placardpt
    Taça das Taças 1963/64
    Grandes jogos

    Sporting x MTK: O cantinho de Morais

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E6

    A 15 de maio de 1964, com um canto direto apontado por João Morais, os leões conquistaram a Taça dos Vencedores das Taças, o primeiro - e até hoje único - título europeu do seu palmarés. Nessa tarde de Antuérpia, os sportinguistas fizeram finalmente jus ao repto em jeito de profecia que fora lançado por José de Alvalade, aquando do momento fundador do clube, que queria que o Sporting fosse «um grande clube, tão grande como os maiores da Europa». 

    Mas a história do maior feito europeu do Sporting começou muitos meses antes, no fim do verão de 1963, e prolongou-se durante meses com goleadas recorde que ainda hoje perduram, reviravoltas incríveis e eliminatórias resolvidas após jogo de desempate - final incluída. Entre as vitimas do leão no caminho para a final contam-se a Atalanta, o Apoel, o Manchester United e o Lyon...

    Desempate em Barcelona e um recorde histórico
     
    Os leões tiveram uma longa e heróica caminhada até à final. Tudo começou com uma derrota por 2x0, em Bérgamo, contra a Atalanta, anulada com uma vitória por 3x1 em Alvalade pois, nesses tempos, o golo fora ainda não era a forma de desempate nas competições europeias.
     
    No desempate, em Barcelona, os leões impuseram-se, após prolongamento, aos italianos, vencendo por 3x1 e garantindo a passagem à segunda eliminatória, onde esperavam uma eliminatória mais descansada contra os cipriotas do Apoel Nicósia. 
     
    O Sporting entrou a todo o gás e aos 20 minutos já vencia por 3x0. Andreou ainda reduziu para os forasteiros, mas os leões voltaram à carga e ao intervalo já venciam por 6x1. 
     
    No segundo tempo, a avalanche sportinguista foi inclemente para o Apoel. Pérides reabriu a contagem aos 48', os golos foram-se sucedendo e o resultado final ficou num inimaginável 16x1 com seis golos de Osvaldo Silva. O Sporting conseguiu o recorde de goleada nas competições europeias que, passado todo este tempo, ainda perdura. No segundo jogo, novamente em Alvalade, os leões venceram novamente, mas só por 2x0.
     
    Reviravolta histórica e meia-final dramática
     
    Seguiu-se o tão antecipado confronto com o Manchester United. Em Old Trafford, no Teatro dos Sonhos, o Sporting foi banalizado pelos red devils que contavam com uma grande equipa onde se destacavam Nobby Stiles, Bobby Charlton, Denis Law e o jovem e imprevisível George Best. O 4x1 final deixava os verde e brancos à porta do K.O
     
    Poucos adeptos acreditavam na reviravolta, mas outros defendiam que o milagre era possível. Se foi milagre ou não ninguém sabe. A verdade é que nessa histórica noite, os diabos vermelhos conheceram um Sporting de dimensão superior e foram varridos da competição por um esmagador 5x0, com mais três golos do genial Osvaldo Silva. 
     
    Seguiu-se o Olympique Lyonnais e um empate a zero no Estádio Gerland. Duas semanas depois, em Lisboa, novo empate, agora a uma bola, que obrigava a novo jogo de desempate disputado, desta feita, em Madrid. Um golo de Osvaldo Silva garantiu a primeira presença dos leões numa final europeia.
     
    Primeira tentativa
     
    Depois de tantas peripécias, a chegada a final enchia de esperança o coração leonino. A data da final, o dia 13 de maio de 1964, alimentava a fé de muitos sportinguistas que apelavam à Nossa Senhora de Fátima para interceder pelos portugueses. 
     
    Mas, nessa tarde no Heysel, em Bruxelas, o sagrado não quis ter nada a ver com a história e os leões foram surpreendidos pelo golo de Sándor logo aos 19' e só reagiram perto do intervalo, empatando por intermédio de Mascarenhas. Corriam 40 minutos de jogo. A abrir o segundo tempo, Figueiredo incendiou as esperanças leoninas fazendo o 2x1. Contudo, Kuti marcou dois golos, entre os 70' e os 72', e virou novamente o resultado. Restou ao Sporting um último assomo, com Figueiredo a empatar o jogo (82') e a obrigar a um segundo jogo que a UEFA marcou para o Estádio Bosuil, em Antuérpia, dois dias mais tarde. 
     
