placardpt
    História
    Clubes

    Benfica

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E30

    O clube que um dia disseram ter seis milhões de adeptos nasceu humildemente a 28 de fevereiro de 1904 nas traseiras da Farmácia Franco, em Belém. Foram 24 os fundadores do Sport Lisboa, como tão bem atesta a lista redigida com 23 nomes por Cosme Damião, que curiosamente esqueceu de se incluir ao rol, onde ficaram gravados para a posteridade o nome dos "pais fundadores" nação encarnada.

    Os fundadores escolheram o vermelho como cor das camisolas, elegeram a águia como símbolo e optaram pelo mote «e pluribus unum» [de todos, um], locução erroneamente atribuída ao poeta latino Virgílio, que curiosamente também acompanha a águia no selo nacional dos Estados Unidos da América.

    Fundado por jovens de Belém, ex-alunos da Casa Pia e membros da Associação do Bem, o Sport Lisboa viveu nos primeiros anos da carolice e da enorme dedicação de Cosme Damião, dos irmãos Catatau (Rosa Rodrigues) e Manuel Golarde, empregado da Farmácia Franco, entre outros sócios fundadores, que se uniram para adquirir a primeira bola, o primeiro livro de regras e um par de redes para as balizas comprados aos pescadores da Nazaré.

    Os primeiros jogos e a rivalidade com o Sporting

    Foi na Famácia Franco, em Belém, Lisboa, que se reuniram os fundadores do Sport Lisboa, a 28 de fevereiro de 1904
    Começando a dar os primeiros pontapés no descampado onde viria a ser construída nos idos de quarenta a Praça do Império, e em baldios da zona de Belém, os membros do Sport Lisboa cedo elegeram as Salésias como palco privilegiado dos seus encontros.

    O primeiro jogo seria disputado no primeiro dia de 1905 contra o Campo de Ourique, sorrindo a vitória aos encarnados por 1-0.

    Rapidamente o Sport Lisboa tornou-se num dos melhores clubes portugueses da cidade, rivalizando com o CIF da família Pinto Basto - introdutores e grandes dinamizadores do futebol em Portugal.

    Após várias vitórias contra equipas portuguesas, o Sport Lisboa perdeu por 0-7 com os ingleses do Carcavelos, ficando demonstrada a enorme distância que então havia entre praticantes ingleses e portugueses.

    Em 1907 em consequência de uma crise, e sem campo próprio para jogar, o Sport Lisboa vivia momentos atribulados. Tudo parecia encaminhar-se para o fim quando oito dos seus jogadores resolveram mudar-se de armas e bagagens para o Sporting, clube fundado no ano anterior, que oferecia por aqueles dias as melhores condições de todo o país.

    Estavam criadas as condições para a histórica rivalidade com os verde-e-brancos. A 1 de dezembro de 1907 disputa-se o primeiro dérbi da história, com a vitória a sorrir aos leões por 2-1.

    A fusão entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica

    Sem campo, mas com uma valorosa equipa, o Sport Lisboa foi aprofundando relações com o Grupo Sport Benfica, clube dessa zona da cidade que dispunha de um belo campo, mas que não tinha jogadores para criar uma equipa de futebol.

    Um clube com uma boa equipa e sem campo, e um clube com campo mas sem equipa, tornou-se óbvio para os membros dos dois clubes fundirem-se num só, adoptando o vermelho e a águia do Sport Lisboa, juntando-lhe a roda de bicicleta do Benfica e escolhendo o nome de Sport Lisboa e Benfica.

    Essa fusão, consumada em setembro de 1908, veio a gerar mais tarde alguma discórdia (e no que toca aos rivais polémica) acerca da verdadeira data de fundação do clube. Para todos os efeitos, o 28 de fevereiro de 1904 continua a ser a data celebrada anualmente pelo clube

    Durante décadas o Benfica foi crescendo e ganhando adeptos em toda e cidade e pelo país fora, tornado-se o clube mais popular de Portugal, mesmo que nesses tempos o Sporting em Lisboa e o FC Porto na invicta fossem de facto as melhores equipas do país.

