Playmaker - Estatísticas e curiosidades no momento certo

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

X
história
Jogadores

Theodoros Zagorakis: o Campeão de Lisboa

2012/04/26 17:49
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Poucos acreditavam na Grécia quando a seleção chegou a Portugal para disputar o Euro 2004. O caminho dos gregos tinhas sido longo e sinuoso, e muitos duvidavam depois de duas derrotas: com a Espanha em Atenas (0x2) e com a Ucrânia em Kiev (2x0).

Mas os gregos dariam a volta por cima e venceriam todos os oito jogos até ao final, vencendo o grupo e obrigando a Espanha a seguir para o Play-off.
Colocado no grupo A, com os anfitriões, a Espanha e a Rússia, estreante em fases finais de europeus, o conjunto helénico não tinha grandes nomes, mas tinha uma alma guerreira de que o capitão Zagorakis era o seu maior expoente.
 
Motor da equipa, o médio defensivo jogava então no AEK de Atenas e seria um desconhecido para muitos dos fãs do desporto rei na Europa apesar dos seus então 33 anos.
 
Em Portugal, com a sua força e liderança, os gregos foram ultrapassando todos os obstáculos. Primeiro ganharam aos anfitriões no jogo de abertura, depois empataram com os espanhóis. Nos quartos deixaram pelo caminho a França  - campeã em título, antes de voltarem à cidade do Porto para eliminarem a República Checa que todos antecipavam como uma finalista da prova.
 
No grande dia, de novo contra os portugueses, Theodoros Zagorakis encheu o campo, ajudando a tapar todos os caminhos para a sua baliza, sendo fundamental na histórica conquista da Grécia perante um mar verde e vermelho que enchia o Estádio da Luz
 
Eleito melhor jogador da prova e 5º melhor jogador europeu do ano, depois do Euro 2004 conseguiu o contrato da sua vida e foi experimentar o calcio, defendendo a camisola do Bologna durante um época. Voltou a casa para jogar no seu PAOK mais duas épocas.
 
Deu por terminado a carreira em 2007, depois da Grécia falhar a qualificação para o mundial, e após 120 internacionalizações e 3 golos com a camisola da seleção. 
Fotografias(1)
Theo Zagorakis, Grécia
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados