Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

MoreirensePortugal
PortugalBraga
V. GuimarãesPortugal
PortugalPortimonense
Real SociedadEspanha
EspanhaEspanyol
história
Grandes jogos

Benfica x FC Porto: Bis de Monteiro da Costa

2011/11/22 01:46
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
O Estádio do Campo Grande em Lisboa, presenciou no dia 14 Outubro de 1951 a única vitória por mais de um golo de diferença, que o Futebol Clube do Porto conseguiu até hoje na casa do Benfica em jogos a contar para o Campeonato Nacional.

Numa época em que o FC Porto atravessava um dos maiores jejuns da sua história, quando as vitórias em Lisboa eram um caso raro, a força da vitória e dos dois golos de Monteiro da Costa, ficaram para sempre imortalizados no imaginário portista. 

Com dez golos marcados ao Benfica, feito só igualado por Pinga e Fernando Gomes, o capitão Monteiro da Costa Ganhou um lugar no coração da família portista.
Dois golos de Monteiro da Costa (aos 23 e 41 minutos) adiantaram o Porto no marcador para surpresa dos adeptos lisboetas. Dizem as crónicas que além dos dois golos, foram as enormes defesas de Barrigana que ajudaram a segurar o resultado.

Foi uma vitória épica que mantinha os nortenhos na luta pelo título, enquanto o Benfica acabava por perder as poucas esperanças que tinha de revalidar o troféu, deixando que a luta pelo título, fosse uma questão para ser resolvida a dois, entre portistas e «leões». 

Na semana seguinte o FC Porto recebia e vencia o Sporting por 3-0, mas com o andar do campeonato, os portistas perderiam gás e no final das contas seriam os leões a festejar o título, acabando a prova com mais 11 pontos de avanço que os «azuis e brancos» e mais quinze que os benfiquistas que acabaram empatados no terceiro lugar com o Atlético.

Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
Tópicos Relacionados