placardpt
      História
      Clubes

      FC Porto

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E54

      No fim do século XIX a cidade do Porto vivia na ressaca de um século de intensas lutas políticas e revoluções que tinham colocado a «capital do norte» na liderança dos movimentos políticos do país.

      António Nicolau de Almeida, o fundador do Foot-ball Club do Porto
      O Porto era uma cidade onde convivia a vanguarda política e artística - com os seus intelectuais e artistas do romantismo e mais tarde do realismo, - com o mais profundo atraso e provincianismo, mascarado aqui e ali com alguns modernismos importados por uma burguesia conservadora, como Camilo Castelo Branco tão bem assinalou em páginas de deliciosa literatura de costumes.
       
      Imbuído nesse espírito de modernização, António Nicolau de Almeida um entusiasta da prática desportiva - um sportsman como se dizia nesses tempos – que já tinha fundado o Real Velo Clube do Porto, apaixonou-se pelo futebol aquando de uma visita de negócios que efectuou a Inglaterra.
       
      No regresso trouxe na mala algumas bolas e o desejo de introduzir o jogo à sociedade portuense. A 28 de Setembro de 1893 António Nicolau de Almeida fundava o Foot-ball Clube do Porto, naquele que era também o dia de aniversário do Rei D.Carlos e da Rainha D.Amélia.
       
      A 8 de Outubro realizou-se o primeiro match envolvendo 22 jogadores do clube e ao qual assistiram senhoras das colónias balneares da Foz e Matosinhos.
       
      qA 28 de Setembro de 1893 António Nicolau de Almeida fundava o Foot-ball Clube do Porto
      Entusiasmado com os progressos do clube, António Nicolau de Almeida endereçou um convite a o Football Clube Lisbonense para se realizar um encontro entre os dois clubes. O clube de Guilherme Pinto Basto – introdutor do futebol em Portugal – demorou a aceitar o repto, marcando-se o jogo para Fevereiro de 1894, englobado na comemoração do aniversário do nascimento do Infante D. Henrique.
       
      O Rei D. Carlos apadrinhou o jogo e foi criada uma taça com intuito de premiar a equipa vencedora. A 2 de Março, no Cricket and Lawn Tennis Club do Campo Alegre, os lisboetas e portuenses defrontaram-se pela primeira vez na história do futebol. 
       
      Perante a melhor sociedade portuense e na presença do próprio Rei e outros membros da família real, os forwards de Lisboa marcaram o golo que valeu a vitória no primeiro match da história entre os da capital e os da invicta.
       
      Depois de se casar com Hilda Rumsey, irmã de Arthur e Lacy Rumsey – colegas de aventura no FC Porto – o sportsman portuense virou as suas atenções para o ténis, muito por influência da esposa que considerava o futebol um jogo rude e perigoso, e o FC Porto entrou em letargia...
       
      Do Grupo do Destino nasceu o FC Porto
       
      Em 1948 o FC Porto recebe e vence o Arsenal de Londres, considerado então o melhor clube do mundo por 3-2. Para comemorar o feito, os adeptos do FC Porto ofereceram uma taça ao clube com mais de 130 kg de Prata.
      Foi a 2 de Agosto de 1906 que José Monteiro da Costa, um membro do Grupo do Destino, que apaixonado pelo futebol desde uma visita a Inglaterra resolveu «refundar» o FC Porto.
       
      Se bem que fundado por alguns republicanos, as cores eleitas para o renascimento do FC Porto foram o azul-e-branco monárquico da então bandeira nacional. «Tripeiros», mas acima de tudo patriotas, era assim que se definia esse grupo fundador.
       
      Os primeiros anos do FC Porto foram de rápido progresso, dispondo do clube do Campo da Rainha, o primeiro campo relvado de Portugal.
      Rapidamente o FC Porto assumiu-se como a melhor equipa da cidade vencendo os clubes rivais entre eles os ingleses do Boavista footballers
       
      Em 1912 conquista o seu primeiro troféu, a Taça Monteiro da Costa - em homenagem ao Presidente - uma competição que era conhecida como sendo o Campeonato do Norte de Portugal. Foi também nesse mesmo ano que o FC Porto mudou-se de «armas e bagagens» para o Estádio da Constituição, sua casa até à mudança para as Antas já nos anos cinquenta.
       
      Emergindo como o melhor clube da região o grémio azul-e-branco conquista a primeira edição do Campeonato de Portugal (1922) batendo na final o Sporting após terceiro jogo de desempate, disputado na Constituição. 
       
      Ainda nesse ano, a 26 de Outubro, em Assembleia Geral é aprovada a alteração do símbolo, sugerida pelo sócio e atleta do clube Augusto Baptista Ferreira, conhecido por Simplício.
       
      O jovem atleta e artista gráfico, fundiu o emblema do clube (uma bola azul onde se lia FCP) com o brasão de armas da cidade, surgindo assim o actual emblema da colectividade azul-e-branca.
       
      Com o crescimento do clube e com as limitações do Estádio da Constituição (pelado), os portistas tomaram por emprestado muitas vezes os estádios do Amial e do Lima, o último dos quais, relvado, considerado então o melhor recinto do país, era pertença do Académico do Porto.
       
      Primeiro bicampeonato nacional

      Fazendo jus à sua fama de pioneiro, o FC Porto venceu também a primeira edição da I Liga em 1934/45, e a primeira época do Campeonato da 1ª Divisão, disputado quatro anos depois. Orientados pelo húngaro Siska e contando com Pinga e Costuras na frente, o FC Porto foi bicampeão nacional.

      Em 1948 o FC Porto recebe e vence o Arsenal de Londres, considerado então o melhor clube do mundo por 3x2. Para comemorar o feito, os adeptos do FC Porto fizeram uma coleta para comprar um troféu que imortalizasse o feito. 

      Uma taça com mais de 130 kg de Prata, madeira fina, vidro, veludo, esmalte, ouro e pedras preciosas num peso total de 300 kg, é ainda hoje um dos mais imponentes troféus que o FC Porto guarda na sua posse.

      Jorge Nuno Pinto da Costa (esq.) e José Maria Pedroto (dir.): os dois obreiros do FC Porto que dominou o panorama desportivo nacional a partir do final dos anos 80.
      Após esses três títulos em seis anos os dragões entraram num período de letargia, não conseguindo vencer nenhum campeonato durante quinze anos, não obstante, contarem com alguns dos melhores executantes do futebol nacional como o guarda-redes Barrigana, o defesa Virgílio, o médio Araújo e o “mago” Hernâni

      Seria só em 1955/56, ainda com Virgílio e Hernâni em campo, secundado por outros mais jovens como Osvaldo Silva, José Maria Pedroto, Acúrsio e Miguel Arcanjo, que os azuis-e-brancos chegam à última jornada e sagram-se campeões com os mesmos pontos que o Benfica. Para completar uma época de sonho o FC Porto conquistou a primeira Taça de Portugal do seu historial à 16ª presença na competição. 

      Contra tudo e contra todos...

      Em 1958/59 os azuis e brancos chegam à última jornada novamente empatados com os benfiquistas. Em Torres Vedras contra o Torreense o FC Porto entrou em campo com quatro golos de vantagem sobre os lisboetas. O FC Porto venceu por 0-3 enquanto em Lisboa o Benfica vencia a CUF por 7-1 num jogo que terminou 10 minutos depois de Torres Vedras para desespero dos adeptos e jogadores portistas. Quando Inocêncio Calabote apitou para o fim da partida em Lisboa, dispararam-se os foguetes em Torres Vedras e na Invicta.

      Depois da festa veio nova longa travessia do deserto... Durante os anos 60 os azuis-e-brancos acumularam frustrações, apenas conquistando uma Taça em 1967/68, batendo o Setúbal na final do Jamor. De permeio, os dragões perderam uma final da casa disputada no Estádio das Antas com o Leixões 0x2 para surpresa do país desportivo.

