placardpt
Alemanha 1974
Grandes jogos

R.F.A. vs R.D.A.: um jogo entre irmãos

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0

Foi no dia 22 de junho de 1974, na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Num jogo do Campeonato do Mundo de Futebol, um país divido ao meio pela cortina de ferro viu duas equipas nacionais defrontarem-se num duelo dos duelos mais marcantes de toda a história dos mundiais

De um lado a Alemanha, organizadora do Mundial, já com um título de campeã dessa mesma prova (1954), finalista vencida em 1966 e terceira classificada em 1970, grande favorita à conquista; do outro lado a Alemanha, estreante, uma potência desportiva que não tinha atingido no futebol a dimensão vitoriosa que tinha atingido noutros desportos.

Talvez este Alemanha-Alemanha faça confusão aos leitores mais desprevenidos. Fala-se obviamente da República Federal da Alemanha (Ocidental) e da República Democrática Alemã (Oriental), as duas Alemanhas que se encontraram no mundial de 1974, num jogo que marcou a história do país.

Os de leste tinham neste embate a batalha de uma vida, a oportunidade histórica de se superiorizarem aos seus "irmãos" ocidentais perante os olhos do Mundo.

O Governo de Berlim Leste – capital da R.D.A. - não poupou esforços para preparar os atletas para esta partida. Enquanto na R.F.A. os anfitriões, favoritos, a jogar em casa contra um estreante, tinham tudo a perder.

De Berlim Oriental partiram 1500 adeptos, escolhidos a dedo pelo Governo entre os membros do Partido Comunista; coube à Stasi, a polícia secreta da R.D.A. a missão de testar um por um a fidelidade política dos 1500 adeptos eleitos para viajar até a Hamburgo.

Viajaram de comboio imbuídos no espírito da Luta de Classes, sabendo que iam defrontar os capitalistas, eternos adversários da classe operária.

O Muro de Berlim, símbolo da divisão alemã, construido em 1961, teve o seu fim em 1989, abrindo o caminho para a reunificação alemã. @Getty / Central Press
A Alemanha Ocidental que contava com jogadores como Beckenbauer, Breitner, Overath, Maier ou Müller já tinha vencido um mundial em 1954, tinha sido finalista vencida em 1966 e no mundial anterior tinha conseguido um 3º lugar. Além disso era campeã europeia em título e o Bayern de Munique tinha ganho a Taça dos Campeões Europeus um mês antes da competição.

Por sua vez, os de leste, apesar de não contarem com nenhuma grande estrela, tinham conseguido duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1972, e o Magdeburgo havia conquistado a Taça das Taças pouco antes de começar o Campeonato do Mundo.

As duas seleções já se tinham encontrado por três vezes em jogos de qualificação para os Jogos Olímpicos, o que à luz dos regulamentos da época implicava a obrigatoriedade de utilizar só jogadores amadores, o que fez com que o jogo de 1974 fosse o primeiro encontro disputado com profissionais entre os dois países.

As duas equipas encontravam-se já qualificadas para a segunda fase da prova quando entraram no relvado do Volksparkstadion em Hamburgo, mas o ambiente era de final do Campeonato do Mundo com as duas equipas a tentarem o tudo por tudo pela vitória.

O golo de Jürgen Sparwasser aos 77 minutos deixou o estádio em silêncio enquanto se ouvia o cântico dos adeptos da R.D.A.

Quando o apito final chegou, os alemães de leste festejaram euforicamente enquanto os anfitriões caminhavam rapidamente e cabisbaixos para os balneários.

A maior vitória da história do futebol da R.D.A. terá feito mais pelos ideais comunistas na Alemanha de Leste, que os próprios textos de Marx e Engels.

Os alemães de leste acabariam na segunda fase eliminados num grupo com Brasil, Holanda e Argentina, enquanto a Alemanha Federal venceu o seu grupo e chegou à final de Munique onde bateu a Holanda de Cruijff e sagrou-se campeã do Mundo.

A sorte nunca mais juntou os caminhos das duas seleções e a R.D.A. nunca aceitou a desforra aos ocidentais e em 1990, depois da queda do Muro de Berlim, e como consequência da reunificação alemã, a seleção da R.D.A. deixou de existir.

Leia AQUI toda a história do Muro de Berlim e das duas Alemanhas
A maior vitória da história do futebol da R.D.A. terá feito mais pelos ideais comunistas na Alemanha de Leste, que os próprios textos de Marx e Engels.
 
Os alemães de leste acabariam na segunda fase eliminados num grupo com Brasil, Holanda e Argentina, enquanto a Alemanha Federal venceu o seu grupo e chegou à final de Munique onde bateu a Holanda de Cruijff e sagrou-se campeã do mundo.
 
A sorte nunca mais juntou os caminhos das duas selecções e a R.D.A. nunca aceitou a desforra aos ocidentais.
 
Em 1990, depois da queda do Muro de Berlim, e como consequência da reunificação alemã a selecção da R.D.A. deixou de existir.
O golo de Juergen Sparwasser aos 77 minutos deixou o estádio em silêncio enquanto se ouvia o cântico dos adeptos da R.D.A.
Quando o apito final chegou os alemães de leste festejaram euforicamente enquanto os anfitriães caminhavam rapidamente e cabisbaixos para os balneários.
As duas selecções já se haviam encontrado por três vezes em jogos de qualificação para os jogos olímpicos, o que implicava a obrigatoriedade de utilizar só jogadores amadores, fazendo com que o jogo de 1974 fosse o primeiro encontro disputado com profissionais. 
As duas equipas encontravam-se já qualificadas quando entraram no relvado do Volksparkstadion em Hamburgo. 
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Lembro-me
2022-08-16 15h38m por Citadino
Vi esse jogo e lembro-me de na altura de ter torcido pela RFA de cuja equipa de futebol era fã, mas se fosse hoje teria torcido pela RDA. . .
jogos históricos
U Sábado, 22 Junho 1974 - 19:30
Volksparkstadion
Ramon Barreto
1-0
Jürgen Sparwasser 77'
Estádio
(sem foto)
Lotação
Medidas-
Inauguração
Estádio
Volksparkstadion
Lotação56889
Medidas105x68
Inauguração1953