    Os primeiros troféus e a Taça Latina

    Os encarnados conquistaram o seu primeiro troféu nacional em 1929/30 quando venceram o Campeonato de Portugal. Durante a década de 30 e 40 foram juntando mais Campeonatos de Portugal ao palmarés, assim como três Campeonatos da I Liga conquistados de uma assentada, no primeiro tri do futebol nacional.

    Curiosamente o Benfica é o clube com mais tricampeonatos conquistados no futebol nacional, tendo o conseguido em cinco ocasiões distintas. Viria a celebrar o seu tão aguardado tetra, já no século XXI, mas o penta ainda escapa...

    Nos anos 40 e 50 o clube vive um pouco à sombra do Sporting que com os seus famosos cinco violinos é uma espécie de "papa-troféus" do futebol nacional por esses tempos.

    Não obstante o domínio leonino, em 1950 são os encarnados que conquistam a vitória na Taça Latina.

    As Taças dos Campeões

    O Capitão José Águas levanta a Taça dos Campeões: o Benfica tornou-se bicampeão europeu em 1962
    Em 1957 os benfiquistas estreiam-se na Taça dos Campeões, mas seria só em 1961 que comandados pelo carismático treinador húngaro Béla Guttmann e com uma bela equipa de onde se destacavam o guarda-redes Costa Pereira, o “inultrapassável” Germano, os grandes Santana e Cavém, Coluna e o capitão e goleador José Águas que o Benfica chegou à final da Taça dos Campeões em Berna.

    Contra um grande Barcelona que tinha cometido o feito de eliminar o Real - tão só pentacampeão europeu, os encarnados venceram 3-2 com muita luta e sofrimento, e com a indispensável sorte que protege os campeões. O Benfica vindo de um pequeno país que nunca tinha conseguido um feito desportivo era campeão da Europa para espanto do mundo.

    Um ano depois, em Amesterdão, o Benfica defendia o seu título contra o grande Real de Puskas, Di Stéfano e companhia. Mas em Amesterdão o Benfica já contava com um miúdo que tinha chegado um ano antes de Moçambique: Eusébio da Silva Ferreira, que neste jogo apontou dois dos cinco golos com que o Benfica se superiorizou aos três do Real.

    Bicampeões da Europa, senhores do futebol nacional e europeu, o Benfica entrava para história da modalidade, acabando de vez com o domínio dos blancos de Madrid no futebol europeu.

    Crónico campeão nacional

    Durante a década de 60 o clube voltou a chegar a mais três finais europeias, tendo as perdido para Milan, Inter e Manchester United. O Benfica de sessenta era uma equipa de sonho que encantava Portugal, a Europa e o Mundo. Com Germano a dar segurança ao reduto defensivo, tendo Coluna como líder da orquestra e com uma Pantera Negra felina à solta na frente, brilhantemente secundada por artistas da classe e gabarito de José Augusto, Simões e Torres, o Benfica não foi só uma das melhores equipas portuguesas de sempre, como foi certamente uma das melhores equipas da história do desporto rei a nível mundial.

    Eusébio é a figura maior da história do Benfica @Getty / Central Press
    Não admira que a nível interno o Benfica na sua década dourada se destacasse dos rivais no número de troféus conquistados, ao ir conquistando três campeonatos de cada vez, sempre interrompidos pelo campeonato da praxe leonino.

    Líder incontestado do futebol português, o Benfica tornou-se uma instituição nacional, sendo de longe o clube com mais adeptos no país e na diáspora. Dizia-se em jeito de adágio popular que o bom pai de família tinha de ser benfiquista. E Eusébio foi elevado a condição de embaixador português tal como Amália e o Vinho do Porto.

    O regime, como todos os regimes, usou o desporto para seu proveito, e quem mais do que o Benfica que como maior clube do país e amado pelo povo para servir de bandeira?

    Entretanto chegou a democracia sob o auspício vermelho dos cravos... Nos campeonatos do pós-25 de Abril os benfiquistas continuaram a dominar a seu bel-prazer o futebol indígena. Mário Wilson dizia acerca desses tempos que qualquer treinador se arriscava a ser campeão quando treinava o Benfica. E essa era a mais pura das verdades até que ventos soprados do norte começaram a mudar o tom da história...