      No início dos anos setenta, com o despontar de uma nova geração de jogadores que contava com promessas como o malogrado Pavão, que faleceria a 16 de dezembro de 1973, num jogo contra o Vitória de Setúbal em pleno Estádio das Antas, os azuis-e-brancos prometiam novas façanhas que iam sendo continuamente adiadas, mesmo depois da contratação de Cubillas, o mago peruano que à época era o jogador mais caro de sempre do futebol nacional.

      De pombinhos a falcões

      No pós-25 de Abril, com a chegada da dupla José Maria Pedroto (treinador) e Pinto da Costa (Chefe Dep. Futebol) os dragões conquistaram o título 19 anos depois, numa das vitórias mais festejadas da história do clube. A cidade literalmente parou e a festa foi longa e duradoura, ultrapassando na folia o próprio São João.

      qPassámos de pombinhos provincianos a falcões moralizados
      Pedroto
      Superados os traumas que bloqueavam o FC Porto desde épocas imemoriais, as viagens ao sul deixaram de significar derrotas, e a síndrome da Ponte da Arrábida foi deitada para trás das costas e as vitórias surgiram naturalmente levando José Maria Pedroto a afirmar uma frase inesquecível em torno da evolução do clube.

      Depois do bicampeonato em 1979, Pedroto e Pinto da Costa saíram do clube em desavença pública. Após o verão quente azul-e-branco, meia equipa do FC Porto deserta em solidariedade com ambos e em 1982 um grupo de sócios convence Jorge Nuno Pinto da Costa a candidatar-se a Presidente e a história do FC Porto muda definitivamente...

      Após uma vitória na Taça em 1984, o primeiro título de Campeão do consulado de PC chega no ano seguinte. Um ano antes, além da vitória na Taça os dragões chegam à final da Taça das Taças, a primeira final europeia da história, quebrando um monopólio europeu dos rivais de Lisboa.

      Da tristeza de Berna à glória de Viena

      Com uma leva de grandes jogadores nacionais como Frasco, Inácio, Jaime Pacheco, Fernando Gomes, João Pinto, António Sousa, Jaime Magalhães.. Os dragões lançam-se à conquista da liderança do futebol nacional discutindo com os benfiquistas campeonato a campeonato.

      João Pinto, o eterno capitão portista com a Taça dos Campeões Europeus conquistada numa noite mágica em Viena a 27 de maio de 1987
      A 27 de maio de 1987 chega um momento nunca antes sonhado por muitos portistas... Após uma carreira de mérito onde se destacou uma histórica vitória em Kiev, os dragões chegam à final da Taça dos Campeões contra o todo-poderoso Bayen München. 

      No Pratter em Viena, a mais bela valsa azul-e-branca foi criada com a arte magistral do calcanhar de Madjer, a finalização mortífera de Juary e o deambular genial de Paulo Futre. O Porto era campeão da Europa, Portugal estava em festa 25 anos depois e João Pinto prometia nunca mais largar aquela Taça...

      Meses depois, na neve de Tóquio, o FC Porto vencia o Peñarol, novamente com um golo de Madjer, e um clube português conquistava o Mundo pela primeira vez na história.

      Os anos continuaram com o FC Porto a assumir aos poucos a liderança nacional que ficou vincada decididamente a partir de 1994/95, quando Bobby Robson guiou a geração dourada de Baía, Couto, Jorge Costa e companhia ao primeiro dos cinco títulos do pentacampeonato que marcou uma fase no futebol nacional com os golos incontáveis do «Supermário» Jardel.

      Mourinho: a Europa aos pés do Porto

      Após um interregno de três épocas no virar do século, que serviram para abrir a ideia de que o Porto perdera a hegemonia do futebol nacional, Pinto da Costa foi buscar ao Leiria o jovem José Mourinho que o Benfica tinha dispensado e o Sporting desistira de contratar.

      Com Mourinho ao leme o FC Porto entrou em nova era dourada, conquistando tudo que havia para conquistar: bicampeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Taça UEFA conquistada na canícula de Sevilha após um dramático prolongamento contra o Celtic...

      3-0 na final da Liga dos Campeões @Alex Livesey / Getty Images
      Com uma equipa de sonho, com os símbolos da casa a quem se juntavam o mágico Deco, o não menos mágico Alenitchev, os internacionais Nuno Valente, Costinha e Maniche, ou o matador Derlei, o FC Porto voltou a conquistar a Europa, vencendo a sua segunda Liga dos Campeões, batendo com assombrosa facilidade o Monaco por 3-0 na grande final.

      Após a saída de Mourinho e o despoletar do caso Apito Dourado, o FC Porto passou por um período de incerteza e viu o título fugir para Lisboa e para o rival Benfica, mas rapidamente a equipa encontrou-se e reconquistou o campeonato, iniciando a conquista de um tetra sob a batuta de Jesualdo Ferreira.

      De novo a glória europeia em Dublin

      Em 2011, depois de o Benfica ter conseguido por um ano, interromper a supremacia azul-e-branca, os dragões guiados pelo jovem André Villas-Boas partiram para uma época de sonho conquistando Campeonato sem derrotas e apenas três empates (com um 5-0 ao Benfica e título conquistado na Luz pelo meio) – novo recorde portista -, vencendo ainda a Taça com um 6-2 sobre o Vitória e conquistando a Supertaça contra o Benfica.

      Para coroar uma época para ficar na antologia portista, os azuis-e-brancos viram Hulk, Falcao, Moutinho e companhia conquistarem a segunda Liga Europa do seu historial, batendo na final o vizinho Sporting de Braga.

      Final europeia 100% portuguesa @Getty /
      Após a saída surpresa de André Villas-Boas - que durante a histórica época havia dito que estava na sua cadeira de sonho - esperava-se um FC Porto a perder o norte. Porém, a solução passou por promover Vítor Pereira (adjunto de AVB) a técnico principal. Resultado? Bicampeonato para Vítor Pereira, tri para o FC Porto, apesar de toda a desconfiança.

      O primeiro título acabaria por ser conquistado de forma "natural", com o Benfica a dar luta até às últimas jornadas, mas foi o segundo que (mais) ficou na história.

      O campeonato estava a ser disputado jogo a jogo, ponto a ponto. No Dragão, na penúltima ronda, jogava-se o título entre FC Porto e Benfica. Tudo o que não fosse a vitória dos portistas "dava" o título às águias. E surgiu Kelvin, com um mítico minuto 92' que colocou os decibéis do Dragão no nível mais alto da história e que ajoelhou Jorge Jesus. Terminavam assim dois anos com apenas uma derrota em 60 jogos de campeonato...

      O título era azul e branco, mas era evidente que a hegemonia estava em causa. O Benfica apresentava-se cada vez mais imponente - como principal adversário - e Vítor Pereira não resistiu à tal desconfiança, depois de dois anos.

      Pinto da Costa apostou em Paulo Fonseca para liderar os destinos dos dragões - após o terceiro lugar histórico com o Paços de Ferreira - mas correu tudo mal. Seguiram-se Luís Castro, Lopetegui, Rui Barros, José Peseiro e Nuno Espírito Santo, nas épocas que coincidiram com o primeiro tetra do Benfica e com o período mais negro (em termos de títulos) no que à presidência de Pinto da Costa diz respeito (quase cinco anos). Até que chegou...

      Sérgio Conceição fez o FC Porto campeão

      A época 2017/18 tinha tudo para ser uma das importantes da história do FC Porto. Em causa estavam vários aspetos decisivos para os anos que se avizinhavam. Os quase cinco anos sem ganhar um único título e a possibilidade do eterno rival Benfica chegar ao penta. Um "título" que apenas o FC Porto havia conquistado.

      Para isso, Pinto da Costa voltou a apostar num treinador com escola portista. Nuno Espírito Santo não resultou e Sérgio Conceição era a nova cartada do mítico presidente. E com ele trouxe toda a garra e ADN FC Porto que havia faltado nos anos sem títulos. Deu em título nacional e em «Penta Xau» para o Benfica...

