placardpt
      FC Porto vs Benfica
      Rivalidades

      Águias e dragões: uma rivalidade com história

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E19

      Tripeiros e alfacinhas

      A rivalidade entre lisboetas e portuenses é muito anterior a existência do beautiful game entre nós, antes de o futebol chegar a Portugal já existia uma rivalidade histórica entre as cidades de Lisboa e do Porto, entre as suas gentes e os seus modos de vida. Enquanto a luminosa Lisboa era a cidade onde vivia o Rei, a capital de um Império que se estendia por vários continentes, centro de governo e das cortes, residência de eleição da nobreza nacional, cidade das artes e cultura, aberta ao mar e outras gentes; por outro lado o Porto, com uma burguesia pujante muito ciosa da sua liberdade, era uma cidade onde coabitavam o progresso e a tradição, a cidade foi origem dos principais movimentos artísticos e políticos do país no século XIX, cabeça de revoluções, mas ao mesmo tempo uma cidade moralmente conservadora, por oposição à hedonista e mais libertina Lisboa.

      Foi no seio dessa mesma burguesia ligada ao comércio do Vinho do Porto, arreigada aos valores da família e do trabalho, mas contudo aberta às influências que chegavam da industriosa Inglaterra, que foi fundado em 1893 o FC Porto.

      Origens e crescimento

      Imagem de um Benfica x FC Porto disputado em 1932
      De origens humildes, formado nas traseiras de uma farmácia por um grupo de operários e pequenos comerciantes, onze anos depois do seu rival nortenho, surgia em Lisboa o Benfica, que rapidamente criou uma rivalidade com os seus vizinhos do Sporting, clube da nobreza e grandes famílias lisboetas.

      A norte, após um hiato de 12 anos, o FC Porto era refundado em 1906. E os primeiros tempos mostraram um clube vencedor e na vanguarda do desporto nacional. Pertenceu-lhe o primeiro relvado do país, foi o FC Porto o primeiro clube português a disputar um jogo internacional, foi o primeiro a fazer uma tour pelo estrangeiro, e como corolário deste percurso, venceu o primeiro Campeonato de Portugal (1922), batendo o Sporting na final.

      Em Lisboa, os encarnados viviam um pouco à sombra dos seus rivais verde-e-brancos e só em 1931 venceriam o Campeonato de Portugal, ao baterem por 3-0 os portistas, naquele que foi o primeiro jogo oficial entre os dois clubes. Para a história fica o dia 28 de Junho de 1931 e, o Campo do Arnado em Coimbra, o local onde se realizou o primeiro embate oficial entre águias e dragões do futebol nacional.

      À sombra de leões

      Mais uma vez, a vitória sorriu ao FC Porto quando se disputou a 1ª edição da Liga em 1934, e, apesar de portistas e benfiquistas conquistarem alguns títulos neste período, coube ao Sporting a primazia do futebol nacional até meados dos anos 50.

      Depois de conquistarem a primeira edição do Campeonato da 1ª Divisão em 1938/39 e o bicampeonato na época seguinte, os azuis e brancos foram perdendo influência no futebol nacional, assistindo de longe à luta entre os "três" grandes de Lisboa. Sem vitórias no futebol, mas crónicos campeões de andebol de onze, os portistas eram jocosamente conhecidos em Lisboa por Andebol Clube do Porto...

      Coluna, o grande capitão, ergue mais um troféu conquistado pelo Benfica, neste caso uma Taça de Portugal.
      Durante a década de 40, o FC Porto entrou na era das trevas, conseguindo apenas por duas vezes ficar nos três primeiros lugares até 1950. Eram os anos dos «cinco violinos» e em que a resistência ao domínio estava a cargo do Benfica. Foram anos em que a amizade entre os dois clubes se aprofundou. Em 1952, o FC Porto convidou o Benfica para inauguração do Estádio das Antas, e dois anos depois foi o FC Porto que teve a honra de inaugurar o Estádio da Luz.

      Era benfiquista

      Em 1950, o Benfica conquistou a Taça Latina e, onze anos depois, conquistou a Taça dos Campeões Europeus, meses depois chegava Eusébio a Lisboa para vestir a camisola encarnada e o Benfica iniciava o período de maior pujança da sua história, conquistando troféus dentro e fora de portas, superiorizando-se claramente a leões e dragões.

      O FC Porto, que conquistara dois campeonatos (1955/56 e 1958/59), voltou a entrar num periodo de hibernação, enquanto o Benfica se tornava o clube mais conquistador de Portugal, ganhando duas Taças dos Campeões e jogando ainda mais três finais. Com Eusébio de Silva Ferreira, Coluna, Simões, José Augusto e companhia, o Benfica ultrapassou claramente o Sporting, assumindo-se como o maior clube português. 