    Tempos de transição

    Humberto Coelho, grande capitão benfiquista das décadas de 70 e 80 @Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol
    A rivalidade Porto-Benfica começa verdadeiramente nos anos 80, depois de Pinto da Costa tornar-se líder dos Dragões e rapidamente os dragões substituem os leões como principais rivais das águias.

    Se Julinho e Arsénio tinham de se haver com Peyroteo e companhia, Eusébio e Coluna com Damas e Hilário, E Humberto Coelho e Nené com Yazalde e Keita, agora era a vez de Bento, Chalana, Diamantino e companhia defrontarem Gomes, João Pinto e colegas, as grandes equipas benfiquistas que durante anos tinham no Sporting o rival, agora tinham de se preocupar com um adversário mais a norte: o FC Porto.

    Em 1979 os encarnados foram o último clube português admitir estrangeiros na equipa. O primeiro de uma lista que inclui nomes como Preud'homme, Aldair, Ricardo Gomes, Thern, Mozer, Magnunsson, Poborsky, Pierre van Hooijdonk, Di Maria, Aimar ou Cardozo foi o pouco mediático ex-Boavista Jorge Gomes.

    Finais europeias amaldiçoadas

    Liderados por Sven-Göran Eriksson o Benfica chegou à final da Taça UEFA, que perdeu para o Anderlecht em 1982/83.

    Anos mais tarde às águias voltariam a chegar à final da Taça dos Campeões para jogar com PSV (1988) e AC Milan (1990).

    Primeiro em Estugarda e depois em Viena, a velha maldição de Guttmann - que tinha garantido que sem ele o Benfica não ganhava mais nenhuma Taça dos Campeões nos cem anos seguintes - continuou a cumprir-se e o Benfica, primeiro no desempate por grandes penalidades e depois por culpa de um golo solitário de Frank Rijkaard voltou a conhecer o travo amargo da derrota numa grande final.

    Com sete presenças em finais da Liga dos Campeões, o Benfica é um dos clubes europeus que mais disputou o grande jogo, só sendo superado pelos pesos mais pesados da história futebolística mundial.

    Na frente interna os anos 80 foram anos de disputa taco a taco com os dragões, num quase “ora agora ganho eu, ora agora ganhas tu”. Mas em 1987 surgiu a até então pior derrota da história benfiquista, em Alvalade uma derrota por 7-1 deixou os benfiquistas incrédulos, sem, contudo, impedir que o clube acabasse a época como campeão.

    Em 1991 o sueco Eriksson guiou a equipa a mais um campeonato, longe de imaginar que desde essa data o Benfica só conquistaria mais um título até ao final da década. Seria em 1993/94 quando um genial João Vieira Pinto demoliu em pleno estado de Alvalade o sonho leonino de interromper o jejum de campeonatos com um hat-trick numa histórica vitória por 3-6.

    Anos de desvario

    Para terminar uma época penosa, no final do século, que viu o FC Porto sagrar-se pentacampeão nacional e o Sporting quebrar o jejum, a 25 de Novembro de 1999, em Vigo, contra o Celta local, o Benfica sofreu a derrota mais pesada da sua história, perdendo por 7x0 para profunda tristeza dos seus adeptos que tinham enchido as bancadas dos Balaídos.

    Mas, para tristeza dos milhões de adeptos encarnados, o Benfica ainda não tinha batido no fundo. Durante esse período de JVA, registou-se ainda um 6º lugar no campeonato e dois anos sem presença nas competições europeias.

    Um novo Estádio da Luz e de novo campeão

    Mas, como em todas as grandes histórias, o Benfica voltou a erguer-se... A propósito do Euro 2004 construiu um novo estádio, o maior de Portugal! Onde, um ano depois, quebrou o jejum de 11 anos sem ser campeão. Foi uma explosão vermelha e branca que contagiou o país, mostrando a tudo e a todos a grandeza da massa associativa benfiquista. Do Minho ao Algarve, centenas de milhares encheram as principais artérias do país festejando Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Luisão, Petit e companhia.

    Os adeptos enchem o Marquês de Pombal em Lisboa para festejar mais um título «encarnado»
    Seguiu-se novo jejum de três épocas, até que nova festa, com igual fervor, voltou a sair às ruas de Portugal, quando sob a batuta de Jorge Jesus um Benfica com alta “nota artística” conquistou o cetro pela 32ª vez.

    Com Jesus no banco e Vieira na presidência, os «encarnados» encontraram a consistência que lhe escapava, chegando inclusive à final da Liga Europa (a nona final europeia da sua história) perdida dramaticamente no último minuto, com os ingleses do Chelsea. Um ano volvido, o Benfica de Jesus ganha Campeonato, Taça, Taça da Liga e ainda a Supertaça, feito sem igual no panorama futebolístico português, conseguindo nova presença na final da Liga Europa, com o título a escapar para o Sevilha.

    Jorge Jesus voltaria a ser campeão em 14/15, mas sairia por vontade de uma mudança de rumo do clube, que quis apostar de forma cabal na sua formação. De forma polémica, o técnico rumou ao grande rival Sporting e Rui Vitória foi o escolhido por Vieira, e não só os encarnados conseguiram extrair o talento que emergia no Seixal, como também consolidaram a hegemonia nacional, com a conquista do inédito tetracampeonato.

    O período em que Rui Vitória comandou os encarnados foi marcado por tantos sucessos quanto insucessos. Para além do tetracampeonato, os encarnados festejaram uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças, bem como duas passagens consecutivas na fase de grupos da Champions, mas o sucesso europeu inicial seria travado em 2018/19 com a pior prestação de um emblema português na Europa: seis jogos foram seis derrotas, incluindo uma pesada goleada de 5-0 frente aos suíços do Basel.

    Com duas passagens pelo Benfica e vários troféus, JJ foi uma das figuras na era moderna do clube @Carlos Alberto Costa
    Os maus resultados em 2018/19 ditaram nova mudança e Bruno Lage foi o homem chamado. O técnico que comandava a equipa B teve um início muito promissor na equipa principal, apostando em jovens (João Félix à cabeça) e alcançando o 37º título de campeão nacional logo à primeira oportunidade, mas a época seguinte não trouxe o mesmo sucesso.

    Lage ainda começou o ano com a conquista da Supertaça em estilo de goleada frente ao Sporting, mas acabaria por ser despedido num ano de 2020 que ficou marcado pela pandemia do Covid-19. O sucessor chegaria apenas no início de 2020/21: estava confirmado o regresso de Jorge Jesus à Luz.

    O fim da era Vieira

    Jesus regressou a uma casa onde já tinha seis anos de experiência, e trazia agora a bagagem da conquista da Copa Libertadores pelo Flamengo. Essa expectativa, agravada pelo largo investimento no mercado de transferências (cerca de 105 milhões de euros), gerou uma temporada de alguma contestação a JJ, mas nem foi essa a maior história do ano no Estádio da Luz...

    No dia 7 de julho de 2021, uma bomba caiu no futebol nacional. Luís Filipe Vieira, presidente do clube desde 2003/04, foi detido após buscas por suspeita dos crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária, fraude qualificada e branqueamento de capitais. José António dos Santos, empresário conhecido como «Rei dos Frangos» e maior acionista privado da SAD do Benfica também foi detido.

    Uma reunião de urgência deixou Rui Costa, então vice-presidente, na liderança temporária do clube, que se tornou permanente depois do antigo camisola 10 ter saído vitorioso das eleições, em outubro de 2021.

    Benfica de Schmidt celebra o 38º título de campeão nacional @Kapta+
    Continuando a desilusão de Jorge Jesus no regresso à casa que o catapultara para o sucesso, Rui Costa encerrou prematuramente a ligação e promoveu Nélson Veríssimo, que então brilhava ao leme da equipa B. O jovem treinador ainda levou as águias aos quartos de final da Liga dos Campeões, eliminando o Ajax nos oitavos, mas esse seria o maior highlight dos seus poucos meses na ribalta.

    Seguiu-se algo que já não acontecia há muito tempo: a aposta num treinador estrangeiro. O alemão Roger Schmidt chegou e, com a ajuda de um investimento avultado no mercado de transferências, devolveu a festa do título ao Estádio da Luz, numa campanha em que Gonçalo Ramos, Grimaldo e João Mário foram figuras maiores. Também na Europa houve sucesso, com a águia a repetir a chegada aos quartos de final da Champions, onde caiu frente ao Inter de Milão.

