Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

história
Jogadores

Paolo Maldini: Il Capitano

2015/07/02 16:51
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Os 26 títulos que conquistou ao serviço de AC Milan falam por si. Paolo Maldini é um símbolo do período aúreo do clube rossonero. 

Nascido a 26 de Junho de 1968, Paolo Maldini é filho de uma grande referência do clube milanês: Cesare Maldini, capitão da equipa rossonera, campeã europeia em 1963.

Apesar das ligações ao clube de San Siro, o jovem Paolo, que nascera onze meses antes da segunda vitória do AC Milan na Taça dos Campeões Europeus (1), não teve no AC Milan o seu primeiro amor.

O seu herói, que tinha direito a um poster que ocupava lugar de destaque na parede do seu quarto era o avançado Roberto Bettega, avançado e referência da Juventus e internacional pela Squadra Azzurra

Maldini não só idolatrava Bettega, como para desgosto de seu pai, era adepto dedicado da Vecchia Signora. Mas Cesare Maldini não desistiu e muito provavelmente por influência sua, o miúdo então com dez anos pode prestar provas no clube rossenero, onde demonstrou ser um promissor lateral esquerdo. 

Poucos podiam imaginar que aquele rapaz só sairia do clube passado três décadas, depois de levantar a Champions League, a quinta da sua carreira, a sétima da história do clube. 

Foram anos e anos de sucessos com a mítica camisola de listas verticais em tons de vermelho e preto, jogando ao lado de uma defesa que fez história, quiçá a melhor linha defensiva de todos os tempos: Tassotti, Baresi, Costacurta e Maldini, que somados a nomes como Rijkaard, Gullit, Ancelotti, Donadoni e van Basten, ajudam a compreender a força daquele Milan de Silvio Berlusconi e Arrigo Sacchi

Considerado o melhor jogador do Mundo pela revista inglesa World Soccer em 1994, dedicou o prémio ao seu amigo e colega, Franco Baresi, que ele considerava ser o melhor defesa do Mundo. Enorme, dentro e fora do campo...

Vestiu a camisola do Milan em 647 jogos da Série A, um recorde que  perdurará, certamente, por muitos anos. Nas competições europeias defendeu as cores milanesas em 174 jogos, números que atestam a longevidade e sucesso da sua carreira. Impressionantes são também os seus números na seleção nacional italiana. Vestiu a maglia azzurra por 126 vezes e em 74 dessas ocasiões foi a capitão da equipa transalpina. Deteve o recorde de internacionalizações, acabando por ser superado por Gianluigi Buffon e Fabio Cannavarro. 

Vice campeão do Mundo em 1994, derrotado pelo Brasil na lotaria dos penáltis, foi também capitão da equipa que perdeu a final do Euro em 2000, num jogo dramático em que os italianos estiveram a poucos segundos de conquistar Campeonato da Europa, cedendo o empate aos 90+3 minutos, por culpa do golo de Sylvain Wiltord, que obrigou a um prolongamento, onde os franceses levaram a melhor, graças ao golo de ouro de David Trezeguet. 


--------------------------------

(1) - Em 1969 o Milan bateu o Ajax por 4x1 na final que se realizou em Madrid, conquistando o troféu, seis anos depois da final em que o pai de Maldini capitaneara os rossoneri na vitória por 2x1 em Wembley sobre o Benfica de Eusébio. 

Fotografias(3)
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados