placardpt
    História
    Clubes

    Paços de Ferreira

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E4

    O futebol chegou tarde a Paços de Ferreira, apenas nos anos 30 a bola começou a rolar no concelho pacense. A primeira equipa local foi o Sport Clube Pacense, um pequeno clube sediado em Meixomil, uma das aldeias do concelho.

    Durante a década de 30 e na seguinte o futebol foi acolhendo entusiastas em todo o país e Paços de Ferreira não foi excepção. Surgiu então na Vila o Campo da Cavada, onde vários jogos foram sendo disputados por amadores e grupos de amigos, e torneios populares foram organizados, mas sem nenhum selo competição oficial. Foi preciso esperar por 1950, para no dia 5 de Abril ser fundado na Vila de Paços de Ferreira o Futebol Clube Vasco da Gama.
     
    @Paços de Ferreira
    O «Vasquinho», como carinhosamente foi apodado pelos adeptos, iniciou a competição na III Divisão da A.F. Porto, onde permaneceu até 1956/56, época em que se superiorizando ao ##Sporting da Cruz numa final em quatro jogos, garantiu a primeira promoção da sua história.
     
    Os anos 60 trouxeram novas mudanças ao clube, começando por um novo nome – o actual – e a mudança do equipamento da cor original amarela, para as mesmas cores e equipamento do FC Porto.
     
    Em 1967/68 surgiu o primeiro título do clube – II Divisão da A.F. Porto – confirmando assim o sucesso da aposta que a direção efetuou no investimento da equipa, garantindo a subida ao primeiro escalão da A.F. Porto.
     
    Um clube em crescimento
     
    Em 1973 subiu à 3ª Divisão nacional, depois de vencer o Perosinho no Campo da Cavada. A 7 de Outubro o clube inaugurou o Parque Desportivo da Ponte Real, casa onde ainda hoje joga. 
     
    No dia da inauguração, na cerimónia de abertura o Presidente do Município erroneamente referiu-se ao Estádio como “Mata Real”, o nome agradou aos pacenses que rapidamente cunharam o estádio com esse nome.
     
    No ano seguinte, e já mudado de armas e bagagens para a sua nova casa, o Vasco da Gama conquistou o título de Campeão da III Divisão, ao bater na final disputada em Leiria o Estrela de Portalegre.
     
    Em 1981 por decisão dos sócios o clube mudou o equipamento para as cores actuais – o verde e amarelo do município de Paços de Ferreira; dois anos depois era inaugurado o relvado da Mata Real num jogo da Taça de Portugal contra o Benfica.
     
    A subida ao topo
     
    Depois de muitos anos a batalhar na 2ª Divisão, o Paços de Ferreira participa na primeira edição da nova competição: A 2ª Divisão de Honra. 
     
    @Paços de Ferreira
    Para surpresa de muitos o Paços de Ferreira venceu o Campeonato, superiorizando-se a equipas de mais nomeada como Leixões, Académica, Estoril, Espinho, Varzim...
     
    Em 1991/92 os pacenses estrearam-se entre os grandes com um 12º lugar, vencendo leões e empatando águias na Mata Real.
     
    Durante três épocas, o Paços manteve-se no primeiro escalão, até que em 1993/94 ao ficar em 16º lugar o clube desce de divisão pela primeira vez em 43 anos de história.
     
    A travessia do deserto demorou seis anos e os castores só regressaram à I Liga em 2000/01. No ano do regresso conseguiu um 9º lugar e na Taça chegou pela primeira vez aos quartos-de-final.
     
    Sucesso no campeonato, chegada à Europa
     
    Em 2003 guiados por José Mota, um homem da casa, o Paços ao conseguir um 6º lugar atingiu a melhor classificação da sua história, ao que se somou uma presença na meia-final da Taça que que ajudaram a tornar 2003 um ano histórico para os pacenses. Um pouco antes, a 14 de Setembro 2002, receberam e golearam o Sporting – então campeão em título – com um estrondoso 4x0, na vitória mais importante da história do clube.
     
    Mas após um ano de sucessos o Paços de Ferreira voltou a cair na II liga, para rapidamente retomar o seu lugar entre os grandes, após conquistar mais um título da II Liga.
     
    @Paços de Ferreira
    Os anos seguintes foram anos de sucesso. Repetindo um 6º lugar e apurando-se para a Taça UEFA onde seriam afastados pelos holandeses do AZ Alkmaar (0x1 no conjunto das duas mãos.
    Em 2009 os castores chegaram pela primeira vez à final da Taça para perderem com o FC Porto por 0x1.
     
    No regresso à Europa o Paços venceu o Zimbru da Moldávia na 2ª pré-eliminatória da Liga Europa e acabou por ser eliminado ingloriamente na pré-eliminatória seguinte pelos israelitas do Bnei Yehuda com dupla derrota por 0x1.
     
    Em 2011 o FC Paços de Ferreira chegou à final da Taça da Liga e perdeu 1x2 com o Benfica no Estádio Municipal de Coimbra, tornando-se, na altura, o primeiro clube português a já ter estado presente nas três finais das competições portuguesas: Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, sem contudo nunca conseguir vencer.
     
    Desde aí, o Paços de Ferreira fez época repletas de altos e baixos. O ponto mais alto surgiu em 2012/13, quando, sob o comando do técnico Paulo Fonseca, os castores conseguiram terminar em 3º no campeonato, que os qualificou para o playoff de acesso à Liga dos Campeões da época seguinte, onde seriam eliminados pelo Zenit, com um agregado de 8x3.
     
    Por sua vez, o ponto mais baixo chegou em 2017/18, quando o Paços de Ferreira terminou em 17º no campeonato e desceu, assim, à Segunda Liga. A estadia no segundo escalão do futebol nacional não foi, no entanto, longa, uma vez que na temporada seguinte, 2018/19, o agora falecido Vítor Oliveira comandou os castores ao título de campeão e à sua 11ª subida de divisão, recolocando os castores na elite do futebol português.
     

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    virei torcedor do Paços
    2014-09-06 04h08m por wallaf
    sou brasileiro torcedor do Vasco da Gama. agora me tornei torcedor deste clube, pois, leva a gloriosa Cruz de Malta e já se chamou Vasco da Gama.
    dá-lhe Paços Ferreira!
    Ainda não acabou
    2013-05-12 13h00m por tomaz444
    Será que este tricampeão da II Liga vai conquistar mais um fiel adpto no domingo? Cheira-me que não será apenas um. . . Portugal está contigo Paços. Não joguem por ninguém, joguem por vós mesmos!
    zerozero
    2013-04-19 01h23m por Fonslayer
    Tem um erro na notícia, um lapso em datas, revejam sff:
    "Em 1967/68 surgiu o primeiro título do clube – II Divisão da A. F. Porto – com uma vitória no Campo da Cavada contra o Perosinho, garantiu a subida à III Divisão Nacional.

    Um clube em crescimento

    Em 1973 subiu à 3ª Divisão nacional, depois de vencer o Perosinho no Campo da Cavada. A 7 de Outubro o clube inaugurou o Parque Desportivo da Ponte Real, casa onde ainda hoje joga. "

    Referem-se ao mesmo evento mas em datas completamente diferentes. . .
    yellow_boy17
    2013-04-19 01h21m por Fonslayer
    Errado, nessa terra apareceu o 1º clube do Concelho de Paços de Ferreira , o Sport Clube Pacense, clube que em nada tem a ver com o Paços de Ferreira!
    88nunes
    2012-04-05 21h09m por yellow_boy17
    Bom comentário!! :)

    E o Paços começou na minha terrazita de Meixomil ahaha!! Grande PAÇOS!!!!
    CO
    . . .
    2012-04-05 20h45m por core2duo
    Parabens Paços de ferreira
    PAÇOS!!
    2012-04-05 16h56m por 88nunes
    O Melhor clube do vale do Sousa, o orgulho que eu tenho de ver a historia do meu único clube, que vence as adversidades que enfrenta todos os dias, que já dei provas que com pouco se faz muito, que já formou treinadores e jogadores que tiveram ou ainda constroem boas carreiras, um clube onde se vive um clube de paz, com as contas em dia, um Estadia que sempre que já jogos recebe boas assistências, quando comprado com outros clubes, no fundo é o orgulho em ser PACENSE o orgulho de torcer...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados