Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

X
história
Jogadores

Franco Baresi: a muralha milanesa

2011/11/22 16:33
Texto por João Pedro Silveira
l0
E6
Franco Baresi fez toda a sua carreira de futebolista num só clube, o Milan, onde ingressou ainda adolescente em 1977 (o seu irmão Giuseppe fora para o rival Internazionale). Baresi dominou e redefiniu o papel de líbero moderno ao longo dos anos 80 e 90.

Sempre calmo, mesmo sobre pressão, a sua brilhante leitura de jogo, a inteligência e a precisão no tempo de entrada sobre os adversários foram as bases sobre as quais o Milan pôde construir uma equipa de ataque onde pontificavam os holandeses Ruud Gullit e Marco van Basten.
 
Mas ele sempre foi mais do que um defesa central; lançando companheiros seus no ataque ou ainda lançando-se ele próprio para a frente, proporcionando ao Milan uma opção atacante adicional. No final dos anos 80, Baresi tornou-se capitão de equipa e conduziu o Milan a duas vitórias na Taça dos Campeões e a quatro títulos da Séria A (por estar castigado não pôde capitanear a equipa num terceiro sucesso numa final europeia, frente ao Barcelona, em 1994).
 
A carreira internacional de Franco Baresi começou em 1982 e culminou na final do Campeonato do Mundo de 1994 em que foi o capitão sa selecção italiana. Verdadeira referência da equipa, foi operado a um joelho durante esse Mundial, mas regressou a tempo de capitanear a equipa na final frente ao Brasil.
 
Apesar de ter feito apenas um jogo, a participação de Baresi ficou marcada pela derrota diante do Brasil na final, mais propriamente por ter falhado o primeiro pontapé do desempate através das grandes penalidades, enviando a bola por cima da barra.
Fotografias(1)
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Equipa
Competição