    Segunda tentativa
     
    Após duas noites de nervosismo e ansiedade, o Sporting encarou a finalíssima como o derradeiro degrau da caminhada. Era a terceira vez que tinha de recorrer a um jogo de desempate e, em jeito de brincadeira, havia quem afirmasse que o clube já era um especialista em vencer finalíssimas
     
    As peripécias antes do jogo não se tinham cingido apenas às eliminatórias e aos jogos de desempate. Dias antes da final, o Sporting perdera Hilário, lesionado com gravidade no jogo contra o Vitória de Setúbal. João Morais fora chamado para o seu lugar, sem antes deixar um remoque ao treinador Anselmo Fernández: «Com que então, agora, o arquiteto já precisa de mim?»
     
    Há muito que a personalidade de Morais chocava com Anselmo Fernández. Na véspera da final, Francisco Reboredo chamou o jogador ao quarto de Fernández para lhe dizer que jogava a extremo. Morais pediu autorização para marcar um canto direto, Fernández não queria. A discussão durou e durou, mas Reboredo acabou por convencer Fernández e Morais teve direito a marcar um pontapé de canto da forma que queria. 
     
    Aos 19 minutos, a oportunidade chegou. Figueiredo foi para perto do guarda-redes Kovalik para servir como ponto de referência e com ordens para não fazer falta. João Morais partiu para a bola e o resto foi história. Ou, se preferirem, a mais bela página da história do leão...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EL
    paiva1996
    2014-05-17 15h02m por El_Nino_Torres
    Para lá chegarmos, eliminámos o Manchester United, clube muito fraquinho que só tinha Bobby Charlton, George Best, entre outros. . .


    Já agora, o Mónaco, o Braga e mesmo o Sevilha, com jeitinho ainda são colossos europeus. . .
    EL
    Aos que desvalorizam. . .
    2014-05-17 15h00m por El_Nino_Torres
    . . . pergunto: se é assim tão fácil por que é que os vossos clubes nunca ganharam uma? Não ganhavam taças de Portugal?. . .
    SP
    Ser Sportinguista
    2014-05-16 19h33m por Sporting1906Verde
    O Sporting é mesmo um Grande Clube é um Clube muito Grande com muita Humildade com Adeptos Humildes

    Nós nunca dizemos que vamos ganhar tudo e depois corre mal e não ganhamos nada

    Ser Adepto do Grande Sporting é ser diferente
    SP
    1oFCP
    2014-05-16 19h30m por Sporting1906Verde
    Correcção

    O Benfica é que não ganha nada a nivel internacional a mais de 50 anos

    Ve as coisas como elas são


    SP
    Sporting
    2014-05-16 06h39m por Sporting1906Verde
    50 Anos da conquista da Taça das Taças

    Sporting a ganhar a Taça das Taças e neste ano ganhamos 5 a 0 ao Manchester United

    O Sporting é o Meu Grande Amor
    WA
    Parabéns Sporting
    2014-05-16 05h38m por Wader
    Parabéns, Sporting, por esta magnífica conquista que teve início na Taça de Portugal de 1962/63, cuja conquista deu acesso a esta caminhada espectacular.
    JO
    SPORTING
    2014-05-15 23h49m por joaoluz7
    Grande sporting
    LoL
    2014-05-15 22h57m por paiva1996
    De facto os nosso compadres ganham finais a equipas poderosas :D
    GL
    maiores da europa?
    2014-05-15 22h30m por gloriosobenfica1904
    Por ganhares a Taça das Taças. . .

    Maiores da Europa é ganhar a Taça/Liga dos Campeões. . .

    E nesta competição o Sporting praticamente sempre envergonhou o futebol português. . .

    Em 60 anos apenas uma vez chegaram aos quartos-de-final. . .

    FC Porto 9 e Benfica 17 são completamente doutro campeonato. . .

    Parabéns ao Sporting
    2014-05-15 22h17m por 1oFCP
    Junta-se assim ao Benfica. . . como clube que não ganha nada a nivel internacional a mais de 50 anos!
    SP
    Sporting
    2014-05-15 21h44m por Sporting1906Verde
    Grande Sporting

    Em 1964 no ano em que ganhamos a Taça das Taças ganhamos 5 a 0 ao Manchester United que tinha uma Grande Equipa

    O Sporting é o Meu Grande Amor
    jogos históricos
    U Sexta, 15 Maio 1964 - 18:30
    Bosuilstadion
    Gérard Versyp
    1-0
    Morais 19'
    Estádio
    Bosuilstadion
    Lotação16649
    Medidas-
    Inauguração1923