    Hoje, como sempre, milhões de corações palpitam intensamente quando as camisolas berrantes entram nos campos deste país. O Benfica, instituição centenária, potência nacional de primeira grandeza, campeão de diversas modalidades, casa de alguns dos maiores atletas da história desportiva de Portugal, tem talvez o mais precioso dos títulos, o ser o mais amado dos clubes portugueses.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Parabéns
    2024-02-28 11h46m por AngelEyes
    Ao Glorioso!
    120 anos de muita história! 120 anos do maior! 120 anos de amor!
    Aqui vai o melhor onze que vi jogar do Benfica (desde 2003 para cá):
    GR: Oblak
    DD: Maxi Pereira (apesar de nos ter traído, foi o melhor que vi ali)
    DC: Luisão
    DC: Garay
    DE: Coentrão
    MDF: Matic
    MCO: Aimar
    ME: Simão
    MD: Di Maria
    PL: Jonas
    PL: Cardozo
    DR
    “e pluribus unum”
    2019-03-01 07h46m por Draco_Unreal
    A frase maçonica (e o simbolo, a aguia) da maconaria
    “e pluribus unum”
    2019-02-28 20h19m por LelloMarmello
    Foram 24 os fundadores do Sport Lisboa, como tão bem atesta a lista redigida com 23 nomes por Cosme Damião, que curiosamente esqueceu de se incluir ao rol, onde ficaram gravados para a posteridade o nome dos "pais fundadores" nação encarnada.

    Obrigado e Parabéns!
    e pluribus unum
    2019-02-28 20h10m por LelloMarmello
    Foram 24 os fundadores do Sport Lisboa, como tão bem atesta a lista redigida com 23 nomes por Cosme Damião, que curiosamente esqueceu de se incluir ao rol, onde ficaram gravados para a posteridade o nome dos "pais fundadores" nação encarnada.

    Obrigado!
    FI
    Stromp1906
    2016-05-09 17h55m por FilS64
    hm. . muitas dessas coisas até me fariam mudar do sporting para o benfica. .
    TH
    ridiculos estes lagartos
    2015-07-23 13h33m por THE_GOLEM
    sabem mais a historia do benfica que a do sporting
    Pergunta aos benfiquistas. . .
    2015-06-07 20h19m por moonstruck
    Porque nunca consegui ler em 2 sitios diferentes a mesma história sobre a fundação do Benfica?
    Glorioso
    2015-02-11 03h26m por Rivieres
    Isto é uma coisa que se sente é algo fora do normal. . . .
    TE
    fraude e regime
    2014-12-18 23h22m por texdriver
    toda a gente sabe q a fundação do sport lisboa foi em 1906 . . . e q cosme damiao era um grande sportinguista.
    o mesmo se passa em relação ao regime de salazar q tinha no benfica um instrumento de controle das massas, beneficiando o clube de todas as vantagens pra cimentar vitorias em Portugal q eram por decreto.
    melhor plantel de sempre
    2014-10-09 15h21m por steko
    GR: 1-Michel Preud'Homme (tit) / 12-Manuel Bento (sup) / 24-Costa Pereira (sup)

    DD: 2-António Veloso (tit) / 22-Maxi Pereira (sup)
    DCd: 4-Carlos Mozer (tit) / 14-Humberto Coelho (sup)
    DCe: 3-Ricardo Gomes (tit) / 13-Carlos Gamarra (sup)
    DE: 5-Stefan Schwarz (tit) / 15-Domiciano Cavém (sup)

    MCd: 6-Mário Coluna (tit) / 16-Shéu Han (sup)
    MCe: 8-Rui Costa (tit) / 18-Carlos Manuel (sup)