      Revolução dos cravos e o renascimento portista

      Jorge Nuno Pinto da Costa (esq) e José Maria Pedroto (dir): os dois obreiros do FC Porto que dominou o panorama desportivo nacional a partir do final dos anos 80.
      Em Abril de 1974, o Benfica tinha vencido 20 campeonatos, o Sporting 13 e o FC Porto somente cinco e, é então que surgem em cena José Maria Pedroto e Pinto da Costa, mudando a história do FC Porto e consigo todo o futebol nacional.

      Sem tirar considerações políticas ou desportivas, olhando apenas os resultados, torna-se claro que, com o advento da liberdade, se inverte a história do futebol em Portugal, e em 45 anos de democracia o FC Porto conquista 23, contra 17 do Benfica e apenas cinco do Sporting (contabilidade atualizada em maio de 2020).

      Com o declínio leonino, o Benfica x Porto tornou-se o grande clássico nacional, tendo ambos os clubes dividido entre si 22 das últimas 25 edições do Campeonato, o que é por demais ilustrativo.

      Em quatro décadas, águias e dragões monopolizaram não só as glórias como as atenções do país e do mundo, provocando amores e ódios vários. Pinto da Costa centrou o discurso na retórica "norte vs Sul", enquanto na Luz, um pouco à sombra do recente passado, o Benfica demorou um pouco a reagir ao desafio portista.

      Rivalidade até na Europa

      Os adeptos do Benfica contam-se entre os mais apaixonados do mundo e costumam transformar a sua «Catedral» em Inferno, quando apoiam o seu glorioso. @Catarina Morais
      Em 1983, o Benfica voltou às finais europeias, perdendo a final da UEFA para o Anderlecht; no ano seguinte, o FC Porto chegou à sua primeira final europeia (Taça das Taças), perdida para Juventus. Três anos depois, os azuis-e-brancos atingem a glória em Viena, batendo o Bayern na final da Taça dos Campeões. Em 1987/88 e 1989/90, o Benfica voltaria a pisar o grande palco, mas contudo perdendo as duas finais para PSV e AC Milan.

      A década de oitenta conduziu ao esfriar de relações, terminando uma longa relação de amizade entre águias e dragões. Os anos 90 e o novo século trazem um FC Porto dominador, conquistando campeonato atrás de campeonato. O FC Porto entrou numa espiral de sucesso com um Pentacampeonato nacional, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, um Tetracampeonato e uma Liga Europa.

      Só na segunda década do século XXI, altura em que o Benfica conseguiu duas finais (perdidas) da Liga Europa, as forças se equilibraram novamente em termos de títulos, com os encarnados a reclamarem novamente a hegemonia nacional, embora sem que os portistas alguma vez se afastassem do grande rival em termos competitivos.

      O Porto é uma nação, afirmam convictos os dragões. Paixão e devoção sem limites, é o que o FC Porto pode contar com os seus adeptos. @Catarina Morais
      Após noventa anos de clássicos, o Benfica x FC Porto simboliza a força e a paixão do futebol português. Entre os dois clubes, além de 3/4 dos campeonatos nacionais em conjunto, venceram ainda ao todo: quatro Taças dos Campeões/Ligas dos Campeões, duas Taças Intercontinentais, duas Taças UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça Latina.

      O clássico extravasa as fronteiras do país, marca a história, e projeta-se mais vivo do que nunca no futuro.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      amizade entre águias e dragões
      2023-06-10 20h57m por MegaBarbas11
      algo bastante interessante que fiquei a conhecer hoje, saber que o os 2 maiores clubes e Portugal com o maior jogo do país na verdade já foram "amigos" eh algo engraçado de se olhar com os olhos de 2023 onde se vive tanto a rivalidade, espero que um dias ambas as equipas e adeptos consigam voltar à atmosfera do clássico antes da década de 80, a beleza do clássico está na bola de futebol, está nas bancadas com os adeptos a puxar pela equipa até ao último minuto! não uma luta de "UFC" criada por uma boca ou outra
      . . .
      2020-05-11 18h37m por westside
      Pois, Apito Dourado e afins. . . Que eu me lembre, houve dois clubes que fizeram queixa do Porto á UEFA e o Porto foi julgado no TAS. Já agora , ilibado.
      surgimento do Porto pós 25 de Abril?
      2020-05-10 21h10m por FutebolMaravilha1
      Para quem não queria tirar considerações políticas, acabaram de o fazer ZeroZero. Em vez de incentivarem a mitos urbanos como o "Benfica é o clube do regime", deviam informar as pessoas dos clubes que realmente eram beneficiados durante o regime fascista. E não era o Benfica. O Benfica sempre foi o clube do povo, até o título do hino do Benfica foi censurado porque inicialmente era para se chamar Avante Benfica. Clubes como o Sporting eram os constantemente beneficiados pelo poder até ess...ler comentário completo »
      "surgimento do Porto após 25 de abril"
      2020-05-10 21h08m por FutebolMaravilha1
      Para quem não queria tirar considerações políticas, acabaram de o fazer ZeroZero. Em vez de incentivarem a mitos urbanos como o "Benfica é o clube do regime", deviam informar as pessoas dos clubes que realmente eram beneficiados durante o regime fascista. E não era o Benfica. O Benfica sempre foi o clube do povo, até o título do hino do Benfica foi censurado porque inicialmente era para se chamar Avante Benfica. Clubes como o Sporting eram os constantemente beneficiados pelo poder até ess...ler comentário completo »
      YA
      Data de fundação
      2020-05-10 20h29m por Yazapeyroteu
      As datas de fundação oficiais do Porto e do Benfica são falsas, ou melhor, não correspondem com exactidão à data em que os clubes como os conhecemos hoje tiveram origem e, por isso, falaciosas. Não sei qual foi/é o objectivo das instituições em falsear, ir ao baú buscar ou rebuscar datas de fundação de um clube que lhes terá dado origem em resultado de uma fusão/associação com outro clube.

