tinha entrado para o lugar de Manuel Fernandes, fez o 2x3 aos 74 minutos. O resultado não sofreu mais alterações. 
       
      O Sporting venceu na noite do golo mais misterioso da história do clássico, mas teria que esperar 21 anos para voltar a sair da casa do dragão com uma vitória a contar para o campeonato.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CC
      Roubalheira
      2012-10-07 13h47m por ccfa
      Ja nesta altura os arbitros roubavam para o porto. INCRIVEL!!!
      jogos históricos
      U Sábado, 18 Outubro 1975 - 00:00
      Estádio do Futebol Clube do Porto (Antas)
      Alder Dante
      2-3
      Alfredo Murça 18'
      Fernando Gomes 57'
      Chico Faria 9'
      Manuel Fernandes 15'
      Vítor Baltasar 74'
      Estádio
      Estádio do Futebol Clube do Porto (Antas)
      Lotação75000
      Medidas105x68
      Inauguração1952