placardpt
    Ucrânia
    Cidades do Futebol

    Kharkiv

    Texto por Pedro Dias
    l0
    E0

    Carcóvia, Kharkiv (Харків), em ucraniano lê-se Harkiv, por muitos conhecida pelo nome russo de Kharkov é a segunda maior cidade da Ucrânia, já muito próximo da fronteira da Rússia, numa parte do país onde as influências russófonas são notórias não só nos costumes, e no idioma falado, mas também na arquitetura e na história, em particular a do período soviético.

    Fundada pelos cossacos russos em 1654, foi a primeira capital da Ucrânia soviética. Aqui foi proclamada a República Socialista Soviética Ucraniana na véspera de Natal de 1917, então com o nome de República Popular da Ucrânia. Seria capital da Ucrânia Bolchevique e depois Soviética até 1934, altura em que o governo passou para Kiev.

    Bolcheviques e nazis

    Universidade de Carcóvia, um exemplo do funcionalismo da arquitetura soviética.
    Foi no edifício da NKDV (futuro KGB) de Carcóvia, que foram assassinados cerca de 3800 oficiais polacos, numa tragédia que faz parte dos eventos que passaram à história como os Massacres de Katyn, onde por ordem expressa de Josef Stalin, as elites militares, civis e intelectuais polacas foram executadas (cerca de 22 mil pessoas).

    A cidade seria conquistada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e só quase dois anos depois seria definitivamente liberta pelo Exército Vermelho. Setenta por cento da cidade foi destruída, centenas de milhares de habitantes morreram e a população judaica da cidade foi quase erradicada.

    A arquitetura soviética

     

    A cidade cresceu desmedidamente durante o período soviético. As autoridades comunistas abriram largas avenidas, algumas que chegam aos 20 quilómetros de comprimento. Carcóvia já era um centro industrial e universitário de destaque durante o Império Russo, muito antes da chegada da Revolução de Outubro.

    A sua Academia já ganhou quatro Prémios Nobel em campos tão diversos como a física, a biologia ou a economia. Os estudantes locais recordam a quem visita a Universidade, que Carcóvia sempre foi um centro de excelência... Dos czares aos bolcheviques, todos reconheceram na Academia de Carcóvia uma aura de sapiência.

    Mas o edifício da Universidade é severamente soviético. Não é preciso nenhum exercício de imaginação para regressar aos tempos de Brejnev, Khrushchev ou mesmo Stalin...

    Derzhprom, em tempos o maior edifício da Europa, hoje uma lembrança que ainda recorda outros tempos...
    Esta memória soviética perdura na cidade, numa certa saudade que ainda habita nos espaços abertos, na aridez de certas zonas, na incapacidade das novas construções serem mais impactantes que os grandes edifícios do período socialista.

     

    O Derzhprom, continua altaneiro, como uma marca do período revolucionário. Ali se aglomeravam um conjunto de serviços estatais, e a mensagem era mostrar o poder do novo regime, e a simplicidade da modernidade socialista. No seu tempo, o Derzhprom era o maior edifício da Europa, e as suas dimensões eram de tal maneira impressionantes que os nazis tentaram em vão implodi-lo.

    Não muito longe, na Praça da Estação, podemos encontrar o Terminal, mais um belo exemplo da arquitetura neoclássica soviética, ornada com momentos fulcrais da história da URSS. Curiosamente, do outro lado da Praça, está a Estação dos Correios, exemplo perfeito da arquitetura minimalista soviética. 

    Entre os dois mundos, ainda se divide hoje a face de Carcóvia, ora com os seus prédios funcionais e os seus caixotes comunistas de um minimalismo assustador, ora com os seus não menos carismáticos «bolos de noiva», simbolos da arquitetura imperialista soviética, ornamentados até um excesso que provoca náuseas. 

    Na Sombra de Lenine

    Vladimir Ilyich Ulyanov, «Lenine», o líder da Revolução Russa ainda tem um lugar especial em Carcóvia.
    Os restos do império estão por todo o lado, e algum turista desavisado poderia pensar que se enganou na década quando dá de caras com um busto de Engels, ou uma Rua Karl Marx.

    É assim Carcóvia. Muito próxima da Rússia, ainda muito próxima da União Soviética, misteriosamente longe da Ucrânia que se pode encontrar em Kiev ou Lviv.  Por isso Lenine está orgulhosamente de pé no centro da Praça da Liberdade, convivendo a herança brutal da União Soviética com a ideia de Liberdade, como se tudo fosse absolutamente natural nesta versão da história...

     

    À sombra da estátua de Lenine, a cidade vive dormente, sem nostalgia de um passado recente que teima em preservar, mas, ao mesmo tempo, sem parecer ter grande pressa para embarcar neste futuro que agora lhe apresentam... Carcóvia é Kharkiv, mas ainda olha para trás quando lhe chamam Kharkov.

    A cidade cresceu desmedidamente durante o período soviético. As autoridades comunistas abriram largas avenidas, algumas que chegam aos 20 quilómetros de comprimento. Carcóvia já era um centro industrial e universitário de destaque durante o Império Russo. A sua Academia já ganhou quatro Prémios Nobel em campos tão diversos como a Física, a Biologia ou a Economia. 
    Esta memória soviética perdura na cidade, nos espaços abertos, na aridez de certas zonas, na incapacidade das novas construções serem mais impactantes que os grandes edifícios do período socialista.
    À sombra da Estátua de Lenine, ainda orgulhosamente de pé, a cidade vive dormente sem nostalgia do passado, mas sem parecer ter grande confiança no futuro...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bela descrição histórico-cultu ral
    2012-06-08 07h03m por LEAOSELVAGEM
    . . . O ZeroZero cresce a olhos vistos não só na quantidade de visitantes e leitores mas também na qualidade dos temas que vai abordando.
    Esta iniciativa merece ser aplaudida.
    e. . .
    2012-06-04 18h06m por Ertai2000
    E escreve-se "Cracóvia" e não "Carcóvia".
    Cracóvia????
    2012-06-04 18h06m por Ertai2000
    Kharkiv NÃO É Cracóvia!!! Cracóvia é na Polónia e não é uma das 8 cidades que vão receber o Euro.
    Tópicos Relacionados
    Competição