    ED: 7-Vitor Paneira (tit) / 17-José August...ler comentário completo »
    O_
    É triste
    2014-07-16 16h27m por O_Unico
    que neste raio de site, não se respeite a maior instituição desportiva em Portugal. Acho que quem controla os comentários devia tratar dessas coisas, porque não é normal virem carradas de antis comentar a história do Benfica, enquanto que nenhum benfiquista vai comentar a história dos outros 2 grandes.
    Enfim, a culpa também não é deles, desde cedo os adeptos do Sporting e do Porto ganham ódio ao Benfica, aliás, antes de apoiarem o seu clube, odeiam o nosso. Mas isso é um problema deles. . .
    falta
    2014-05-01 23h59m por paganizonda
    a referencia ao campeonato ganho com trapatoni.
    Nem sequer está referido!
    Fazem fusões pra enfrentar o Sporting!
    2014-04-04 17h31m por Sportinguista1976
    Sport Lisboa + Grupo Sport Benfica < Sporting Clube de Portugal
    BA
    Tor, Stomp1906, GreenLIONN
    2014-03-04 01h08m por bababa123
    Antes de mais, os parabéns (atrasados) a esta Grande Instituição de nome Sport Lisboa e Benfica. Acho que, por muito que eu pudesse dizer sobre a mesma, o nome fala por si :) 110 anos e a História deste Clube está apenas a "começar", por muito enorme que seja :)

    E agora tenho três reparos a fazer a pseudo-comentários anteriores:

    -Tor: A típica criatura ignorante que comenta sem saber sequer sobre o que está a comentar. E ainda por cima é burro o suficiente pa...ler comentário completo »
    Parabéns
    2014-02-28 18h31m por Simao_vieira
    Parabéns ao BENFICA pelo aniversário.
    Espero que continuem a dar alegrias a todos os portugueses com vitorias na Europa, sem duvida é um GRANDE no resto do mundo. . . PARABÉNS
    JU
    Stromp1906
    2014-02-28 17h52m por Ju5t4FuN
    Sou benfiquista e fiquei muito curioso mesmo, já que sabes . . . conta, conta . . . acrescenta também o porquê e como o Visconde de Alvalade levou 8! titulares do Benfica para o Sporting . . .
    Um clube Maçonico!
    2014-01-19 13h57m por Stromp1906
    Um clube Maçonico!
    Stromp1906
    2013-08-17 18h59m por GreenLIONN
    queres dizer que o benfica e uma equipa corrupta
    Podiam era contar os pormenores
    2013-08-01 12h01m por Stromp1906
    Podiam era contar os pormenores que levaram o Sport Lisboa e Benfica a ficar com a sede do 1º ministro do Rei assassinado - Rei D. Carlos . O porquê do Sport Lisboa se ter sido fundado numa farmácia que pertencia ao Conde do Restelo - conhecido traidor do Rei . O porquê de remeterem as origens a 1904 . O porquê de terem o simbolo semelhante ao brasão maçónico dos EUA. O porque de terem adoptado uma cor característica de revoluções . Porque será que o Visconde de Alvalade teve que fugir par...ler comentário completo »
    SO
    SLB. . . que [. . . ] !
    2013-07-18 01h50m por Soultribe
    Após ler a história do meu Sporting decidi vir saber um pouco mais do meu rival.
    Não deu mesmo para passar da fusão entre o Grupo Sport Benfica e o Sport Lisboa, tal é a nojeira até aí. Uma história cheia de cambalaches e mesquinhices, tudo à procura de pseudo-títulos e que transformam o clube com mais adeptos, no clube mais pequeno em Portugal.
    Não admira no que se tornaram, quando foram paridos pela nojeira sabe-se lá se filhos de Belém, de Benfica ou de Carnide.
    TO
    Mentiras, tretas e petas, blá, blá, blá. . .
    2013-06-16 11h12m por Tor
    Nem sequer perdi tempo a ler o texto na diagonal. Bastou ler a treta dos 6 milhões (que nunca foram, nunca serão) para ve que é mais do mesmo!

    E, por muito que queiram enganar-se a si próprios, o S L B foi fundado a 13 de Setembro de 1908.

    13-09-1908
    SLB
    2013-04-22 12h15m por Katemba
    Para sempre BENFICA!
    SL BENFICA
    2013-04-07 11h59m por JSLB
    só sinto orgulho por pertencer a esta instituição. AMO-TE, BENFICA!
    PARABÉNS ♥
    2013-02-28 09h08m por puntskapuntz
    BENFICAAAAAAAAAAAAAAAA

    O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDOOOOOOOOOOOOOOOO

    &# 9829; ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ b...ler comentário completo »
    Volta as vitorias !!!
    2012-05-01 20h09m por diogo2b
    Esta historia le se sente - se chora-se de alegria por pertencermos a esta familia ! Volta as VITORIAS MEU BENFICA
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa