Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

X
história
Jogadores

César Rodríguez: El Pelucas

2012/03/21 12:22
Texto por João Pedro Silveira
l0
E13
O faro de golo de «El Pélucas»

César Rodríguez Álvarez de seu nome completo, talvez seja um nome que não diga muito aos amantes do futebol, mas, na verdade, o avançado leonês tem um lugar de destaque na história do FC Barcelona. Até ao dia 20 de março de 2012 detinha o estatuto de melhor marcador de todos os tempos em jogos oficiais do clube blaugrana.
 
Entre 1939 e 1955, com um pequeno interregno entre 1940 e 1942 - quando esteve emprestado ao Granada, enquanto cumpria o serviço militar na cidade andaluza - César Rodríguez, que nasceu em Leon a 29 de Junho de 1920, marcou uma época no Barcelona, apontando 232 golos em partidas oficiais com a camisola do gigante catalão e um total de 294 remates certeiros se incluindo na contagem os jogos particulares.
 
Conquistas e a seleção
 
Conquistou cinco Ligas, três Taças e duas Taças Latinas, além de ter sido coroado Pichichi em 1948-49. O seu mítico recorde durou mais de 50 anos, sendo apenas superado quando o astro argentino Lionel Messi, essa máquina de bater recordes, apontou um hat-trick contra o Granada, precisamente a equipa à qual César tinha jogado por empréstimo do Barcelona enquanto cumpriu serviço militar. 
 
Pela seleção, teve a sua estreia contra Portugal, num empate a dois em Lisboa, onde apontou um dos golos. Efetuou ao todo 12 partidas com «la roja», apontando seis golos, três deles a Portugal, o seu rival preferido, a qual marcou sempre um golo nos três jogos em que enfrentou os portugueses.
 
Um filipino recordista
 
Antes de César se tornar o principal goleador dos blaugrana, já um outro jogador tinha marcado golos como nenhum outro ao serviço do clube da «Cidade condal»: Paulino Alcántara, um médio ofensivo que havia nascido na então colónia espanhola das Filipinas em 1896, filho de uma filipina e de um militar espanhol aí colocado.
 
Após se ter mudado com os pais para Barcelona ainda muito jovem, haveria um dia de jogar no Barça, após ter sido contratado pelo histórico presidente - e fundador - Joan Gamper.  Durante 13 épocas, o «Trencaxarxes» [o fura redes] apontando a impressionante marca de 369 golos em 357 partidas (incluindo jogos não oficiais).
 
Entre os 369 golos de Alcántara e os 294 de César, encontram-se ainda os 326 de Josep Samiter - um contemporâneo do filipino. É este trio que encabeça a lista de melhores marcadores de sempre do Barcelona, à frente de Kubala - votado o melhor jogador do Barça do século XX - e de Leo Messi, o que ameaça já ser o melhor jogador de sempre da centenária história do clube catalão. 
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados