placardpt
    Liga Portuguesa 1947/48
    Grandes jogos

    Benfica x Sporting: a vitória do «pirolito»

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0
    Muitos jogos e vitórias podiam ilustrar a força dos «cinco violinos», mas nenhum será melhor do que o Benfica x Sporting de 25 de abril de 1948, o dérbi que resolveu o «campeonato do pirolito». O Benfica havia vencido na 1ª volta em casa dos leões por 1x3 quando bem perto do final do campeonato comandava com dois pontos de avanço. Os leões visitavam o reduto das águias cientes da dificuldade, dado que a somar aos dois pontos de atraso e à derrota em casa, juntava-se ainda um pior saldo de golos...
     
    As contas do título eram fáceis de fazer: ou o Sporting vencia por três ou mais golos de diferença ou dizia adeus ao título. Mas para os «cinco violinos» não havia impossíveis e Peyroteo fez quatro golos (contra um dos benfiquistas) e o Sporting festejou o campeonato que passou para a história como o «campeonato do pirolito».
     
    A verdade é que o Sporting ainda perdeu um jogo à 24.ª jornada com o Vitória de Setúbal, no Bonfim (0x1), mas pôde respirar de alívio ao tomar conhecimento que o Benfica fora derrotado em Elvas por 1x2. Dizia-se, então, que os dirigentes do Benfica tinham prometido dinheiro e um fato novo a cada jogador sadino se estes conseguissem parar o Sporting. Eles conseguiram e o Benfica teve de cumprir a promessa, mesmo que o triunfo vitoriano tenha sido em vão... Para culminar uma época de sucesso, o Sporting conquistaria ainda a Taça de Portugal, batendo os azuis de Belém na final do Jamor por 3x1.
     
    E porquê «pirolito»? Porque nesses tempos cinzentos, em que não havia muitas opções de escolha no que concerne a refrigerantes e sumos engarrafados em Portugal, já para não falar da coca-cola proibida por Salazar, o «pirolito» era uma bebida gasosa famosa que encantava miúdos e graúdos. A característica mais importante dessa bebida é que a tampa não era uma vulgar carica, mas sim um berlinde, um «pirolito».
     
    Um «pirolito», um berlinde, uma pequena bola... e dado que foi pela diferença de uma singela bola que atravessou a linha de golo que o Sporting foi campeão, os benfiquistas não demoraram muito a apelidar o feito leonino de "campeonato do pirolito" e o nome pegou...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 25 Abril 1948 - 00:00
    Campo Grande 412
    Libertino Domingues
    1-4
    Espírito Santo 75'
    Fernando Peyroteo 35' 41' 58' 69'
    Estádio
    Campo Grande 412
    Lotação25000
    Medidas-
    Inauguração1917