Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

MarseilleFrança
PortugalV. Guimarães
BragaPortugal
BulgáriaLudogorets Razgrad
FC PortoPortugal
PortugalPaços Ferreira
história
Grandes jogos

Brasil x Inglaterra: Ponto zero

2014/04/29 12:48
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Como é que um «zero a zero» ganha um lugar na nossa lista dos maiores jogos da história do futebol? Para começar, ao contrário de muitos «zero a zero» que se lhe seguiram em fases finais de Campeonatos do Mundo, este tem honra de ter sido o primeiro. Até então, nenhum jogo tinha terminado sem golos e em boa verdade, poucos imaginavam que um jogo entre o Brasil e a Inglaterra seria o primeira dessa lista. 

Dias antes, a Inglaterra empatara com a União Soviética a duas bolas, enquanto o Brasil despachara a Áustria por três bolas a zero.

Num grupo em que em boa verdade todos podiam vencer todos, o favoritismo principal pendia para brasileiros e ingleses, pois a geração austríaca, envelhecida, dificilmente repetiria as meias-finais de quatro anos, enquanto a União Soviética, na estreia, não tinha ainda o «calo» necessário para as grandes competições, se bem que dois anos antes, nos Jogos Olímpicos de Melbourne, mostrara ao que vinha, conquistando a medalha de ouro na estreia numa grande competição...

Escolhas

Vincente Italo Feola e Walter Winterbottom, dois treinadores que ficaram na história futebolística de ambos países (1), lançaram as bases do encontro, optando por dois «onzes» clássicos, equilibrados, sem espaço para grande risco.

Olhando para os bancos das duas equipas, mais de cinquenta anos passados, não deixa de ser curioso reparar que enquanto a Inglaterra deixava o jovem Bobby Charlton e o consagrado Tom Finney de lado, o Brasil deixava no banco Pelé e Garrincha, que também não haviam defrontado a Áustria no primeiro jogo. 

A equipa inglesa já havia perdido a estrela Duncan Edwards, infeliz vitima do Desastre Aéreo de Munique, e ficara ainda mais "empobrecida", quando os selecionadores deixaram de lado Naft Lofthouse e Stanley Matthews
 


 
No jogo com os brasileiros, a equipa inglesa demonstrou a mesma habilidade defensiva que mostrara contra os soviéticos, com Don Howe, ao lado de Billy Wright e Bill Slater, tapando todos os caminhos para o golo, de olho especialmente no irrequieto Didi. 
 
Um empate com a Áustria no último jogo, forçou a Inglaterra a um play-off final com a URSS, que os soviéticos levariam a melhor. Esta ainda não era a hora inglesa...

O ponto zero

Em física, a Energia de Ponto Zero é a energia mais baixa que um sistema físico mecânico-quântico pode ter, e é além do mais, a energia do estado fundamental do sistema.
O conceito de Energia de Ponto Zero surgiu em 1912, fruto do trabalho do alemão Max Planck, mas só seria proposto um ano mais tarde pela dupla Albert Einstein e Otto Stern, denominada primeiramente como "energia residual", somente algum tempo mais tarde, ganhou a denominação que hoje conhecemos, que é a tradução do original em alemão, Nullpunktsenergie.

Planck, e mais tarde Einstein e Stern, nunca tiveram o futebol em consideração quando pensaram e depois postularam a famosa lei, mas todavia, a história do Campeonato do Mundo também tem esse ponto zero, esse momento em que a Inglaterra e o Brasil empataram a zero e o treinador brasileiro viu-se forçado a mexer na equipa para o terceiro jogo. Do banco saíram para o «onze» o médio Garrincha e um miúdo de 17 anos, de seu nome Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido no futebol como Pelé. 

No jogo seguinte, os brasileiros levaram de vencida os soviéticos e o Brasil encaminhou-se para vitória no mundial, a primeira da sua história, com Pelé como grande destaque, brilhando acima de todos os outros, conquistando o primeiro dos seus três Campeonatos do Mundo, para gáudio do imenso Brasil.

O primeiro «zero a zero» trouxe Pelé para o «onze» brasileiro, revolucionando o futebol da equipa, e dando ao mundo, no grande palco que é o Campeonato do Mundo, o debut em solo europeu e mundiais, daquele que terá apontado ao longo da sua carreira, mais de mil remates certeiros.

---------------------------------------------------------
(1) Feola conduziu o Brasil ao primeiro título mundial, enquanto Winterbottom foi o primeiro selecionador da «equipa dos três leões».

Em física, a Energia de Ponto Zero veio à tona a partir do trabalho de Max Planck em 1912. Planck procurava rederivar a expressão para o espectro da energia emitido por um corpo negro, de um modo diferente do que havia sido feito em 1900. Assim, no limite de temperatura zero, a energia mínima para um oscilador de Planck não seria zero, mas sim meio quantum, e foi denominada Energia de Ponto Zero. Essa é a energia mais baixa possível, em termos de Mecânica Quântica, que um sistema físico pode possuir no estado fundamental.
Tal conceito foi também proposto por Albert Einstein e Otto Stern em 1913, tendo sido originalmente denominada de "energia residual" ('Nullpunktsenergie'), além de diversos outros artigos que foram publicados com o intuito de discutir sua existência e implicações, contudo nenhum desses trabalhos obteve tal energia como consequência de algum princípio fundamental.
Capítulos
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
ZZ
Nota
2016-05-12 11h55m por ZEROZERO
Muito obrigado: corrigido para Planck.
is
Erro ortográfico
2016-05-12 11h55m por iscasiscas69
É Plank e não Plack!
jogos históricos
U Quarta, 11 Junho 1958 - 19:00
Nya Ullevi Stadion
Albert Dusch
0-0
Estádio
Nya Ullevi Stadion
Lotação43000
Medidas105x65
Inauguração1958