placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Eusébio: A Pantera Negra

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E61

    Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, capital da então África Oriental Portuguesa, nome porque era conhecida a colónia portuguesa de Moçambique nos anos quarenta. Filho de Laurindo António da Silva Ferreira e de Elisa Anissabeni, cresceu no bairro da Mafala, uma das zonas mais pobres da cidade, repleta de barracas e sem rede de saneamento.

    Desde muito cedo apaixonou-se pelo futebol, faltando regularmente às aulas para jogar com os amigos, o que lhe valia umas «surras bem dadas» pela Dona Elisa. Aos oito anos faleceu o pai, aprofundando ainda mais a forte ligação que já tinha com a mãe. 

    Os primeiros passos na carreira foram dados com a camisola verde-e-branca do Sporting de Lourenço Marques
    Mais tarde, em inúmeras entrevistas, destacou sempre a ligação especial que tinha com a Dona Elisa, personagem fundamental na sua educação, pelos valores que lhe incutiu, como a lealdade, que viriam a ser tão importantes na sua vida, e fundamentais para a rectidão e carácter que todos lhe reconhecem.
     
    Começou por jogar com vizinhos e amigos numa equipa do bairro conhecida como «Os Brasileiros». Mais tarde foi tentar a sorte ao clube do seu coração, o Desportivo, que prontamente o recusou.
     
    Eusébio não desarmou e tentou a sorte no Sporting de Lourenço Marques, filial dos leões de Lisboa, e foi de leão ao peito que viria a conquistar os primeiros troféus da sua carreira: Campeonato Distrital de Lourenço Marques e Campeonato Provincial de Moçambique.
     
    A disputa Sporting x Benfica
     
    As suas exibições fizeram furor e rapidamente ecoaram na metrópole - como era conhecido Portugal Continental nesses tempos - e o FC Porto foi o primeiro clube a demonstrar interesse.

    Pouco depois foi a vez de o Sporting entrar em contacto com a sua filial moçambicana, chegando a acordo para a transferência e propondo que Eusébio viesse para Lisboa para um período de testes.
     
    Enquanto os leões negociavam com o clube, o Benfica ia diretamente a Eusébio e à sua mãe. Prontamente a proposta das águias foi aceite e Dona Elisa prometeu que Eusébio ou jogava no Benfica, ou não jogava em lado nenhum. Os leões pressentindo o perigo oferecem quinhentos contos ao jogador, mas este resiste à tentação e mantém-se fiel à palavra dada pela mãe.
     
    A força do seu pontapé era lendária, deixando siderados colegas e adversários. Na imagem: a final da Taça dos Campeões de 1963 contra o AC Milan em Wembley.
    A guerra Sporting x Benfica estoura nos jornais de Lisboa, e esgrimam-se argumentos em prol de ambos os lados.
    O Benfica, antecipando-se a qualquer jogada leonina faz voar Eusébio para Lisboa, para assim melhor controlar a situação.
     
    Em 17 de Dezembro de 1960 embarcou rumo a Lisboa com o nome de Ruth Malosso. Na Portela, Eusébio era esperado por um dirigente da turma da Luz e Cruz dos Santos, jornalista do jornal «A Bola». O Sporting tentou por todos os meios conseguir o concurso do jogador. Protestou junto da Federação, inclusive fez diligências nas mais altas esferas do governo de Salazar, enquanto o Benfica fazia o mesmo. O país desportivo estava dividido.

    Hilário, estrela leonina, e amigo de infância de Eusébio tentou convence-lo a mudar-se para Alvalade.  Na Luz, temendo-se que o jovem «fugisse» para Alvalade ou que fosse vítima de rapto, os dirigentes do clube pensaram em tirar a promissora estrela de Lisboa e das «garras do leão».

    Foi assim que Eusébio saiu em direção ao Algarve, onde permaneceu escondido e controlado por dirigentes encarnados e aí ficaria até que a Federação desse razão ao Benfica.

    Após a contestação pública possível nesses tempos o Sporting desistiu da contratação do jogador e Eusébio pôde regressar a Lisboa para finalmente vestir a tão desejada camisola vermelha.
     
    Finalmente de águia ao peito
     
    Estreou-se num jogo de reservas contra o Atlético e apontou três golos. Cinco dias depois Eusébio via a sua nova equipa vencer a Taça dos Campeões em Berna, batendo o Barcelona na final. Impedido de jogar, sonhou com o dia que poderia jogar uma final assim, longe de imaginar que um ano depois teria papel fundamental na revalidação do título.
     
    Na época seguinte, a sua primeira no Benfica, Eusébio já fez parte da gloriosa vitória na final contra o Real Madrid por 5-3. Com dois golos, Eusébio foi a estrela da equipa e viu reconhecido o seu valor pelo France Football que lhe atribuiu o segundo lugar da Bola d´Ouro.
    A nível interno o Benfica só conseguiu o terceiro lugar, vencendo contudo a Taça, mas nos anos seguintes Eusébio conquistaria o Campeonato por onze vezes, em catorze épocas de águia ao peito.
     
    A Juventus apaixona-se pela Pantera Negra e oferece-lhe um contrato de 16000 contos, a tentação era enorme, e Eusébio só não sai para Itália, porque entretanto é convocado para o serviço militar e fica proibido de abandonar o país.
    Eusébio (esq.) e Lev Yashin (dir.) no Portugal x URSS de atribuição de 3º/4º lugar no mundial de 1966.
    Na época seguinte, a sua primeira no Benfica, Eusébio já fez parte da gloriosa vitória na final contra o Real Madrid por 5-3. Com dois golos, Eusébio foi a estrela da equipa e viu reconhecido o seu valor pela France Football que lhe atribuiu o segundo lugar da Bola d´Ouro.
     
    A nível interno o Benfica só conseguiu o terceiro lugar, vencendo contudo a Taça, mas nos anos seguintes Eusébio conquistaria o Campeonato por onze vezes, em catorze épocas de águia ao peito.
     
    A Juventus enamora-se das qualidades da Pantera Negra e oferece-lhe um contrato de 16 mil contos. A tentação era enorme e Eusébio só não sai para Itália, porque entretanto é convocado para o serviço militar e fica proibido de abandonar o país.
     
    Na seleção Eusébio estreara-se a 8 de Outubro de 1961 apontando um golo na humilhante derrota por 2-4 contra o Luxemburgo.

    Seria na qualificação para o Mundial de 1966 que Eusébio começaria a deixar a sua marca na seleção ao apontar sete golos em seis jogos.
    Mas seria na fase final, em Inglaterra, que com nove golos se torna o melhor marcador da fase final.
     
    Mundial de 66
     
    Na memória de todos ficaram os dois golos que marcou na vitória por 3-1 sobre o Brasil, ou os quatro golos apontados contra a Coreia do Norte nos quartos-de-final, fundamental para a reviravolta no resultado para 5-3.
    Na meia-final apontou um golo que foi insuficiente para contrariar os dois da Inglaterra. Portugal acabou por conquistar o terceiro lugar com mais um golo de Eusébio na vitória por 2-1 contra a U.R.S.S.
     
    Os «magriços» - como ficaram conhecidos os heróis de 66 -, foram recebidos em festa no regresso a Lisboa e o Governo utilizou o feito e em particular a imagem de Eusébio em seu proveito.

    qEm tom de brincadeira, Salazar «nacionalizou» Eusébio, tornando virtualmente impossível a sua saída para o estrangeiro.
    Em tom de brincadeira, Salazar «nacionalizou» Eusébio, tornando virtualmente impossível a sua saída para o estrangeiro.
     
    Uma carreira ímpar
     
    Após o sucesso de Inglaterra recebeu a Bola d'Ouro da France Football para o melhor jogador a atuar no Continente.
    Nos anos seguintes venceria também por duas vezes a bota de ouro destinada ao melhor marcador europeu.
     
    Além do terceiro lugar em Inglaterra e de ter sido uma vez campeão europeu, Eusébio jogou ainda por três vezes a final da Taça dos Campeões, ganhou 11 campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal e ganhou sete vezes a bola de prata destinada ao melhor marcador do campeonato nacional.
     
    Em toda a carreira apontou 733 golos em 745 jogos, além de ter atingido 64 internacionalizações e marcado 41 golos com a camisola das quinas.
     
    Depois da Revolução de Abril Eusébio pôde finalmente sair do país e em 1975 partiu a explorar o mercado norte-americano, tendo jogado nos EUA, Canadá e México.
    Regressou a Portugal mais tarde para jogar pelo Beira-Mar e União de Tomar mas as muitas lesões e inúmeras operações tinham feito miséria no seu massacrado joelho.
     
    Depois de terminar a carreira Eusébio viu reconhecido o seu talento pelo seu adorado Benfica, que o homenageou com uma estátua em frente ao Estádio da Luz. A selecção nomeou-o embaixador itinerante e a UEFA, aquando do jubileu da instituição, considerou-o melhor jogador português de todos os tempos. Já uns anos antes a FIFA havia considerado o Pantera Negra o sétimo melhor jogador de sempre.
     
    Eusébio da Silva Ferreira conseguiu, enquanto jogador e após terminar a carreira, um estatuto único neste país. Símbolo incontestado do Benfica, é respeitado e acarinhado pelos rivais de igual forma. E é tido como seu, tanto por portugueses como por moçambicanos. Muito disto se deve não só à sua categoria e genialidade dentro do campo, mas também à sua enorme simpatia e à forma de estar, tanto apreciada por colegas como adversários.

    No dia 5 de janeiro de 2014, Eusébio disse "adeus" ao mundo, mas a sua história ficará para a eternidade...
    D

    Fotografias(50)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bola de ouro
    2023-01-25 11h12m por Citadino
    "Após o sucesso de Inglaterra recebeu a Bola d'Ouro da France Football para o melhor jogador a atuar no Continente. "

    Errado! Ganhou a bola de ouro em 1965, em 1966 foi atribuída a Bobby Charlton.
    RN
    Eusébio VS CR7
    2019-01-25 10h39m por RN123
    Na minha opinião, é impossível dizer que Eusébio é melhor que Cristiano Ronaldo e vice-versa, visto que não são jogadores contemporâneos (da mesma época).
    Não se pode comparar o tipo de futebol praticado da época de Eusébio com a de Ronaldo. . .
    O Futebol evoluiu muito. . .
    MUITAS SAUDADES
    2019-01-25 10h16m por Luis-D
    Sempre contigo jamais serás esquecido
    Zerozero. . .
    2019-01-05 13h29m por bludouro
    Esta bibliografia (resumida) do Eusébio é um elaborado tributo à Pantera Negra e faz uma excelente leitura da sua vida cronológica. Parabens pelo artigo!
    BF
    A história continua aqui.
    2018-10-29 15h44m por Bfiftytwo
    https://www. facebook. com/Eusebio. da. Silva. Ferreira. OFICIAL/
    tremoços
    2015-07-03 17h01m por sempre666
    A camara de Lisboa pareçe que meteu funcionarios a distribuir tremoços pelos cidadaos que sairam do emprego e sao obrigados a chegar muito mais tarde a casa.
    Off-topic
    2015-07-03 16h59m por sempre666
    A camara de lisboa meteu funcionarios a distribuir tremoços devido ao transtorno que aconteceu ás pessoas que sairam do emprego e hoje estao sugeitas a filas de transito.
    The King, Eusébio o melhor de todos.
    2015-07-03 16h33m por paulo218927
    Para se ser o melhor de todos os tempos não é só preciso marcar muitos golos ou levantar muitas taças, é preciso ser-se um ser humano bom, exemplo para todos nós.

