Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
MarrocosMarrocos
HolandaHolanda
Al AinEmirados Árabes Unidos
IrãoEsteghlal Tehran
Kawasaki FrontaleJapão
TailândiaMuang Thong Utd
história
Grandes jogos

FC Porto x Benfica: Um Senhor Dragão

2012/11/07 13:51
Texto por João Pedro Silveira
l0
E19
Esta foi a noite em que o FC Porto conseguiu uma das maiores vitórias de sempre sobre o rival lisboeta, humilhando a águia com um histórico 5x0, deixando por terra o campeão nacional e destroçando as ambições de Jorge Jesus revalidar o título, conquistado meses antes, com classe e inegável superioridade... Uma noite de sonho para o Dragão, um pesadelo muito díficil de esquecer para a águia...

Nos bastidores do grande jogo

Era verdade que o FC Porto caminhava seguro na liderança, apenas um empate cedido e quatro golos sofridos, apresentando a mais sólida das candidaturas ao título, enquanto do outro lado da barricada estava o Benfica, campeão em título, ainda abalado pelos maus resultados das primeiras jornadas, que haviam deixado a águia a uns impensáveis sete pontos de distância dos dragões, mas antes do jogo, e apesar da diferença pontual na classificação, ninguém imaginaria tal desfecho.

Jorge Jesus relativizava a distância, mas os sinais que chegavam da Luz eram dissonantes. Uns apontavam as arbitragens, outros tantos culpavam os deslizes do guarda-redes Roberto, alguns apontavam o dedo às mudanças que o treinador operara na equipa de um ano para o outro. Na cabeça dos benfiquistas pairava ainda o resultado da derrota às mãos dos portistas na Supertaça, realizada no princípio da época.

André Villas-Boas, por sua vez, comandava uma armada segura da sua rota, aguardando calmamente a visita do grande rival, ciente que a vitória podia selar o destino do campeonato, somente com dez jornadas realizadas...
 
«Em equipa que ganha não se mexe», e Villas-Boas limitou-se a trocar o lesionado Fernando pelo colômbiano Guarin, enquanto o treinador dos encarnados decidiu alterar a equipa, fazendo sentar Saviola no banco, fazer subir Fábio Coentrão para extremo, deslocar o central David Luiz para a esquerda, e chamar à titularidade o pouco utilizado Sidnei.
 
Varela abre as hostilidades
 
O jogo em si não teve muita história... Marcava o relógio onze minutos, quando Hulk avançou pela direita e fez o que quis de David de Luiz, centrou para o meio da área, onde Varela, sem oposição, inaugurou o marcador.
 
Aos 23 minutos, novamente do lado esquerdo da defesa encarnada, Belluschi bailava à frente de um atarantado David Luiz, antes de colocar a bola no centro da área, onde Radamel Falcao finalizava com um sublime toque de calcanhar, perante um Luisão ajoelhado, uma imagem prenunciadora do que seria o Benfica nessa noite de pesadelo na «Cidade Invicta». 
 
 
Com o adversário na mão, o FC Porto avançou para a jugular. 28 minutos decorridos e novamente Belluschi a avançar pela direita, chamou a si Sidnei e Luisão, de David Luiz nem rasto, centrou para trás onde Radamel Falcao, de primeira, fuzilou com o pé direito, um inconsolável Roberto.
 
O Dragão explodia de felicidade, Jorge Jesus cruzava os braços, o rosto pesado dos suplentes benfiquistas deixava antever o terror que ainda estava por vir...
 
Jesus tenta, Luisão não deixa
 
Ao intervalo, Jesus emendou a mão, procurando equilibrar a equipa, e quiçá a reviravolta histórica. O Benfica tinha sido uma absoluta nulidade no primeiro tempo, e o treinador, ciente disso, não teve medo de reconhecer o erro e voltou à forma inicial. Mandou avançar Gaitan para o lugar de Sidnei, Coentrão voltava para a esquerda, Luiz voltava a fazer dupla com Luisão. 
 
O Benfica reentrou melhor, os jogadores, de volta ao seu habitat natural, sabiam o que tinham de fazer, e o que era esperado deles. Não surpreendeu ninguém o domínio benfiquista, e David Luiz esteve muito perto de reduzir a diferença. 
 
Todavia, aos 66 minutos, cansado de ouvir olés da bancada portista, Luisão perdeu a calma e tenta agredir Guarin. Pedro Proença não hesitou e mandou o brasileiro para a rua. O Benfica perdia por 3x0, ficava com menos um e perdia a liderança. Jesus percebeu que não havia mais nada a fazer e recuou linhas.
 
Villas-Boas sentiu que podia fazer história, Hulk compreendeu melhor que ninguém a ideia do treinador, e avançou sobre os encarnados. Em mais um lance de um para um, e novamente pela direita, Coentrão travou o brasileiro, e o incrível não se fez rogado e fez o 4x0 da marca de grande penalidade.
 
Antes de correr o pano sobre o clássico, Hulk voltaria a fuzilar Roberto, com um remate cruzado da direita. O Benfica caía com estrondo e o Porto ficava com o caminho livre para o título que viria a celebrar na casa do rival...
 
Capítulos
Comentários (20)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
gc
FCPORTO
2014-11-07 15h00m por gctg
Mais uma noite mágica do FCPorto.
Há 2 anos celebramos a diferença entre o FCPorto e o 5lb e o mestre da táctica!
Como imortalizou a Sra. Maria Amélia Canossa:
"Porto, Porto, Porto
És a nossa glória
Dá-nos neste dia
Mais uma alegria
Mais uma vitória"

Perceber que para responderem à letra têm de ir a 1947 (!) é a prova dos grandes sucessos do FCPorto e da grande azia dos 5lb's. Como os Super Dragões imortalizaram:
"Olha a cabeça,
Olha a cabeça,
É do lampião,
Continua a inchar,
continua a inchar"

E continuará. . .
cr
lol benfiquistas
2014-11-07 11h59m por crackdude
"nao faz mal sermos continuamente humilhados pelo Porto nos ultimos 20 anos pq quando o meu avô ainda nao era nascido ganhámos 12-2"

o que vale é que serão sempre os maiores (na vossa mente)
FA
QUAL FOI PIOR?
2012-11-07 21h54m por FAIRPLAY2011
É bom relembrar o passado para não cometer os mesmos erros. E realmente, esta derrota do SLB foi histórica. E digo e admito isto como adepto do Benfica.
AGORA, . . . . e já que é bom relembrar o passado e de derrotas pesadas e históricas. Não se esqueçam que o Benfica já deu 12-2 no FCP.
E não vale a pena virem com comentários do tipo "não vi nada disso. . . . "; "tens provas. . . . " ou a melhor "mostrem-me um video e aí já acredito. . . o que? não têm?. . . então peç...ler comentário completo »
mi
JESUS fora!
2012-11-07 20h32m por miguelslb20122
12-2 no tempo do avo nao é humilhante pois as condiçoes eram mt piores e jogadores nem sabiam jogar tao bem como agora. Agora temos tvs, podemos ver equipas a jogar na tv, olheiros, melhores campos. . . essa comparaçao é pa'rva pois o futebol dos 12-2 era amador. . . . um treinador que se diz catedratico nao perde 5-0 com o miudo! isso sim é HUMILHANTE.
fa
12-2
2012-11-07 19h57m por fabiomilk
Queres provas do 12-2??

Ve entao:

http://www. zerozero. pt/jogo. php?id=5776
ed
FC Porto
2012-11-07 18h51m por eduardextreme
Grande jogo do FC Porto. Foi uma noite perfeita, como outras que houve essa época, como contra o Villareal ou contra o Benfica na Luz para a Liga e para a Taça.
A final da Taça também foi um grande jogo que tive o privilégio de assistir ao vivo.

@carlos-martins17: 12-2? E sabes quem foram os marcadores?
Quando precisas de ir buscar resultados dos primórdios do futebol em Portugal. . . ouch.
Fi
12-2??
2012-11-07 18h13m por Filthyy
Eu nao vi, nao me lembro. . . (há imagens disso?) Mas todos se lembram do FCP dar 5 ao slb, eu vi e já por duas vezes. Esses 12-2, ninguem que leia este forum viu, nem vai ver.
Go
5x0
2012-11-07 17h39m por Gotze77
Ohh lampeao levaste cinco no Dragão já mais esqueceras esta grande humilhação.
am
noite fantástica. . .
2012-11-07 17h22m por amo_te_porto
QUE ME ENCHEU DE ORGULHO e tenho a certeza que irei ver muitas mais vitorias destas do meu grande FCPORTO.
jo
se bem me lembro
2012-11-07 16h51m por joelfcp
o resultado podia ter sido outro ou nao fosse o arbitro perdoar um penalty claro contra o 5lb. . .
mas o slogan 6lb tambem nao ficava muito bem;)
pi
esperem para ver
2012-11-07 16h51m por pintinho1
vai haver mais e nao tardara muito.
Lu
Faz hoje 2 anos. . .
2012-11-07 16h35m por Luis_FCP1980
Faz hoje dois anos que vivemos uma noite mágica!

Onde humilhamos a bom humilhar uns tipos arrogantes que tinham a mania que eram os melhores.

Faz hoje dois anos que vive um dos dias mais felizes da minha vida em termos desportivos!

Já faz (hoje) dois anos!!!
ca
zerozero azul
2012-11-07 16h28m por carlos-martins17
E das agressões ao Roberto com bolas de golfe arremessadas pelos super dragões e até a colocação de uma galinha no campo não falam. . . E do Benfica 12-2 Porto não falam. . .
Hr
Até eu
2012-11-07 15h35m por Hramosaki
Me lembro!!! Que pesadelo para nós, Benfiquistas e que jogo de sonho do fcp!

Nessa noite fez-se história mesmo: golo memorável do Falcão, grande exibição colectiva do porto, banho tático do AVB ao JJ e. . . As invenções do JJ! Históricas também!
Cu
2 anos. .
2012-11-07 15h10m por CuCosh
Quem diria que ja passou 2 anos, lembro-me cm se fosse ontem! Entao os benfiquistas e' que se devem lembrar! :x
cr
faz-me lembrar
2012-11-07 15h07m por credo
músicas do josé cid
ri
Noite memorável
2012-11-07 14h58m por rivisian
Belo jogo. . . . enorme equipa do FC Porto. . . . Hulk, Falcao, Guarin, Varela, Moutinho. . só para citar alguns e nosso técnico Vilas Boas. . . bela equipa. . . . fantástico plantel. . . maravilhosa noite esta. . . . coitado do David Luiz. . . . coitado do Jesus. . . . . Q venham mais noites destas para o grande FC Porto. . .
ma
. . . . .
2012-11-07 14h54m por manelpt
excelente momento ^. ^
Un
simplesmente
2012-11-07 14h12m por UnitedRepublix
histórico! que noite
1o
Parabéns
2012-11-07 14h04m por 1oFCP
5LB, eternizado!
jogos históricos
U Domingo, 07 Novembro 2010 - 00:00
Estádio do Dragão
Pedro Proença
5-0
Silvestre Varela 12'
Radamel Falcao 25' 29'
Hulk 81' (g.p.) 90'
Estádio
Estádio do Dragão
Lotação50033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003