      Até parece que isso vale um campeonato ou uma champions! Felizmente e mau seria se a...ler comentário completo »
      A amizade entre ambos os clubes morreu.
      2020-05-10 18h26m por eduardonlirio
      Graças a quem? Pinto da Costa.
      LE
      Texto tendencioso!!
      2020-05-10 16h36m por leo_83
      Este texto é escrito de forma tendenciosa! Não só não aprofunda a falsa data de fundação do fcp, como tenta nas entrelinhas colar o Benfica ao estado novo, quando tendo o porto mais titulos até agora (2020), não é uma diferença que permita dizer que o Benfica só ganhou por causa do estado novo, bem como nos 20 anos seguintes ao estado novo foi o clube com mais títulos nacionais, fazendo assim cair por terra essa teoria!! Mas se na teoria do estado novo o zerozero soube tocar, já no apito d...ler comentário completo »
      joaommx
      2013-06-21 13h31m por UnitedRepublix
      sem o conhecimento da existência do primeiro?

      [removido pela moderação] o clube foi refundado em 1906 porque o FUNDADOR (António Nicolau d'Almeida) falou com o REFUNDADOR (José Monteiro da Costa) sobre o clube que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa decidiu continuar com o projeto.
      Dois clubes enormes
      2013-05-10 10h35m por Bi_Intercontinental
      Historias ficam marcadas para todo o sempre.
      no-one
      2013-01-13 17h16m por joaommx
      É verdade. Houve um clube com o mesmo nome fundado em 1893 e que poucos anos durou. E já no século XX um outro grupo de portuenses fundou um clube com o mesmo nome (que diga-se, é bastante genérico) sem o conhecimento da existência do primeiro.

      Mas já agora, a bem da verdade, diga-se também que o clube fundado nas traseiras de uma farmácia não foi o SL Benfica, foi o Grupo Sport Lisboa, clube absorvido pelo Grupo Sport Benfica uns anos mais tarde. E diga-se isso em honra ...ler comentário completo »
      NO
      .
      2013-01-13 15h53m por no-one
      Essa do FC Porto ter sido fundado em 1893 tem muito que se lhe diga.
      JE
      . .
      2013-01-13 15h29m por JeffFran
      dois grandes clubes mas o FCPorto tem 30 campeonatos do Porto , em Lisboa havia o Benfica , Sporting e Belenenses , e normal o FCP ganhar os campeonatos do Porto
      O SLB tem 10 campeonatos de Lisboa , se estes dois titulos nao contassem para a contagem de titulos o FCP teria: 86 e o SLB: 88
      MA
      MELHOR CLUBE PORTUGUES
      2013-01-13 14h24m por marcosmagalhaes
      Basta compararmos os títulos.

      FORÇA PORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Força Porto. . .
      2012-03-10 17h10m por Oporto
      sem dúvida nenhuma o melhor clube Português. Quanto ao Benfica é o maior clube Português.
      Haha
      2012-03-02 18h13m por fabinho_isback_ZH_CH
      Isso foi de Preposito? Acho que nos Jogadores devia estar o enorme Vitor Baia, e nos Treinadores o J M Pedroto!!
      MF
      força benfica
      2012-03-02 17h38m por MFCR_Peste_Amarela
      . . .
      nos treinadores
      2012-03-02 16h48m por mustaine1
      deviam ter posto o jose maria pedroto pois foi com ele e com pinto da costa que o porto voltou aos titulos
      FC
      Vitor Baia!!
      2012-03-02 11h23m por FCPORTOSEMPRE1
      Podiam ter colocado nos JOGADORES o Vítor Baía, mas devem ter alguma coisa contra ele ser o jogador com mais títulos!!
      UP
      José Mourinho
      2011-12-16 11h59m por upps
      Não começou a carreira como treinador principal no Benfica?

      quer dizer naquela altura a imprensa dizia que ele não passava de um mero tradutor, se calhar é por isso !!!