    Viva ao Rei.
    MA
    . .
    2015-07-03 15h37m por MajorGrabsack
    ja deu para perceber q n faz confusao a ninguem q um jogador da bola va para o panteao, onde estao os cenotáfios dos grandes vultos da História de Portugal numa lastimavel e populista jogada eleitoral em ano das ditas. . mas isso ainda é o menos, pq agora o precedente ta aberto qnd os outros, q foram melhroes q o eusebio, morrerem têm de ir para la tb. . daqui nd vao os q ganham medalhas nos olimpicos, os gajos do ping pong ate aos da vela. . enfim, é o pais q temos, c as pessoas q temos. .
    MA
    . .
    2015-07-03 15h31m por MajorGrabsack
    ja deu para perceber q n faz confusao a ninguem q um jogador da bola va para o panteao, onde estao os cenotáfios dos grandes vultos da História de Portugal numa lastimavel jogada eleitoral em ano das ditas. . mas isso ainda é o menos, pq agora o precedente ta aberto qnd os outros, q foram melhroes q o eusebio, morrerem têm de ir para la tb. . daqui nd vao os q ganham medalhas nos olimpicos, os gajos do ping pong. . panteao nacional cheio de desportistas. . enfim, é o pais q temos, c as pessoas q temos, ,
    Precedente Eusébio
    2015-07-03 15h15m por DJROCKER
    Isto ao acontecer apenas vai criar um precendente muito mau pq vejamos Eusebio foi um grande Jogador é isso que o colocará la , uma destinçao num desporto. . . Por isso ao abrirem um lugar pra ele preparem-se pra abrir outros. . . Tipo Cristiano Ronaldo , o melhor Jogador Portugues, Mourinho , O treinador portugues mais bem distinguido e no topo, Pinto da Costa , Presidente com Mais titulos a nivel mundial. . . . (se bem que este antes que digam ja sabemos bla bla corrupçao bla bla prisao...ler comentário completo »
    Precedente Eus
    2015-07-03 15h13m por DJROCKER
    Isto ao acontecer apenas vai criar um precendente muito mau pq vejamos Eusebio foi um grande Jogador é isso que o colocará la , uma destinçao num desporto. . . Por isso ao abrirem um lugar pra ele preparem-se pra abrir outros. . . Tipo Cristiano Ronaldo , o melhor Jogador Portugues, Mourinho , O treinador portugues mais bem distinguido e no topo, Pinto da Costa , Presidente com Mais titulos a nivel mundial. . . . (se bem que este antes que digam ja sabemos bla bla corrupçao bla bla prisao ja sabemos a cassete. . . )
    VE
    Eusebio
    2014-12-18 00h45m por vencedor
    Tu és o nosso Rei Eusebio
    Descansa eternamente e ate um dia!
    FE
    Eusébio
    2014-01-07 16h46m por FernandoCSilva
    Grande jogador serás sempre o maior até sempre King
    FE
    Eusébio
    2014-01-07 16h45m por FernandoCSilva
    Grande jogador até sempre King
    CR
    Eusébio
    2014-01-05 20h03m por CRVILAREAL
    Descansa em paz
    JM
    Eusébio
    2014-01-05 12h44m por jmgfd
    Um grande jogador que passou pelo meu Beira-Mar.
    Paz á sua alma.
    Seras Eterno Amigo
    2014-01-05 12h39m por x0146698
    Eusébio da Sila Ferreiira sera sempre eterno ele estara sempre ao lado do seu Benfica , como sempre esteve morreste fisicamente mas seras sempre eterno Até Sempre Amigo.
    Morte de EUSEBIO O KING
    2014-01-05 12h19m por fabioluis11
    os meus pêsames a sua família KING és eterno estarás sempre na nossa memória e nos nossos corações
    TR
    KING
    2013-07-25 20h35m por treinadordebancada1
    Como portista desejo tudo de bom

    Respeito total
    TR
    KING
    2013-07-25 20h34m por treinadordebancada1
    Tudo de bom, como portista desejo longa vida

    Respeito total
    condedeferreira
    2013-02-16 01h30m por eduardextreme
    Concordo em absoluto com o seu texto.
    O Eusébio foi sem dúvida um enorme jogador, mas o melhor é muito relativo.

    Peyroteo é o melhor marcador de sempre em campeonatos portugueses, Figo o mais internacional de sempre pela Selecção Portuguesa e Bola de Ouro, C. Ronaldo também bola de ouro, bota de ouro e dos melhores marcadores na selecção portuguesa, Fernando Gomes bibota de ouro, Vitor Baía que é o 2º jogador mais titulado de sempre (A seguir ao Giggs) e GR do ano n...ler comentário completo »
    SL BENFICA SEMPRE
    2013-02-05 19h53m por TiaginhoMW3
    Parabéns, abraço.
    Eusébio
    2013-01-25 13h18m por Anfield_Road_1982_LP
    Parabéns, para mim o terceiro melhor de sempre:

    1- Maradona
    2- Pélé
    3- Eusébio

    Agora com Messi e Ronaldo provavelmente será o 5º.
    King
    2013-01-25 12h18m por Sousinha
    Parabéns ao melhor jogodor português de todos os tempos
    Tópicos Relacionados