      A segunda temporada de Conceição no comando dos azuis e brancos viu o FC Porto chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões, onde foi derrotado por um Liverpool que acabaria por conquistar o troféu na final desse mesmo ano, por um agregado de 6-1.

      Festa do 30º título voltou a acontecer na Luz @Catarina Morais / Kapta +
      O ano seguinte foi um de regresso ao sucesso doméstico, com os dragões a conquistar a edição de 2019/20 da Primeira Liga e a emparelhá-la com a conquista da Taça, numa dobradinha que fugia há 11 anos. A nível europeu esteve pior - não conseguiu ir longe na Liga Europa - mas vingou-se em 2020/21 com nova chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões, depois de eliminar a Juventus nos oitavos.

      Esse registo, no entanto, acabou por ser bastante diferente na época seguinte, em 2021/22. Numa temporada onde a aposta na prata da casa foi forte - com jogadores como Vitinha, Diogo Costa e Fábio Vieira em destaque -, ao qual se juntou um grande poderio ofensivo - Taremi e Evanilson os melhores marcadores -, os dragões estiveram em grande no campeonato e sagraram-se campeões nacionais pela 30ª vez na história, celebrando em pleno Estádio da Luz, na penúltima jornada da Liga.

      Internacionalmente, contudo, a época foi desilusão, não tendo o dragão conseguido passar da fase de grupos da Champions, nem a temporada seguinte a nível doméstico, com o Benfica a agigantar-se e a voltar aos títulos, ainda que um FC Porto ferido pelas várias vendas do verão tenha levado a decisão até ao último dia.

      Após um interregno de três épocas no virar do século, que serviram para abrir a ideia de que o Porto perdera a hegemonia do futebol nacional, Pinto da Costa foi buscar ao Leiria o jovem José Mourinho que o Benfica tinha dispensado e o Sporting desistira de contratar.
       
      Com Mourinho ao leme o FC Porto entrou em nova era dourada, conquistando tudo que havia para conquistar: bicampeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Taça UEFA conquistada na canícula de Sevilha após um dramático prolongamento contra o Celtic...
       
       
      Com uma equipa de sonho, com os símbolos da casa a quem se juntavam o mágico Deco, o não menos mágico Alenitchev, os internacionais Nuno Valente, Costinha e Maniche, ou o matador Derlei, o FC Porto voltou a conquistar a Europa, vencendo a sua segunda Liga dos Campeões, batendo com assombrosa facilidade o Monaco por 3x0 na grande final.
       
      Após a saída de Mourinho e o despoletar do caso Apito Dourado o FC Porto passou por um período de incerteza e viu o título fugir para Lisboa e para o rival Benfica, mas rapidamente a equipa encontrou-se e reconquistou o campeonato, iniciando a conquista de um tetra sob a batuta de Jesualdo Ferreira.
       
      Em 2011, depois de o Benfica ter conseguido por um ano, interromper a supremacia azul-e-branca, os dragões guiados pelo jovem André Villas-Boas partiram para uma época de sonho conquistando Campeonato sem derrotas e apenas três empates – novo recorde portista, vencendo a Taça com um 6x2 sobre o Vitória e conquistando a Supertaça contra o Benfica
      Para coroar uma época para ficar na antologia portista, os azuis-e-brancos viram Hulk, Falcao, Moutinho e companhia conquistarem a segunda Liga Europa do seu historial batendo na final o vizinho Sporting de Braga.
       
      Ao longo de uma história épica os azuis-e-brancos passaram de um pequeno clube regional a uma das maiores potências desportivas do futebol europeu. Com quatro vitórias europeias em oito anos o FC Porto confirmou a grandeza do seu historial, ímpar em território nacional e que apenas pede meças aos incontornáveis Real, Barcelona, AC Milan, Inter e Liverpool.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Parabéns FCP
      2021-09-28 16h07m por LebowskiFCP
      128 anos de grande história e de grandes conquistas e uma mística e raça inigualável em Portugal e que já passou por fases muito complicadas mas que conseguiu sempre dar a volta por cima!

      Uma vitória mais logo seria a melhor forma de celebrar este dia de aniversário!
      F. C. Porto
      2021-09-28 12h13m por Johnnythecreator
      Sem dúvida o maior e melhor clube português.

      Parabéns meu Futebol Clube do Porto
      Parabéns
      2021-09-28 11h18m por mikev
      Parabéns FC Porto. O melhor de Portugal e um Amor sem Igual!
      FC Porto
      2020-09-18 22h31m por jda
      Porto, orgulho tripeiro, a vencer desde 1893!
      Data de fundação incorrecta
      2018-09-28 20h22m por Besteirense
      Aconselho a leitura: https://www. publico. pt/2013/05/11/desporto/entrevi sta/fc-porto-foi-fundado-em-19 06-e-nao-1893-e-nao-ha-indicio s-de-cosme-damiao-ter-sido-fun dador-do-sport-lisboa-1594003
      Briosa
      2018-09-28 18h51m por aac_1887
      E a Académica há 130!
      Pois. . .
      2018-09-28 12h14m por bludouro
      . . . mas inda hoje existe um intenso debate sobre o verdadeiro ano da fundação do FC Porto: terá sido mesmo em 1893 ou depois, em 1906? Uns historiadores alegam que o segundo clube não é a reencarnação do primeiro, devido a diferença das entidades fundadoras e a quebra cronológica que existiu entre ambos, promovida pela falha de continuidade do primeiro. E a polémica continua . . .
      EN
      frutados corruptos do porco
      2017-02-28 11h32m por encava_dragartos_69
      galegos de mrd!!!
      MA
      123 anos FcPorto
      2016-09-28 18h00m por MaxDragonFCP
      Parabéns por existires.
      neste momento anda desgostoso com o rumo que andamos a tomar.
      espero que isto mude.
      felicidades
      BI
      PARABÉNS FCP !!!!!
      2016-09-28 17h43m por bimbus99
      Parabéns ao F. C . do PORTO !!!!! O MELHOR CLUBE de PORTUGAL e um dos MELHORES CLUBES do MUNDO !!!!!!
      BI
      PARABÉNS FCP !!!!
      2016-09-28 15h18m por bimbus99
      PARABÉNS ao F. C. do PORTO por mais um Aniversário !!!! F. C. do Porto , o MELHOR CLUBE de PORTUGAL e um dos MELHORES do MUNDO !!!!!!!!!
      BI
      PARABÉNS FCP !!!!
      2016-09-28 15h15m por bimbus99
      Muitos PARABÉNS ao MELHOR CLUBE de PORTUGAL e um dos MELHORES do MUNDO !!!!!
      VIVA O F. C. do PORTO !!!!!!!!
      BI
      Parabéns FCP !
      2016-09-28 15h12m por bimbus99
      Muitos parabéns por mais um aniversário ! Viva o F.C. do Porto!
      FCP
      2016-09-28 14h28m por carlosfcpfan
      Parabéns ao nosso grande clube pelos seus 123 anos!
      FCP
      2016-09-28 14h27m por carlosfcpfan
      123 anos! Venham outros 123!
      VE
      123 diga lá outra vez. . .
      2016-09-28 09h45m por Verticalix
      A data da fundação do futebol clube do porto é tão credível como 90% dos títulos que roubaram. . .

      Mas há alguém que acredite nisto!?
      UD
      Tanto orgulho tripeiro
      2015-07-21 16h50m por UDScampeao
      Muito orgulho neste clube que, muito mais do que uma associação desportiva, é um símbolo da resistência de uma região inteira. Com menos armas do que os restantes clubes portugueses, fizemos das tripas coração e alcançámos feitos que se pensava serem inalcançáveis, a raça é uma imagem de marca do Futebol Clube do Porto, assim como uma grande ambição de ser cada vez melhor e com exigência máxima. Orgulhosamente portista !
      Impar em Portugal SL Benfica
      2015-06-22 15h31m por paulo218927
      O clube mais antigo não faz dele obrigatóriamente o melhor.
      Todos nós sabemos que não existe história mais bela e gloriosa que a do SL Benfica ímpar no Mundo, pioneira em Portugal, inovadora, marca mais valiosa etc etc etc. .
      Quando o Porto alcançou a gloria europeia já o Benfica nos anos 60 o tinha conseguido, muito atrasados.
      O Benfica foi, é e irá continuar a ser o maior clube Português.
      fcporto
      2015-01-15 21h43m por zafel
      Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
      Diz à gente o que é ser nobre e leal.
      Teu pendão leva o escudo da cidade
      Que na história deu o nome a Portugal.

      Oh, campeão, o teu passado
      É um livro de honra de vitórias sem igual
      O teu brasão abençoado
      Tem no teu Porto mais um arco triunfal
      Porto, Porto, Porto, Porto
      Porto, Porto, Porto, Porto
      Porto, Porto

      Quando alguém se atrever a sufocar
      O gr...ler comentário completo »
      RE
      1893 SEM ENGANOS
      2015-01-10 02h14m por reyell
      Deixem o PORTO EM PAZ é só inveja. A republica portuguesa tambem foi refundada em 1974 e qual é que foi o problema? A data oficial da implantaçao não deixou de ser 1910. Isto é só um exemplo dos muitos que se poderia dar sobre historia. Por isso calem se de uma vez por todas e roam se de inveja de o Porto ser o melhor e o mais antigo clube de portugal. beijinhos e abraços.

      TE
      mais que um clube !!!
      2014-12-18 23h05m por texdriver
      o maior de Portugal
      o MAIS antigo 1893
      o mais titulado 74
      7 trofeus internacionais. . . os outros todos 3, menos de metade.
      o primeiro campeão de PORTUGAL
      o primeiro BI campeão de PORTUGAL
      o primeiro a ganhar 4 trofeus numa época
      o primeiro clube europeu a ganhar 3 competições no mesmo ano, TC, ST E CM de clubes

      o 7 palmarés da europa o 12 do mundo

      sem rival em Portugal.
      ZERO ZERO - João Pedro Silveira
      2014-09-29 19h39m por puntzkapuntz
      Em nome, não só meu mas de várias pessoas que comentaram aqui, e, diga-se, de muitas outras que bem sabem da falcatrua, volto a pedir ao Sr. João Pedro Silveira ou alguém do ZeroZero que justifique aquilo que apresenta aqui como facto.

      «Foi a 2 de Agosto de 1906 que José Monteiro da Costa, um membro do Grupo do Destino, que apaixonado pelo futebol desde uma visita a Inglaterra resolveu refundar o FC Porto. »

      Ou fazem jornalismo apologético ou fazem jornal...ler comentário completo »
      WA
      Parabéns pelos 108 anos.
      2014-09-28 23h03m por Wader
      Parabéns por todas as conquistas, contudo era saudável que esquecessem essa ideia da fundação em 1893. Os próprios sócios do FCP em 1993 não gostaram da alteração da história e as comemorações na altura, lembro-me, não tiveram sucesso.

      Esse primeiro "FCP" só era semelhante só no nome. Não teve Assembleia Fundadora, Acta nem Sócios. Não redigiu um único documento. Foi um grupo de amigos que se juntou para jogar um único encontro de futebol.

      As pessoas que ...ler comentário completo »
      A MAIOR MENTIRA DO DESPORTO PORTUGUÊS
      2014-09-28 22h08m por _SILVER_SURFER
      http://paulobizarro. [. . . ] . pt/2013/10/a-imprensa-e-o-fcpo rto. html
      a maior mentira do desporto português
      2014-09-28 22h07m por _SILVER_SURFER
      A primeira história publicada do FCP da autoria de rodrigues teles foi no ano de 1933 e autorizada oficialmente e se quiserem confirmar sigam este link e tirema as duvidas e podem comprovar que o clube foi fundado em 1906, faço aqui um repto ao ZERO ZERO e desmintam o que eu aqui afirmo.
      http://paulobizarro. [. . . ] . pt/2013/10/a-imprensa-e-o-fcpo rto. html
      Tópicos Relacionados
      Equipa